Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 01:39:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: tapar furos do braço de stratocaster  (Lida 11126 vezes)
laerteandrade
Colaborador

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52

« : 14 de Dezembro de 2014, as 21:23:54 »

Boa noite.
Decidi trocar o corpo da minha telecaster fender mim. Assim,  mandei fazer um novo corpo com as especificações que queria na byo guitar. Ocorre que a furação do corpo não encaixa com a do braço,  terei que fazer novos furos no braço. O problema é que estes novos furos são muito proximos dos antigos. Portanto,  preciso fechar os furos antigos.
posso fazer tranquilamente com palitos e cola de madeira?  Ou tem outro método tão dimples e melhor?  Abraços
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, as 21:26:18 por laerteandrade » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #1 : 14 de Dezembro de 2014, as 21:45:44 »

Tem sim, palitos e Superbonder. Fica mais resistente. Enfie o máximo de palito que puder (corte lascas mais finas, se for o caso), depois aplique a cola nos espaços, ela vai ser absorvida por capilaridade. Não espere secar por muito tempo antes de lixar para nivelar (uns 3 minutos no máximo). Depois, deixe secar por umas duas horas antes de fazer os novos furos.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« Responder #2 : 15 de Dezembro de 2014, as 08:06:53 »

Acho que já discutimos este assunto em outro tópico... Mas vai lá.
Uma vez tive que fazer um rombo no braço de uma guitarra para retirar um parafuso que havia se quebrado, então usei aqueles pinos que usam para ligar peças de armários. Não sei direito o nome mas da uma pesquisada que vai encontrar alguma referencia aqui mesmo no fórum.
Você pode ir moldando com lixa até ficar o tamanho ideal para o buraco, para que entre bem justo e utilizar cola para madeira.

Paciência comigo, estou tentando aprender.
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #3 : 15 de Dezembro de 2014, as 09:48:15 »

Boa Etelvino, gostei dessa ideia. Vou tentar.

E para fazer os furos, alguma dica para alinhar à guitarra além de usar furadeira de bancada?

Uma vez tive que fazer um rombo no braço de uma guitarra para retirar um parafuso que havia se quebrado, então usei aqueles pinos que usam para ligar peças de armários. Não sei direito o nome mas da uma pesquisada que vai encontrar alguma referencia aqui mesmo no fórum.
Você pode ir moldando com lixa até ficar o tamanho ideal para o buraco, para que entre bem justo e utilizar cola para madeira.

Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR

« Responder #4 : 15 de Dezembro de 2014, as 12:11:59 »

O nome disto é cavilha...
"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #5 : 15 de Dezembro de 2014, as 12:47:32 »

Show Daniel, obrigado. Essa madeira não fica muito mole? caso eu tenha que furar por cima de novo? Pelo que eu me lembre as cavilhas são madeiras bem frágeis.

O nome disto é cavilha...
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #6 : 15 de Dezembro de 2014, as 12:58:04 »

Eu procuraria um pedaço de madeira melhor do que as de cavilhas.
Sim, elas são bem moles mas como um parafuso vai esmagá-las, talvez até sirvam.
Mesmo assim, tente um pino de madeira melhor. Pelo menos cedro ou até maple.
De onde você é?
Talvez com alguém daqui que tenha um pedacinho de madeira pra te arrumar.

abs e boa sorte.
Eclético mas com parcimônia!!!
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #7 : 15 de Dezembro de 2014, as 13:00:58 »

Boa Roberto, Sou de Porto Alegre (a cidade esquecida), não tenho qualquer contato com madeireira, mas vou ver se acho um pedaço de madeira decente sobrando em algum lugar, acho que fica mais profissional que cavilha, mas se não achar, vai cavilha mesmo.

Agora lembrei que tenho algumas sobras de madeira em casa, madeira de lei, que sobraram da fábrica de carrocerias de caminhão do meu falecido e querido sogro (utilizamos como lenha). Acho que vou tentar algum pedaço de madeira dessas, vai dar um trabalho do cão, porque não tenho as ferramentas adequadas, mas acho que ficará bom.

Eu procuraria um pedaço de madeira melhor do que as de cavilhas.
Sim, elas são bem moles mas como um parafuso vai esmagá-las, talvez até sirvam.
Mesmo assim, tente um pino de madeira melhor. Pelo menos cedro ou até maple.
De onde você é?
Talvez com alguém daqui que tenha um pedacinho de madeira pra te arrumar.

abs e boa sorte.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, as 13:03:31 por laerteandrade » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 15 de Dezembro de 2014, as 13:33:48 »

Essa madeira não fica muito mole? caso eu tenha que furar por cima de novo? Pelo que eu me lembre as cavilhas são madeiras bem frágeis.

Por isso que eu gosto de usar Superbonder... Com cavilha (grossa) ou palito (fino), dependendo do diâmetro do furo. A Bonder endurece o local (porque penetra nos poros da madeira) e a rosca fica super firme. Já a cola de madeira, é excelente para promover aderência entre peças, mas não "reforça" o local.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 15 de Dezembro de 2014, as 14:47:18 »

E o pedaço de madeira com bonder? será que não fica melhor que palitos?

Essa madeira não fica muito mole? caso eu tenha que furar por cima de novo? Pelo que eu me lembre as cavilhas são madeiras bem frágeis.

Por isso que eu gosto de usar Superbonder... Com cavilha (grossa) ou palito (fino), dependendo do diâmetro do furo. A Bonder endurece o local (porque penetra nos poros da madeira) e a rosca fica super firme. Já a cola de madeira, é excelente para promover aderência entre peças, mas não "reforça" o local.
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 15 de Dezembro de 2014, as 15:48:17 »

Para mim, tanto faz, a menos que o furo esteja muito arrombado, neste caso melhor usar madeira "sólida".

Madeira de palito de dente (dos redondos) é bem dura. Já fiz com 3 palitos forçados dentro do furo, entupi com bonder, fiz o novo furo com deslocamento mínimo (a mesma situação que você tem agora) e ficou perfeito (nunca espanou).
Roberto Alves
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82

« Responder #11 : 15 de Dezembro de 2014, as 18:04:18 »

Eu já usei palito de fósforo mas prefiro palitos de hashi. Os palitinhos japoneses ou chineses de comer sushi.
Dependendo do furo ser um pouco maior, cabem direitinho e não são tão moles.

Eclético mas com parcimônia!!!
GuitarCris
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142

« Responder #12 : 15 de Dezembro de 2014, as 18:53:20 »

Pessoal na oficina em que eu trabalhei, furos pequenos tipo de tarraxas e de escudos eram tampados com superbonder e palitos de dente, furos coo este do braço era com Hashi(assim como disse o Roberto) e superbonder.
Fica bom.
Em busca do drive perfeito!!!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 15 de Dezembro de 2014, as 22:09:08 »

Nunca havia pensado no hashi, grande ideia! E indo por essa linha, palitos de churrasco (daqueles redondos, não o de bambu) podem ser ótimos também.

E o povo Handmades segue descobrindo novas utilidades para velhos objetos...
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2014, as 15:28:03 »

Bom galera, resolvi optar pelo palito e supercola, no meu caso a cola worker. Na realidade usei alguns palitos utilizados para fazer arranjos. Seguem fotos:

Até que para um marinheiro de primeira viagem ficou aceitável.

Agora estou com outra dúvida, existe alguma dica para fazer os furos novos e o braço ficar alinhado com o corpo? Ou é só encaixar o braço no corpo, marcar e furar? Vejam que na foto anterior já marquei os furos, mas ainda não tive coragem de furar.

Segue foto do neck poket caso alguém tenha interesse em ver:

Agradeço a ajuda me dada até aqui.

-----
Me ocorreu de colocar a primeira corda e ver a distancia até o final do braço, tirei uma foto para que analisem se esta distancia está ok:
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2014, as 16:26:50 por laerteandrade » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: