Kem pelo que entendi, essas curvas mostram os pontos de remanência (as chapas ficão imantadas), coercividade (ponto onde se desmagnetizam por completo).
Vamos ver se entendi, ao aplicarmos uma corrente X em um solenoide o campo vai aumentar até chegar ao ponto A 17 kiloGauss onde as chapas estão totalmente magnetizadas.
Se diminuirmos a corrente até zero, as chapas não se desmagnetizarão, elas vão manter-se magnetizadas no ponto B 15 KiloGauss, que seria o ponto de remanência ou “magnetização remanente”, ou seja as chapas ficariam imantadas.
Se invertemos essa corrente o campo aumentaria novamente porem em sentido contrario, e a magnetização desapareceria no ponto c quando a corrente e consequente mente o campo atingir o valor de Bc (coercividade do material).
Como invertermos a corrente e o campo magnético, as chapa se magnetizarão no sentido inverso ponto D. se zerarmos essa corrente novamente as chapas permanecerão magnetizada porem invertidas ponto E, assim o ciclo se repetiria.
Obs: eu marquei mais de um ponto em B e E por que, eles mudam de acordo com a corrente A/m ou campo Oe.
Se estiver errado por favor me corrijam.
Fiquei com essa dúvida:
Os pontos A e D também variam de acordo com o campo?