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Autor Tópico: Potenciometros para captadores  (Lida 11678 vezes)
zekkez
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« Responder #15 : 26 de Agosto de 2014, as 12:36:09 »

Poxa vida Alex...

Pegou pesado !   Lixo Noiseless em superstrato ?  Cheesy

Até o Clapton usa ou usou o modelo Vintage !  Não pode ser tão desqualificado assim.

Falando em Strato e pots, vi o seu set minimalista num outro tópico.  Uma vintage V6 e amplificador Fender e nada mais.

Você alterou a elétrica da bichinha ?  Todas as 03 V6 que tenho aqui possuem pots Alpha de 500K
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EddieTavares
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« Responder #16 : 26 de Agosto de 2014, as 13:48:21 »

Frias, quando consideramos apenas um dos captadores essa diferença é bem notável, mas em posições intermediárias não existe essa tal diferença brutal.

Eu não tenho um noiseless, eu tenho um VV Heavy blues no braço e um JB na minha strato principal, nas outras guitarras são só humbuckers ou single messmo.
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Newild
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« Responder #17 : 26 de Agosto de 2014, as 22:05:35 »

Fiz o que o Felix e o Tavares disseram, troquei o potenciometro por um de 500KA, coloquei o resistor de 470k, nos pólos da chave seletora conforme o Felix disse e a outra extremidade do resistor no terra
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« Responder #18 : 27 de Agosto de 2014, as 00:33:22 »

E o resultado foi o esperado? Quais foram as suas impressões?
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Alex Frias
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« Responder #19 : 27 de Agosto de 2014, as 10:13:06 »

 Interessante observação, Zekkez! Foi inclusive no período que o Clapton teve seu pior timbre...rs. E olha que ele se esforçou bastante pra isso. Felizmente voltou com um timbre aceitável de lá pra cá!

Agora falando sério: falei do lixo noiseless num sentido puramente bobo, caretão mesmo, em relação a singles. Não sou contra esses singles super-potentes ou HBs no formato de singles. Só que são bichos diferentes, outro tipo de ferramenta! Eu já tive, não aprovei e vendi os tais Fender Vintage Noiseless (pra mim dever-se-iam chamar Toneless...rs), mas gosto do irmão musculoso Hot Noiseless, que num corpo de basswood faz a festa!
Sou fã e uso os Lace Sensor Gold em uma de minhas guitarras! E se não me engano todos esses três pups citados usam imã cerãmico!

Quanto aos pots nas Vintage: fora a Thomas Blug, que já vem com um wiring bacana, eu troquei tudo nas outras duas Strats e na LP que tenho. No caso da que estou usando "despedalada" com o ampezim Fender Super Champ XD, os captadores são os Lollar Blonde Set, bem na onda dos pups anos 50 do comecinho da produção, ou ao menos no imaginário "mojístico", com baixo ganho e um timbre bem "acusticão"! Já seria pecado mortal colocá-los numa guitarra com design mais pra anos 60 com modernices, mas o que procuro é uma combinação satisfatória. O Volume é 250k LINEAR, com treble bleed de 220pF, sem resistor, TONE de 250k LOG e capacitor de 0.1uF, ligado apenas ao pup da ponte e ao do braço. Mais um "dummy coil" chaveado com uma "Push-Push" no potenciômetro de TONE do captador da ponte.

A Filmore está com dois pups originais mais um Lace Sensor Gold na ponte. O "wiring" é o mesmo do de cima com duas exceçoes: o capacitor de TONE é de 0.047uF e esse controle é global. Além disso, um "killswitch" tomou o lugar de onde costuma ficar o TONE do pup do braço.
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EddieTavares
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« Responder #20 : 27 de Agosto de 2014, as 14:23:30 »

Pra quem curte essas tunagens, essas guitarras Vintage (marca) são ótimas, o madeiramento é ótimo e fica mais barato que importar corpo e braço de uma strato ou tele.
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« Responder #21 : 27 de Agosto de 2014, as 17:21:15 »

Esse nome é que se tornou um problema, pois até a outra pessoa entender que é uma marca... Mas ao mesmo tempo o marketing já estava feito!!!
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felix
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« Responder #22 : 27 de Agosto de 2014, as 18:36:42 »

Ou não né,  Cheesy
O filho pode pedir para o pai uma guitarra Vintage e acabar recebendo uma Tonante vintage..  Tongue

http://en.wikipedia.org/wiki/Tonante  Cheesy
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« Responder #23 : 27 de Agosto de 2014, as 19:03:45 »

E com as maluquices que vejo rolando por aí, pode ser a preço de ouro! Cry
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Newild
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« Responder #24 : 28 de Agosto de 2014, as 00:52:30 »

E o resultado foi o esperado? Quais foram as suas impressões?
Achei que os silngles perderam um pouco o brilho
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EddieTavares
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« Responder #25 : 28 de Agosto de 2014, as 09:48:27 »

A princípio é essa mesmo a intenção quando usamos pot de 250k nos singles: remover o exesso de brilho.
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« Responder #26 : 28 de Agosto de 2014, as 09:56:17 »

Exatamente, dá uma "arredondada" geral. Mas sempre fica para o freguês decidir o que prefere.

Há quem prefira usar potenciômetros de 500K em Telecasters com singles "overwound' pra manter o brilho. Eu particularmente não gosto...
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zekkez
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« Responder #27 : 28 de Agosto de 2014, as 15:24:02 »

Essa coisa de elétrica guitarrística é algo bem pessoal mesmo.
Nas 03 Stratos V6 que tenho aqui deixei tudo original, apenas adicionei um capacitor de 180pf com treble bleed numa delas.  Mas quando tiver tempo vou fuçar mais profundamente...

Atualmente estou me dedicando a duas Stratos MIM.

Numa das duas substituí os escudos e toda a parte elétrica por um set de Vintage Noiseless (viu Alex  Cheesy), mas com os pots de tom em valor inferior, 500KA no lugar dos indicados 1M. Usei a receita do treble bleed indicado pela fender (cap de 680pF e resistor de 220K em paralelo). Com os pots de 1M achei o som meio artificial...

Para outra estou projetando e montando um escudo com 03 Quarter-Pounds Tapped e três pots 250KA push pull. Vamos ver no que dá ! Anda não decidi qual o valor do treble bleed. Mas acho que vou imitar a Ibanez em seus caps de alto ganho e colocar um cap de 330pF.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, as 15:36:02 por zekkez » Registrado
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