Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 15:50:47

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tube screamer com volume muito baixo!!!  (Lida 8525 vezes)
Fisioterapeuta
Handmaker

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16

« : 26 de Agosto de 2014, as 13:14:25 »

Já montei vários tube screamers porém este deu problema, os controles funcionam so que em volume baixo
aumento o som do amplificador no talo e só escuto a distorção lá no fundo.
Minha pergunta é, o que faz a amplificação do sinal da guitarra neste efeito é o 4558 ou os transistores?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311

"Fui eu que fiz"

« Responder #1 : 26 de Agosto de 2014, as 14:03:44 »

Os transistores são Buffer, um na entrada e outro na saída.  O ganho é feito na primeira parte do 4558; a parte onde atua o potenciômetro de overdrive.

Busque aqui no fórum pelo PDF do Tube_Screamer_TS808_Clone_Plautz, que é um clone (claro) e que contém muita informação, além de ter o diagrama em bloco, onde explica o que cada setor do pedal faz.

OBS: clone disponibilizado pelo Plautz!

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 26 de Agosto de 2014, as 14:11:50 por Alfredo Padrao » Registrado

Bizzorro
Visitante
« Responder #2 : 26 de Agosto de 2014, as 14:08:43 »

Olá Fisioterapeuta!

O 4558 é um amplificador operacional duplo...pode ser ele e também pode não ser...se tiver outro ci, não custa tentar...mas, já tive o mesmo problema e era por incrivel que pareça, um capacitor com perna quebrada...

O ideal é testar em blocos o circuito, com um injetor de sinais e um multimetro....

Abraços e boa sorte!
Visitante
« Responder #3 : 26 de Agosto de 2014, as 14:10:01 »

Os transistores são Buffer, um na entrada e outro na saída.  O ganho é feito na primeira parte do 4558; a parte onde atua o potenciômetro de overdrive.

Exatamente como o colega descreveu.

Eu costumo debugar meus pedais do fim para o começo, assim: com o circuito plugado no amplificador eu injeto algum sinal na base do transistor do buffer de saída, por exemplo, depois eu injetaria sinal nos pinos de input dos opamps e por fim no buffer de entrada, dessa forma, o ponto que não houver sinal ou que o sinal estiver baixo demais estará automaticamente indicando um problema.

Entretanto, como vc notou um pouquinho de som distorcido bem, eu iria no pot de volume.
Handmaker

Obrigado

« Responder #4 : 26 de Agosto de 2014, as 15:58:49 »

Todos os componentes sao novos pois comprei tudo na tiger comp... Mas  vou ver as soldas no ci e trocar o pot de volume e ver no que da
« Última modificação: 26 de Agosto de 2014, as 22:42:40 por xformer » Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #5 : 26 de Agosto de 2014, as 22:09:11 »

Todos os componentes sao.novos pois comprei tudo na tiger comp...

Isso não quer dizer que não haja algum defeito...se quiser alguns ci's novos e com defeito, tenho dois 4558, um TL072 e um 741, todos com defeito Sad

O pot é bom verificar também...tenho uma pancada com defeito, que nem soldar eu soldei e como aqui custa barato (R$ 1)...

Abraços!
« Última modificação: 26 de Agosto de 2014, as 22:42:01 por xformer » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 27 de Agosto de 2014, as 14:37:52 »

É por isso que eu monto tudo na proto antes de montar na placa
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #7 : 27 de Agosto de 2014, as 22:28:27 »

Para complementar, seria interessante você comentar qual o layout está usando, já que este pedal tem muitos layouts disponíveis.   Ou até mesmo colocar fotos nítidas, pelos dois lados.

O pot é bom verificar também...tenho uma pancada com defeito, que nem soldar eu soldei e como aqui custa barato (R$ 1)...

Abraços!

O potenciômetro, em muitos casos, é o vilão da história; ou já vem com defeito; cai ao manusear e quebra trilha internamente; esquenta em demasia quando está soldando, entre outras possibilidades.

Boa sorte,
Alfredo
Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #8 : 28 de Agosto de 2014, as 09:37:20 »

Se o potenciômetro atua normalmente, mas com volume muito baixo, me cheira a capacitor bichado.
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 28 de Agosto de 2014, as 10:38:57 »

o esquema foi a do tonepad.om

subistitui o potenciometro por outro 500ka e o problema persistiu, subistitui o jrc 4558 por outro 4558 e o problema persistiu, revisei todas as soldase nao estao frias ou com mal contatos...

o efeito funciona mas com o volume baixo e todos os pots atuam...

marcos camara qual capacitor voce arristaria ja que nao estou com um injetor de sinal aqui
Visitante
« Responder #10 : 28 de Agosto de 2014, as 11:13:23 »

Fisio, se o efeito funciona e todos os pots atuam, então o problema é depois do tonestack e depois dos dois opamps.

Pode ser uma fuga para o terra, que pode ser por valor errado de resistor (valor menor que o correto) ou um resistor com valor maior no caminho do sinal e já perto do fim do circuito.

Verifique Ra se esta correto, com valor em R e não em K.

Se Ra estiver correto, verifique os outros resistores deste último bloco do circuito (Rb e o de 10K conectado ao terra).

Abraço.
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, as 11:17:46 por Ferro_Velho » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 28 de Agosto de 2014, as 13:24:58 »

Por acaso, vc não inverteu a posição de um dos transistores?
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 28 de Agosto de 2014, as 22:14:48 »

Tem horas que da um pane na cabeça , simplesmente esqueci de soldar ra e rb, não prestei atenção e achei que só existiam no ts9, como poderia funcionar bem este efeito sem os resistores 10k e 100ohms... Obrigado galera vou prestar mais atenção da próxima vez, e se por ventura surgir alguma dúvida mais para frente já crio o tópico com as fotos.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, as 10:11:33 por Fisioterapeuta » Registrado
felix
Visitante
« Responder #13 : 28 de Agosto de 2014, as 22:56:46 »

"Shwo de Boal"  Cheesy

Não resisti, digitar no celular é tenso, uma vez mandei uma mensagem para minha chefe dizendo que chegaria atrasado, sei que foi tanta coisa escrita errado que ela achou que eu estava drogado e até me liberou.
"Pelo menos imagino que seja isso"
 Legal!
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, as 22:59:24 por felix » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker

Obrigado

"Fui eu que fiz"

« Responder #14 : 28 de Agosto de 2014, as 23:10:38 »

Ainda bem que achou o problema.  Que falta faz uma foto; se a mesma tivesse sido postada acompanhado a primeira mensagem, já estaria resolvido. Legal!

Boa sorte,
Alfredo
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: