Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 19:06:16
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus
Páginas:
1
2
3
4
1
2
[
3
]
4
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus (Lida 32651 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
Re: Acabamento em madeira natural Sparlack Stain Plus
«
Responder #30 :
11 de Dezembro de 2014, as 19:34:02 »
Na verdade, num amp valvulado as válvulas não representam a maior parte do custo. Mas uma vez que você tem as 6L6, porquê não partir delas?
Então, foi o que eu quis dizer, se no resumo da ópera os preços das válvulas de potência não são o maior custo do amplificador, porquê não ficar mais livre para escolher o amp que quiser e não ficar limitado pela 6L6?
E outra coisa Finck, o amp onde ele quer "implantar" um valvulado é esse aqui :
Um amp grande, num gabinete 2x10 pra colocar um valvulado de 15-17W ?
Podendo colocar um jtm45, um Plexi, um Fender deluxe reverb, um vox ac30, um supro, um Dr. Z qualquer, etc, etc.
Tantos amps clássicos pra escolher...
Eu acho um desperdício de oportunidade com um chassis e um gabinete tão bons.
Mas se ele quiser as 6L6, terá toda a ajuda do pessoal daqui, claro.
Abraços.
«
Última modificação: 11 de Dezembro de 2014, as 20:04:57 por Ferro_Velho
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #31 :
11 de Dezembro de 2014, as 22:06:56 »
Nossa, Ferro, um "valvuladinho" de 15W no talo faz tremer a casa inteira... Eu tinha um Tiny Terror (vendi) com esta potência, moro em apartamento, um dia eu resolvi brincar com o volume na metade e o ganho em 3/4, não demorou 30 segundos para o síndico vir ameaçar de chamar a polícia. Nem mesmo com meu atual ampzinho de 5W (o tal Randall RD5) eu consigo ir até o fim. E olha que o pessoal do meu prédio não é muito crica (pelo menos das 8 às 22H).
Note que um dos amps que você mencionou, o Deluxe Reverb, entrega cerca de 20W (6V6 PP). Anda sendo mais adorado de uns tempos para cá justamente por causa dessa "baixa potência" (sic). E eu talvez tenha sido leviano na potência das 6L6, elas podem entregar bem mais que 17W, dependendo do circuito. O fato é que esse negócio de potência de amps valvulados é bem enrolado.
Mesmo que o músico faça shows, um valvulado com 30, 40, 50W não é amplificador que possa ser ligado no talo em qualquer lugar. Daí, acaba-se perdendo a melhor parte do timbre dessas belezinhas, que é a desejada "saturação de power". Que nem um carro esportivo "puro sangue": muitos (eu inclusive) sonha em ter um. Mas será que dá prazer ter que ficar segurando-o a 60km/h?
Voltando ao tópico: Pintou a caixa?
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #32 :
11 de Dezembro de 2014, as 23:17:18 »
Citação de: Finck em 11 de Dezembro de 2014, as 22:06:56
Nossa, Ferro, um "valvuladinho" de 15W no talo faz tremer a casa inteira... Eu tinha um Tiny Terror (vendi) com esta potência, moro em apartamento, um dia eu resolvi brincar com o volume na metade e o ganho em 3/4, não demorou 30 segundos para o síndico vir ameaçar de chamar a polícia. Nem mesmo com meu atual ampzinho de 5W (o tal Randall RD5) eu consigo ir até o fim. E olha que o pessoal do meu prédio não é muito crica (pelo menos das 8 às 22H).
Note que um dos amps que você mencionou, o Deluxe Reverb, entrega cerca de 20W (6V6 PP). Anda sendo mais adorado de uns tempos para cá justamente por causa dessa "baixa potência" (sic). E eu talvez tenha sido leviano na potência das 6L6, elas podem entregar bem mais que 17W, dependendo do circuito. O fato é que esse negócio de potência de amps valvulados é bem enrolado.
Mesmo que o músico faça shows, um valvulado com 30, 40, 50W não é amplificador que possa ser ligado no talo em qualquer lugar. Daí, acaba-se perdendo a melhor parte do timbre dessas belezinhas, que é a desejada "saturação de power". Que nem um carro esportivo "puro sangue": muitos (eu inclusive) sonha em ter um. Mas será que dá prazer ter que ficar segurando-o a 60km/h?
Voltando ao tópico: Pintou a caixa?
Com certeza, um PP de 15w, 18w (seja com EL84 ou 6V6) já consegue-se fazer uma apresentação com banda tranquilamente, porém esqueça os sons limpos (limpos mesmo, sem "crunch").
Nos meus testes com meu 18w, no canal com pré de 1 12ax7 (considerando o ganho de pré no máximo), eu vejo que existem ao menos 4 regiões bem distintas de "operação" do amplificador:
1- Volume "baixo" e distorção apenas do pré. Com o volume baixo, a distorção me soa bastante "fuzzy" ou embolada. Isso se deve ao tipo de pré que tenta tirar o máximo de distorção de apenas 1 12ax7 com ganho muito alto nos dois triodos em cascata (e controle de ganho entre eles).
2- Move-se poucos graus no knob de volume e mesmo sendo um potenciômetro log, o volume aumenta consideravelmente. A distorção fuzzy e embolada e sem vida dá lugar a um timbre mais rico, porém sem ainda a interferência do power. O volume máximo do amplificador é quase notado.
3- Aumentando-se mais o volume observa-se que enorme variação entre 1 e 2 não é mais sentida, o volume aumenta um pouco mais, porém não linearmente. Uma distorção agradável surge aos ouvidos.
4- Aumentando-se o volume até o fim, observa-se que mais e mais harmônicas superiores surgem de forma a aumentar a distorção, porém o volume total, em relação ao passo 3 é praticamente o mesmo, só há uma leve diferença de "coloração". Começam a existir microfonias indomáveis e ruídos. Pessoalmente, prefiro o passo 3.
Creio que foi o Haroldo que comentou sobre como os valvulados não são lineares no volume (mesmo com potenciômetros log), aparentemente eles fornecem a potência máxima muito rapidamente e talvez venha deste fato o mito que 18w valvulados são mais do que 18w transistorizados. Realmente, se considerarmos apenas as faixas iniciais, sem distorção, um valvulado "fala mais alto" que um transistorizado.
Em relação a shows, lembro de ter assistido a um conhecido utilizar em um local pequeno um Peavey ValveKing (4x6L6GC 100w) no canal limpo e cheio de tralhas (pedais, pedaleiras, uma line 6 variax, etc, etc) e aos meus ouvidos, não menosprezando ele que é um excelente guitarrista, se fosse direto no PA teríamos o mesmo som. Concordo muito com o Finck, perde-se a melhor parte da união das guitarras com valvulados.
Um abraço!
Eduardo
Iniciante
Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14
«
Responder #33 :
12 de Dezembro de 2014, as 01:20:39 »
Citação de: Ledod em 11 de Dezembro de 2014, as 23:17:18
3- Aumentando-se mais o volume observa-se que enorme variação entre 1 e 2 não é mais sentida, o volume aumenta um pouco mais, porém não linearmente. Uma distorção agradável surge aos ouvidos.
Valeu Eduardo,
Nunca toquei em um valvulado, meu amp e´ transistor, 120W!!!!!
Vontade não me falta em montar meu primeiro valvulado, e agora você me ajudou, exatamente o que to precisando!
David Loos
Visitante
«
Responder #34 :
12 de Dezembro de 2014, as 07:00:13 »
O meu amp é pouca coisa diferente daquele da foto postada.
Só para esclarecimento: eu tenho alguns pares de 6L6 aqui (não sei o estado delas), e transformador de saída e choke para elas (estes eu tirei de um dark angel, que usava 2x 6L6 em PP), então não é bem questão de necessidade de timbre, é questão de usar o que tenho disponível
Eu gosto muito do timbre dos Fenders, pensei em montar algum power com estas 6L6 e um pré fender (ganho, grave, médio e agudo), usaria o tanque de reverb do próprio cubo (com circuito usando CI´s mesmo) e TALVEZ um tremolo, não sei se caberia tudo neste painel, mas a idéia era esta mesmo!
Não toco em banda (e na verdade nem toco muito guitarra também, sei fazer só os mesmos riff´s de sempre e deu
) mas sempre quis ter um amp valvulado, e agora que tenho as peças todas e vontade queria montar algo em formato de combo!
