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Autor Tópico: Giannini Super Sonic 1978, vale a pena restaurar?  (Lida 29432 vezes)
norgonsa
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« Responder #15 : 02 de Janeiro de 2015, as 21:00:13 »

A pergunta que não quer calar é:
Será que vale a pena restaurar uma guitarra de cedro??
Que eu saiba a Fender nunca utilizou essa madeira em suas guitarras.

A Fender Stratocaster Southern Cross tem o corpo em cedro e braço em marfim. Cedro é uma baita madeira pra construção de guitarras e baixos.
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Ramsay
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« Responder #16 : 02 de Janeiro de 2015, as 21:52:46 »

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A Fender Stratocaster Southern Cross tem o corpo em cedro e braço em marfim. Cedro é uma baita madeira pra construção de guitarras e baixos.

Mas, fora essa quantas outras Fenders usam cedro?? nenhuma, sem contar que essa guitarra não é da 1ª linha da Fender.

E, pessoalmente falando, não gosto do som do cedro em guitarras em geral, porque é bem inferior ao mogno e difere totalmente do som do alder e do ash.
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« Responder #17 : 02 de Janeiro de 2015, as 23:50:08 »

Gosto pessoal é uma coisa...
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David Loos
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« Responder #18 : 03 de Janeiro de 2015, as 13:08:30 »

Sempre gostei do Cedro, tenho uma Strato que construí em Cedro e gosto bastante do som dela. até ouvi um pessoal falando muito bem dele, e o som fica mais "brilhante" com os captadores certos...

já li que o Cedro é o mesmo Ash "abrasileirado"... (isso não sei dizer se é verdade ou não hehe)

Enfim, fiz a minha cabeça e vou restaurá-la aos poucos e ir vendo as dificuldades que terei, afinal é uma guitarra dos gloriosos anos 70, e acho que se durou até os dias de hoje, ela merece um pouco de cuidados, né?  Roll Eyes

Estou fazendo um álbum no facebook com as fotos dela e vou adicionando conforme vou tendo avanços no projeto e depois passo o link aqui!


Só me tirem uma dúvida, acham que seria legal que eu fizesse ela idêntica ás Fender´s Jaguar, ou mantenho a originalidade da Giannini? A entrada do cabo da Giannini é como as stratos, e as Jaguar eram direto no escudo... O que acham?
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« Responder #19 : 03 de Janeiro de 2015, as 20:06:29 »

Vai dar muito trabalho tapar o buraco, deixa o mais original possível.

Qual o captador você usou com o corpo de cedro? Qual a madeira e a escala do braço da sua strato. Legal!
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David Loos
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« Responder #20 : 04 de Janeiro de 2015, as 18:49:41 »

Usei 3 singles de Alnico V da Belcat que achei no ebay, me custou R$60,00 este jogo, e achei muito bom mesmo, a saída dele não é grandes coisas (talvez pela própria construção da guitarra) ela não tem peso para se tocar um metal extremo, mas para tocar uns blues e rock´n´roll clássico eles atendem muito bem!

aqui é um vídeo bem grosseiro que fiz dela, eu não toco nada, mas dá de ter uma noção do som dela!

https://www.facebook.com/video.php?v=760723144018843&set=vb.100002434932842&type=2&theater&notif_t=like
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« Responder #21 : 05 de Janeiro de 2015, as 18:36:45 »

https://www.youtube.com/watch?v=ZktpJHE5oL4&list=UUptMtiKYkavr15Hozjr6Ssg&index=1

Esse é um video que eu gravei com a minha Gianinni, dessa mesma época, só que a minha o corpo é de caixeta. Com o corpo e cedro o som deve ficar um pouco mais encorpado e com mais sustain. Se achar que não vale a pena restaurar me dá um toque que eu compro. Abraço.
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David Loos
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« Responder #22 : 05 de Janeiro de 2015, as 23:55:32 »

Eu decidi restaurá-la, em vez de gastar horrores comprando peças Fender, vou mantê-la original, e vou usar os captadores Singles como veio de fábrica (talvez use os Belcat´s que usei na minha outra guitarra, gostei do som deles) e vou tentar deixá-la o mais original possível, depois de ver a tocabilidade dela, se eu me animar vou investir em peças melhores!

obrigado pelas dicas!

alguém sabe me dizer que madeira que a Giannini utilizava no braço?
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« Responder #23 : 06 de Janeiro de 2015, as 11:03:55 »

Normalmente a Giannini usa o Marfim, já vi referência como Marfim Imperial.
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David Loos
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« Responder #24 : 06 de Janeiro de 2015, as 11:55:38 »

Fiquei pesquisando sobre o braço, e achei referências em "pau-marfim", acredito que seja isso mesmo.

Estou vetorizando o Escudo da guitarra, para poder cortar o escudo no laser, a idéia inicial era pintar a guitarra de vermelho, mas o estado desta guitarra está tão bonito, que acho que vou deixá-la na madeira mesmo, assim eu ganho tempo no restante da restauração.

Fiz um álbum no facebook dela, e estou postando todas as fotos passo a passo. (agora não posso postar o link, aqui na empresa o facebook é bloqueado)

Mas vou descrever aqui o que fiz nela por enquanto, e depois edito colocando as fotos. Retirei toda a blindagem que ela tinha (além de ser muito mal feita, já estava com vários pedaços do alumínio rasgado) e dei uma boa limpada nela. Como o antigo dono colocou P90 nela, ele acabou abrindo as cavidades dos captadores, e digamos que ele usou métodos não convencionais, como uma furadeira e uma talhadeira  Sad então o acabamento não ficou nada bonito, mas por sorte a blindagem e o escudo escondem bem estas imperfeições.

O segundo passo é dar uma geral nas ferragens, afinal são quase 40 anos de pó acumulando nelas, o legal é que não estão enferrujadas, só estão "opacas", perderam o brilho e ficaram com a aparência de relic (um relic natural, de verdade mesmo  Tongue até acho bonito isso), logo mais posto as fotos para tirarem suas conclusões.

abraço

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Postei meus avanços e as fotos com melhor qualidade aqui neste álbum do facebook: https://www.facebook.com/david.loos.54/media_set?set=a.757728007651690.1073741836.100002434932842&type=1&pnref=story

Sintam-se á vontade em comentar, dar opiniões, etc... conforme for atualizando a construção vou postando aqui também (eu juro que tento, mas não consigo postar as fotos aqui   Sad )

abraço
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2015, as 18:18:04 por David Loos » Registrado
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« Responder #25 : 09 de Janeiro de 2015, as 20:26:37 »

Sobre a influência da madeira no timbre da guitarra existe um estudo interessante que foi publicado em 2010 em revista científica, tenho uma cópia pdf para quem se interessar, o link para download é
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A Fender Stratocaster Southern Cross tem o corpo em cedro e braço em marfim. Cedro é uma baita madeira pra construção de guitarras e baixos.

Mas, fora essa quantas outras Fenders usam cedro?? nenhuma, sem contar que essa guitarra não é da 1ª linha da Fender.

E, pessoalmente falando, não gosto do som do cedro em guitarras em geral, porque é bem inferior ao mogno e difere totalmente do som do alder e do ash.

Desculpe ter respondido, você havia dito que não sabia da Fender ter usado Cedro em construção de instrumento e não quantos modelos foram construídos...  Aproveito e sugiro a leitura do documento que postei acima.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, as 20:38:34 por norgonsa » Registrado
Ramsay
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« Responder #26 : 10 de Janeiro de 2015, as 00:47:09 »

Na minha opinião, o cedro é o primo pobre do mogno, por isso, ele casa bem mais com guitarras tipo Les Paul do que com as Fender.

Mas, como diria o profeta Maomé, no mundo dos sons de guitarra, tudo é válido.
Espero não ser executado por afirmar isso!!
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Roberto Alves
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« Responder #27 : 10 de Janeiro de 2015, as 12:49:07 »

David, eu acho que vale a pena, sim, restaurar.
O Cedro é uma madeira bem legal pra guitarras.
E, na minha opinião, o que faz mais de 80% do som de uma guitarra não é a madeira mas o Amp e os Pickups.
Portanto, se fosse você, não usaria esses captadores de 60 reais.
Pra evitar que você se decepcione depois de tanto trabalho.
Já que é uma guitarra de mais de 30 anos que quer dar a atenção merecida, invista melhor nela.

E também sobre tampar o furo do jack pro cabo da guitarra, pode ter certeza que depois de um tempo, a madeira nova pra tampar o furo, vai trabalhar e vai deixar diferença, por melhor que você faça o remendo cubra com massa, primer, tinta, verniz e o que for.
Deixe como está e faça o que você acha que vai dar um bom visual com um bom som.
Mas para o bom som, invista mais do que esses belcat que são ruins.
Um conselho, v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

abs,
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« Responder #28 : 10 de Janeiro de 2015, as 20:37:11 »

Roberto, você tem alguma indicação de captador para uma guitarra de Cedro? Estou com uma Giannini Strato Pro, cavidade tipo piscinão, dá para deixar ela com um timbre legal?
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David Loos
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« Responder #29 : 10 de Janeiro de 2015, as 22:07:21 »

Olha, esses belcat de 60 Dilmas me surpreenderam, eu coloquei um trio destes em uma strato de cedro que eu mesmo fiz e gostei do som no clean, eles só não aguentam uma distorção mais pesada, parece que o som não tem força, mas como não gosto de som muito pesado (tenho uma outra strato para o serviço pesado com Seymour Duncan Head Banger ), e fico só nos surf music instrumental dos anos 50 acho que eles quebram o galho legal!

Tenho um trio de singles Seymour Duncan em uma strato, (dois mini humbuckers e um Single comum) e particularmente eu acho o som destes belcat mais bonito que os mini humbuckers, porém os Seymour tem mais resposta na hora de botar um drive!

Eu achei uma promoção no ebay e já comprei estes belcat, por enquanto vão me quebrar o galho, logo mais eu invisto em coisa melhor.


Sobre tapar as cavidades dela, decidi deixar ela o mais original possível, inclusive com as mod´s da época, que o pessoal tirava uma peça da ponte para deixá-la "fixa" (ou quase fixa, ela só dá bend, não baixa o tom) e também porque a ponte dela veio faltando esta peça devido á esta mod).

Nem vou pintá-la, só vou refazer o escudo, caprichar na elétrica dela e manter o mais parecido com o original.

Tenho algumas dúvidas quanto á ligação dela, quero fazer com as chaves dos cap´s de 3 posições (on/off/defasado) e não sei como era o wiring original dela, sei que o primeiro pot era o volume e os outros dois eram tones, mas não sei de qual captador eram os tones.

Como o escudo tem 3 buracos, terei que achar utilidade para eles, então vai ser volume (com treble bleed), tone braço e tone ponte. (quero fazer o greasebucket nos tones.)

Minhas perguntas são:

1- Alguém teria o wiring original dela para eu ver como era?
2- Os dois tones atuavam em que captadores?
3- Quero fazer o greasebucket nos tones, tenho que fazer um circuito para cada captador ou tem como ligar o mesmo circuito em 2 captadores?

abraço
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