Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Setembro de 2024, as 02:25:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tda 2050 construyasuvideorockola (solucionado)  (Lida 8485 vezes)
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« : 03 de Agosto de 2014, as 00:02:19 »

Olá pessoal, montei um amp do site da construyasuvideorockola com tda2050 e me ocorreu algo estranho;
o projeto é esse do link abaixo
http://construyasuvideorockola.com/proyecto_tda2050_01.php

fiz uma alteração nele sugerida pelo caro colega Edyguitar que tem me ajudado muito ultimamente me tirando muitas dúvidas.

A alteração foi feita por eu ter encomendado um transformador de 18+18 por 5A, e pelo que entendi o projeto pede 0+18 por 4A.
segue a alteração na imagem:


O estranho que achei é que o amp com o dual opamp Tl072 no soquete o som sai normal no L e com metade da potencia no R. retiro o ci e o som do amp funciona normal nos dois lados L e R sem a opção de EQ, grave e agudo, Claro.

Pelo que entendi é que o ci tem função de Equalizador, não aumenta o ganho do sinal, é isso mesmo.
Tem alguma coisa errado ou o projeto é assim mesmo?

Conferi todos os componentes e estão corretos com relação aos valores pedido no projeto, conferi a tensão do Tl e está dando os 15v certinho, não sei se o projeto é assim mesmo ou tem algo de errado com minha montagem.

poderiam me ajudar, por favor?



« Última modificação: 15 de Setembro de 2014, as 14:25:21 por Tmc » Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 03 de Agosto de 2014, as 09:47:45 »

Algo errado com sua montagem ou  algo errado com o CI...

Tem outro para testar?
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #2 : 03 de Agosto de 2014, as 10:28:05 »

Está muito difícil de ver a imagem!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 03 de Agosto de 2014, as 10:40:25 »

No artigo dos gringos, ele fala que o TDA precisa de uma fonte com tensões simétricas e que o transformador de secundário simples (dois fios sem center tap) de 18Vac x 4A precisa passar por um duplicador de tensão pra gerar a tensão negativa.  Veja se tem essa tensão negativa no TDA e se as saídas dos AOs estão acopladas por capacitores às entradas do TDA.
Não achei o esquema do projeto, com ele ficaria mais fácil deduzir algo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 03 de Agosto de 2014, as 11:48:17 »

Aqui está o link com o PDF do projeto: http://construyasuvideorockola.com/downloads/tda2050_tonos.pdf

Pelo que vi do transformador usado, no projeto, a fonte foi feito com retificação em 1/2 onda.  Como o seu transformador é de 18V - 0 -18V, dá para fazer com retificação em onda completa.

Se eu fosse você, faria uma pequena fonte de retificação completa, como muitas que tem aqui no fórum, e já usaria as tensões retificadas e simétricas direta na placa, removendo os diodos retificadores que estão na placa do amplificador.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 03 de Agosto de 2014, as 15:17:48 »

Mas o rapaz disse que sem o CI da etapa equalizadora o som sai normal. Logo, o problema não deveria estar na etapa de potência, e por conseguinte nem na fonte... Por outro lado, o esquema de retificação me pareceu bem meia boca (pior que meia onda...).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 03 de Agosto de 2014, as 17:42:33 »

Outra coisa estranha: no pdf a alimentação do TL072 é de +12V e -12V, mas esses pontos estão ligados diretamente nos mesmos pontos dos CIs de potência (+24V e -24V), e são atenuados apenas pelos resistores de 1k em série. Deveria haver um regulador de 12V para cada tensão simétrica do TL072 (ou pelo menos um zener de 12V).  O TMC mediu 15V (mas não disse se é +15V ou -15V).  Como o TL072 aceita até +18V e -18V, pode ser que tenha pifado ao alimentar inicialmente com 24V e -24V.
Sem o TL072, o sinal passa pelo controle Baxandall como se fosse apenas uma rede passiva e atenua o sinal antes de entrar na etapa de potência. O AO quando ligado deve dar um ganho pra compensar a atenuação e reforçar as faixas de agudos e graves se for o caso, como amplificador inversor.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 03 de Agosto de 2014, as 19:36:40 »

Realmente, o esquema indica alimentação de +12/-12V (simétrica) para o pré, mas esta tensão não existe na fonte. Concordo com o XFormer, o CI do pré deve ter queimado por excesso de tensão.

O esquema do pré e do power me parecem bons, mas eu redesenharia a fonte, que não é confiável. Isso implicará em refazer a placa toda (se a ideia for deixar tudo integrado), ou em montar a fonte numa placa separada e fazer algumas pequenas gambiarras na placa original.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #8 : 03 de Agosto de 2014, as 23:16:13 »

Bom pessoal, agora acho que dá pra ver melhor



Foi essa adaptação que fiz, recomendada pelo Edyguitar.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 04 de Agosto de 2014, as 02:13:23 »

Enquanto estava editando esta figura para sugerir as modificações, você postou a modificação que fez, como o que ia sugerir já estava pronto, resolvi postar assim mesmo.

Portanto tinha duas modificações possíveis a sugerir; são elas:

- Seguindo a modificação que você mostrou, eu adicionaria mais 2 diodos 1N5403 desta forma, para ficar melhor a retificação da fonte.



- A outra caso não cortasse a placa, seria esta, que acaba dando na mesma retificação, mas com os diodos fora da placa.





Registrado

Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #10 : 04 de Agosto de 2014, as 09:13:52 »

Obrigado a todos pela intenção de me ajudar Legal!

Então Alfredo, os diodos retificadores usei 1N5408 (3A) quanto aos zener's usei de 15V 0,5w. O que está acontecendo é que com o Tl072 Funciona pior do que sem Sad , A unica vantagem é os controles das frequências baixas e altas porém estou perdendo potência final, engraçado é que um lado da saída funciona normal porem o outro tem uma perda de aproximadamente 50%.

 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 04 de Agosto de 2014, as 10:39:27 »

Agora dá pra entender a adaptação para usar o transformador com center tap. Usando apenas um diodo para cada fase secundária do transformador, você terá uma fonte com retificação em meia onda, que tem uma eficiência horrível e um ripple muito grande, subutilizando o transformador. Por isso ela não serve pra alimentar etapa de potência onde o consumo de corrente é elevado (demora muito pra recarregar os capacitores de filtro/armazenagem). Sem o TL072, o sinal que chega na entrada dos TDAs é baixo e a fonte não é exigida (mas o volume fica baixo). Como TL, o sinal fica mais forte, mas os TDAs exigem mais da fonte e elas não devem aguentar o consumo.

Precisa usar a adaptação que o Alfredo sugeriu, com mais dois diodos na retificação, pra ficar retificação em onda completa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #12 : 04 de Agosto de 2014, as 17:13:51 »

Vou fazer a alteração que me sugeriu xformer. Postarei o resultado em breve.

fui na eletrônica aqui perto e não tem esses diodos achei somente o 6A10 LGE, o balconista disse que é de 6A, comprei dois vou substituir os 2 1n5408 por esses, agora acho que vai Smiley
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 19:17:27 por Tmc » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 04 de Agosto de 2014, as 21:56:46 »

A sugestão é usar 4 diodos, e não apenas 2 que suporte maior corrente.
Registrado

Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #14 : 04 de Agosto de 2014, as 22:03:13 »

A sugestão é usar 4 diodos, e não apenas 2 que suporte maior corrente.

entendi! vou ver se consigo aqui, tenho só três 1n5408. posso ligar uma ponte retificador daquelas quadradas? tenho uma aqui KBPC 2510.
« Última modificação: 04 de Agosto de 2014, as 23:02:12 por Tmc » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal