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Autor Tópico: Capacitores "Tropical fish"  (Lida 4887 vezes)
Lucas Eler
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« : 21 de Outubro de 2014, as 22:15:30 »

Boa noite pessoal.
Recentemente consegui algumas partes de sucata de uma antigo Orgão Eletrônico Saema. Provavelmente anos 70.
Nessas placas existem muitos e muitos desses capacitores "Tropical fish", com faixas coloridas. Alguns dizem que esses capacitores trazem um MOJO especial nos projeto de áudio, é verdade? Gostaria de saber se posso aproveita-los para algo. Segue as fotos de algumas partes das placas:

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« Responder #1 : 21 de Outubro de 2014, as 23:28:43 »

Se der para aproveitar algum tropical Fish, tome cuidado ao manusear, com o tempo eles vão se desfazendo nos terminais, se forçar, acaba quebrando ou despedaçando..., visualmente são lindos, mas nunca percebi diferença sonora usando eles não..., mas sei lá..., vai do goston eu acho, agora aqueles Capacitores Cliclete polarizados, eu aproveitaria hein..., retirei alguns de um equipamento bem antigo, e os valores continuam sem alteração, batem em cima..., eu aproveitaria também estes Cerâmicos quadrados, são muito bons..., tudo que estiver com os terminais mais longos eu aproveitaria, enfim, depois é só limpar, medir com paciência, separar, e aproveitar em outros projetos..., já montei um Fender 5F1 e um JCM só com peças reaproveitadas e selecionadas, ficaram muito bons..., enfim...,
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« Responder #2 : 22 de Outubro de 2014, as 00:08:49 »

Então assim, vou tentar contar o que sei até agora, porque as coisas sempre estão mudando.

Os Tropical Fish originais são de poliéster metalizado e foram os primeiros capacitores do gênero (poliéster) oferecidos no formado Radial compacto.
Até os modelos tropical fish só era possível encontrar pequenos capacitores radiais baratos de cerâmica (o resto custava o olho da cara tipo os silver mica, ainda custa caro né...  Tongue)

Os capacitores originais com dielétrico de poliéster, antes dos Tropical Fish, eram capacitores de metal filme tipo Film/foil, isto é, tinham um folha de metal (alumínio normalmente) e uma folha de poliéster, assim era enrolado até gerar um rocambole gigante.

O processo de fabricação dos Tropical Fish, e dos primeiros compactos da Mullard e da Mallory, principalmente bem no início da tecnologia de metalização do filme de poliéster, permitiu criar capacitores mais compactos, porque ao invés de terem 2 folhas enroladas, os capacitores passaram a ter somente uma de poliéster, que tinha um dos lados impregnado com alumínio, assim ficariam muito mais baratos, uma vez que uma maquina mais simples poderia enrolar o único filme.

O que acontece, dai vem o mojo 1, é que boa parte dos equipamentos clássicos da época de ouro da Guitarra usavam os TF (Tropical Fish), justamente porque o avanço tecnológico também permitiu o barateamento do processo com PCBs, tornando este processo de montagem mais barato do que os processos antigos ponto a ponto.
E as novas placas PCBs precisavam de capacitores compactos e de preferência baratos.

Entretanto temos o mojo 2, que a forma de fabricar esses capacitores, meio que se perdeu no tempo, com a evolução dos filmes metalizados, a industria pode reduzir ainda mais seu tamanho e o custo de produção. O mais próximo que temos hoje em dia são as séries especiais de capacitores, quase artesanais, como algumas séries limitadas da Sozo, da Audiophiler entre outras.

Mais ou menos nessa ordem para os capacitores poliéster:
1 Capacitores Metal Filme com 2 folhas uma de poliéster outra de alumínio, processo praticamente manual (Mustards originais, Blue Molded...)
2 Capacitores de Poliéster metalizado de folha ainda grossa, processo mecanizado assistido (TP, Chiclets grandes {como algumas séries Orange Drop de poliéster}...)
3 Capacitores de Poliéster metalizado de folha fina, processo automatizado  (Panasonic, Mylar...)
4 Capacitores de Poliéster metalizado de folha fina multicamadas, processo automatizado  (box, Wima box, SMDs no geral...)

Como você pode notar as coisas foram diminuindo e ficando mais baratas.


O mais engraçado, falando de valores, é que nem todos os capacitores antigos custam caro, vai depender da capacitância, isso porque alguns valores como 0,22uF, 0,1uF e etc. são muito desejados por serem usados em equipamentos da época.
Agora valores não muito tradicionais na época como 0,33uF, 0,068uF por exemplo, acabam custando 20x menos que seus pares mais concorridos.

Então, pensando economicamente, para um capacitor clássico realmente valer a pena, ele precisa estar funcionando perfeitamente e ter uma capacitância comum a algum projeto em que o valha utilizar.


Aqui não tem tudo, mas tem umas informações uteis sobre o tema:
http://en.wikipedia.org/wiki/Film_capacitor





« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, as 00:25:00 por felix » Registrado
Lucas Eler
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« Responder #3 : 22 de Outubro de 2014, as 08:36:28 »

O jeito é arrumar um capacímetro e ir medindo todos eles. Tem muitos mesmo!
Também acho eles bem bacanas esteticamente. O legal é que essa sucata era justamente um aparelho de áudio, de repente usaram até componentes selecionados!
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« Responder #4 : 22 de Outubro de 2014, as 08:49:58 »

Não é possível restaurar o órgão eletrônico ?  Ou ele está perdido e sem conserto ?
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« Responder #5 : 22 de Outubro de 2014, as 09:23:59 »

Tem não. Eu achei essas placas aleatórias, quebradas. São partes do teclado, outras das chaves de tonalidades.
Eu sei que são desse modelo de Orgão pois na minha igreja temos uma igualzinho, funcionando!
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« Responder #6 : 22 de Outubro de 2014, as 09:36:41 »

Não é possível restaurar o órgão eletrônico ?  Ou ele está perdido e sem conserto ?

Eu estava pensando nisso. Se você for de São Paulo, eu tenho o contato de uma pessoa que restaura esses equipamentos.
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« Responder #7 : 22 de Outubro de 2014, as 09:39:01 »

Não é possível restaurar o órgão eletrônico ?  Ou ele está perdido e sem conserto ?

Eu estava pensando nisso. Se você for de São Paulo, eu tenho o contato de uma pessoa que restaura esses equipamentos.

Pois é..seria uma boa! Mas não tenho nem 1% em mãos... (risos)
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« Responder #8 : 22 de Outubro de 2014, as 11:06:10 »

Bom se o órgão vai para o desmanche mesmo, compre alguns litros de álcool isopropílico e um pincel e lave as as placas pra tirar poeira e outras sujeiras. Deixe as placas secarem bem.
Depois retire os cis dos soquetes e faça um inventário deles. Pode haver alguns cis interessantes geradores de tom (para órgão). Se puder liste aqui.
Retire os capacitores com ferro de solda e sugador (não puxe os capacitores listrados esquentando as ilhas de solda, porque como já disseram, eles são quebradiços). Pelo menos alguns ainda tem bastante pedaço de terminal.
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« Responder #9 : 22 de Outubro de 2014, as 11:18:17 »

Se você ver que eles estão rachando separe, limpe com cuidado e dê uma demão completa de qualquer cola de cianoacrilato, como superbonder, supercola... pode ser das baratinhas.
A super cola irá recompor a cobertura e vedar os pontos da rachadura, se necessário dê uma segunda demão de cola.

Não use os capacitores muito rachados recuperados para aplicações de alta tensão e corrente.
Você pode utilizar-los com segurança em pedais e em pontos de entrada em circuítos de prés por exemplo, justamente por serem lugares mais seguros.

« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, as 11:20:43 por felix » Registrado
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« Responder #10 : 22 de Outubro de 2014, as 12:48:02 »

Vou fazer esses procedimentos.  Aparentemente os componentes estão em bom estado, não aparentam estar quebradiços. Mas eu não os analisei com minúcia.
Para a catalogação dos capacitores, um capacímetro vai me fornecer os valores reais? nF, pF, etc?
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« Responder #11 : 22 de Outubro de 2014, as 19:44:34 »

Em parte sim, o mal que o capacímetro normal não apresentará ESR mensurável.
Nesse tipo de capacitor qualquer ESR é descarte na hora, a menos que seja de 4uF para cima, a partir deses valores uma pequena resistência é normal.

O ideal é usar um capacímetro com mensurador de ESR, como aquele projeto aqui do site do testador de componentes, ou aqueles testadores de multi-componentes do EBAY.
Procure sempre por um bom medidor de ESR.
Ele é fundamental para testes precisos em capacitores novos ou velhos, independentemente do tipo
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