Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 19:29:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Fender 25r  (Lida 3515 vezes)
lucasforster
Visitante
« : 11 de Agosto de 2014, as 09:13:40 »

Bom dia!
Estou tendo um problema com meu Fender 25r ao usar pedaleira ou pedal!
depois de uns 20 minutos tocando com a banda, ele começa a falhar, e até mesmo distorcer as notas, um som rachado muito estranho, ai até mesmo usando no clean ele fica distorcido! Já verifiquei diodos, capacitores, e troquei todos os TL072 e nada, desconfio do principal TDA1514a.  Não sei se é meu cubo que esta com problema, ou se é este modelo que não suporta pedais. "Não queria ficar trocar a peça a toa, igual eu fiz com os TL072".
Se alguém puder me ajudar... Obrigado!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 09:23:05 por lucasforster » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #1 : 11 de Agosto de 2014, as 09:27:29 »

Lucas, o fato que você citou de o cubo não aguentar pedais não existe.
Este é um ampli desenvolvido principalmente para estudo e pequenos ensaios e suporta muito bem o uso de pedais ou pedaleiras.
Creio que seja o TDA com problema, mas não posso te passar nenhum teste em especifico, pois não tenho este conhecimento, creio que logo mais algum amigo daqui possa o ajudar melhor.
Abraço e boa sorte na manutenção do ampli.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #2 : 11 de Agosto de 2014, as 09:29:15 »

Lucas, não sei qual o seu conhecimento em eletrônica, mas para verificar as etapas do amplificador, você precisaria de um injetor e um seguidor de sinal para ir checando onde ocorre o problema.

Pode ser sim o TDA1514, verifica se ele aquece demais quando o amplificador começa a apresentar o problema.
Olhe também se não ha pontos de solda fria na placa, já tive um problema com solda fria que quase me caiu os cabelos...


At Daniel
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 12:53:13 por xformer » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
lucasforster
Visitante
« Responder #3 : 11 de Agosto de 2014, as 10:02:40 »

Obrigado pelas informações!
A soldagem da placa eu fiz varias vezes, até por que pensei que eu mesmo tinha passado despercebido de alguma coisa, eu ate instalei um cooler no dissipador e não resolveu na esperança de ser um super aquecimento.
Com respeito ao injetor e um seguidor de sinal eu infelizmente não tenho.

Talvez isso ajude
Há algum tempo uns oito meses quando eu não usava pedais, fui tocar em um bar, e me passaram a tomada dizendo que era 110v, ai coloquei o meu transformador para converte-la para 220, ai comecei a tocar e o tempo todo o cubo cortava o som, toquei umas 3 musicas ai encostei no transformador e ele estava muito quente, quase derretendo!! Ai fui descobrir que a tomada já era 220v, então meu cubo estava ligado em 440v! Tirei o transformador conversor e continuei tocando normal.
Ai faz uns 3 meses que comecei a usar pedais, e o cubo simplesmente corta o som igual como se estivesse ligado em 440v  ou como se o alto falante estivesse queimado
Será que tem algo a ver??
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 12:54:43 por xformer » Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #4 : 11 de Agosto de 2014, as 10:41:35 »

Bom revisar esse transformador, verifique as tensões e fugas, veja se tem diodos Zener, na parte de pré eles podem estar comprometidos...

Se você tiver o esquema com as tensões fica mais facil. Verifique as tensões para ver se estão corretas e não flutuam com o decorrer dos testes.

At Daniel
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 12:55:56 por xformer » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 11 de Agosto de 2014, as 10:47:16 »

existem componentes que após sofrerem uma sobrecarga funcionam por mais um tempo e depois simplesmente dão problema.
Com foi citado, teste o transformador e se estiver tudo ok com ele se atente ao tda.
Pode ser que com o tempo ele sofra um superaquecimento e comece a dar cortes.....mesmo com o cooler citado.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 12:57:07 por xformer » Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
lucasforster
Visitante
« Responder #6 : 11 de Agosto de 2014, as 10:49:36 »

OK! vou fazer isto!
Obrigado!

alguém poderia dar uma dica de como testar o transformador do cubo se ele esta com problema??
Testei a voltagem e ele bate nos 20v conforme o esquema, e a amperagem  também esta boa, deixei ligado um tempo na amperagem forçando o transformador, ai tirei e ai testei a voltagem e estava nos 20v certinho!
Provavelmente é o TDA então né? pois testei os diodos Zener estavam corretos!

só para complementar, o meu cubo usa um LM3876T e não o TDA1514a como esta no diagrama! e o problema é que não acho este CI
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, as 14:12:36 por lucasforster » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 12 de Agosto de 2014, as 23:04:29 »

Na eletro-parts tem: https://www.eletro-parts.com/produto_detalhes/p/TWpjNU1RPT0=/Atalho+por+Prefixo/LM3876T

Registrado

edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 687

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 282



« Responder #8 : 13 de Agosto de 2014, as 18:56:21 »



só para complementar, o meu cubo usa um LM3876T e não o TDA1514a como esta no diagrama! e o problema é que não acho este CI

é dificil achar o LM3876 compre um LM3886 ou LM3886T que é compativel pino a pino, e mais resistente que o 3876. vai trabalhar com mais folga e aquecer menos.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #9 : 14 de Agosto de 2014, as 00:52:50 »

Eu comecaria trocando os eletroliticos da fonte...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal