Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
25 de Novembro de 2024, as 20:29:56
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Projeto EL34 SE (dicas, sugestões e idéias)
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Projeto EL34 SE (dicas, sugestões e idéias) (Lida 16893 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: Projeto EL34 SE (dicas, sugestões e idéias)
«
Responder #15 :
02 de Outubro de 2014, as 14:08:12 »
Esse projeto do P1 também usa transformador de 5k no primário, portanto o seu serve também. A vantagem é que as 12AX7 permitem mais ganho em cada etapa do que a 12AT7, permitindo assim uma distorção maior, se é o que deseja.
O resistor de 604R parece ser desse valor mesmo. Se não achar, use dois de 1k2 em paralelo.
Sobre a ligação da grade 3 (pino 1) da EL34, normalmente ela é ligada ao catodo (pino 8 - algumas válvulas já tem essas ligações internamente), mas no P1, vai ao terra. Como essa grade é usada pra recolher os elétrons que repicam da placa, acho que não tem muita diferença.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #16 :
02 de Outubro de 2014, as 15:58:20 »
O resistor de 604R pode ser substituido por um de 680R sem problemas.
I want to diode!
David Loos
Visitante
«
Responder #17 :
03 de Outubro de 2014, as 09:43:23 »
Citação de: xformer em 02 de Outubro de 2014, as 14:08:12
A vantagem é que as 12AX7 permitem mais ganho em cada etapa do que a 12AT7, permitindo assim uma distorção maior, se é o que deseja.
Sim, eu usaria a 12AX7 do projeto do Diyrbt também, não gosto muito do timbre das AT7 no pré, mas já que me mostraram este circuito mais elaborado do P1, vou tentar com este!
Estive reunindo umas peças aqui para a montagem dele, e achei um transformador que tem secundário de 250VAC, que depois de retificado me daria algo perto de 352V na fonte, e a tensão mais alta no projeto é de 375V, mas não queria ter que enrolar outro transformador para este projeto, mas não sei se este daria conta, as tensões são muito críticas? ele funcionaria legal com esta tensão?
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #18 :
03 de Outubro de 2014, as 18:05:49 »
No esquema que eu vi, a tensão depois da retificação é de 388Vdc (B+) e no B+1 é de 382Vdc (o que vai para o transformador de saída). O Hammond 270EX é de 275Vac.
Acho que com o transformador de força de 250Vac vai funcionar (verifique a corrente que ele pode fornecer), mas precisaria reajustar o resistor de catodo da EL34 pra outro valor (teria que fazer a análise gráfica e achar o novo ponto de polarização). Só que a potência de saída vai cair.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 128
«
Responder #19 :
04 de Outubro de 2014, as 00:06:58 »
E com esse B+ de 352V a potência do amp. vai cair um pouco, mas, não muito.
Visitante
«
Responder #20 :
04 de Outubro de 2014, as 00:21:12 »
Monta assim mesmo, não vai ter problema nenhum,só vai provavelmente ter um pouco menos de volume e distorcer mais..monte e seja feliz.
«
Última modificação: 04 de Outubro de 2014, as 09:37:09 por xformer
»
Visitante
«
Responder #21 :
04 de Outubro de 2014, as 23:27:49 »
certo!
vou ver o que consigo fazer com este transformador! qualquer coisa eu recalculo o resistor de cátodo, o intuito é ser um projeto simples e com peças encontráveis aqui na minha oficina, não queria ter que fazer outro transformador ou ir atrás de peças específicas... para isso já tenho meu projeto de 18W que está tirando os cabelos aque ainda me restam hehe queria montar algo simples e funcional com o que tenho em mãos agora!
Este final de semana foi corrido, quero ver se encontro um chassis para montar o amp, acho que vai ser na forma de pão mesmo!
Uma pergunta aos mais experientes, sobre fazer a montagem em um chassis deste tipo (ou qualquer outro metálico) se eu usar uma placa de cobre, parafusada no chassis, e fazer a furação das válvulas e ir montando o circuito no estilo aranha (como os rádios antigos) pode ser muito crítico para pegar ruído? ou se eu tiver um bom plano de terra ele nao se tone tão crítico?
Visitante
«
Responder #22 :
05 de Outubro de 2014, as 00:09:49 »
se vai ser em forma de bolo,faz com ponte de terminais...aluminio de forma é molinho de furar...quanto ao hum,trance bem apertado os fios que forem ac,e separe o terra do audio e os terras da fonte pelo menos...
«
Última modificação: 05 de Outubro de 2014, as 02:11:58 por cobalto777
»
Visitante
«
Responder #23 :
06 de Outubro de 2014, as 12:19:38 »
Eu já tinha feito uma montagem deste tipo a um tempo atrás, mas fiquei com problema de ruído e não consegui tirá-lo de jeito nenhum... refiz ligações, aumentei filtragem da fonte e tudo, não consegui tirar este ruído!
sobre separar os terras, porque isso?
acho que pode ter sido esse o problema da minha montagem anterior então! eu fiz um plano de terra com uma placa de cobre e parafusei no chassis, e fui montando tudo nele, o que era terra, eu aterrei direto no chassis
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #24 :
06 de Outubro de 2014, as 12:47:20 »
Chassis deveria ser usado apenas como suporte mecânico para as partes e peças, não faz parte do circuito elétrico, ele não deve ser usado como elemento de condução do circuito, mesmo porque o ponto de conexão elétrico não será muito bom (porque não pega solda e portanto sujeito a contato mecânico e oxidação ou sujeira). Apenas aterramos o chassis para que ele não dê choque caso haja alguma falha de isolação e para servir de blindagem. Somente um ponto do chassis deve ser ligado a um ponto de terra do circuito. Quando os componentes tem que ter um ponto de aterramento, o retorno da corrente de terra deve ter somente um caminho até o ponto de terra da fonte. Se houver dois ou mais caminhos, cria-se o "loop de terra", que causa a captação de ruído. Verifique visualmente e mentalmente se existem caminhos duplicados ou triplicados para o retorno da corrente, se houver, tem que deixar um só. Por isso se fala tanto no "star ground" (aterramento em estrela, radial, pra onde todos os aterramentos convergem) que evita o aparecimento dos loops de terra.
«
Última modificação: 19 de Novembro de 2018, as 15:52:10 por xformer
»
David Loos
Visitante
«
Responder #25 :
06 de Outubro de 2014, as 13:21:21 »
Então, eu fiz usando uma forma de pão, e embaixo dela eu parafusei uma placa de cobre, fiz a montagem toda usando a placa de cobre como o terra do circuito, inclusive aterrei o chassis nesta placa, e mesmo assim não consegui eliminar o ruído, não existia nenhum loop de terra, as ligações eram todas curtas por intermédio de pontes de terminais e fios curtos.
Eu já montei o projeto evitando o loop de terra, nisso eu já estava ciente desde o começo, só não consegui entender o porquê do ruído... Mas enfim, é um projeto que acabei tirando umas peças e ele não existe mais, só que fiquei com isso na cabeça, pois de jeito nenhum consegui tirar aquele ruído, e foi a única vez que usei uma forma como chassis!
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #26 :
06 de Outubro de 2014, as 13:34:53 »
Precisaria ver qual é o tipo de ruído (gravando o áudio e analisar depois num software ou observar diretamente num osciloscópio). Pra simplificar, o barulho era do tipo: hmmmm (rede ou sinal retificado), bzzzzzzz (quando se põe o dedo na entrada ou na ponta do cabo) ou piiiiii (oscilação ou microfonia) ?
Amplificadores valvulados classe A em single ended geralmente tem bastante hum em 120Hz porque a filtragem foi feita de forma deficiente.
Outra coisa que sempre cria loops de terra são as malhas de blindagem que vão e vem dos conectores jack e para os potenciômetros.
Precisa checar se o ruído não é gerado na fonte do sinal, nesse caso se aterrar a entrada e o ruído sumir, é uma dica.
cobalto777
Visitante
«
Responder #27 :
06 de Outubro de 2014, as 16:10:15 »
http://diyaudioprojects.com/Technical/Grounding-Shielding/
Visitante
«
Responder #28 :
06 de Outubro de 2014, as 16:55:30 »
Só para confirmar o que o xformer disse, o meu IALL tem um hummmzinho
bem leve
que demora um pouco para aparecer depois que ligo.
O motivo certamente foi por eu ter diminuido os capacitores de filtragem, troquei os três de 100uF por três de 33uF para caber na caixa tipo hammond.
Vou comprar de 47uF para ver se diminui ou acaba o humm e ainda caber na caixa.
Abraço.
«
Última modificação: 06 de Outubro de 2014, as 18:17:54 por Ferro_Velho
»
Visitante
«
Responder #29 :
06 de Outubro de 2014, as 17:29:11 »
seguindo esse artigo que postei,separando os terras,e encaminhando os fios dos filamentos,trançados bem apertado,passando rente ao fundo do chassi,e longe da parte do circuito de audio,o máximo possivel,e adicionando dois resistores de 100 r no pinos 2 e 7 das el 34,mesmo os filamentos em ac ficou com ruido zero...
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...