Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 19:21:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pasta para soldar Best, Cobix etc - Parem de usar!  (Lida 14385 vezes)
gubterra
Visitante
« : 07 de Novembro de 2014, as 02:07:40 »

Ola amigos do fórum, chegou a mim hoje a informação, fui verificar e é um fato!
Essa pasta que eu e maioria de vocês utiliza, recomendada em faculdades e curso técnico.
O fato é que ela é extremamente corrosiva e não deve ser utilizada em eletro-eletrônica, se destina a solda de canos, best, cobix, todas de pote laranjinha...
Basta ler o rótulo da best e verás que se trata de um fato, recomenda-se limpar muito, retirar a pasta pois ela corrói, e não é recomendada pela próprio fabricante para este fim..
Não é a toa que tem muito ferro de solda comido por ai...  solda que solta, trilha que corrói... enfim fica a dica...

Sugiro que troquem pela implastec "soldatec" pasta para soldar.... ou fluxo smd... enfim qualquer uma que seja própria para nós...

Abraço moçada!
« Última modificação: 07 de Novembro de 2014, as 07:30:34 por xformer » Registrado
007
Visitante
« Responder #1 : 07 de Novembro de 2014, as 02:29:20 »

Bem perdoe a inexperiência, mas até agora só vi usarem a solda em fio e sem pasta. Esta pasta eu só usei para soldar tubos de cobre.
Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 07 de Novembro de 2014, as 03:21:21 »

Se não usa, recomendo que use, e molhe a ponteira antes de começar os trabalhos e de tempos em tempos durante... ajuda muito a evitar solda fria... o tipo correto de pasta com resina usa a mesma resina que vem misturada ao estanho de fio... infelizmente muito curso recomenda estas pastas indevidas, até laboratório de faculdade usa.

Vejo uma em toda bancada...  
« Última modificação: 23 de Setembro de 2020, as 14:45:11 por xformer » Registrado
adautomarttau
Visitante
« Responder #3 : 07 de Novembro de 2014, as 07:08:25 »

Sempre vejo isso em oficinas mecânicas , me parece algo pra soldas mais brutas mesmo , nada a ver com eletrônica.
Não gosto de usar essas pastas e fluxos , só o estanho sendo de boa qualidade já está ótimo,aliás um bom estanho já vem com essa resina interna,no máximo uso uma pedrinha de breu , dá uma passadinha nela com a ponta do ferro limpa e boa solda!
Agora triste mesmo é saber que existe gente que ensina a usar isso em cursos e até faculdade.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 07 de Novembro de 2014, as 07:40:03 »

Mas quem usa essas pastas indevidas na soldagem de componentes eletrônicos em placas de circuito impresso ? Não precisa, pois existe fluxo dentro do fio de solda.
De qualquer forma, o que aprendi ao usar essas pastas corrosivas é que elas são pra ser usadas em superfícies oxidadas, como por exemplo soldagem de dois fios elétricos rígidos usados em instalação elétrica e com barrinhas de estanho sem fluxo interno (são mais grossos). E tem que limpar depois da soldagem com estopa e álcool as superfícies que tiveram contato com a pasta. É tudo questão de usar o produto para a finalidade dele.
Quem quiser ter seu trabalho de soldagem de componentes facilitado, corte um pedaço de esponja multiuso de lavar louça e use o lado verde pra "polir" antes da inserção, os terminais de resistores e capacitores (e outros componentes) de forma a retirar um pouco da oxidação que se forma nos terminais e impede a boa soldagem.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 07 de Novembro de 2014, as 10:25:44 »

Engraçado, já havia notado isso faz tempo, mas eu achava que era eu quem estava doido..., faz anos que não utilizo de pasta, sempre deixo a superfície a ser soldada bem limpa, assim a solda adere muito bem, sem soldas frias, outra dica que deixo, é aquele verniz fininho, ralinho, transparente, utilizado para proteger as Placas, notei que ele torna a soldagem bem mais fácil, e sem corroer a Ponta do Ferro ou deixar soldas frias, fica a dica..., obrigado pela informação.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #6 : 07 de Novembro de 2014, as 10:52:10 »

Engraçado, já havia notado isso faz tempo, mas eu achava que era eu quem estava doido..., faz anos que não utilizo de pasta, sempre deixo a superfície a ser soldada bem limpa, assim a solda adere muito bem, sem soldas frias, outra dica que deixo, é aquele verniz fininho, ralinho, transparente, utilizado para proteger as Placas, notei que ele torna a soldagem bem mais fácil, e sem corroer a Ponta do Ferro ou deixar soldas frias, fica a dica..., obrigado pela informação.
Galera, tenho usado esse verniz incolor da Implastec e fica muito bom.



Assim que termino de corroer a PCI, dou uma polida nela com bombril e logo após aplico esse verniz. Evita oxidar as trilhas durante o processo de soldagem e a solda adere muito fácil. Vale a pena vocês testarem.
Registrado

For those about to rock (we salute you)
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #7 : 07 de Novembro de 2014, as 13:39:01 »

Bom, essa informação eu soube da pior forma possível, comecei a consertar celular, após usar essa pasta da Best pra soldar o conector MicroUSB ele tinha ficado perfeito, o cliente não buscou, 3 semanas depois quando fui testar ele já havia parado de funcionar, quando abri me deparei com os terminais todos extremamente oxidados, fiz uma limpeza pesada, resoldei sem a pasta e funcionou perfeito, desde então utilizo apenas pasta de boa qualidade como as da AMTECH, mas existem muitas falsificadas, peguei uma AMTECH falsificada que era ruim pois dava continuidade no multímetro, mesmo assim não oxidava, hoje uso uma AMTECH original (pelo menos parece) e a falsificada uso apenas para limpar terminais.
Tenho a da Best guardada ainda porque ela não possui prazo de validade, mas não a uso deve ter uns 2 anos.

A pasta de solda ajuda bastante a ter uma solda perfeita, mas depende muito de onde ela será utilizada e deve usar uma de boa qualidade pois ao invés de ajudar ela pode atrapalhar.

Abraços
Registrado
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 473

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103



« Responder #8 : 07 de Novembro de 2014, as 15:54:26 »

Lembrando ainda que para manter a ponta do ferro de solda, deve-se derreter um pouco da solda e não limpar a ponta.  Aí e só desligar o mesmo.  Isto ajuda a conservar seu ferro de solda.  Legal!
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #9 : 07 de Novembro de 2014, as 21:38:51 »

Há muito tempo atrás eu cheguei a usar essa tal pasta de solda que vinha numa lata laranja e ela quando aquecida tinha um cheiro estranho, característico, mas, quando a lata acabou, nunca mais comprei outra, sendo que eu nunca a usei em soldas de circuitos impressos.
Daí pra frente passei a usar pedrinhas de breu que parecem âmbar.
Posteriormente passei a usar só soldas tri-fluxo mesmo.

E após o término da soldagem, antes de desligar o ferro de soldar, eu passo uma chave de fenda pra tirar o excesso de solda e nunca tive problema de desgaste nas pontas originais que são feitas pra suportar isso.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2014, as 17:13:53 por Ramsay » Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #10 : 07 de Novembro de 2014, as 21:53:59 »

Recomenda-se deixar um pouco (pra mais) de estanho na ponta do ferro de solda para protegê-lo na hora de guardá-lo.

Uma outra dica, Cobix é melhor que Best.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 976

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #11 : 07 de Novembro de 2014, as 22:41:40 »

Eu uso Cobix há algum tempo e também acho melhor que a Best.
O fato é que a qualidade da Best caiu muito com o passar dos anos.
Registrado
martinezsonic
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 29

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #12 : 08 de Novembro de 2014, as 12:21:46 »

Valeu gubterra pela informação, a minha pasta está sem rótulo, não usarei mais!!
Sempre achei ela estranha, gruda, parece sebo em temperatura ambiente  !!
Quando preciso uso também o fluxo resinoso Best 4123, acredito que não seja corrosivo.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal