Esse tópico é mais ilustrativo e mostra um multiefeitos de mesa que eu construí há séculos atrás e que usei por muitos anos, até comprar a primeira pedaleira lançada pela Digitech.
Tem uns 10 anos ou mais que ele não é ligado.
Do multiefeitos constam placas de circuitos que eu montei para diversos efeitos, como fuzz, tremolo, autowah, compressor, phaser, oitavador e uma placa com 4 CIs metálicos cujo efeito eu não me lembro mais qual é.
Os efeitos são ligados em série numa ordem determinada e acionados através de micro chaves de alavanca, sendo que os controles de cada efeito ficam sempre na vertical e na mesma coluna em que se situa a micro chave acionadora.
A fonte de alimentação fica dentro de uma caixa de alumínio fechada.
Hoje, eu abri o multiefeitos para retirar o circuito do oitavador que é excelente e soa melhor que a maior parte dos oitavadores que existem por aí.
Ele utiliza um potenciômetro duplo "em tandem" para ajustar a oitavação.
Tomei cuidado pra não soltar nenhum fio das conexões dos potenciômetros e dos cabos de input e output, porque eu não tenho mais nada em papel desse oitavador e por isso não sei nada sobre ele.
Pretendo colocá-lo numa caixa Hammond 1590BB e inseri-lo no meu pedalboard.
Mas, pra isso eu vou ter que remanejar uns poucos componentes e serrar fora a área quase vazia do lado superior da placa, porque senão na cabe na Hammond.
Abaixo, algumas fotos:
Vistas internas:
A tal placa com 4 CIs metálicos que fica ao lado da caixa de alumínio da fonte e, cujo efeito não faço mais a menor ideia qual é:
O exterior, já meio comido pela ferrugem e sem os knobs que existiam anteriormente:
E finalmente a placa do oitavador que foi retirada hoje:
Alguém tem ideia de qual seria o efeito da placa com os 4 CIs encapsulados em metal? Eles são UA748.
O fato é que depois de mais de 10 anos parado, eu não me atrevi a ligar o multiefeitos. Sei lá se troço não ia explodir na minha cara??
Comentem....