Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 09:58:07

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvida Capacitores  (Lida 9651 vezes)
RenanChezuis
Visitante
« : 08 de Outubro de 2014, as 22:56:41 »

ola,

"optei" por comprar componentes eletronicos pela internet, pois esta é a unica forma de se conseguir algo do genero por aqui. comprarei os materiais para o fuzz face, wah wah basic, fuzzfactory e um equalizador grafico, tudo de uma vez.

minhas duvidas são:

01 - independente do tipo do capacitor (eletro, ceramica, filme), o pedal funcionara? mudando apenas as tonalidade e caracteristicas do som? obs: se sim pretendo comprar de varios tipos para futuras modificações em teor de aprendizagem.

02 - em sites que olhei os capacitores sempre vem seguidos da tensão. quão importante e esse valor para o efeito? posso usar capacitores de tensões diferentes? estou optando por 16V (vi em alguma foto de algum projeto) mas em alguns casos (Capacitor 47nF, etc...) a menor tensão foi 63V.

03 - tem alguma formula para saber qual a melhor tensão dos capacitores para se usar nos projetos?

04 - existe alguma forma alternativa de se medir capacitância? sem o capacimetro, com um multimetro por exemplo.

peço desculpas pelos erros, ja deixando os meus agradecimntos.
Visitante
« Responder #1 : 08 de Outubro de 2014, as 23:25:51 »

01 - independente do tipo do capacitor (eletro, ceramica, filme), o pedal funcionara? mudando apenas as tonalidade e caracteristicas do som? obs: se sim pretendo comprar de varios tipos para futuras modificações em teor de aprendizagem.

Depende.

Desde que tenham o mesmo valor, cerâmicos e poliéster (e alguns multicamadas) podem ser usados um no lugar do outro. Esses são capacitores despolarizados.

Já os eletrolíticos (tântalo também) são capacitores polarizados e não podem se misturar com esses aí de cima. Novamente, desde que tenham o mesmo valor, eletrolíticos podem ser usados no lugar de tântalo e vice versa.

Também existem eletrolíticos despolarizados ou bipolares. Estes podem ser usados no lugar dos não polarizados (cerâmicos, poliéster, multicamada), desde que tenham o mesmo valor.

Se muda o som do pedal? Em alguns casos sim, em outros não. Depende do circuito, qual função o capacitor exerce, fase da lua, etc.

02 - em sites que olhei os capacitores sempre vem seguidos da tensão. quão importante e esse valor para o efeito? posso usar capacitores de tensões diferentes? estou optando por 16V (vi em alguma foto de algum projeto) mas em alguns casos (Capacitor 47nF, etc...) a menor tensão foi 63V.

Estamos falando de pedais apenas certo? (Pois outros circuitos requerem tensão maior do que pedais).

Sendo assim, e sabendo que pedais são alimentados normalmente com 9V, teoricamente capacitores de 10V poderiam ser usados, mas a boa prática diz sempre para ter uma folga. Assim, 16V de tensão é o recomendado. Podem ser usados de tensão maior, devendo ser verificado se fisicamente o componente caberá na montagem (quanto maior a tensão de isolação, maior o componente). Nunca pode ser usado tensão menor do que o especificado.

Alguns capacitores só se acha com facilidade de determinada tensão pra cima (poliéster metalizado, por exemplo) de 50V ou 63V. Pode usar sem problemas.

03 - tem alguma formula para saber qual a melhor tensão dos capacitores para se usar nos projetos?

Tensão de trabalho + 50% -> Arredonda para o valor comercial mais próximo acima.

Exemplo: Em pedais a tensão de trabalho é 9V. Logo, 9V + 4.5V (50 % de 9V) = 13.5V. Tensão encontrada no comércio: 16V.

04 - existe alguma forma alternativa de se medir capacitância? sem o capacimetro, com um multimetro por exemplo.

Somente se o multímetro dispuser de capacímetro. Caso contrário não há como. Tem gente que diz que consegue medir com gambiarras ligadas ao micro. Eu nunca vi.

Mas hoje capacímetro não é tão caro e é um ótimo investimento.

Abraços.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista

« Responder #2 : 09 de Outubro de 2014, as 16:27:29 »

Ótima explicação Plautz...
fase da lua, etc.

mas isso foi maldade....  Cool
Visitante
« Responder #3 : 09 de Outubro de 2014, as 16:40:48 »

Pegando carona no assunto, gostaria de tirar uma dúvida aqui

Em alguns projetos eu vejo gente substituindo capacitores eletrolíticos de 1uf do esquemático original, para capacitor de poliester de 1uf

No que isso faz diferença?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 09 de Outubro de 2014, as 17:41:29 »

Pegando carona no assunto, gostaria de tirar uma dúvida aqui

Em alguns projetos eu vejo gente substituindo capacitores eletrolíticos de 1uf do esquemático original, para capacitor de poliester de 1uf

No que isso faz diferença?

No tamanho. O de poliéster vai ser bem maior e talvez não caiba no espaço onde estava o eletrolítico.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
plautz
Visitante
« Responder #5 : 09 de Outubro de 2014, as 17:46:23 »

Se for na saída do efeito impede que esquecidos ou míopes (como eu) ao inverter o eletrolítico dê um sonoro e belo póf pela tensão acumulada no capacitor.

Em todos os layouts que faço uso poliéster ou multicamadas (que é menor porem menos preciso) nessas posições.

Ótima explicação Plautz...

Obrigado meu caro.
fase da lua, etc.

mas isso foi maldade....  Cool

Você sabe que essa é uma das variáveis mais importantes para nós handmakers não?

Abraços.
Visitante
« Responder #6 : 09 de Outubro de 2014, as 18:32:03 »

É Plautzivel  Grin

Piada sem graça hehe Toma na Cabeça
Visitante
« Responder #7 : 09 de Outubro de 2014, as 19:13:55 »

grande ajuda, sinto como se tivessem removido um capacete de chumbo de minha cabeça. obrigado Plautz e aos demais que tornaram esse topico mais produtivo e divertido. comprarei os componentes sem tanto medo.
Visitante
« Responder #8 : 09 de Outubro de 2014, as 19:38:08 »

removido um capacete de chumbo de minha cabeça

Seu capacete não é ROHS pelo visto.
 Cheesy
Visitante
« Responder #9 : 10 de Outubro de 2014, as 19:33:48 »

tive que pesquisar essa sigla. Roll Eyes

me lembrou do envenenamento por chumbo da decada de 70, das figuras de D&D.

tenho um fio de solda aqui que comprei em 97 em GO, acho que vou jogar essa coisa fora e comprar um novo.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #10 : 10 de Outubro de 2014, as 20:40:51 »

Se for na saída do efeito impede que esquecidos ou míopes (como eu) ao inverter o eletrolítico dê um sonoro e belo póf pela tensão acumulada no capacitor.

Além do eletrolítico fazer Plockk ao estourar, pode da um ssssssssssssss se deixar muito tempo(anos) sem ligar o pedal.

Abraços.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #11 : 10 de Outubro de 2014, as 21:48:38 »

Há tempos atrás eu montei um pedal baseado num layout de terceiros.
E o circuito utilizava uma meia dúzia de capacitores de poliester de 1uF.
Como só encontrei no comércio capacitores de 1uF/250V que eram muito maiores que os do layout original, que deviam ser de 63V, optei por usar capacitores de tântalo no lugar dos de poliéster.

Dito e feito, montei, liguei, utilizei por algumas horas e o pedal funcionou perfeitamente, sem quaisquer anomalias.

Mas, como o circuito original utilizava capacitores de poliéster, o esquema não indicava a polaridade e algumas malhas intrincadas não permitiam saber a que polaridade alguns desses capacitores de tântalo estavam submetidos.

Então, por desencargo de consciência, liguei o pedal, peguei o multímetro e saí medindo a polaridade nos capacitores de tântalo e não é que em dois deles a tensão estava invertida?

Daí, peguei o ferro de solda e inverti esses dois capacitores que, por sinal, nas várias horas em que testei se comportaram como se estivessem ligados na polaridade correta.

Por isso, concluí que capacitores de tântalo com a polaridade invertida só explodem se houver uma certa potência envolvida, o que não ocorreu no caso, uma vez que a maior parte deles eram capacitores de acoplamento.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #12 : 10 de Outubro de 2014, as 23:59:00 »

Por isso, concluí que capacitores de tântalo com a polaridade invertida só explodem se houver uma certa potência envolvida, o que não ocorreu no caso, uma vez que a maior parte deles eram capacitores de acoplamento.

Já vi placas digitais falharem, tipo curto-circuito nos 5V por um capacitor de desacoplamento de tântalo estar danificado.  Acredite, em 5V, ele explode tão forte quanto um eletrolítico.  Não sei o que seria "certa potência", mas o capacitor de tântalo pode ser uma pequena bombinha.  Na minha opinião, em bancada, os capacitores de tântalo falhavam muito mais do que eletrolíticos.

Por outro lado um capacitor de tântalo, uma vez no circuito funcionando, dura muito mais que um eletrolítico e também responde muito melhor em frequências elevadas.

Abraços, Saúde e amor.
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #13 : 11 de Outubro de 2014, as 02:18:28 »

á vi placas digitais falharem, tipo curto-circuito nos 5V por um capacitor de desacoplamento de tântalo estar danificado.  Acredite, em 5V, ele explode tão forte quanto um eletrolítico.  Não sei o que seria "certa potência", mas o capacitor de tântalo pode ser uma pequena bombinha.  Na minha opinião, em bancada, os capacitores de tântalo falhavam muito mais do que eletrolíticos.

Por outro lado um capacitor de tântalo, uma vez no circuito funcionando, dura muito mais que um eletrolítico e também responde muito melhor em frequências elevadas.

Abraços, Saúde e amor.

Patines, eu não duvido, até porque já vi no Youtube capacitores de tântalo explodindo, mas, se a fonte em que o capacitor está ligado não fornecer a corrente suficiente, ele não explode, porque não há potência suficiente para explodir o capacitor, simples assim...
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 103

« Responder #14 : 11 de Outubro de 2014, as 07:05:06 »

Uma pergunta aos mais experientes:
As vezes conseguimos um lote de Capacitores novos, porém antigos - imagine uns 15 a 20 anos.  Apesar de novos, há perigo em usar estes Capacitores?  A questão da idade pode deixar estes Capacitores propensos a estourar?  Lembrando que estamos falando de Eletroliticos, "aparentemente" estão "novos" e serão aplicados em Pedais e talvez em Amplificadores.
Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: