Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Julho de 2024, as 12:18:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Resistência equivalente ?  (Lida 17335 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 13 de Dezembro de 2014, as 18:23:28 »

Problema: qual a resistência equivalente entre dois cantos opostos do cubo sendo que cada aresta (resistor) tem 1 ohm ?



(não vale montar e soldar de verdade e medir com o ohmímetro    Sarcasmo)
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
plautz
Visitante
« Responder #1 : 13 de Dezembro de 2014, as 18:49:41 »

Dois ohms. (?) Smiley
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 13 de Dezembro de 2014, as 19:43:13 »

Buenas

Problema clássico de montagens de sólidos geométricos com resistores nas arestas. A partir destes, pode-se empregar varios tipos de associações (série, paralelo, estrela e triângulo.)
Para cubos com todos os resistores iguais, a resistência equivalente na diagonal maior é Req=5*R/6. Alterando os pontos de medição, a resistência equivalente é sempre uma fração "exata" (5/6, 8/15, etc.).

O problema do cubo me foi passado na época do curso de Eletrotécnica, como trabalho de férias de inverno (19 anos atrás).

Abraço
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, as 19:57:43 por marcioulguim » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 13 de Dezembro de 2014, as 22:09:29 »

Fiz ele, pelo que eu entendi, foi a resistência entre os pontos B e C, mas para outros cantos a análise é a mesma.

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 14 de Dezembro de 2014, as 12:23:19 »

Pois é, resistência muito baixa.  Mas aí vem a pergunta que não quer calar:

Quem, em sã consciência, ia montar um circuito desses, se não para torturar os pobres alunos?

 Lips Sealed   Ui
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 14 de Dezembro de 2014, as 13:02:21 »

Quem, em sã consciência, ia montar um circuito desses, se não para torturar os pobres alunos?

Ha ha, você não imagina a mente maligna por trás dos professores de eletrônica ...  Cheesy

A resposta correta é a do Márcio, apesar de não demonstrada. Para quem não domina a resolução de circuitos por equações como o Electric Effects (que infelizmente pegou os pontos-nós errados do problema - no caso dele deveria ser algo como resistência entre B e G pra ter cantos opostos no CUBO), uma forma mais simples de resolver é usando apenas as regras de associação de resistores (ligações série e paralelo). 

Planificando o circuito para duas dimensões:


A ideia é simplificar o circuito, entre os pontos A e G do desenho acima.
Entretanto torna-se necessário conhecer como converter uma ligação delta (ou triângulo) para estrela (ou Y) e vice e versa, já que dos nós (cantos do cubo, saem três resistores).
Pra isso existem algumas fórmulas para essa conversão:


O legal desses problemas, é que eles permitem usar na solução alguns conceitos teóricos.
Assim, em várias etapas e com muita calculeira, vai se trocando ligações estrela por delta e vice e versa, rearrumando o desenho, eliminando nós (pontos) e diminuindo o número de resistores por seus equivalentes intermediários, até se chegar na solução: 0,833333 ohms (ou 5/6 de ohm).



Na página onde encontrei esse problema ( http://www.paleotechnologist.net/?p=231 ) ele coloca uma forma mais simples e elegante de se resolver esse problema. Se ligássemos uma bateria entre dois cantos opostos, como há simetria na montagem, alguns dos outros cantos teriam o mesmo potencial (tensão) que outros e portanto poderiam ser ligados.



Os pontos de mesma cor teriam a mesma tensão.

Planificando o circuito:


E rearrumando o desenho conectando os pontos com mesmo potencial:


Dessa forma teremos um arranjo apenas com resistores em paralelo e em série. Assim a resistência equivalente seria:  1/3 + 1/6 + 1/3 = 2/6 + 1/6 + 2/6 = 5/6 ohm !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 14 de Dezembro de 2014, as 14:06:34 »

Ha ha, você não imagina a mente maligna por trás dos professores de eletrônica ...  Cheesy

Alguém tem um multímetro de precisão aí?   Cheesy
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, as 14:09:08 por Adiel » Registrado

Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #7 : 14 de Dezembro de 2014, as 16:24:04 »

A principio eu ia fazer associações estrela-triângulo, mas achei que fosse dar trabalho de mais, então eu lembrei que um professor meu pediu para achar a impedância de um circuito com indutância mútua, fiz desse mesmo modelo.
Registrado
Raphael C Celline
Visitante
« Responder #8 : 15 de Dezembro de 2014, as 08:56:02 »

(não vale montar e soldar de verdade e medir com o ohmímetro    Sarcasmo)

Não é o que parece. É um programa sofisticado com imagens realistas xD.

Como o pessoal já contribuiu com os cálculos, vou passar a verificação pratica da pergunta.



obs.: Resistências de 1k ohm ao invés de 1 ohm -- Rtotal = 820 ohm, que segue a proporção Rtotal = R*5/6
Valor um pouco fora do calculado, o que é normal já que resistores não são 100% precisos.
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, as 09:10:27 por Raphael C Celline » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 15 de Dezembro de 2014, as 12:56:00 »

Depois se seu circuito ainda estiver montado, vê se a resistência dos pontos que eu calculei deu essa mesmo. Abraço.s.
Registrado
Raphael C Celline
Visitante
« Responder #10 : 15 de Dezembro de 2014, as 13:18:54 »

Depois se seu circuito ainda estiver montado, vê se a resistência dos pontos que eu calculei deu essa mesmo. Abraço.s.

Ainda esta montado. Fiz a medição, e o valor é:



Como pode ver só varia um pouco devido a precisão das resistências, mas bate com seu calculo.

« Última modificação: 15 de Dezembro de 2014, as 13:22:42 por Raphael C Celline » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 16 de Dezembro de 2014, as 09:03:41 »

Como pode ver só varia um pouco devido a precisão das resistências, mas bate com seu calculo.

Pode ser que o ohmímetro do multímetro também esteja um pouco descalibrado (ou mesmo dentro da tolerância de erro de medição dele).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #12 : 16 de Dezembro de 2014, as 10:18:25 »

 Um problema muito interessante xformer! Os meus professores na graduação não foram tão carrascos em circuitos 1...

 Agora, o próximo desafio é calcular para um dodecaedro regular (vulgo D12)!  Cheesy

 

 Esses resistores de 1k tem +/- 5% de tolerância não?

 O valor real da associação seria de 833 ohm. Uma medição entre 791,3 ohm e 874,6 ohm é perfeitamente aceitável.

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2014, as 11:30:55 »

6ª Feira eu faço esse seu Ledod, meu professor de circuitos 1 foi tão carrasco que o indice de reprovação dele foi de 94% e eu estava no meio dessa estatística. As provas aqui na minha faculdade são na maioria de duração de 2 vezes o horário da matéria, por exemplo, se a aula tem 2 horários, 1 hora e 40min, as provas terão 4 horários.  Evil  Abraços.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2014, as 12:23:03 »

6ª Feira eu faço esse seu Ledod, meu professor de circuitos 1 foi tão carrasco que o indice de reprovação dele foi de 94% e eu estava no meio dessa estatística. As provas aqui na minha faculdade são na maioria de duração de 2 vezes o horário da matéria, por exemplo, se a aula tem 2 horários, 1 hora e 40min, as provas terão 4 horários.  Evil  Abraços.

Eu sei que essa é uma prática comum entre os professores de engenharia, mas eu não consigo compreender a razão de quererem destroçar o próprio trabalho dessa forma, assumindo publicamente a enorme incompetência para lidar com o processo de ensino e aprendizagem.  Uma taxa de reprovação dessa ordem denuncia que o professor nem chegou perto de conseguir ensinar a matéria, muito menos sabe como avaliar o que ele próprio tentou ensinar.  Se fosse meu empregado, seria demitido por justa causa.

Imagine se um construtor tivesse 94% de suas casas desmoronadas após 4 meses de prontas, ou um médico com 94% de casos de erros e de óbitos.  Como tal conduta desses pseudoprofessores pode ser considerada normal e aceitável?

 Bufando
Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal