Primeiramente muito obrigado Eduardo (meu chará! tambem sou Eduardo) era um valor próximo disso que iria utilizar para o cálculo de um transformador de força para duas EL84. Bem prático esse meio de encontrar o valor ! Gostei mesmo!!
Sobre o núcleo é isso mesmo, de GNO. Pelos valores de saturação no gráfico dá para se ter um idéia bem razoável.
O ensaio foi feito em corrente alternada para obtermos a curva normal de magnetização. Existem outros tipos de ensaio, como fazendo o uso de um fluximetro, mas acredito foge do material que temos em casa.
No caso desse núcleo eu desmontei todo o transformador e os enrolamentos e re-enrolei colocando 200 espiras, não lembro o diâmetro do fio que utilizei porque era de sucata mesmo coloquei 200 espiras sem motivo, apenas porque não tinha mais fio e ficou um número redondo. Quantos mais espiras você colocar, melhor. Menor a tensão para saturarmos o núcleo, porém mais trabalho para enrolar.
Bem tendo feito isso precisamos de pelo menos dois multímetros, um para corrente e outro para tensão em AC. Colocamos o de corrente em série e depois colocamos em cima da bobina o outro para medirmos a tensão.
O bom seríamos possuir multímetros True RMS para o valor ser o mais correto possível (em corrente e tensão alternada), mas acredito que multímetros comuns possam nos dar valores próximos aos procurados. Nesse ensaio eu utilizei apenas um alicate amperímetro que tinha enrolado 100 espiras para aumentar a sensibilidade (depois precisamos dividir o valor lido da corrente por 100). Se não possuir dois multímetros o trabalho será o de montar e desmontar o circuito toda hora (ler tensão, ler corrente, desmontar... etc). Mas ainda sim é possível.
Montado tudo agora você precisa de um VARIAC (fiz o experimento no laboratório da faculdade) que é uma fonte tensão alternada ajustável, por isso os valores redondos de tensão na tabela do gráfico. Pesquisei na internet e pode se encontrar variacs a partir de 80 reais os de 500VA. Mesmo assim, não é algo comum que se encontra por ai... Por isso acredito que seria possível a montagem de um circuito regulador da tensão da rede com transistores bem parrudos (sim é meio perigoso se não souber o que se está fazendo). Vou pesquisar mais sobre isso...
A partir dai você levanta os dados da tensão e sua respectiva corrente.
CálculosApós a aquisição dos dados você parte da equação de Faraday do fluxo :
Veficaz = 4*(ff)*f*N*Bmáx*S onde:
-
ff é o fator de forma da onda (que para ondas senoidais vale 1.11)
-
f é a frequência (60Hz)
-
N é o número de espiras (200)
-
Bmáx densidade de fluxo máxima (em wb/m²)
-
S área da secção transversal do núcleo (3,2*4,0 cm² ou 10^-4 m²)
Colocando em evidência, Bmáx (da fórmula) encontramos para cada valor de tensão o respectivo fluxo máximo.
Bmáx = Veficaz/(4*1.11*60*N*S)(na fórmula só falta o número de espiras, área da seção do núcleo e a tensão que colocamos)
Para o outro eixo as contas são mais simples, basta multiplicarmos o valor da corrente pelo número de espiras (que é uma constante durante o ensaio). Ou seja temos o valor em Aespira (ou ampère*espira) ou seja a quantidade de espiras e a corrente que precisamos ter para uma dada densidade de fluxo nesse núcleo e com esse material.
Depois de tudo colocamos os dados num gráfico que una os pontos numa planilha, traçando a reta média. E chegamos à nossa curva de magnetização.
Podemos fazer a mesma coisa para um transformador ja enrolado para saber se ele está com um valor admissível de densidade máxima de fluxo, só iremos precisar do número de espiras e deixando o secundário em aberto.
Em relação ao ensaio a parte mais difícil é sem dúvida ter um variac em mãos e de desmontar o transformador.
Acho que é isso! Qualquer dúvida é só perguntar! Espero que seja útil para o pessoal.
Um abraço!
Dei uma enxugada no post porque ficou meio longo e acho que o pessoal não leu haha!