Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 08:59:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão T3 - ruidos, distorções e regulagem.  (Lida 7607 vezes)
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« : 26 de Dezembro de 2014, as 17:46:08 »

Olá pessoal.

Gostaria de pedir ajuda a vocês com um problema que estou enfrentando.

Possuo um amplificador T3 da Giannini e o bixo apresentou uma queda de volume quando troquei suas válvulas de power por um quarteto casado novo.
Mandei para uma assistência técnica da minha cidade, que por sinal foi bem dificil conseguir achar, ja que ninguém quer trabalhar com amplificadores valvulados, ainda mais dessa data. Fiquei um pouco assustado até quando logo de cara o técnico saiu ligando o amp sem gabinete sem nada, mas afinal, ele é o cara que entende aqui né hehehe tempo vai e tempo vem, o rapaz não me da boas novas do amplificador e diz que não há peças para o conserto.
Trouxe o amplificador novamente para casa e no primeiro teste as válvulas ficaram com uma aparência estranha, com som totalmente distorcido e cortando.
Um amigo me auxiliou na regulagem do BIAS e melhorou muito, refiz também algumas soldas que a AS deixou bem estranha e o amp voltou a falar, num volume legal e tudo mais. O problema agora é que há um ruído muito grande, desde que ligo o amp, e outro ruido de aterramento, quando tiro a mão das cordas da guitarra, gostaria de dicas para diagnosticar o problema e como resolve-lo.
Tirei algumas fotos e fiz um pequeno video para os amigos compreenderem melhor:




Video do ruido.
https://www.youtube.com/watch?v=WOSzXO6VIkU

Aqui uma foto do estado em que as válvulas ficaram logo que liguei o aparelho vindo da assistência.


Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 26 de Dezembro de 2014, as 18:20:24 »

Quando o T3 estava ainda com as 6L6 velhas, você chegou a mexer no ajuste de bias ?   Agora com o novo ajuste, as 6L6 novas deixaram de ficar com as placas vermelhas (como na foto) ?  Vocês ajustaram o trimpot de bias no olhômetro (ou de ouvido) ou medindo alguma coisa com medidor ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #2 : 26 de Dezembro de 2014, as 18:44:08 »

Com as valvulas velhas não foi mexido (enquanto fui dono), com o novo ajuste elas não ficam vermelhas, ficam parecendo "normais" talvez com um pouco menos de luminescência do que vejo em outros amplificadores. O trimpot foi ajustado somente ouvindo e deixamos na posição original de quando ainda estava com as válvulas antigas, quando chegou da assistência, estava no máximo.

Não tenho ligado o AMP pra evitar algum dano que possa ocorrer.

ADICIONANDO:
Coloquei 1 resistor de 100 ohms no cátodo de uma das válvulas de saída e deixei a tensão em 3.5vdc

O Ruido baixo não provém de capacitores velhos?
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2014, as 22:16:34 por Stech » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #3 : 27 de Dezembro de 2014, as 01:48:34 »

Uma dica valiosa que te dou, troque o trimpot de bias urgente, o meu amp pegou fogo por causa dele. Muito antigo, mexi para regulagem depois de 30 e poucos anos, não dá o valor nem com reza braba.
Essa seria a dica mais importante.

Outra dica que já fica por sua conta.

Acredito que seria interessante se você trocasse todos os componentes (soquetes de válvulas, capacitores e resistores), por novos, não vai gastar muito e se os transformadores estiverem funcionando bem, o amp vai durar mais uns 15 anos no mínimo sem dar dor de cabeça.

Compre capacitores EPCOS mesmo que para esse amp já servem de bom tamanho.

Estou me baseando em minha experiência com um Giannini Duovox 50G (o circuito é muito semelhante ao seu). No meio do ano eu abri um tópico aqui no fórum, se quiser pode procurar e dar uma lida.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2014, as 06:40:18 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 27 de Dezembro de 2014, as 06:50:19 »

Retire esse resistor de 100ohms, ele só vai atrapalhar e desbalancear a saída. Se quiser fazer medições nas correntes de catodo, ponha resistores de 1 ohm em cada catodo das 4 6L6.
Faça a troca dos capacitores eletrolíticos como o Cesar sugeriu, provavelmente já perderam a validade.
Limpe os contatos das válvulas (todas) e dos respectivos soquetes. E também dos jacks e jogue limpa contatos nos potenciômetros.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #5 : 27 de Dezembro de 2014, as 10:06:23 »

Já limpei os soquetes e jacks, vou fazer essa troca de componentes e tentar organizar melhor a fiação, essa fiação de energia dele ta muito confusa, muita gambiarra pra todo lado, vou tentar corrigir isso.

Vocês acham necessário trocar todos os resistores? A maioria deles ainda esta dentro da tolerância.

Ontem, depois que virei ele para esse ultimo ajuste de bias que eu fiz, as valvulas de pré não acenderam mais.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 27 de Dezembro de 2014, as 11:21:27 »

Trocar os resistores vai depender se eles estiverem chamuscados ou estragados. Trocar todos é como se estivesse praticamente reconstruindo o amplificador inteiro.  Se está com problemas de acender os filamentos, então muito mais importante seria trocar e refazer as ligações dos fios, que podem se estragar mais facilmente que os componentes.  Muito do ruído pode ser solda quebrada ou solda fria e problema na fiação. Não acho que seja da fonte, pois o bzzzz é mais agudo do que hummmmm.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #7 : 05 de Janeiro de 2015, as 15:18:21 »

Passado as férias fui atrás dos componentes para o bichano, me deparei com algumas dúvidas no caminho.

- Não encontrei TRIMPOT no tamanho do antigo, estive pensando se é possivel usar um potenciometro comum?
- Na compra dos capacitores, as lojas daqui são bem limitadas, esses podem ser usados sem problema? (imagem)

- Um dos capacitores tem apenas a marcação 3300k , não entendi essa identificação para um capacitor.

Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 05 de Janeiro de 2015, as 16:07:50 »

3300 K = 3300 nF = 3.3 uF
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #9 : 05 de Janeiro de 2015, as 19:03:12 »

Pode usar o potenciômetro, mas como você vai fixar ele?
Os capacitores que recomendaram trocar foram os eletrolíticos, todos os da fonte. Provavelmente os de poliéster não há necessidade. Esses da foto você tem de olhar a tensão de trabalho, se o valor for superior, não tem problema.
Se os sockets são os originais, é recomendável trocar por de cerâmica.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2015, as 19:08:58 por Gfassuncao » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #10 : 07 de Janeiro de 2015, as 00:41:33 »

Se o trimpot de Bias for igual ao do Duovox 50G que é de 10K. Eu comprei nessa loja de Campinas - SP https://www.cinestec.com.br/ecommerce22/detalhes.aspx?cod=19061

Inclusive eu tenho um desenho da placa da fonte, precisei clona-la pois quando o resistor pegou fogo, ela torrou. Olhando assim, parece ser a mesma placa, se quiser refazer o amplificador por completo, vai valer muito a pena, pois o mais caro que são os transformadores, chassis e válvulas você já tem.
Registrado
Stech
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 64

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #11 : 07 de Janeiro de 2015, as 01:08:37 »

Tensões nas válvulas de power com +B na posição OFF.
Obs.: No momento em que as valvulas do pré voltaram a acender.

1 - 41v
3 - 600v
4 - 600v
5 - 41v

Tensões no segundo teste quando as válvulas de pré não acenderam.
1 - 41v
3 - 240v
4 - 240v
5 - 41v
------
Essas tensões de 600v não estão muito elevadas
------
Vou seguir a dica do Cesar e trocar o trimpot.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, as 09:53:34 por Stech » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #12 : 07 de Janeiro de 2015, as 02:50:22 »

No meu multímetro ele também estava normal, mas você não mediu a corrente passando por ele... apenas a tensão e resistência. Correto?
Uma pecinha de menos de 2 reais pode dar um prejuízo enorme.

Se eu não desligasse o amplificador a tempo, ele teria entrado em chamas na madeira também, fora o mau cheiro que ficou que só saiu depois de trocar esse resistor meio Exterminador do Futuro.  Cheesy

Seguem fotos abaixo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Respondendo a sua pergunta:

Esse 41v DC tem que ser negativo.
No meu Duovox eram 440v DC nos pinos 3 e 4.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, as 03:09:20 por cesar.carazza » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 454



« Responder #13 : 07 de Janeiro de 2015, as 22:47:38 »

Eita César! deu sorte de não ter incendiado tudo!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #14 : 07 de Janeiro de 2015, as 23:16:03 »

Eu fui rápido, o som começou sumir e a fumaça começou sair da traseira do amplificador, eu corri e desliguei, foi uma situação bem desagradável, porque estava dentro de um estúdio alugado, e lá ficou um pouco do cheiro de queimado.  Cheesy
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal