Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
24 de Novembro de 2024, as 07:41:45
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Compra/Venda
>
Componentes e peças para construção
>
Peças e Componentes o que fazer !?
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Peças e Componentes o que fazer !? (Lida 7732 vezes)
hidamen
Visitante
Peças e Componentes o que fazer !?
«
:
21 de Outubro de 2009, as 22:25:56 »
Ola Galera,
Estou precisando de um help geral
A algum tempo tenho notado que todos os projetos que eu tenho pego e feito, todos eles acabam com o mesmo som no final das contas, a diferença é apenas mais ou menos ganho.
O que eu queria saber aqui é como realmente tirar 100% do projeto, a pouco tempo fiz o projeto do clean do site e o som (eu até fiz um comentário injusto e agora entendo o porque e peço desculpas pelo mesmo) saiu abafado, acabei de montar um dod 250 a mesma coisa abafado e assim vai.
Minha dúvida aqui é como fazer o pedal ou ampl ou qualquer coisa replicada ter o mesmo som que o original ou bem próximo de, o que eu tenho de fazer usar resistores de 1% de precisão ?! Capacitores a óleo, potenciomentros alpha ....!?!?!?
Eu não sei estou meio revoltado pois a tempos tenho feito isto e anexado o som a algum outro defeito sendo que agora compreendi e acredito eu que seja a razão do problema os componentes em si.
O que eu gostaria é uma opinião de quem ja tem experiencia e passou ou passa pelos mesmos problemas que eu, não aguento mais não poder tirar 100% dos meus falantes e nem conseguir ouvir plenamente os projetos que o pessoal se esforça aqui pra reproduzir ou projetar.
Em todas as minhas placas costumo blindar a cabiação estanhar o circuito inteiro e usar em caixas de aluminio ou aço, ja estou a um bom tempo nisto e digamos que isto que esta acontecendo é um upgrade no meu processo de montagem, claro depois de compreender o que se passa.
Peço humildemente um help para o pessoal porque estou meio desapontado com isto que esta acontecendo.
Abraços
«
Última modificação: 22 de Outubro de 2009, as 08:12:20 por hidamen
»
Visitante
Re: Peças e Componentes o que fazer !?
«
Responder #1 :
22 de Outubro de 2009, as 10:02:12 »
hidamen
Tenho construido vários pedais e pré-amps nesses últimos 2 anos, todos com os mesmos componentes "ordinários" encontrados em qualquer loja, e noto diferenças bastante grandes no som deles. Se eles são piores que os originais, eu culpo meus autofalantes, que são péssimos. Acredito que seja o seu caso. É como ter um computador de última geração e os melhores softweares e usar um monitor de 14 polegadas preto e branco.
Mas usar componentes melhores também ajuda.
«
Última modificação: 22 de Outubro de 2009, as 10:04:02 por Jorge R
»
Visitante
«
Responder #2 :
22 de Outubro de 2009, as 10:30:30 »
Ola Jorge,
Acredito que não seja este o problema, pois estou rodando meus testes e trabalhando com Eminence legend GB12.
Acredite este falante não é ruim heheheheheh.
Fiz uma compra com resistores de filme metalizado de 1% de tolerancia, uns caps a óleo e umas coisas mais.
Vou tentar replicar os mesmos projetos e ver o resultado final.
Andei pesquisando a respeito e faz sentido o resultado final não ser tão bom, pois 5% de variação em cada resistor é muita coisa no resultado final, sendo que um circuito simples possue muitos.
Outra coisa que andei vendo e vou descobrir se é lenda ou verdade é o timbre dos capacitores, pelo que descobri o material isolante é o que voga em questão de timbre, vou usar radiais bipolares no lugar dos eletros tambem para fim de teste, os que li a respeito e vi muitos relatos foram os caps a óleo, tantalo, ceramica.
Quando entra neste assunto é mais complicado descobrir o que é lenda e o que é real, mas tenho um conhecido que é viciado em audio e este mundo e quando ele compra resistores "vagabundex" ele sai testando todos de mesmo valor e usa apenas os que estão próximos do valor real, o que acredito ser um trabalho desnecessário a um custo não tão alto de comprar regs de 1%.
Abraços
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #3 :
22 de Outubro de 2009, as 12:16:20 »
Hidamen, usando os pedais com calma, dá para perceber as nuanças deles, em qual situação eles rendem mais, qual captador soa melhor e etc. Os fabricantes de pedais (os grandes, os que estão na loucura que é o mundo corporativo) não se importam como a coisa vai soar, e acredite, compram os mesmos componentes que nós, pois para eles o que mais importa é o lucro, os prazos a cumprir, os contratos de compra, os prazos. Dificilmente vão comprar componentes premium, pois isso vai diminuir a competitividade do produto deles. Quem se importa com qualidade de componentes somos nós, pobres hobbistas. Os componentes são como nós: por conta da variação, cada circuito montado tem sua própria personalidade, e isso deixa a coisa bem interessante e divertida, é como ter filhos, pois a gente nunca sabe o que esperar deles, mas são nossos.
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Emerson_SNK
Visitante
«
Responder #4 :
22 de Outubro de 2009, as 17:10:07 »
Então, já faz uns 4 anos eu monto pedais, e sempre com os componentes mais comuns das lojas, ...exceto os potenciometros pois esses se desgastam com facilidade então vale a pena gastar um pouco mais por um de boa qualidade, os jacks/conectores também gasto um pouquinho mais... Enfim, cada pedal tem sua peculiaridade, uns com mais ganho, outros com mais controle de tom, uma distorção mais definida, uns com o timbre mais aveludado etc. Bom de todos pedais que montei, nenhum falei "nossa, esse é igual aquele outro", como já disse, cada um tem sua característica.
O que influencia muito no pedal também, não é só o projeto\montagem\componentes em si, e sim a qualidade do equipamento como um todo: cabos, amplificador, guitarra, baixo, violino, bandolim, cavaquinho, banjo, harpa, etc etc
Visitante
«
Responder #5 :
22 de Outubro de 2009, as 17:26:21 »
Meu equipo,
Fender strato, 4X12 eminence legend gb12, cabos simples mas ja testados em vários amps (no noise).
E no caso o que estou testando é a Potencia LM3886, mais o pré do site.
Vou testar com estes componentes que comprei e depois mando os resultados para v
c
s
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
saberem, mesmo entendendo o que v
c
s
disseram ai em cima, eu ainda acho estranho quando um pedal é replicado e é colocado do lado de um original o som não fica igual, mais um detalhe que acredito que as empresas não façam seus pedais com componentes "genericos" acredito que se os fizessem como eles conseguiriam manter uma linha de produção em que todos os pedais depois de montados tem o mesmo som !!
Tem algum elo perdido nesta corrente de raciocinio
.
Abraços
Administrator
Handmaker
Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 32
«
Responder #6 :
23 de Outubro de 2009, as 08:13:02 »
Hidamen,
A strato tem um som muto caracteristico, timbra bastante o efeito, eu tenho uma Tagima 635 meia que Custom, que timbra muito proximo de uam Fender, porem os pedais de distorcao ts e rat, tem um som radicalmente diferente, ate por que é um overdrive e uam distorção.
Para mim o que mude numa distorção e o nivel de distorcao, controles de tonalidades e principalmente comportamento da dinamica e redução do volume da guitarra.
Mas uma coisa bem diferente é ligar a semi acustica no set...
Administrador e Moderador - SP
Emerson_SNK
Visitante
«
Responder #7 :
23 de Outubro de 2009, as 10:05:36 »
eu ainda acho estranho quando um pedal é replicado e é colocado do lado de um original o som não fica igual
Discordo totalmente, tive a oportunidade de testar lado a lado o MXR Wylde Overdrive e o RAT que fiz com seus respectivos originais, nunca senti tanto orgulho de algo feito com minhas proprias mãos, a única diferença que percebi realmente foi na posição do pot de VOLUME do rat, pois aproveitei um potenciometro usado e provávelmente estava com defeito, depois o troquei e ficou perfeito,fora isso, pareciam irmãos gêmeos mesmo. Se não me engano cheguei até a postar alguns samples do rat aqui no site, no antigo fórum.
Ah sim, já ia esquecendo, os testei no power LM3886 do site GGG, com o pré clean daqui do site que eu mesmo ajudei no desenvolvimento e a caixa com dois eminence legend. Bom pra mim o som é perfeito com essa combinação.
Volto a lembrar que uso componentes normais encontrados em qualquer loja de eletrônica, só invisto mais mesmo nos pots, chaves, conectores e caixas de alumínio.
Qual fonte você esta usando para os pedais e qual usa para o préamp ?
Visitante
«
Responder #8 :
23 de Outubro de 2009, as 12:41:37 »
Também discordo. Acabei de montar o Electric Mistress com componentes comuns e, sinceramente acho que ficou melhor que o original que testei numa loja (claro que tem algumas mods sugeridas pelo pessoal do dyi stompboxes).
Outra coisa que influencia bastante no resultado final é a qualidade da construção. Quando eu comecei a montar pedais (com o mini fuzz), as trilhas eram péssimas e cada ilha tinha uns 200 gramas de solda. Daí tinha muito ruído e outros problemas. Agora está muito melhor.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
«
Responder #9 :
23 de Outubro de 2009, as 15:08:38 »
Prá voces terem uma idéia de como qualquer coisinha altera um timbre, recentemente coloquei numa strato yamaha que eu tenho um set de captadores guitar garage two tone. O dynacomp que eu tinha feito (e não tinha gostado) ficou perfeito, mas o ds1 ficou simplesmente horrível. O big muff ficou mais que perfeito e o blue magic faz a guitarra chorar (de alegria).
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
FRED
Visitante
«
Responder #10 :
26 de Outubro de 2009, as 21:31:28 »
Cara desencana, nada é perfeito, dá só uma sacada na placa do ds1 (original da boss).
Se liga nos resistores são todos 5%, caps eletrolíticos também marcam presença no circuito.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175
Re,re,re: Peças e Componentes o que fazer !?
«
Responder #11 :
11 de Abril de 2011, as 01:10:10 »
Ola hidamen!
Vamos ver se posso te ajudar.
Não acredito que colocando resistores de 1% os teus projetos vão funcionar melhor... a não ser que seja um circuito de instrumentação(medidas).
bem, capacitores de tãntalo funcionam por mais tempo que eletrolíticos e tem muito menos ruído(aquele assim zszszszszszszszszszs). Alguns eletrolíticos param de funcionar se ficam uns 3 anos sem alimentação.
Sobre capacitores mudarem o timbre acho que é conversa fiada e só acredito vendo na minha frente. Já trabaalhei em bancada com equipamentos de som, e nunca vi isso! Muda só pra radiofrequencia, daí é de 200KHZ pra cima... geralmente um vivente comum escuta até uns 16kHZ.
Na minha opinião - de orelha e decibelímetro - amplificadores operacionais quaisquer causam muito mais ruído(zszszszszszszszszszs) que transistores.
Caixas de alumínio pegam muito mais rádio que caixas de ferro e aço. Também pegam muito mais zumbido da rede(tipo zuuuuuummmm) e harmônicos.
Mas som abafado.. me tá parecendo falta de amplificação ou então um instruemnto musical com defeito.
Até hoje, só vi dar problemas para circuitos com polarização precária, e geralmente mudam as tensões de polarização com a temperatura, devido a transistores. Resistores já vi "fazer pipoca" ao esquentar ... mas esquentar muito mesmo!
Bem, analisando o(s) circuito(s) que tu descreve que funcionam mal, talvez a gente possa te dar uma opinião melhor, pois cada caso é um caso, para variações de componentes. Não dá pra colocar tudo no mesmo saco!
manda aí os circuitos!
Abração, T+
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #12 :
11 de Abril de 2011, as 05:12:02 »
Primeiro, capacitores de materiais diferentes fazem diferença sim, ja testei isso.
Segue um topico que teve essa discuçao.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1799.0
Montei um pre, e usei capacitores Panasonic, esses capacitores tambem tem bem menos "zszszs" que o Patines falou, chega a ser quase nulo.
Observem na foto do DS-1 postada acima, os capacitores usados alem dos eletroliticos e ceramicos.
Este tipo de capacitor resulta em um som mais limpo e cristalino.
Postei em outro topico, sobre a diferença de som de um CE2 made in Taiwan e outro made in Japan.
Notem que o Made in japan parece ter um pouco mais de ganho, e aparenta ter tambem um pouco mais de grave tambem.
http://www.pedalarea.com/sounds/ce/ce2japan_01.mp3
http://www.pedalarea.com/sounds/ce/ce2taiwan_01.mp3
http://www.pedalarea.com/sounds/ce/ce2japan_02.mp3
http://www.pedalarea.com/sounds/ce/ce2taiwan_02.mp3
A diferença de um para o outro, é apenas os capacitores utilizados, os made in taiwan usam aqueles verdinhos comum.
Pena que esses capacitores usados no Boss made in Japan sao muito dificeis de achar hoje em dia.
Citação de: hidamen em 22 de Outubro de 2009, as 17:26:21
... eu ainda acho estranho quando um pedal é replicado e é colocado do lado de um original o som não fica igual...
Tenho varios pedais clonados-replicados, quase todos bate ou chega muito proximo dos originais.
Tenho o TS9 e TS7 originais, e tenho clone dos dois tambem.
Os clones do TS9 chegam muito proximo se comparado ao lado do original.
Ja os clones do TS7 nao tem como diferenciar...
Embora os circuitos sao identicos, o TS9 usa 2 capacitores de tantalo, e o TS7 usa eletrolitico.
Eu acho que a diferença deve ser por causa do potenciometro.
O TS9 usa um pot 20kW e os TS7 usa 20KB para tone.
Sobre o som abafado, como esta ajustado os potenciometros de tone da guitarra?
Seu falante pode ser bom, mas e a caixa tem boa emisao?
Ja testou um amp bom nesta caixa?
Um problema que tive quase parecido, foi quando montei um pedal e na ocasiao eu nao tinha os capacitores em poliester, acabei usando ceramicos.
O som ficou meio "choco" pouco nitido.
Depois substitui os caps ceramicos por poliester, melhorou e muito o som.
Em geral, capacitores seja poliester ou ceramicos de boa qualidade refletirao no resultado final.
bec2010
Visitante
«
Responder #13 :
11 de Abril de 2011, as 07:58:14 »
"
Andei pesquisando a respeito e faz sentido o resultado final não ser tão bom, pois 5% de variação em cada resistor é muita coisa no resultado final, sendo que um circuito simples possue muitos.
"
p
q
vc não seleciona os resistores que apresentam menos variação?
Vc não tem multímetro?
Descarte os que apresentarem muita variação, afinal o preço deles é uma piada... ou reserve para projetos que não exijam tanta precisão...
Acho que esse é um dos grandes objetivos dos handmades, poder selecionar os componentes um a um...
«
Última modificação: 11 de Abril de 2011, as 08:01:35 por bec2010
»
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226
«
Responder #14 :
11 de Abril de 2011, as 09:36:51 »
Citação de: bec2010 em 11 de Abril de 2011, as 07:58:14
p
q
vc não seleciona os resistores que apresentam menos variação?
Nem sempre isso é eficaz, porque?
Quando passa corrente pelo resistor ele pode variar!
No caso de resistores a variaçao deles nao chega a ser tao prejudicial.
Observe que pedais de marcas top usam resistores comuns de 5% de tolerancia.
Porem, em algumas partes do circuito podem fazer diferença se for usado resistores de 1%, isso tambem dependendo do tipo de circuito.
Páginas: [
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...