Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 18:05:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transistores Par Casado.  (Lida 11617 vezes)
Rubaabur
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 3

« : 16 de Novembro de 2014, as 15:49:35 »

Salve Galera !!!

Comprei alguns transistores OC81D de Germânio (PNP) para montar uns pedais de Fuzz, o primeiro que estou montando é um Tone Bender MKII da Tonepad,
minha dúvida é a seguinte: como posso verificar os valores de hfe para casar os pares, qual o equipamento (multímetro ?) marca e modelo posso comprar,
para realizar essas leituras e como faço essas leituras ?   Se puderem me clarear essa dúvidas ficarei bem grato.

Valeu Handmades !!!

A vida é um barco sem fundo que navega de boca para baixo nas ondas de um poço sem água.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #1 : 16 de Novembro de 2014, as 15:59:18 »

Olá Rubaabur

A esmagadora maioria dos multímetros modernos mede hfe. Mesmo os simplezinhos como este aqui podem ser usados para isso. No entanto é importante dizer que conseguir um par casado de transistores é algo quase impossível. Costumo comprar lotes de 100 ou 200 válvulas e sair com vários pares e quartetos casados, mas já cheguei a comprar lotes de 500 peças de transistores TIP31 e TIP32 sem conseguir um único par casado.

É bom ter um multímetro que que mede hfe, mas eu não gastaria dinheiro nisso se sua intenção for apenas casar transistores. A chance de sucesso é remota.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Rubaabur
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #2 : 16 de Novembro de 2014, as 16:42:02 »

Olá Eduardo, Obrigado pelo toque !

O melhor então é experimentar mesmo, escolher os transistores montar e ouvir o resultado, eu já ia fazer isso, mas com ouvi falar do par casado fiquei em dúvida, quanto ao multímetro, não é só por essa questão de transistores casados, mas eu estou precisando de um bom multímetro, pois o meu está bem detonado, se tiver alguma indicação agradeço.

Abraço
A vida é um barco sem fundo que navega de boca para baixo nas ondas de um poço sem água.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 16 de Novembro de 2014, as 17:14:55 »

Calma, calma, nem tudo esta perdido (ainda não, mas vai estar...).

Titio R.G. Keen vai lhe salvar.

Na página dele, Geofex, há um circuito simples para medir tanto o hfe quanto a fuga do transistor, e é aí que mora o capêta.

Não adianta nada ter um transistor de germânio com um hfe alto se o miseravel se esvai como se tivesse a maior diarréia do mundo.

Lamento informar que a probabilidade de se comprar transistores de germânio no ebay ou em lojas gringas que tenham fugas mínimas e hfe alto é, também, mínima.

Os fabricantes de pedais de boutique são as baleias deste negócio e já compraram há muito tempo os realmente bons, os que sobram hoje em dia são os de hfe baixo e fugas altas demais para soar bem.

Mas... Quem sabe você não tem sorte...

Eu já comprei e embora tenha conseguido uns de hfe alto, as fugas também são altas.

Deixo um conselho, coloque um com a menor fuga possível no Q1, mesmo que o hfe não seja alto, e coloque os de hfe altos e fugas altas no Q2 e Q3.

Como a página do Tio Keen é em inglês, espero que você saiba ler inglês, ou usar o tradutor do gugou.

A página tem frames, se copiar e colar o endereço, vai para a "Home", então o melhor é buscar no gugou por "The technology of the fuzz face", lá tem o circuito e a matemática para se conseguir o resultado.

O texto é meio confuso, mas quando você entende o princípio da coisa, você consegue.

Abraço.  

Tem mais, os multímetros modernos são feitos para se medir hfe de transistores modernos, que não tem fuga, os valores apresentados quando se mede transistores de germânio
não são confiáveis, por isso é necessário medir com um circuito destes do Tio Keen.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2014, as 19:31:29 por Ferro_Velho » Registrado
Rubaabur
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #4 : 16 de Novembro de 2014, as 18:11:10 »

Valeu Ferro_Velho !!!

Tô aprendendo um bocado de coisas com os HANDMADES.

Meu inglês (Meu ?), é tosco, mas vou ver se consigo extrair o essencial.

Valeu !!!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #5 : 16 de Novembro de 2014, as 20:08:05 »

Basicamente é o seguinte:
O transistor de germânio vai ter uma fuga de corrente entre o coletor e o emissor, mesmo não havendo corrente de base. Uma corrente de fuga de até 200uA é comum (segundo o texto do link indicado) e mais de 500uA é um transistor ruim, um transistor ótimo é até 100uA e após 300uA ele é suspeito.  
Ao montar o circuito de teste, mede-se a tensão sobre o resistor de 2472 ohms (use um trimpot de 4k7 ou 10k pra conseguir esse valor). Assim se a tensão for até 0,247V dá pra usar o transistor, acima disso fica ruim.   Para medir o hfe (ou beta = ganho), basta apertar o botão injetando corrente na base e medir a tensão no resistor de 2472 ohms, subtrair o valor da tensão medida sem o botão pressionado e multiplicar por 100 que dá mais ou menos o ganho .
« Última modificação: 17 de Novembro de 2014, as 15:16:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 17 de Novembro de 2014, as 10:13:20 »

Só pra ilustrar o que disse antes, eu comprei 10 AC128 Tungsram no ebay, na esperança de conseguir 2 para o meu fuzz face, e este foi o resultado:

Fugas - Hfe

230uA - 61 # Q1
250uA - 67 * Q1
277uA - 64 # Q2
310uA - 77
360uA - 81
460uA - 91
500uA - 91
500uA - 95 # Q3
611uA - 122 * Q2
670uA - 110

Usados no:

* Fuzz Face
# Tone Bender

O resultado foi legal nos dois pedais, mas duvido que tenham ficado iguais a um com transistores apropriados.

Comprei tambem do Félix uma certa quantidade de dois tipos de transistores Ge russos, um deles (1T308B) tem fuga bem baixa, mas Hfe na casa dos 40~60, estes são bem conceituados no mundo diy, e gostei de como eles soam, mesmo não tendo Hfe tão alto, usei um deles (o melhor que consegui) num rangemaster e gosto muito, é um dos meus boosters que mais uso.

Já o outro tipo (MP21A), tem Hfe bem alto, mas as fugas são muito altas também.

Existem pedais de fuzz que são menos exigentes em relação a fugas dos transistores, não me lembro qual mas já lí a respeito, acho que foi no fórum Pisotones, na página da construção do próprio fuzz face, inclusive se pode ajusta-los com resitores (ou trimpots) para funcionar melhor:

http://www.pisotones.com/FuzzFace/ff.htm

Lembrando que transistores de Ge são muito sensíveis a temperatura, se você segura ele (até por pouco tempo) entre os dedos o Hfe sobe muito.

Nos somos macacos quentinhos.  Smiley

Abraços.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, as 06:19:46 por Ferro_Velho » Registrado
Rubaabur
Iniciante
*

Obrigado

« Responder #7 : 19 de Novembro de 2014, as 21:40:08 »

Valeu Mesmo, tô aproveitando bem as dicas !

Mais uma pergunta: Quais os modelos de transistores modernos que são mais usados hoje em dia para os pedais de Fuzz Clássicos ?

Abraço !
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 20 de Novembro de 2014, as 06:15:59 »

Não estou muito por dentro dos pedais de fuzz modernos, então deixo esta para alguem te responder.

O tio Zacarias Vex faz o fuzz factory dele usando um 2N3904 no Q1, e as vezes substitue Q2 e Q3 (AC128) por 2N404.

Seria melhor você procurar no tube por um bom pedal de fuzz moderno e escolher o que mais lhe agrada, depois procurar o esquemático na net para ver o transistor que é usado nele.

Abraço.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #9 : 20 de Novembro de 2014, as 10:08:29 »

Alguns comparam o fuzz factory com um cavalo selvagem; é bonito, mas tem que aprender a doma-lo, se não cai dele e acaba desistindo! Legal!
Bacelete
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21

« Responder #10 : 20 de Novembro de 2014, as 11:50:18 »

Alguns comparam o fuzz factory com um cavalo selvagem; é bonito, mas tem que aprender a doma-lo, se não cai dele e acaba desistindo! Legal!

O fuzz factory é o meu fuzz favorito, mas realmente, é meio difícil de domar ele. Na minha opinião, para usar esse efeito com mais liberdade, é interessante que os controles do pedal estejam próximos à mão, embutidos na guitarra por exemplo.
Visitante
« Responder #11 : 20 de Novembro de 2014, as 11:55:36 »

Informações muito úteis!

Comprei vários BC108 e BC109 e eles variam entre 40 e 90, qual seria a melhor forma de casar eles para o um fuzz face? Q1 em torno de 60 e Q2 em torno de 100?

Em relação aos de germânio complica um pouco mais, ainda não comprei e to pesquisando bastante mas não acho muitas informações, a princípio os que mais teria fácil acesso no ebay seriam os MP21, MP41 e 1T308, dentre esses não sei qual pegar, alguma indicação? Todos eles saem em torno de 40-50 reais um pacote com 25 peças.

Já os famosos "OC" não encontrei em nenhum lugar...
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21

« Responder #12 : 20 de Novembro de 2014, as 15:55:29 »

Jean se sua ideia é comprar no ebay, procure o par já casado para o pedal de fuzz de sua escolha, tem diversos vendedores que vendem já com o hfe adequado.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #13 : 20 de Novembro de 2014, as 17:52:11 »

Confesso que não entendo essa "nóia" de se querer casar transistores ligados em série.
Pra mim, o casamento só se justifica quando os transistores forem ligados numa configuração push-pull.
Visitante
« Responder #14 : 20 de Novembro de 2014, as 18:24:06 »

Eu só postei o esquemático do fuzz factory como exemplo de uso de transistor moderno, não conheço o pedal.

Comprei vários BC108 e BC109 e eles variam entre 40 e 90, qual seria a melhor forma de casar eles para o um fuzz face? Q1 em torno de 60 e Q2 em torno de 100?

Em relação aos de germânio complica um pouco mais, ainda não comprei e to pesquisando bastante mas não acho muitas informações, a princípio os que mais teria fácil acesso no ebay seriam os MP21, MP41 e 1T308, dentre esses não sei qual pegar, alguma indicação? Todos eles saem em torno de 40-50 reais um pacote com 25 peças.

Já os famosos "OC" não encontrei em nenhum lugar...

Existem vendedores no ebay que dizem que vendem os transistores de Ge já certos (Hfe) pro fuzz face, mas eu me pergunto se eles medem a fuga também, se não, é perda de tempo e dinheiro.

Sim Jean, estes valores de Hfe (60~70  e  100~120) para Q1 e Q2 do fuzz face são os recomendados, para transistores modernos estes valores não são problema, mas para os de Ge a porca torce o rabo, pois é muito dificil se conseguir nestes valores sem uma fuga muito grande.

Não conheço os MPs mas o 1T308 eu comentei num post anterior, são muito bons em termos sonoros e tem fuga baixa, mas o Hfe dificilmente vai passar de 60.

Cuidado de quem compra estes pacotes de muitas unidades provinientes da ásia, eu não confio, só compro componentes raros dos EUA, Alemanha ou Inglaterra, nem de paises como Itália, Portugal, Grécia, Espanha, etc. eu compro, o risco de comprar gato por lebre é grande.

Os OCs tem aos montões no ebay, não o OC44 mullard white dot, claro, mas o OC75 red dot e outros ainda se acham, mas é o que disse antes, são os que sobraram das escolhas feitas para os fabricantes de pedais de boutique, basta ver o preço de um fuzz ou rangemaster Analogman pra saber.

http://www.ebay.com/itm/GERMANIUM-Transistor-MULLARD-OC75-for-Clone-FUZZ-3-pcs-triplet-/310522821413?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item484c9a3b25

http://www.ebay.com/itm/OC75-Germanium-Mullard-PNP-Fuzz-Transistors-Vintage-NOS-gain-leakage-tested-/110970523255?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d65bce77

http://www.ebay.com/itm/OC75-VINTAGE-MULLARD-FUZZ-GERMANIUM-TRANSISTOR-NOS-/271202588007?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item3f24ef1567

http://www.ebay.com/itm/OC75-VINTAGE-TRANSISTOR-NEW-OLD-STOCK-FUZZ-/400738574704?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item5d4de16170

Os AC125 e AC128 também são fáceis de achar.

Olha aqui o santo graal dos transistores de germânio, e o vendedor ainda diz que seleciona, será que mede a fuga também?

http://www.ebay.com/itm/NKT275-VINTAGE-NEWMARKET-GERMANIUM-TRANSISTOR-ORIGINAL-RED-DOTS-PAIR-/271280540554?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item3f29948b8a

Os bons mesmo devem estar abaixo de 100uA.

Acho que o Bacelete se referiu a "par casado" como "já com os valores certos para fuzz face" e não como "o mesmo Hfe e fuga nos dois" como se casam válvulas de potência, as duas iguais, pois para os fuzzes se aconselha que Q1 tenha ganho e fuga (principalmente a fuga) menor que Q2.

Abraços.

-----
Olha só este anúncio, 5 mullards OC44 com Hfe entre 80 e 130 e fuga menor que 100uA.  Huh?

http://www.ebay.com/itm/5-PIECES-of-matched-NOS-Mullard-OC44-germanium-transistor-Hfe-80-130-measured-/151483714977?pt=Bauteile&hash=item2345220da1

Por apenas vinte euros, e o frete de 2 eurinhos.

E é da Dinamarca.

Com só 271 transações no ebay, e ele ainda diz que tem em grande quantidade.

Confio muito mais numa cascavel com tpm.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2014, as 19:23:37 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: