Olá,
semana passada trabalhei nas modificações de um dos mini amplificadores que montei.
esse aqui:
Ele era um vibratone do Frequency Central e era bem legal pra usar num alto-falante de 12" com uma eficiência boa.
A questão é que eu queria mais potência com a caixa pequena.
Após alguns testes optei por utilizar o mesmo tranformador que eu já tinha, com um primário de uns 11k, usando a 6n16B (o pré já utilizava a 6N17B com um resistor no filamento)em SE, com os triodos em paralelo.
Se eu não estiver errado, em paralelo a válvula enxerga um primário de 22k (o dobro do primário, já que a corrente dobrou).
A charge pump de 75V era muito fraca e não me agradou, acabei optando por uma SMPS com o 555 já que estou sem os Max1771 e não queria esperar 3 meses.
Como o estágio de saída está em SE e a potência máxima que cada triodo aceita é 0,95W optei por utilizar uma tensão de 130V e um Bias de 2,85V com o resistor de 220 ohms, o que resulta numa corrente total de 12,95mA, 6,47mA por triodo, equivalente a 0,84W (0,85W é o valor seguro sugerido no datasheet para uma tensão de 100V), correto?
O volume aumentou de forma legal e com o volume máximo consigo até um fuzz.
Com o tremolo o volume e a distorção diminuem um pouco, mesmo assim estou feliz com a alteração.
Para a placa utilizei parte da original, do Murder One/Vibratone, que eu tinha feito numa placa com ilhas.
Cortei a placa na metade, e utilizei o que antes era a trilha de 12V para o icl7660 para o terra, e coloquei os filamentos em serie. A SMPS do 555 fiz uma placa separada, assim como o tremolo.
O esquema final ficou assim:
Abraços, Thomas