(estou terminando de montar um head Lite 18W com 2x EL84, daí posso tirar minhas conclusões sobre os circuitos e timbres que me agradam!)
Desculpe-me ter desvirtuado um pouco a postagem, mas me empolguei também! Ferro_Velho, chegaste a lixar teu gabinete? como que ficou?
«
Última modificação: 13 de Dezembro de 2014, as 12:13:11 por xformer
»
Visitante
«
Responder #35 :
12 de Dezembro de 2014, as 07:00:50 »
Olá pessoal,
Eu concordo que um valvulado de pouca potência seja até mais prazeroso no sentido de ser possível saturar a(s) válvula(s) de potência, principalmente para quem mora em apartamento.
Os meus amps de baixa potência (Corvo Nero, Baby Wonder, IALL 3,5 , 5F1) estão aqui pra provar isso, mas a questão esta no uso do amplificador dele, o meteoro GS-100, como plataforma.
Ele pode fazer um "pequeno" amp até sobre uma lata de biscoitos, mas não é todo dia que um chassis e um gabinete como o dele ficam disponíveis para fazer um amplificador valvulado.
Não estou advogando que ele jogue fora as 6L6 dele, só digo para ele escolher mais livremente um amplificador para colocar no gabinete do GS-100.
Eu mesmo sei a dificuldade de se fazer um amp de maneira bem profissional, tenho dois que estão se arrastaaaaaaando faz tempo, o JCM800 ainda esta sem chassis, faceplates e gabinete, e o JTM45 eu comprei na semana passada na TubeDepot o chassis, faceplates, chaves, etc. dele, agora só faltam o gabinete e os transformadores (que o nosso amigo Guilherme vai fazer, claro).
Gastei muito para poder ter um chassis e faceplates dignas de um amp "no capricho", como será este JTM.
Quando tive a oportunidade de comprar o meteoro simulator para colocar o 5F1, delirei pois foi uma situação "win-win", ganhei o chassis e o gabinete e ainda ganhei um bom falante e o simulator como cabeçote.
Lendo o tópico aqui vocês verão que foi esta minha compra e tal que o fez pensar em usar o dele para fazer o mesmo.
Finck, a caixa já esta uns 60% lixada, parei depois do primeiro dia pois tive uns problemas para resolver esta semana no interior e estive sem tempo, acho que hoje termino a lixada, mas esta ficando supimpa. (adoro essas palavras já esquecidas.
)
Abraços.
PS. : Enquanto escrevia o David postou aqui acima.
«
Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, as 13:39:45 por Ferro_Velho
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #36 :
12 de Dezembro de 2014, as 12:27:58 »
Supimpa realmente é uma palavra muito legal. A gente só não pode exagerar no uso, senão aparece alguém para nos chamar de "Bolha" ou "Bocomôco"...
David, tem vários amps valvulados "de marca" que usam semicondutores em certas etapas do circuito, não necessariamente por economia, os experts afirmam que os resultados ficam realmente melhores.
Segundo dizem, por exemplo, um loop de efeitos com blocos de send e return solid state são mais eficientes e transparentes do que seus equivalentes valvulados. Fazendo uma analogia com o circuito para o tanque de reverb, valida-se o que você pensou em fazer.
Sobre o tremolo, se não "couber" no painel talvez você possa dar um jeito de montar no próprio footswitch (os controles, quero dizer).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
David Loos
Visitante
«
Responder #37 :
12 de Dezembro de 2014, as 13:01:28 »
Acho que cabe sim!
quero fazer o Amp "90% valvulado"
fonte com diodos para ter um pouco mais de Punch (já que 2 falantes de 10" não ajudam muito...) o reverb dele vou fazer o circuito padrão usando CI´s mesmo e o trêmolo dele vou construir o mesmo do Giannini "Baguinho", usando transistores comuns. Tenho um destes e adoro o trêmolo dele, é a coisa mais Link Wray que já vi hehe e é muito bom mesmo.
