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Autor Tópico: Vocês conhecem um bom preamp valvulado para microfone?  (Lida 17809 vezes)
RicardoVasconcelos
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« Responder #15 : 13 de Agosto de 2014, as 09:05:48 »

Guilherme,

Tomando como exemplo o preamp Altec 1566A, que é realmente um clássico como falou o gfr, quais as características de cada transformador?

Vejo bastante microfones entre 300 e 600 ohms, então acredito que o primário do transformador de entrada deva ser com um valor próximo a este, certo? E quanto ao secundário, algo na faixa de uns 5K?

Já o transformador de saída não tenho noção de como seria. Pelas leituras que já fiz em relação a amplificadores valvulados vi que uma das utilidades do "seguidor de cátodo" é ter uma menor impedância se comparado com a placa, mas não sei qual a impedância de saída desse Altec e nem sei como calcular. Qual a impedância que se espera nessa saída que suponho eu que algo próximo a do primário do primeiro transformador.

Tem como nos dizer uma ideia de preço para cada transformador?

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Outra coisa. Como é feito a conexão do microfone no transformador de entrada?
Não entendi bem se não há conexão entre o terra do pino 1 do XLR e o terra do circuito.

Achei esta imagem aqui, mas não entendi bem:
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, as 11:01:32 por RicardoVasconcelos » Registrado
Guilherme
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« Responder #16 : 13 de Agosto de 2014, as 19:48:42 »

Não há de que, xará. Esses mixerszinhos são mesmo ícones do áudio, tanto quanto o isqueiro Zippo é ícone dos fumantes !
Até uns meses atrás tinha um camarada vendendo um M67 no ML, aparentemente em excelente estado.

Bossman, é verdade, esses transformadores são caros, mas existem vários motivos para serem caros. Atualmente, segundo os usuários pesados desses componentes, a Cinemag tem produzido transformadores de áudio com ótima relação custo x beneficio.

Ricardo, é como o gfr escreveu, o 1566 é um clássico. E mais ainda, além de clássico é um clássico acessível ao handmaker ! Conheço um deles que elegeu o 1566 para tirar sua virgindade valvulada e se deu muito bem !

O manual/serviço-usuário do 1566A se encontra aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/1566a.pdf

Note que os transformadores de entrada e de saída são opcionais, o que significa, obviamente, que ele aceita um microfone dinâmico desbalanceado em sua entrada e sua saída também pode ser desbalanceada direto do seguidor de catodo. Se você usar bons cabos shieldados, dá para esticar 10m na saída desse follower sem perdas ou captação de ruídos.

Assim, se você pegar um microfone Shure SM57 ou equivalente e estrapeá-lo para alta impedância, é possível liga-lo direto nesse preamp sem o transformador de entrada. Mas isso, como frisou o gfr, não se presta para aplicações profissionais ou onde se exija maior confiabilidade.

Se você estudar com atenção o pdf acima, vai entender tudo e verá, inclusive, que ele pode ser uma sensacional direct-box a válvulas !

Desconheço as características do transformador de entrada de microfone Altec 4722. Todavia, existem dezenas de modelos comerciais que substituem bem o 4722. Dependendo do tipo de microfone que você pretende usar, relações de transformação 1:8 ou 1:12 seriam as ideais.

Guie-se sempre pela relação de transformação e não por, por exemplo, 300 ohms / 5000 ohms.

O transformador de saída de linha Altec 15095 é um típico 5:1, ou seja, quando carregado com 600 ohms no secundário reflete 15000 ohms no seguidor de catodo.

Não acredite em blablabla de fabricante. Se forem do tipo "baratinho" é lixo na certa.

No circuito acima, a conexão do microfone balanceado é em contrafase nos pinos 2 e 3, enquanto o pino 1 do XLR é ligado ao chassis onde vai se encontrar com todas as ligações à massa do circuito.

abraços

Guilherme

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« Responder #17 : 14 de Agosto de 2014, as 15:35:09 »

Vocês conhecem um bom preamp, pode ser transistorizado mesmo, simples, pra violão e microfone mesmo, pra ligar na interface de audio, pode ter low cut também.

Abraços

Veja esse projeto abaixo baseado nos CIs dedicados THAT1512 (audio preamplifier) e THAT1646 (balanced line driver), fácil construção, com layout da placa single layer (pronta), filtro low cut e +48v Phantom Power, não necessita de transformadores de input e output...

https://pcbgrinder.com/index.php?route=product/product&path=60&product_id=93 (Mic Pré)

Não é muito fácil achar os CIs mas tem no catálogo da Farnell:
THAT1512 na Farnell R$20,09
THAT1646 na Farnell R$16,10

https://pcbgrinder.com/index.php?route=product/product&path=59_73&product_id=98 (Fonte)

https://www.youtube.com/watch?v=oJyhkY7t2Nw (Video Teste)

http://www.thatcorp.com/datashts/THAT_1510-1512_Datasheet.pdf

http://www.thatcorp.com/datashts/THAT_1606-1646_Datasheet.pdf

Outros projeto com os mesmos CIs:

http://www.fivefish.net/diy/sc1/
http://www.thatcorp.com/datashts/THAT_1510-1512-Demo_Datasheet.pdf

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« Última modificação: 14 de Agosto de 2014, as 15:37:50 por Basoni » Registrado
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« Responder #18 : 14 de Agosto de 2014, as 16:09:56 »

Interessante isso ai hein Basoni! Valeu por postar!
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« Responder #19 : 19 de Agosto de 2014, as 13:00:07 »

Ricardo, é como o gfr escreveu, o 1566 é um clássico. E mais ainda, além de clássico é um clássico acessível ao handmaker ! Conheço um deles que elegeu o 1566 para tirar sua virgindade valvulada e se deu muito bem !

O manual/serviço-usuário do 1566A se encontra aqui:

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/1566a.pdf

Note que os transformadores de entrada e de saída são opcionais, o que significa, obviamente, que ele aceita um microfone dinâmico desbalanceado em sua entrada e sua saída também pode ser desbalanceada direto do seguidor de catodo. Se você usar bons cabos shieldados, dá para esticar 10m na saída desse follower sem perdas ou captação de ruídos.

Assim, se você pegar um microfone Shure SM57 ou equivalente e estrapeá-lo para alta impedância, é possível liga-lo direto nesse preamp sem o transformador de entrada. Mas isso, como frisou o gfr, não se presta para aplicações profissionais ou onde se exija maior confiabilidade.

Guilherme,

Li o manual que você indicou, porém mesmo assim não entendi bem como seria esta conexão do SM57 "estrapeado" para alta impedância.

Primeiro queria saber como eu poderia deixar o SM57 com alta impedância sem usar um transformador para isso. Depois como se dará a conexão com o circuito.

Na saída eu tenho a possibilidade de conectar em uma entrada de alta impedância da interface, por exemplo.
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« Responder #20 : 19 de Agosto de 2014, as 16:58:14 »

Eu tenho microfones Leson SM58 que tem a opção de selecionar a impedância (baixa 250 ohms - alta 5k ohms) seguindo esse esquema:



Pode ser semelhante ao seu.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #21 : 19 de Agosto de 2014, as 17:56:37 »

Ainda não tenho um SM57, mas de toda forma achei interessante achei interessante no esquema.

Pelo que entendi, ele tem um transformador dentro do próprio microfone para elevar a impedância se for necessário.
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« Responder #22 : 21 de Agosto de 2014, as 11:44:08 »

Acho que esse esquema não vai funcionar para o SM57, a configuração interna do "Shure SM57" é diferente, veja no manual o diagrama de "conexão interna", o transformador isola a cápsula...

http://www.coutant.org/sm57/sm57.pdf



Cuidado com as falsificações, tá cheio por aí, desconfie dos valores baixíssimos!!!

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« Responder #23 : 21 de Agosto de 2014, as 12:57:10 »

Já comprei uma falsificação, porém sabendo que era.
Vi uns comparativos no youtube entre originais e falsos, dai achei que daria pra usar só pra brincar e comprei.
Com certeza em durabilidade e algumas outras características ele deve ser bem inferior, mas achei melhor que um Leson MC-100 e era mesma faixa de preço.
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« Responder #24 : 23 de Outubro de 2014, as 10:14:54 »

Bom dia!
Alguém ai conseguiu fazer o Altec 1566A ou algum pré de microfone parecido??
E onde consigo os transformadores?
Usei o Pré Fender Twin para captar com um SM57 e funcionou normal e um som muito bom!
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MARFU
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« Responder #25 : 04 de Novembro de 2016, as 16:03:35 »

E pre para Phono?
Alguem tem alguma recomendação?
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