Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Novembro de 2024, as 18:48:55

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Potenciometros para captadores  (Lida 11704 vezes)
Newild
Visitante
« : 25 de Agosto de 2014, as 16:51:23 »

https://imageshack.com/i/p9lfAcy2j

Ola amigos, gostaria da ajuda de vocês: eu tenho uma strato HSS, e o potenciômetro para o humbucker é 500k; para single é 250k, e a minha strato tem o potenciômetro de volume 250k para o humbucker e para os singles. Fiz um teste aqui e coloquei um de 500k no volume e achei que o som deu uma melhorada no humbucker, mas para os singles eu não achei que ficou bom, ficou abafado, e eu vi uns fóruns sobre isso e um cara estava dando essa ideia que eu fiz ai nesta imagem. Coloquei os resistores de 270k porque se não me engano os de 250k não são comerciais. Gostaria de saber se isso ai vai funcionar na pratica, abração e obrigado!!!

« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, as 17:23:22 por Newild » Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 25 de Agosto de 2014, as 19:53:42 »

Na verdade, para HSS seria assim:

Visitante
« Responder #2 : 25 de Agosto de 2014, as 20:42:19 »

A minha também é hss, eu uso pot de 500k e um resistor de 470k entre o malha e o vivo de cada single.
Visitante
« Responder #3 : 25 de Agosto de 2014, as 20:54:18 »

Obrigado Felix, mas nesse caso que voce me mandou, os potenciometros de tone continuam sendo de 250k? E o capacitor continua sendo de 0,047uf? E eu posso continuar com o push pull? Obrigado Eddie, é so ligar um resistor de 470k entre o fio branco e o terra em cada single?
Visitante
« Responder #4 : 25 de Agosto de 2014, as 21:32:45 »

A resposta é tanto faz.

É só uma das maneiras, mas é a mesma coisa de usar um 500K (ou 470K) entre a Terra e o vivo de cada single, assim como o Eddie falou.
(O problema de se usar um resistor para cada single, é que a posição intermediária na chave seletora entre os dois singles irá somar os 2 resistores, dando 235K por exemplo, coisa que não acontece no exemplo que eu havia postado)

Se pensando no exemplo da DiMarzio.

Em paralelo = 1/500K+1/500K = 250K

Isso quer dizer que nos singles o pot vai variar de 0-250K, lógico que com uma curva diferente do que se você tivesse usando um 250K.

Porque por exemplo quando o pot 500K estiver com 100K por exemplo (1/5 do giro se tratando de pots lineares):
Em paralelo = 1/500K+1/100K = 83K
Sendo que um pot de 250K Linear teria em 1/5 do giro mais ou menos 50K

Agora em 1/10 de giro, o pot de 500K terá:
Em paralelo = 1/500K+1/50K = 45K
Sendo que um pot de 250 Linear teria em 1/10 do giro mais ou menos 25K

Entretanto vale lembrar que seriam 45K para o Terra e 50K para a saída.
E no primeiro exemplo 83K para o terra e 100K para a saída.

O ideal do ideal, seria comprar um pot dual gang 250K/500K ou um 250K/250K substituindo a última trilha por um 500K de outro pot.
Usando uma chave de 5 posições dupla, assim os controles de volume dos singles poderiam ser direcionados para os 250K e o humbucker para o 500K.

Mas eu já cheguei a conclusão final que, toda guitarra HSS pede um minihumbucker, como o Hot rails, Fast Track, ou similar.
Tanto para equiparar a saída, quanto para não termos problemas com os pots.

Como a combinação mágica clássica dos Hot Rails no braço com os Evo na ponte.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, as 21:45:52 por felix » Registrado
Newild
Visitante
« Responder #5 : 25 de Agosto de 2014, as 21:46:36 »

Mas Felix, a minha guitarra so tem 2 potenciometros, 1 tone e 1 volume, ai como seria essa matemática que voce postou?  Smiley
Visitante
« Responder #6 : 25 de Agosto de 2014, as 21:53:11 »

A mesma coisa, não importa os Tones nesse caso, você só precisa ver se sua chave de 5 posições é compatível.
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #7 : 25 de Agosto de 2014, as 21:54:27 »

Olhe o esquema que o Felix postou la em cima...
Uma outra opção seria o que eu fiz uma vez... dos 3 potenciometros, deixar 1 para volume do captador da ponte, 1 para volume dos captadores do meio e braço e o outro tom geral.
I don't want to die young...
I want to diode!
Newild
Visitante
« Responder #8 : 26 de Agosto de 2014, as 00:40:14 »

Felix, eu não entendi muito bem como fazer a ligação, olha eu uso essa ai https://imageshack.com/i/kpdVtf9Zj
é so ligar o resistor?
Visitante
« Responder #9 : 26 de Agosto de 2014, as 01:19:50 »

Você vai precisar de um teste de continuidade para ter certeza, mas se for exatamente igual a da sua foto, é o primeiro e o segundo terminal das vias a direita da chave, contando de baixo para cima.

Só você fazer a translação, não tem mistério, só precisa do resistor para o terra, simples demais. (mas a chave tem que ser igual a essa, existem chaves diferentes)

« Última modificação: 26 de Agosto de 2014, as 01:21:34 por felix » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #10 : 26 de Agosto de 2014, as 09:23:38 »

Eu costumo usar esse esquema, apesar de não usar muito SSH. Também não uso o captador HB "? ? ?", já que uso captadores estilo PAF de baixa saída, a mistura com o single (posição 2) soa muito bem, mas perde-se o cancelamento de ruído. Como diz um amigo: quer ter um instrumento silencioso? Vá tocar flauta!...rs

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 26 de Agosto de 2014, as 09:52:32 »

A minha também é hss, eu uso pot de 500k e um resistor de 470k entre o malha e o vivo de cada single.

Sim, você pode também por o resistor somente no single do braço, já que a maioria dos guitarristas não usa somente o captador do meio, na minha guitarra eu uso nos 2.

Quando colocamos na ponta da caneta apenas o pot e os resistores, a diferença é alta, mas, se colocarmos no cálculo o pot de tone, o pot de volume, os 2 resistores e as resistências dos captadores a diferença é de apenas poucos ohms quando tiramos ou incluímos um dos resistores no sistema, no ouvidômeto eu não notei diferença alguma.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #12 : 26 de Agosto de 2014, as 10:25:44 »

O problema de se usar dois resistores é que eles entrarão em paralelo quando combinar os singles do meio e o do braço na posição 4 do seletor de captadores. Se não nota a diferença, melhor investir primeiro em cottonettes, depois em bons pups e finalmente num bom amp!

Quanto a não usar o captador do meio, não sabem o que estão perdendo!  Sarcasmo

Claro, com um bom jogo de captadores. Com esse lixo noiseless que normalmente equipa essas super-Strats não dá boa coisa mesmo! Guitarrista
Pagão e feliz!!
felix
Visitante
« Responder #13 : 26 de Agosto de 2014, as 10:38:24 »

Com esse lixo noiseless que normalmente equipa essas super-Strats não dá boa coisa mesmo!

Eita, ai você ofendeu.  Cheesy
Eu estou com uma guita aqui com uns HS-3 e HB-S, digo que estranhei muito no início, mas depois parei para entender a lógica da coisa.
O mal que você fica escravo de um "pré-pré-amp".
Seja um booster ou um TS, o ideal é aumentar o ganho dele, antes de distorcer.
Se mandar direto na distorção, fuzz ou no pré amp, fica "chocho".

É como se o frango viesse congelado, primeiro você precisa descongelar, temperar, ai sim por no forno, sacou? Guitarrista
« Última modificação: 28 de Agosto de 2014, as 11:58:10 por felix » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #14 : 26 de Agosto de 2014, as 11:18:31 »

Não é ofensa, mas a questão é que algumas coisas só funcionam se você fizer de determinada maneira, o que não desvaloriza a outra abordagem.
O problema é usar as abordagens "trocadas"!

Se quer som de Metal "pesadaço", fuja de singles! A não ser que você procure coisas "diferenciadas" do que há por aí...

Na verdade há várias maneiras mais diretas e eficientes de se conseguir bons resultados, uma delas é partir do som que você quer ter e pensar a guitarra a partir disso.
Nesse ponto, um bom corpo de basswood, se tiver um top de maple melhor ainda, com captadores ativos de alto ganho e baixíssimo ruído podem ser a chave do sucesso!
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: