Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 23:23:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores com válvulas subminiatura  (Lida 61467 vezes)
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #60 : 09 de Fevereiro de 2015, as 14:29:47 »

A intenção seria essa mesmo, amplificador de estudos valvulado, acredito que essa potência seja suficiente para usar em casa, porque estou para montar um de 50w, mas chega a tremer as paredes, então não seria má ideia ter um filhote dele para usar em casa.

Eu perguntei sobre essas válvulas, porque de repente daria até para fazer uma miniatura do meu amplificador grande, com o mesmo layout e tudo, só que reduzido e adaptado para isso.

O amplificador será um Fender Twin Reverb, mas sem o reverb, sem o vibrato e com metade da potência, usando apenas duas 6L6GC e duas 12AX7.

Seria muito difícil adaptar um circuito desse para mini válvulas? Teria que mudar algo no projeto além dos transformadores e válvulas?

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #61 : 09 de Fevereiro de 2015, as 14:33:37 »

cesar, mas facil manter o pré e mudar só o power... senão chegar em um resultado sonoro similar fica dificil...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #62 : 09 de Fevereiro de 2015, as 17:24:34 »

Mas a tensão das subminiaturas não são menores? O bacana (ao meu ver) seria reduzir ao máximo, se for viável, porque eu não faço ideia do custo, se ficar muito caro fazer uns transformadores desses, eu acho que nem compensa tanto para mim, o amp titular já está saindo um preço bem alto, pois estou comprando só coisa boa e tal.

Eu estava com ideia também de fazer com transistor, tudo baseado no meu grande... saída push pull, classe AB, mas isso é coisa para outro tópico. Vou criar um, se toparem discutir essa ideia.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #63 : 10 de Fevereiro de 2015, as 21:13:23 »

Esses mini plexis e mini trainwrecks parecem ser interessantes. Pena que não consigo ver os arquivos, pois não tenho cadastro no Amp Garage e fica dando erro quando tento me registrar... Essas subminiaturas se encontram à venda no Brasil em algum lugar, ou só importadas mesmo?
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #64 : 15 de Fevereiro de 2015, as 17:17:28 »

Blackcorvo, vi um video dessa 6j6 em PP no youtube com um primário de 10K, talvez você possa utilizar esse software: http://www.dmitrynizh.com/tubeparams_image.htm para simular qual o melhor transformador.

Abraços,
Thomas

Eu não consegui entender como usar o programa, e quando chegou na parte que eles mencionam modelos Spice aí sim que me perdi. Não sei nada desse tipo de coisa.

Acho melhor eu desenhar na mão mesmo.

---

Tentei fazer as retas de carga para um transformador de 8K PP que tenho aqui, e cheguei nos seguintes resultados:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Queria saber de fiz corretamente ou não. Segui o que é explicado no ValveWizard.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2015, as 19:44:01 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #65 : 15 de Fevereiro de 2015, as 21:01:32 »

Eu não consegui entender como usar o programa, e quando chegou na parte que eles mencionam modelos Spice aí sim que me perdi. Não sei nada desse tipo de coisa.
Acho melhor eu desenhar na mão mesmo.

Oi blackcorvo.

Esse programa é interessante, mas tem que ter um trabalho antes. Tem que utilizar o gráfico das curvas da válvula para obter alguns parâmetros que o programa consegue entender. Aliás são os mesmos parâmetros que são usados nos programas de simulação, por isso é que são mencionados esses parâmetros. Depois de conseguir plotar o gráfico, fica beeem mais fácil.

Eu fiz aqui a plotagem e consegui os parâmetros necessários.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Infelizmente essa válvula não é lá muito eficiente, e consegui um máximo de potência de saída de 0,95W com tensão de 260v e transformador de 16k pp;

Já com 150v não obtive mais de 0,15w com qualquer impedância de transformador.

Caso você precise de alguma informação sobre esses programas pode perguntar.

Abraço Legal!
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2015, as 23:13:54 por Matec » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #66 : 15 de Fevereiro de 2015, as 21:32:56 »

Oi blackcorvo.

Esse programa é interessante, mas tem que ter um trabalho antes. Tem que utilizar o gráfico das curvas da válvula para obter alguns parâmetros que o programa consegue entender. Aliás são os mesmos parâmetros que são usados nos programas de simulação, por isso é que são mencionados esses parâmetros. Depois de conseguir plotar o gráfico, fica beeem mais fácil.

Nem adianta que eu nunca consegui me entender bem com esse tipo de sistema. Pra mim não vale a pena todo esse esforço pra usar um programa quando posso desenhar na mão com muito menos trabalho.

Eu fiz aqui a plotagem e consegui os parâmetros necessários.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Infelizmente essa válvula não é lá muito eficiente, e consegui um máximo de potência de saída de 0,95W com tensão de 260v e transformador de 16k pp;

Já com 150v não obtive mais de 0,15w com qualquer impedância de transformador.

Caso você precise de alguma informação sobre esses programas pode perguntar.

Abraço Legal!


Bom, eu cheguei a testar ela com os valores que indiquei (Não tenho 620R então usei 560R e 260v), e transformador de 8K, e fiz esse sample:

https://a.tumblr.com/tumblr_nju8l3CMYo1r4gqjso1.mp3

O inversor é o mesmo do exemplo que dei antes no tópico, e só coloquei um booster na frente de tudo (http://www.hawestv.com/amp_projects/amp_solid_tube/art_guitar_amp/lnd150_preamp.png).

O volume me pareceu equivalente à um Ruby, porém não tem headroom quase nenhum. Pra quem só quer tocar um som de drive pra gravação sem incomodar tanto o resto da casa, acho que é uma opção interessante. Porém como o Kem tinha falado antes, provavelmente seria melhor SE por questão de simplicidade.

Eu verei de experimentar o circuito com 16k, então depois disso eu poderia tentar usar mais uma 6J6, para push-pull paralelo e manter 8k. A minha idéia não tem muito a ver com eficiência, é mais pra se ter opções alternativas às subminiatura, que alguns podem não poder obter tão facilmente.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #67 : 15 de Fevereiro de 2015, as 21:46:09 »

Eficiente ou não, eu gostei do drive que ele deu.

Eu já vi você testando vários circuitos , em várias configurações. Na sua opinião quais as melhores combinações de circuitos/válvulas que você já montou? Angry

Abs
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #68 : 15 de Fevereiro de 2015, as 22:15:00 »

Eficiente ou não, eu gostei do drive que ele deu.

Eu já vi você testando vários circuitos , em várias configurações. Na sua opinião quais as melhores combinações de circuitos/válvulas que você já montou? Angry

Abs

6AS5 em push-pull dando 5w (só aguentam B+ máximo de 150v, e os filamentos são meio gastões, 6v 800mA), com pré Top Boost 12AX7 e inversor cathodyne. Esse foi um circuito que me agradou bastante, só queria ter inserido um trêmolo pra ver no que dava.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #69 : 15 de Fevereiro de 2015, as 22:38:15 »

Eficiente ou não, eu gostei do drive que ele deu.

Eu já vi você testando vários circuitos , em várias configurações. Na sua opinião quais as melhores combinações de circuitos/válvulas que você já montou? Angry

Abs

6AS5 em push-pull dando 5w (só aguentam B+ máximo de 150v, e os filamentos são meio gastões, 6v 800mA), com pré Top Boost 12AX7 e inversor cathodyne. Esse foi um circuito que me agradou bastante, só queria ter inserido um trêmolo pra ver no que dava.

Valeu!

Só pra você ver como ficou a reta de carga pra 6J6 PP. (É que eu realmente gostei do software... Grin)



Abs
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2015, as 09:42:03 por Matec » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #70 : 15 de Fevereiro de 2015, as 23:38:03 »

Olha, acabei de ligar o falante de 8R na saída de 4R do transformador pra ficar com 16k, e não só houve um belo aumento no volume, como também agora tenho headroom!

Uma coisa que percebi é que essas 6J6 tem uma boa presença de graves. Com capacitores de 4,7n nas saídas do inversor, o som parece vir de um amplificador muito maior!

Gravei um sample rápido só do som limpo com uma gravação da minha voz junto, pra se ter uma comparação do volume:
https://a.tumblr.com/tumblr_njufqlRpci1r4gqjso1.mp3
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2015, as 23:47:40 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #71 : 16 de Fevereiro de 2015, as 09:35:35 »

Opa! Muito bom!

Além de tudo o timbre continuou agradável. Legal!

Eu cometi um pequeno engano na hora de copiar os parâmetros no programa. (sorry). Roll Eyes
Isso mudou um pouco a curva que eu obtive.

O OT ideal pode ter uma impedância um pouco maior que 16k, o pico de potência fica entre 18k e 21k. Agora está dando no gráfico potência de 1,2W. Apesar de ter um aumento na potência, provavelmente o volume mudará pouquíssimo.

Eu estou mudando a imagem que eu postei ontem por essa, com os dados corretos.

Abs   

Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #72 : 16 de Fevereiro de 2015, as 10:06:48 »

Matec, que programa é esse?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #73 : 16 de Fevereiro de 2015, as 10:35:30 »

Matec, que programa é esse?

Olá hgamal!

Essa é parte de uma série de ferramentas do Dmitry Nizhegorodov, http://www.dmitrynizh.com/tubeparams_image.htm. Que incluem programas para copiar as curvas das válvulas dos datasheets, e para traçar curvas de carga das válvulas em SE e em PP. Tem programas exclusivos para triodos: Paint Kit, versão 2 http://www.dmitrynizh.com/paint_kit.jar, e para pêntodos: Paint Kip versão 2 http://www.dmitrynizh.com/paint_kip.jar. Eles capturam as curvas das válvulas e transformam os dados parâmetros que são utilizados em programas de simulação. Mas também trabalham com esses dados na confecção das curvas de carga. O bom é que se pode ter uma certa "dinâmica" no traçado das curvas pois a alteração dos dados é feita também por controles deslizantes.

Mas é claro que nem tudo é perfeito. A parte do programa que captura as curvas ainda é manual, complicado e não é preciso. Mas mesmo assim pode-se fazer aproximações aceitáveis. Capturar a curva dos pêntodos é uma briga.

Os programas são todos Beta, e se houver algum programador que entenda como melhorar, com certeza transformaria na melhor ferramenta gratuita da net para essa função.

Abraço
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2015, as 12:33:07 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #74 : 16 de Fevereiro de 2015, as 10:39:27 »

Não tem jeito de informar os pontos das curvas por coordenadas (Ia x Va) ao invés do programa tentar capturar dados de um desenho ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal