Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 16:43:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pimentas  (Lida 19436 vezes)
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #30 : 06 de Setembro de 2014, as 19:30:10 »

Fernando, se eu enxerguei bem na foto, as mudas já estão florescendo ou com frutos. Acredito que logo terá pimentinhas malaguetas no quintal.  Achei que o pé da malagueta fosse menor, vou ter que arrumar vasos maiores no futuro ...

Um pé de malagueta que um parente tinha perene em sua casa media perto de 1,5m de altura.
-----xx---------
Canteiro de pimenteiras na minha antiga casa, durante o inverno
Quanto mais próxima da composteira, mais saúde tem a pimenteira e a temperatura do solo é ligeiramente maior.

Pimenteira próxima à composteira.  Até argamassa caiu sobre ela durante a obra da casa ao lado e mesmo assim era a mais verde.

Pimenteira distante da composteira

Abraços, Saúde e amor
« Última modificação: 06 de Setembro de 2014, as 19:34:17 por Patines » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #31 : 06 de Setembro de 2014, as 19:41:19 »

Patines, é possível perceber facilmente a diferença de vigor dos pés de pimenta (eram todos de mesmo tipo ?). A compostagem era feita com o lixo doméstico orgânico (meu pai fazia muito disso no quintal dele) ?  Casa antiga ?  Quer dizer que elas ficaram lá ou conseguiste mudá-las pra tua casa nova ?
« Última modificação: 06 de Setembro de 2014, as 19:43:03 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #32 : 06 de Setembro de 2014, as 19:55:45 »

...eram todos de mesmo tipo ?
 Sim todas do mesmo tipo, dedo-de-moça.  Tem até algumas bem pequenas na foto, porque esta época não estava dando.

A compostagem era feita com o lixo doméstico orgânico?
Sim, lixo doméstico orgâncio e também folhagens do pátio.  Na nossa casa nova também estamos fazendo isso.  Aqui na nossa casa existem 3 tipos de lixo: rejeito, compostável e reciclável.  Todos os restos de alimentação vão para a composteira(vermicomposteira).

Casa antiga ?  Quer dizer que elas ficaram lá ou conseguiste mudá-las pra tua casa nova ?

Ficaram na casa antiga.  Tomara que o novo morador goste de pimentas.  Também existia a minha pimenta de troca, uma malagueta que é cultivo de família a mais de 40 anos.  Creio que um vizinho da casa do meu pai ainda tenha um pé, porque não acho mais as sementes.

Estou com um  álbum de fotos de Cuba sobre as pernas, mas não encontrei as fotos do aji cachucha.  Se perderam em alguma esquina da vida...

Abraços, Saúde e amor!
« Última modificação: 06 de Setembro de 2014, as 20:19:08 por Patines » Registrado
Fernando Bello
Handmaker

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82

« Responder #33 : 23 de Setembro de 2014, as 10:14:04 »

Um novo método pra fazer as mudas:

Tome uma cachaça boa:

Use o copo de molde para um pedaço de jornal:

Cole com durex no formato:

Sementes de dedo de moça:

Mais pra frente posto o andamento, segue imagem das malaguetas já no fruto:
Salto - SP
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #34 : 23 de Setembro de 2014, as 12:35:00 »

Legal Fernando, boa dica. Acho que assim pode transplantar a muda com o "copinho" de papel diretamente no canteiro, pois o jornal deve se degradar com o tempo.  Só não sei como será o comportamento do jornal com as regas das mudas, se não se desmanchar ao ficar úmido, funciona.

Vejam como estão minhas mudinhas:

Eu usei copinhos de plástico descartável, com 4 sementes em cada. Os 4 copos da esquerda são de pimenta malagueta (compradas na feira e retiradas as sementes), germinaram todas sementes. O copo superior direito tem mudas da Bhut Jolokia e o inferior direito com mudas da Habanero, sementes compradas em envelope, não germinaram todas e demoram bem mais que as malaguetas. Estão com 3 semanas.

Outro dia comprei estas pimentas:

Foram compradas no mercado Kinjo Yamato ao lado do mercado da Cantareira (mercadão de São Paulo), numa banca que só vende pimentas. Segundo o vendedor, elas são da Trinidad Scorpion, mas depois pesquisando na internet (www.pimentas.org) não me parecem da Trinidad Scorpion (que tem um bico como se fosse o ferrão do escorpião). Elas são bem ardidas, mas fiquei agora na dúvida. Alguém sabe de qual variedade elas são ?  De qualquer forma eu separei e sequei as sementes e deixei as pimentas em conserva de vinagre.

Depois vou divulgar meu projeto de irrigador automático, pra inserir a eletrônica no tópico. Eu comprei uma bombinha de fonte decorativa (220 litros por hora) e projetei um sistema de timer pra ligar e contar o tempo de funcionamento e intervalo entre as regas.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #35 : 23 de Setembro de 2014, as 13:17:57 »

Ei xformer.

Ótimo tópico.

Pense mais num sensor de umidade do solo, pimenteiras são sensíveis à fungos e solo muito úmido é prejudicial por conta disso.

Evite também água clorada.

Pena que aqui onde moro não consigo fazer as pimenteiras irem pra frente, fungos e nematóides destroem as raízes e folhas antes de terminar a florada.

Boa sorte com seu canteiro.

Abraço
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #36 : 23 de Setembro de 2014, as 13:48:05 »

Pense mais num sensor de umidade do solo, pimenteiras são sensíveis à fungos e solo muito úmido é prejudicial por conta disso.

Evite também água clorada.

Pena que aqui onde moro não consigo fazer as pimenteiras irem pra frente, fungos e nematóides destroem as raízes e folhas antes de terminar a florada.

Boa sorte com seu canteiro.

Oi Matec.

Como vou ter que plantar em vasos, ficaria meio inviável colocar um sensor em cada um, além disso penso em usar um distribuidor de ar de bombas de aquários para dividir a água para cada vaso, através de mangueirinhas siliconadas. Pra isso que vou ajustar a quantidade de água que a bomba vai fornecer. Preciso ainda fazer algumas medições.
Sobre as pragas, acho que em vasos não teria muito problema, já li que inclusive se pode esterilizar a terra, deixando-a num forno ligado por um tempo.  Vamos ver.
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #37 : 23 de Setembro de 2014, as 14:15:05 »

Olá xformer

Realmente plantar em vasos torna tudo mais simples, contanto que se drene toda a água que se utilizar na rega, (nada de pratinhos cheios de água embaixo dos vasos).

E utilizando substrato misturado com pelo menos 1/3 de areia lavada de construção ( isso ajuda a manter o solo poroso, solto, e consequentemente drenado).

Abraço
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« Responder #38 : 23 de Setembro de 2014, as 19:02:38 »

Poxa,

Finalmente uma thread que eu entendo um pouco  Cheesy

Existem umas estações de germinação que são bem bacanas, não sei se pimentas se dariam bem. Lã de rocha e espuma fenólica, a lã é sempre vista como melhor opção.
Lã de rocha

No ebay conseguimos também achar um tapete térmico (heatmat) que nessa fase de germinação acelera e fortifica o desenvolvimento da planta.
Heatmat

Eu tenho um desses mas ainda não pude usar, eu esqueci de comprar um termostato. Ele é indicado para hidroponia mas solo orgânico também é possível já que na fase de germinação não é necessário um solo rico em nutrientes.

O melhor composto de solo para geminação que retém água e ao mesmo tempo é extremamente aerado é sunshine com perlita.
Sunshine
Perlita

Acreditem, sunshine com perlita fica muito bom!
Eu tive cultivo indoor quando morava em apartamento. Plantava tomate cereja e pimenta com luz artificial, uma fluorescente compacta grandona.

Abração

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #39 : 23 de Setembro de 2014, as 19:42:04 »

Juliano, essas coisas são bem legais, mas eu sou amador e nem quero gastar muito. É só cultivo pra ter umas pimentinhas pra fazer um vidro de molho de vez em quando.  Esse tapete térmico pra germinação deve até ser possível de ser feito com algumas resistências. Qual o material das células onde ficam as sementes ? Plástico, metal, cerâmica ?
juloliveira
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41

Não tá morto quem peleia, tchê!

« Responder #40 : 23 de Setembro de 2014, as 19:51:48 »

Se refere aquela "bandeja" que vem com o heatmat? É um plástico fino, daqueles que quebram fácil.
Juliano Oliveira
Guilherme
Visitante
« Responder #41 : 24 de Setembro de 2014, as 20:37:04 »

Existem pimentas muito boas para quem não gosta de pimentas, exatamente meu caso.

Minha gata trouxe recentemente de Espelette, cidadezinha na região Basca francesa, perto de Biarritz, uma pimenta sensacional, que leva o nome do local. Sobre um prosaico arroz & feijão faz mágica !

http://www.espelette.fr/

http://www.petitgastro.com.br/pimenta-de-espelette-a-mais-famosa-especiaria-francesa/

A pimenta-de-cheiro, muito comum no Maranhão, também é ótima para quem não aprecia pimentas fortes. Aroma inigualável e extremamente suave, pode ser cultivada em outros climas, até mesmo em regiões serranas. Não necessita de tratos especiais e é extremamente produtiva.

Pelo andar da carruagem, o Handmades vai ter que criar o Forum "Gastronomia"....
Handmaker

Obrigado

« Responder #42 : 24 de Setembro de 2014, as 23:15:33 »

Guilherme..  já que comentou, também comento a minha preferência de pápricas, influenciada por meu concunhado que é espanhol da província de Cáceres, pueblo de Santa Ana.  Em Cáceres existe uma região linda cheia de bons lugares para banhos em rios que se chama "La Vera", e como não podia deixar de ser, lá existem uns tipos de pápricas que se chamam "Pimentón de la Vera".  Para fazer este tipo de páprica, se deixam as pimentas secando na fumaça de encina, um tipo de carvalho, as mesmas árvores que se usam para cair bolotas(também se usam bolotas de alcornoque=corticeira de rolha) e alimentar os porcos de que se fazem os "lomos", que inclusive se tempera com o pimentón.  Os Lomos nunca provei porque sou vegetariano, agora o Pimentón, só não sou viciado porque o meu terminou.

Lomos de porco: http://es.wikipedia.org/wiki/Lomo_de_cerdo
Pimentón de La Vera: http://es.wikipedia.org/wiki/Piment%C3%B3n_de_la_Vera

Se algum dia puder provar alguma comida com esta páprica, juro que não esquecerá.

Abraços, Saúde e amor!

« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, as 18:20:22 por xformer » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: