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Autor Tópico: Tinta fotossensível não seca.  (Lida 11737 vezes)
matheusek
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« : 26 de Setembro de 2014, as 01:09:09 »

Olá pessoal.

Comprei tintas para fazer placas através do processo fotossensível.

Comprei a azul, para revelação da placa, e uma vermelha para máscara de solda.

Fiz um forno microcontrolado em 50ºC para tais processos.

No primeiro protótipo eu fiz com a tinta azul de revelação e deu tudo certo. 15 minutos no forno e a tinta estava seca pronta para ir até a estufa com lâmpada "negra".

Processo feito, placa corroída, PERFEITO! Trilhas perfeitas, sensacional.

Então vou fazer a mascara de solda com a tinta vermelha.

Pintei ela igual fiz com a azul de revelação, através de centrifugação.

Coloquei no forno e depois de horas, VÁRIAS HORAS, a placa simplesmente NÃO SECOU. Repeti o processe várias vezes. Dilui a tinta na acetona para ver se surgia efeito e não seca.

Não sei mais o que fazer.

Comprar uma tinta nova?

Agradeço desde já.
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« Responder #1 : 26 de Setembro de 2014, as 01:30:16 »

Normalmente a tinta fotossensível para mascara, tem que ser adicionada o seu catalisador; você fez isto?

Conta mais um pouco sobre o forno microcontrolado.

Abraços,
Alfredo
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matheusek
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« Responder #2 : 27 de Setembro de 2014, as 22:53:37 »

Qual catalisador você me indica?

Posso postar o esquema aqui. O código do forno eu fiz em assembly, para o HCS08 executar. Posso postar também se alguém estiver interessado.

https://www.dropbox.com/s/3rms6431k3g90ly/Forno%20Matheus.PDF?dl=0
https://www.dropbox.com/s/sxciar0wm0n54pu/Sem%20t%C3%ADtulo.jpg?dl=0
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« Responder #3 : 28 de Setembro de 2014, as 00:37:25 »

matheusek, Caso resolva postar o projeto, seria interessante que faça em um tópico próprio.

Quanto ao catalisador, o indicado é o que vem acompanhando a própria tinta.  Pelo menos, quando comprei o Kit de tintas (FASTPCB), vieram 3 potes de tintas, sendo que a para máscara e para legendas, acompanhadas do catalisador.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, as 14:38:00 por xformer » Registrado

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« Responder #4 : 28 de Setembro de 2014, as 15:04:01 »

Qual catalisador você me indica?

Posso postar o esquema aqui. O código do forno eu fiz em assembly, para o HCS08 executar. Posso postar também se alguém estiver interessado.


Muito legal o controlador do forno, Matheus.  Tenho algumas questões:
- Por que no layout os cis (uC e 4511) são ligados via barra de pinos ? Não podiam ser colocados na mesma placa dos displays e reguladores ?
- O terceiro display seria o indicador de "C" para grau Celsius. Mas no esquema, os segmentos acionados são "a", "b", "c", "d" o que mostraria um "J" ao invés de "C". Não deveriam ser os segmentos "c", "d", "e" e "f" ? Ou esse display usado tem outra configuração de segmentos ?
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« Responder #5 : 28 de Setembro de 2014, as 20:18:53 »

Respondendo ao Alfredo:
As tintas que comprei foram encomendadas no EBay e somente veio as tintas, sem catalizador. O interessante é que a tinta para corrosão, a azul, seca em 15 minutos e se distribui planamente sobre a placa virgem.

Se o pessoal quiser o projeto do forno eu posso tirar um tempinho para explicar ou então fazer um vídeo.

Respondendo ao xFormer:
Os CI's e também os display's estão soldados na placa, porém, eu acabei postando por engano o layout de protótipo, onde eu troquei os CI's por barras de pino sem querer. Mas resolvendo isso, ficou direto na placa.

Sim, o último display é para ser graus celsius. Eu segui o datasheet dos display's que tinha disponível na minha caixa de coponentes. Deu certo.


Óleo de banana é dissolvente apenas, não catalisador?

Alguém sabe um nome de um catalisador para eu procurar?
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« Responder #6 : 28 de Setembro de 2014, as 21:27:43 »

Caro Matheus, eu utilizo essas tintas compradas no ebay e para a máscara de solda a secagem é feita através da exposição a luz ultravioleta. Primeiramente aplico a tinta sobre a placa, depois a transparência (sem secar nada) e exponho ela a luz ultravioleta por aproximadamente 3 minutos, retiro a transparência (a tinta ainda vai estar úmida), passo acetona pra remover a área de soldar e por fim deixo na luz novamente por uns 10 minutos. Após isso ela está pronta e totalmente seca. Já tentou fazer isso?

*Óleo de banana serve somente para dissolver.
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, as 22:57:01 por lucaspaulogularte » Registrado
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« Responder #7 : 28 de Setembro de 2014, as 21:52:10 »

Caro amigo, vou tentar esse método.

Sabe me dizer que tos volumes é a água oxigenada?
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« Responder #8 : 28 de Setembro de 2014, as 22:55:48 »

Agora lendo a tua pergunta sobre a água oxigenada percebi que confundi as coisas, não utilizo água oxigenada, utilizo acetona (sempre confundo os dois). Roll Eyes
« Última modificação: 28 de Setembro de 2014, as 23:03:10 por lucaspaulogularte » Registrado
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« Responder #9 : 28 de Setembro de 2014, as 23:41:38 »

Ao aplicar a transparência na placa sem secar a tinta, ao retirar a transparência a tinta não gruda na mesma?
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« Responder #10 : 28 de Setembro de 2014, as 23:58:27 »

Faço a pergunta do ALFREDO a minha e além dela queria saber também como a acetona não tira a tinta toda da placa, não somente a da máscara.
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« Responder #11 : 29 de Setembro de 2014, as 00:11:17 »

A transparência gruda sim mas quando tu tira ela com cuidado removendo devagar ela não remove a máscara porque a parte em que a luz ultravioleta ultrapassa a transparência fica parcialmente seca (de forma que a acetona não remove a parte que está parcialmente seca), e a que não passa continua bem úmida, quando tu removeres o fotolito e passares a acetona, vai continuar úmido, eu passo a acetona em um papel toalha e passo devagar pela placa, depois exponho a luz novamente. Detalhe a exposição, na secagem da mascara de solda na cor verde eu expunha ela cerca de 10 minutos com a transparência e depois mais 15 pra secar, agora utilizo a mascara de solda branca e percebi que com cerca de 3 a 5 minutos já consigo remover a transparência e expor para a secagem final. A minha dica é passar pouca tinta e espalhar bem.  Legal!
« Última modificação: 29 de Setembro de 2014, as 00:20:21 por lucaspaulogularte » Registrado
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« Responder #12 : 29 de Setembro de 2014, as 11:05:40 »

Vamos lá:

Para tinta Uve Curable Solder Mask as que se vende no ebay para mascara de solda faça o seguinte.

Aplique a tinta no centro da Placa uma boa quantidade, coloque um saco plástico deste que se vende em papelarias sobre a tinta com um cartão de crédito eu Prefiro uma espatola de borracha, vá espalhando a tinta sobre a placa até que ela fique uniforme e Sem Bolhas muito importante não pode ter bolhas se não vai ficar com falhas onde tiver bolha ok.
Coloque o Fotolito da Mascara de componentes, um vidro transparente para prender exponha a luz UV por 15 minutos, retire o saco plástico e limpe com thiner.

Pronto esta feito, com a transparência gruda na placa com estes sacos plásticos não.

Agora dica que vi do ferro velho para o fotolito.

Eu uso papel vegetal para os fotolitos depois de imprimir em uma vasilha coloco um pouquinho de thiner dai prendo o fotolito na tampa da vasilha e tampo deixo uns 10 minutos depois tiro, isto server pra deixar o toner mais escuro.
Também serve para transparência.

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Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
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« Responder #13 : 30 de Setembro de 2014, as 12:59:55 »

Eu fiz por esse método, mas ao ajustar nas trilhas, certinho, ficou meio lambusado. E não ficou uma tinta uniforme na placa.

Acredito que eu tenha colocado demais tinta. Deve colocar um pingo somente?
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« Responder #14 : 08 de Novembro de 2014, as 23:22:52 »

Eu usei pra fazer a mascara de solda essa tinta do Ebay e não vem com o catalisador... Ela demora mais para secar, as que vendem na www.placaonline.com.br vem com o catalisador.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2014, as 06:15:19 por xformer » Registrado
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