Eu entendi o que o ferro velho quis dizer, não é todo dia que tenho um chassis e um gabinete pedindo para ganhar uma coisa digna do seu tamanho... por isso perguntei das 6L6 (e não 6V6 como descreveram...) com as 6L6 acredito que chego perto dos 40W de pura ignorância analógica
Até me aventuraria a fazer a mesma coisa que ele está fazendo neste chassis, lixá-lo e deixar o mais vintage possível.
Falei das 6L6 porque os Fender usam ela, e estou meio doido para montar um, só preciso achar o projeto ideal (com o layout e tudo, pois sou meio tanso para fazer a PCI
)
consertei um fender Hot-rod a um tempo atrás e fiquei impressionado com o som dele, e este é o timbre que quero chegar! não preciso de send/return e nem de muita frescura (eu mal sei tocar guitarra também
) só quero ter aquele timbre, e poder fazer a casa tremer de vez em quando
Visitante
«
Responder #38 :
12 de Dezembro de 2014, as 13:39:22 »
Ui, errei mesmo vou consertar, 6L6 e não 6V6.
Pois é David, é uma oportunidade ter um chassis e gabinete desses, aproveite bem.
Um detalhe, talvez você possa colocar dois falantes de 12 polegadas no seu amp, pois o baffle (a madeira que sustenta os falantes) é muito fácil de fazer, e também podes fazer um baffle para apenas um falante, guardando o original.
Eu faço amps pequenos e os coloco sobre caixas hammond, mas quando se pensa em fazer um amp que ocupa espaço e consome recursos, temos que pensar bem qual modelo usar.
Um bom Fender é uma opção muito boa, pois com ele você pode ter o melhor dos dois mundos, um clean muito bonito e, com pedais, um som exato de marshall, duvida? Veja só o que um DLS espetado num Fender é capaz:
https://www.youtube.com/watch?v=IWbtP3S6mfM
Abraço.
-----
Acabei a primeira fase, lixando com a lixa grossa, ainda vou dar uma passada em alguns lugares para depois começar a lixar com a lixa fina.
Abraços.
«
Última modificação: 12 de Dezembro de 2014, as 18:00:37 por Ferro_Velho
»
Visitante
«
Responder #39 :
13 de Dezembro de 2014, as 19:17:52 »
O meu não cabe 2 falantes de 12"
Assim que tiver um tempo quero construir este usando um falante de 12" mesmo, ou deixo os 2x10 originais...
Estou procurando ainda um esqu ema para as 6L6.
------------------
Ficou muito bonito o gabinete dele! acho que uma mão de verniz já vai fiar um tesão! pretendes envelhecer a madeira?
Visitante
«
Responder #40 :
14 de Dezembro de 2014, as 07:21:33 »
Oi David,
A ceriatone é um bom lugar para conseguir layouts de amplificadores, tem alguns fender:
http://www.ceriatone.com/
No quadro à esquerda, azul, os chamados "American Classics", clica num deles, depois clica em "Documentation", depois "Layout".
Quanto ao gabinete, vou passar o produto que falei no começo do tópico.
Abraço.
Visitante
«
Responder #41 :
21 de Dezembro de 2014, as 10:34:45 »
Dei uma fuçada lá! logo eu acho um projeto legal para montar!
Uma coisa que eu tinha esquecido de perguntar, como pretendes tapar os buracos do chassis? vais azer outra chapa por cima ou aproveitar os furos já existentes?
Visitante
«
Responder #42 :
21 de Dezembro de 2014, as 11:54:53 »
Oi David,
Sim vou aproveitar uns furos e tapar os outros.
Os furos do potenciômetro de volume (o furo central) e dos jacks de entrada (do lado direito, os furos dos jacks que haviam no chassis) já estão lá, o do olho de boi eu vou fazer (na extremidade esquerda do chassis), e os outros ficarão tapados por uma lâmina de madeira que servirá de faceplate.
Abraço.
Visitante
«
Responder #43 :
21 de Dezembro de 2014, as 14:54:00 »
Ah legal!
Estou aqui pescando idéias para fazer no meu
esse teu vai ficar lindo! Estou só procurando o circuito perfeito para colocar no meu!
Handmaker
Obrigado
«
Responder #44 :
21 de Dezembro de 2014, as 18:52:48 »
E aí, pintou?
Páginas:
1
2
3
4
1
2
[
3
]
4
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...