Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 20:45:19
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Verniz quebrando
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Verniz quebrando (Lida 4037 vezes)
kyuukikale
Visitante
Verniz quebrando
«
:
03 de Novembro de 2014, as 10:51:11 »
Bom dia!
Trabalho com luthieria já faz um tempo, e recentemente fiz um baixo 6 cordas.
Para o acabamento, usei tingidor Veladura na cor Mogno diretamente sobre a madeira, conforme especificado na embalagem. Depois apliquei o fundo PU transparente da Farben, e por fim o verniz Dupont Duxone DX-0904. Já utilizei a mesma configuração de produtos em uma guitarra que fiz.
Porém no caso deste baixo, o acabamento (conjunto verniz + fundo) ficou extremamente quebradiço. Qualquer parafuso cria bolhas rosas (porque o tingidor é mogno) na camada, mesmo sendo corretamente furado antes de ser parafusado. Até mesmo as buchas utilizadas nos parafusos de fixação do braço quebram o acabamento. Até na hora de encaixar o braço, as quinas deram este problema.
Como já utilizei estes produtos antes e funcionou tudo bem, creio que o problema não esteja com os produtos. Alguém sabe o que pode estar acontecendo?
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
Re: Verniz quebrando
«
Responder #1 :
03 de Novembro de 2014, as 14:55:25 »
Excesso de catalisador ? Tempo muito quente e seco ? O thinner que você usou é o mesmo ? Alguma coisa diferente na madeira (mais seca, mais úmida)?
«
Última modificação: 03 de Novembro de 2014, as 15:15:32 por xformer
»
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kyuukikale
Visitante
«
Responder #2 :
03 de Novembro de 2014, as 18:24:26 »
Catalisador está tudo certo, porque outros instrumentos foram pintados com a mesma mistura e tudo foi bem. Creio que isso exclui a possibilidade do tempo quente e seco (estava quente, mas seco não estava muito não). Usei thinner apenas no fundo, e foi o mesmo que usei para os outros instrumentos. A madeira não era a mesma, mas não parecia haver nada de errado nela. Será que tem algum problema com o tingidor?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #3 :
03 de Novembro de 2014, as 18:56:02 »
Claro que pode, mas você não disse que havia usado a mesma combinação de produtos antes sem problemas?
Mas lembrei de uma coisa: catalisador depois de aberto estraga em relativamente pouco tempo.
E me toquei de outra: se forma "bolhas" quando o verniz é exigido mecanicamente, é porque não há boa aderência com a camada de baixo. Então, ou o fundo não se deu bem com o tingidor, ou este não estava bem seco, ou a madeira não estava adequadamente preparada (não sei que madeira você usou, mas algumas são resinosas e exigem cuidados especiais, ipê, por exemplo, é assim).
Você pode tentar a combinação de produtos em dois retalhos de madeira, uma do mesmo tipo e outra de tipo diferente, para ver se o problema se repete em um dos casos (ou ambos).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kyuukikale
Visitante
«
Responder #4 :
03 de Novembro de 2014, as 22:34:49 »
Entendi, talvez o problema realmente tenha sido na aderência do fundo. No caso eu usei freijó. Será que eu vou ter o mesmo problema se eu usar um tingidor para diluir no fundo?
Handmaker
Obrigado
«
Responder #5 :
04 de Novembro de 2014, as 06:16:11 »
Creio que não, os tingidores para diluir em verniz ou selador teoricamente são apenas pigmentos líquidos, e mantém as propriedades do produtos em que são misturados. Mas não pode ultrapassar a quantidade recomendada pelo fabricante.
Eu trabalhei num corpo em freijó recentemente, uma Tele que montei para mim, mas apenas selei e envernizei com nitrocelulose incolor, sem nenhum tingimento. Notei que a madeira, por ser bem macia, afunda bastante quando se aplica muita pressão (no neck plate, por exemplo), e realmente o verniz chega a trincar se bobear (no meu caso, por ter usado nitro, eu pude retocar).
A madeira é tão bonita, porque você não a deixa sem tingir?
kyuukikale
Visitante
«
Responder #6 :
04 de Novembro de 2014, as 14:13:59 »
Realmente é muito bonita. Eu cogitei deixar sem tingir, mas o baixo não é para mim, e a pessoa gostou dele tingido. Ainda fica aparente o desenho da madeira, e se colocar contra a luz ele ressalta o desenho, fica bem legal. Vou experimentar usar um tingidor para diluir no fundo. Obrigado pela ajuda!
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...