Uma dica para quem faz amp valvulado.
Uma das dificuldades para fazer um amp valvulado de maior potência é conseguir um bom chassis para ele, além do gabinete de madeira.
Se você não tem habilidade, tempo, espaço, ferramentas, etc. a dica é comprar um cubo 1x12 usado, com falante do tamanho apropriado ao seu amp, 12" é o ideal para a maioria dos amps clássicos, retirar o amp (transistorizado) de dentro do cubo e transplantar o seu valvulado para esse novo (usado) gabinete 1x12, ou até 2x12.
Esses cubos tipo meteoro e de outras marcas mais populares usados são baratos e já vem com um bom chassis, gabinete, parafusos de fixação, alças, pés de borracha, furos já prontos para o cabo de alimentção, furo do falante, tecido ortofônico, fusivel, chave de liga e desliga e da pra aproveitar os furos da "frente" (painel) dele para os poteciometros, olho de boi e jacks de entrada.
Cobre-se os furos que não serão usados com uma nova faceplate e voilá, você tem um amp com aparência profissional, mais barato e mais fácil de fazer.
O circuito original transistorizado pode ser aproveitado de várias formas, dependendo da qualidade dele.
E pode ser vendido como um cabeçote se colocado dentro de uma caixa metálica qualquer.
Eu comprei recentemente um meteoro simulator chorus de 50 watts por 500 mangos, retirei ele do gabinete 1x12 original e coloquei dentro de uma caixa de rack de altura dupla da Naoko (RK-2U-B), troquei os potenciometros originais por uns alpha e coloquei knobs novos, esta parecendo um amp comprado assim, e como ele me surpreendeu pela qualidade das simulações (e também tem reverb de mola mesmo (belton)), eu nem vou vendê-lo (era a idéia original).
Além do amp extra, ainda fico com o falante original dele que também me surpreendeu positivamente. Segundo a meteoro, ele é fabricado pela bravox sob as especificações dela e me parece, mais ou menos, uma cópia do celestion G12T-75.
Mas se você não quiser, ou ver que não vale a pena ficar com o amp original, a venda dele numa caixa nova mais a venda do falante podem deixar você com um bom chassis e gabinete quase, ou até mesmo, de graça.
No meu caso eu retirei o courvin original e as proteções de canto, que estavam meio velhos e quebrados,
e vou colocar novos. vou lixar a caixa até ficar bem lisa e passar um verniz escuro.
Como o amp que vou colocar é um clone do fender champ (2 jacks de entrada, um potenciometro e um olho de boi), a faceplate será bem simples, apenas uma lâmina de madeira com acabamento natural.
Um detalhe
muito importante, verifique antes de comprar se o chassis e o espaço interno comportam os componentes do valvulado, às vezes o chassis é estreito e não cabem os soquetes de válvula e transformadores do seu novo amp.
Ou, o gabinete é que é estreito e o imã do falante toma o espaço que seria das válvulas e transformadores.
Outro detalhe, o cubo tem que ser com gabinete open back, claro.
Fica a dica do titio.
Abraço.
-----
Fotinhas para ilustrar o que disse:
O Meteoro Simulator Chorus 50 watts, ele não vale uns R$500,00 ?
Vendendo o falante de 12" por uns R$150,00, reponho o que gastei com o amp e a caixa metálica, ficando o gabinete e chassis grátis.
O gabinete ainda sem uma boa lixada, verniz escuro e faceplate de madeira, o tecido ortofônico será trocado futuramente.
Abraços.