Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 01:29:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores com válvulas subminiatura  (Lida 61484 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #45 : 27 de Dezembro de 2014, as 21:29:59 »

Eu achei que ta muito legal.  Palmas
E o painel? Como foi feito?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #46 : 27 de Dezembro de 2014, as 21:41:47 »

Thomas_h

Você com essas submini anda fazendo milagre. Eu não lembrava desse esquema, aí eu fui atrás.

É esse aqui?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Inclusive com o vibrato e essa fonte?. Huh?

Na questão da caixa, eu achei bacana. Com certeza, com ferramentas mais especializadas ficaria mais fácil.

Abs  Palmas

Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #47 : 27 de Dezembro de 2014, as 22:06:58 »

Olá, esse esquema mesmo Matec,
mas deixei aquele primeiro estágio de fora, só usei o tremolo.

O painel eu fiz com uma folha de alumínio e transferência térmica de toner.
Da última vez que fui corroer um pedal minha namorada achou que tinha ficado muito bonito só com o toner, sem a corrosão,
ai tentei fazer o mesmo aqui, só passei uma camada de verniz.

Fiz um vídeo, mas parece que o volume meio que estourou o microfone da câmera:
https://www.youtube.com/watch?v=c5XCDiHzptc
abraços
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #48 : 14 de Janeiro de 2015, as 03:55:31 »

Em primeiro lugar, meus parabéns pelo projeto!
Se eu quiser montar sem o tremolo, é só desconsiderar o circuito que fica no canto inferior esquero do layout, exceto pelo capacitor de 0,47uF? Ou eu teria que ligar o 1N4148 diretamente ao terra? Qual seria a potência fornecida por esse circuito com essas válvulas minúsculas?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #49 : 14 de Janeiro de 2015, as 08:33:19 »

Oi,
você pode desconsiderar o circuito no canto esquerdo, mantendo o capacitor.

Você pode usar o diodo para o bias, ou até um resistor.

O meu esquema é um pouco diferente desse da figura porque não usei aquele estágio inicial, e a válvula do pré esta com resistores de cátodo, de 1,5k Ohms.

a potência depende da válvula que você usar no estágio de saída, a 5672 dá apenas 0,025W. (Essas válvulas eram para aparelhos auditivos)

Mas mesmo esse valor baixo, com um alto-falante não eficiente como o que usei
 ainda é alto o suficiente. Com um alto-falante de guitarra, com uns 100db não dá pra tocar depois das 9h. Por causa do tremolo, quando o depth está acima da metade o volume cai consideravelmente. No vídeo não usei nenhum pedal, então dá pra ter idéia da diferença.


Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 776

Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161


Electronic Mess


« Responder #50 : 15 de Janeiro de 2015, as 01:40:53 »


O meu esquema é um pouco diferente desse da figura porque não usei aquele estágio inicial, e a válvula do pré esta com resistores de cátodo, de 1,5k Ohms.

Esse estágio inicial ao qual você se refere é aquele com o mosfet?
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, as 01:54:51 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #51 : 15 de Janeiro de 2015, as 08:31:33 »

Esse mesmo! o que montei é baseado no murder one:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=73222.260
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #52 : 08 de Fevereiro de 2015, as 22:16:07 »

Entrando nesse assunto de "micro" amps, uma coisa que andei querendo experimentar é um power usando uma 6J6 em push-pull e outra no inversor de fase. O pré poderia ser outra 6J6, ou um pré separado.
Já tenho um inversor pra usar de referência nessa montagem (http://www.bensykora.com/7cylinder/7cylinder_final.gif), mas os valores pro power (transformador de saída e resistor de catodo) ainda não sei.
Chuto que esse amp seria mais quieto que o Baby Wonder.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #53 : 09 de Fevereiro de 2015, as 00:10:12 »

Corvo... um amplificador desses poderia se mais quieto que o baby wonder, mas teria uma potência bem menor.
Eu já pensei em fazer algo parecido com 3 6BQ7, mas ai veio a dúvida... porque não SE em paralelo e usar apenas 2 válvulas (já que não precisa de inversora)?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #54 : 09 de Fevereiro de 2015, as 06:24:53 »

Corvo... um amplificador desses poderia se mais quieto que o baby wonder, mas teria uma potência bem menor.
Eu já pensei em fazer algo parecido com 3 6BQ7, mas ai veio a dúvida... porque não SE em paralelo e usar apenas 2 válvulas (já que não precisa de inversora)?

É mesmo, faz mais sentido SE nesse caso. Agora é ver qual a impedância pra uma 6J6 em SE paralelo.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #55 : 09 de Fevereiro de 2015, as 07:05:18 »

Eu achei bem legal a ideia dessas válvulas!

Tenho algumas dúvidas.

Existe uma substituta próxima para a 12AX7 e 6L6GC dessas miniaturas?

As tensões e corrente são menores?

O transformador de saída e chocke também seriam reduzidos?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #56 : 09 de Fevereiro de 2015, as 09:33:20 »

Cesar, num dispositivo analogico como a valvula, tamanho é documento.
Você não vai conseguir numa valvula miniatura nem perto da potencia de saida de uma 6L6.
Estamos falando aqui de menos de 1W de potencia final...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #57 : 09 de Fevereiro de 2015, as 11:01:19 »

Eu achei bem legal a ideia dessas válvulas!

Tenho algumas dúvidas.

Existe uma substituta próxima para a 12AX7 e 6L6GC dessas miniaturas?

As tensões e corrente são menores?

O transformador de saída e chocke também seriam reduzidos?

Se não me engano, a 6111 tem ganho próximo ao das 12AX7.
Equivalente à 6L6 é mais difícil. Tem que comparar as curvas pra ver algo que chegue próximo.

Sim, as tensões e correntes são menores pois são válvulas de menor potência. No caso de um circuito pequeno desses, filtros RC seriam suficientes. Chokes só são vantajosos em circuitos com correntes mais altas.
 
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #58 : 09 de Fevereiro de 2015, as 12:21:53 »

Oi,

se não me engano a 6111 tem um mu de uns 20 a 30,
a 6112 tem o ganho mais próximo da 12ax7, mesmo assim ainda é um mu de 70 contra 100 da 12ax7.
Tem a 6021 que tem um mu intermediário de uns 35.

Um pentodo utilizado em muitas montagens é o 5902, que consegue dar 1W com 3k de impedância no prímário, além disso essa válvula não é tão cara quanto a 6111 no ebay.

Já vi circuitos de "plexis" e "trainwreck's" com essa válvula no power e a 6112 no pré e na inversora.
Elas são menores que essas válvulas de 7 pinos, e tem 8 terminais que precisam ser soldados ou de um soquete bem difícil de encontrar.


Li em algum lugar que a 6ak6 de sete pinos seria equivalente a uma 6V6 de baixa potência, algo como 1W com um primário de 10K. Um fabricante americano, Milkman utiliza ela numa versão micro do fender "champ".
Além disso, o Baby wonder utiliza um pentodo no pré que algumas pessoas sugerem como substituição de baixo custo da ef86. Seria a ef95/6ak5?
Seria interessante fazer um AC4 com válvulas de 7 pinos, incluindo uma 6av6 como o Winnie Winfield Typhoon ...mas acredito que não haja uma equivalente da el84, e no fim o Baby wonder seria a melhor opção?

Com a 6ak6 talvez seria possível fazer um amplificador utilizando o bilé nervoso no lugar do transformador de potência, ou um transformador de potência reduzido, o que possibilitaria uma miniaturização interessante.
E 1W é bem alto pra tocar em casa, a não ser que você queira muito "headroom", aí talvez isso não seja uma opção.

Com um transformador de saída de rádio de uns 3W já dá pra fazer uns testes bem legais, provavelmente não vai soar igual a um amplificador maior, principalmente pela falta de graves.
Entre outras coisas. Além disso, é difícil encontrar um alto-falante com uma boa sensibilidade e uma potência baixa, supondo que se queira forçar o alto-falante ao extremo.

Recentemente vi uma montagem de um traiwreck rocket: http://ampgarage.com/forum/viewtopic.php?t=26056&highlight= com essas válvulas.

Blackcorvo, vi um video dessa 6j6 em PP no youtube com um primário de 10K, talvez você possa utilizar esse software: http://www.dmitrynizh.com/tubeparams_image.htm para simular qual o melhor transformador.

Abraços,
Thomas




Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #59 : 09 de Fevereiro de 2015, as 14:13:58 »

É mesmo, faz mais sentido SE nesse caso. Agora é ver qual a impedância pra uma 6J6 em SE paralelo.
Eu sempre me embanano fazendo contas pra triodo, mas ACHO que 200V de placa (um pouco alto pra essa valvula, mas acho que da pra mandar) e 20K por triodo ou 10K com eles em paralelo da pra começar.

Acho que 150V nas placas e 10K por triodo ou 5K em paralelo é mais seguro pra começar... 100R de resistor de catodo (ai precisa ser pros 2 Smiley ).
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2015, as 14:20:14 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal