Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 16:33:47

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida em Hot Rod Deluxe  (Lida 17143 vezes)
cobalto777
Visitante
« Responder #15 : 10 de Outubro de 2014, as 19:11:52 »

no meu hot-rod,a medição no bias point-test,veio de fabrica em 62 milivolts...
veja quanto esta dando a tensão do bias,lá na fonte...
« Última modificação: 10 de Outubro de 2014, as 19:16:09 por cobalto777 » Registrado
Godom
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 1

« Responder #16 : 10 de Outubro de 2014, as 19:42:22 »

A seção de power está funcionando normalmente (ligando um pré no power in)? Esses amps Fender Hot Rod Deluxe costumam apresentar problemas nos resistores da inversora (não me lembro quais), mas em todo caso vale conferir.
Abraço.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #17 : 10 de Outubro de 2014, as 20:22:38 »

Quando você mede as peças ligadas ao circuito, elas podem apresentar um valor um pouco diferente, devido a iteração com outros componentes!

Atrás do amp deve mostrar para que tensão ele foi construído. Qual é o valor escrito atrás?

A sugestão do Godom é boa também, mas com 7mV em TP30, acho que a coisa não está bem! Se as tensões de bias e na região das válvulas de saída estiverem corretas, parece que o problema pode ser válvula de saída o transformador de saída!

No esquema há vários test points na região do power, TP24, TP25, TP26, TP27, TP28, TP30, B+, C-, W, X, Y, Z. Meça as tensões DC nestes pontos, com a entrada aterrada!

Sei que alguns destes lugares são indicados para medição de tensão AC (os pontos circundados por uma elipse), ma para averiguar a quanta anda o power, é melhor a tensões DC!

Meça as tensões com cuidado, tanto para não se matar quanto para medir certo!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #18 : 10 de Outubro de 2014, as 22:00:19 »

Normalmente, quando uma das válvulas de saída está em semi-curto, o amplificador costuma apresentar este tipo de ruído.
Por isso, antes de condenar o transformador de saída o ideal é trocar as válvulas de saída antes.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #19 : 10 de Outubro de 2014, as 23:38:21 »

Melhor ver as medidas antes! Mas se as válvulas estivessem em curto, ou perto disso, a tensão medida nos resistores de catodo não seriam apenas 7 mV

Normalmente, quando uma das válvulas de saída está em semi-curto, o amplificador costuma apresentar este tipo de ruído.
Por isso, antes de condenar o transformador de saída o ideal é trocar as válvulas de saída antes.
Ramsay
Colaborador

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128

« Responder #20 : 11 de Outubro de 2014, as 02:30:18 »

hgamal, as tensões já foram verificadas:

capacitor  |  Tensão original  |  Tensão lida
    C36     |        +345 V       |     +294 V
    C35     |        +392 V       |     +333 V
    C33     |        +430 V       |     +365 V
    C31     |        +431 V       |     +364 V

E essa baixa nas tensões lidas sugere claramente ou válvula(s) de saída(s) com curto interno ou o transformador de saída com espiras em curto no primário.
Como as válvulas são mais baratas que o transformador de saída, a melhor opção seria trocar, pelo menos, uma válvula de cada vez e ver se as tensões lidas sobem proximamente aos valores das tensões originais.
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #21 : 11 de Outubro de 2014, as 09:56:01 »

Eu não estou totalmente convencido disto... mas as medidas nos trará mais algumas certezas!

Um curto no transformador de saída não causaria a baixa corrente no catodo - prova disto é que existe um método de ajustar BIAS que justamente faz uso de curtar o transformador de saída com o amperímetro (procure por ai "adjusting bias using shunt bias".

É difícil chegar a alguma conclusão sem medidas!

Sem medidas, só sei é que não está funcionando!

E essa baixa nas tensões lidas sugere claramente ou válvula(s) de saída(s) com curto interno ou o transformador de saída com espiras em curto no primário.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #22 : 11 de Outubro de 2014, as 10:13:44 »

Eu ainda estou esperando o esquema (inteiro) ser postado pra entender melhor o amplificador.
Como o transformador de força aparentemente está fornecendo a tensão correta no secundário (335Vac), a fonte está arriando por algum motivo. Eu tiraria todas as válvulas e faria a medição das tensões da fonte (ficariam acima de 450Vdc). Caso ainda permaneçam baixas, pode descartar problemas nas válvulas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #23 : 11 de Outubro de 2014, as 10:26:22 »

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Hot_Rod_Deluxe_schematic.pdf
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #24 : 11 de Outubro de 2014, as 11:11:40 »

Com o esquema indicado pelo Haroldo:

Tem algumas coisas erradas nesse esquema, por exemplo os TPs (test points) 27 e 28 não podem ter só 66V !  Tem que ter mais de 400V.  De qualquer forma, retirando-se as 6L6, teria só alguns caminhos pra uma corrente excessiva arriar a tensão em B+: via capacitores C31 e C33 e pelos diodos CR4 e CR5  (já que os diodos da ponte retificadora estão ok segundo o Xande).  Verifique os componentes marcados em verde. E também se o transformador de saída estiver com fuga nos enrolamentos (primário para o terra ou secundário).
« Última modificação: 11 de Outubro de 2014, as 12:24:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #25 : 11 de Outubro de 2014, as 14:21:18 »

Tem algumas coisas erradas nesse esquema, por exemplo os TPs (test points) 27 e 28 não podem ter só 66V !  Tem que ter mais de 400V.  

xformer

O TP27 e TP28, assim como todos os outros TPs que estão indicados dentro de uma elipse, são medidas AC, que são conseguidas com um sinal na entrada de de 4mV @ 1kHz, provavelmente senoidal.

As medidas DC estão dentro de retângulos, ou só estão indicadas, próximas dos TPs.

Abraço  Legal!
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #26 : 11 de Outubro de 2014, as 15:59:17 »

Agora entendi, mas devia haver alguma observação ou aviso sobre isso no desenho (eu pelo menos não encontrei ou consegui enxergar nas notas). Muito bem observado Márcio ! Obrigado pela explicação.
xandeguarah
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17

« Responder #27 : 12 de Outubro de 2014, as 18:49:24 »

Quando você mede as peças ligadas ao circuito, elas podem apresentar um valor um pouco diferente, devido a iteração com outros componentes!
Atrás do amp deve mostrar para que tensão ele foi construído. Qual é o valor escrito atrás?

A tensão que marca na placa de trás é de 120V - 60Hz.

A sugestão do Godom é boa também, mas com 7mV em TP30, acho que a coisa não está bem! Se as tensões de bias e na região das válvulas de saída estiverem corretas, parece que o problema pode ser válvula de saída o transformador de saída!

Tenho um par de 6L6 que estava usando no meu amp pessoal. Coloquei-as nesse amp e o problema persistiu.
Desta forma podemos concluir que o problema não são as válvulas de power.

No esquema há vários test points na região do power, TP24, TP25, TP26, TP27, TP28, TP30, B+, C-, W, X, Y, Z. Meça as tensões DC nestes pontos, com a entrada aterrada!

Quando você diz "entrada aterrada" quer dizer plugar uma guitarra?  Huh?

Um forte abraço
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #28 : 12 de Outubro de 2014, as 18:56:33 »

Quando você diz "entrada aterrada" quer dizer plugar uma guitarra?  Huh?

Entrada aterrada quer dizer sem sinal algum! Fechada pra o terra, como num jack com chave.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xandeguarah
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17

« Responder #29 : 12 de Outubro de 2014, as 19:52:14 »

Eu ainda estou esperando o esquema (inteiro) ser postado pra entender melhor o amplificador.
Como o transformador de força aparentemente está fornecendo a tensão correta no secundário (335Vac), a fonte está arriando por algum motivo. Eu tiraria todas as válvulas e faria a medição das tensões da fonte (ficariam acima de 450Vdc). Caso ainda permaneçam baixas, pode descartar problemas nas válvulas.

caro xformer

Retirei todas as válvulas do circuito e medi as tensões novamente e constatei os seguintes valores:

secundário do transf. força = 336 VAC
C36 = 470 VDC
C35 = 471 VDC
C33 = 469 VDC
C31 = 472 VDC

-----

Sei que alguns destes lugares são indicados para medição de tensão AC (os pontos circundados por uma elipse), ma para averiguar a quanta anda o power, é melhor a tensões DC!

Meça as tensões com cuidado, tanto para não se matar quanto para medir certo!

Bem, hgamal

Aí vão os resultados que obtive nas medições dos respectivos pontos:
Todos em VDC
TP24 - 223
TP25 - 207
TP26 - 28
TP27 - 354
TP28 - 354
TP30 - 7,3 mV
+B - 358
C-  - (-45)
W - Desculpe, não encontrei esse ponto de verificação no esquema. Por gentileza informe a região dele no esquemático para que possa postar aqui o resultado.
X - 292
Y - 330
Z - 357

Agradeço a atenção e auxílio.

Um forte abraço
« Última modificação: 12 de Outubro de 2014, as 20:31:37 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: