Então assim, vou tentar contar o que sei até agora, porque as coisas sempre estão mudando.
Os Tropical Fish originais são de poliéster metalizado e foram os primeiros capacitores do gênero (poliéster) oferecidos no formado Radial compacto.
Até os modelos tropical fish só era possível encontrar pequenos capacitores radiais baratos de cerâmica (o resto custava o olho da cara tipo os silver mica, ainda custa caro né...
)
Os capacitores originais com dielétrico de poliéster, antes dos Tropical Fish, eram capacitores de metal filme tipo Film/foil, isto é, tinham um folha de metal (alumínio normalmente) e uma folha de poliéster, assim era enrolado até gerar um rocambole gigante.
O processo de fabricação dos Tropical Fish, e dos primeiros compactos da Mullard e da Mallory, principalmente bem no início da tecnologia de metalização do filme de poliéster, permitiu criar capacitores mais compactos, porque ao invés de terem 2 folhas enroladas, os capacitores passaram a ter somente uma de poliéster, que tinha um dos lados impregnado com alumínio, assim ficariam muito mais baratos, uma vez que uma maquina mais simples poderia enrolar o único filme.
O que acontece, dai vem o mojo 1, é que boa parte dos equipamentos clássicos da época de ouro da Guitarra usavam os TF (Tropical Fish), justamente porque o avanço tecnológico também permitiu o barateamento do processo com PCBs, tornando este processo de montagem mais barato do que os processos antigos ponto a ponto.
E as novas placas PCBs precisavam de capacitores compactos e de preferência baratos.
Entretanto temos o mojo 2, que a forma de fabricar esses capacitores, meio que se perdeu no tempo, com a evolução dos filmes metalizados, a industria pode reduzir ainda mais seu tamanho e o custo de produção. O mais próximo que temos hoje em dia são as séries especiais de capacitores, quase artesanais, como algumas séries limitadas da Sozo, da Audiophiler entre outras.
Mais ou menos nessa ordem para os capacitores poliéster:
1 Capacitores Metal Filme com 2 folhas uma de poliéster outra de alumínio, processo praticamente manual (Mustards originais, Blue Molded...)
2 Capacitores de Poliéster metalizado de folha ainda grossa, processo mecanizado assistido (TP, Chiclets grandes {como algumas séries Orange Drop de poliéster}...)
3 Capacitores de Poliéster metalizado de folha fina, processo automatizado (Panasonic, Mylar...)
4 Capacitores de Poliéster metalizado de folha fina multicamadas, processo automatizado (box, Wima box, SMDs no geral...)
Como você pode notar as coisas foram diminuindo e ficando mais baratas.
O mais engraçado, falando de valores, é que nem todos os capacitores antigos custam caro, vai depender da capacitância, isso porque alguns valores como 0,22uF, 0,1uF e etc. são muito desejados por serem usados em equipamentos da época.
Agora valores não muito tradicionais na época como 0,33uF, 0,068uF por exemplo, acabam custando 20x menos que seus pares mais concorridos.
Então, pensando economicamente, para um capacitor clássico realmente valer a pena, ele precisa estar funcionando perfeitamente e ter uma capacitância comum a algum projeto em que o valha utilizar.
Aqui não tem tudo, mas tem umas informações uteis sobre o tema:
http://en.wikipedia.org/wiki/Film_capacitor