Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 20:47:44

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cores Goldtop. Em busca da tinta  (Lida 9034 vezes)
SolidoGasoso
Visitante
« Responder #15 : 14 de Agosto de 2014, as 23:44:21 »

Bizzorro, Achei as tintas, mas só na internet! perguntei por aqui na minha cidade e nada, mas me parece uma tinta bem "rústica" hehe

Finck, Exato. o testor é nesse padrão. Tenho um xing-ling de ação dupla, mas te confesso que nunca fui muito bom de aerógrafo.
Quanto a tinta Vallejo, ela é acrílica e pelo que vi dilui no álcoo! Será que fica legal colocar na guitarra essa tinta diretão? Será que não vai ficar "pegajosa"
Visitante
« Responder #16 : 15 de Agosto de 2014, as 00:10:19 »

Rústica?

São cores automotivas...o ouro velho, é dos antigos del rey (não sei se está escrito correto)....já o ouro  vila rica, é de carros muito antigos e não sei quais...

Outra alternativa, é pesquisar sobre a "cor" em sites especializados nessas guitas...tente perguntar ao Paulo ou ao Oscar, do loucos por guitarras....talvez ele te informe o nome da cor que procura...

Abraços!
« Última modificação: 17 de Agosto de 2014, as 09:32:00 por xformer » Registrado
helder marques
Visitante
« Responder #17 : 15 de Agosto de 2014, as 08:16:09 »

Bem amigos!Seguindo o conselho do Finck,fui até a uma loja de tintas automotivas perto de casa, e dei uma "fuçada"nos catálogos antigos de tinta da Ford e Dodge,e no catálogo usado entre 1958-1960 eu achei um dourado bem bonito,o número da referência é,93-75756,e o nome da cor é,Klondike Yellow,e também encontrei um outro dourado que eu achei bem legal, foi o Golden Rod Yellow,referência 93-58044,usados entre 1955-1960.
« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, as 08:18:31 por helder marques » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #18 : 15 de Agosto de 2014, as 16:20:35 »

Quanto a tinta Vallejo, ela é acrílica e pelo que vi dilui no álcoo! Será que fica legal colocar na guitarra essa tinta diretão? Será que não vai ficar "pegajosa"

Sim, a Vallejo é acrílica, mas NÃO dilui no álcool (nem etílico nem isopropílico) nem em thinner. Dilui em água, ou "cera" Brilho Fácil (Johnson) ou no solvente próprio para este tipo de tinta (que é caro, mas funciona bem). Tive boa experiência diluindo com "limpa vidros".

Estas tintas são manhosas para aplicar, gostam de entupir aerógrafo (porque são fortemente pigmentadas) e se não pegar o ponto certo de diluição/pressão/distância, elas podem espirrar ou "gotejar" (por causa da diluição em água, que não evapora de imediato. Mas depois de bem secas, resistem até a um banho de álcool ou mesmo com aguarrás. Só sai se esfregar bastante, ou se jogar thinner (até aí, a nitrocelulose também). Dá até para polir...

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
felix
Visitante
« Responder #19 : 15 de Agosto de 2014, as 17:25:59 »

http://www2.gibson.com/News-Lifestyle/Features/en-us/Gold-Mining_-Gibson_s-Glorious.aspx

"Despite being universally referred to as “gold,” the tint added to the mixture of clear nitrocellulose lacquer and reducer in order to produce the metallic gold effect is actual a bronze powder. This bronze powder doesn’t dissolve in the lacquer, rather its tiny reflective particles are suspended in it. Get up close to a genuine Goldtop and you’ll see not only the deep, almost three-dimensional luster this produces, but also the refracted light and reflectivity of the bronze powder flecks themselves. The overall effect is a kind of iridescence, with a deep, lustrous gold hue apparent in a straight-on view of the body, and a greenish-bronze tint when you view the guitar at a slight angle or tilt it to roll the light off the carved arches in the top. Over the bronze-tinted coat is sprayed a clear coat nitrocellulose lacquer, which is prone to further “greening” with age—a “flaw” that many makers sought to eliminate in the 1970s and ’80s with the use of more stable polyurethane and polyester finishes, but which is widely accepted as part of the natural beauty of many vintage guitars, as well as many contemporary reproductions."

Só ir testando:
http://www.personalpropaganda.com.br/jbquimica/produtos/19-bronze-em-po

Resultado da oxidação do cobre dentro da base de nitrocelulose (os caras são fans mesmo  Cheesy):
http://www.lespaulforum.com/forum/showthread.php?t=182762
« Última modificação: 15 de Agosto de 2014, as 20:03:04 por felix » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #20 : 16 de Agosto de 2014, as 22:41:33 »

Se o lance é usar pó metálico de verdade, então tem isso aqui, ó:

E o resultado de uma pintura feita com o negócio:

Só tem um porém: é caro, não rende (já vem pronta para aplicar no aerógrafo, não admite diluição) e anda difícil de achar no Brasil Mas eu já usei, e o bagulho é legal (fica que nem metal de verdade, afinal, É metal de verdade...).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: