Depois de muita coisa acontecer e banda acabar, deixei de lado o projeto por um tempo, porém agora pretendo retomar como forma de estudar e experimentar.
Troquei algumas mensagens com o
kem para tirar algumas dúvidas e desenhei estes dois esquemas para debatermos:
Pré
Pensei a partir do primeiro estágio do Fender Champ 1957 e penso em usar os valores dos componentes do mesmo como base.
R1 = 1M
R2 = 68K (de 10K até 68K)
R3 = 1K5
R4 = 100K
R5 = 1M Pot. Log.
C1 = 25uF x 25V
C2 = 0.022uF x 300V
Tenho pensado em deixar o B+ entre 90 e 100V. O que acham?
Fonte
Desenhei da forma mais simples que pude para poder postar rapidamente, então algumas coisas estão mal desenhadas como o transformador, por exemplo.
Com os valores dos componentes do Champ cada triodo está consumindo 0,9mA, então como serão duas etapas o consumo será de 1,8mA.
O transformador que tenho aqui fornece 250V e para chegar na voltagem de B+ que pretendo vou utilizar dois resitores em série para somar 83K.
Os capacitores da fonte posso usar de 47uF x 400V que já tenho.
Opiniões são bem vindas.
-----
Conforme fiz no meu P1, vou colocar um resistor de 1M entre as duas pernas do primeiro capacitor da fonte para que o mesmo vá descarregando os capacitores quando o equipamento for desligado.
Uma dúvida: Montarei dois canais idênticos para poder usar dois instrumentos ao mesmo tempo, porém fiquei na dúvida se haverá problema caso eu não conecte um dos canais. Pergunto isso pois sei que na etapa de power sempre deve haver caga no secundário do transformador de saída, porém não sei se é necessário ter algo na saída do pré. Não precisa, né?
-----
Hoje aproveitei o dia para iniciar a montagem do pré.
Fiz os furos no chassis e instalei boa parte dos componentes que vão no mesmo, incluindo os transformadores e a LED que servirá de lâmpada piloto.
Optei por utilizar dois transformadores de 12V que eu já tinha, um 12+0 por 1A (era do Valvecaster) e outro 12+12 por 250mA.
No caso eu terei que usar o CT e um dos fios do transformador 12+12, certo?
Apesar que se eu pretendo usar abaixo de 100V na placa da 12ax7 eu poderia isolar o CT e utilizar os dois fios das pontas para obter perto de 100V no primário e usar resistores menores na fonte.
O que seria melhor?