Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 19:00:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores com válvulas subminiatura  (Lida 61398 vezes)
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #15 : 22 de Agosto de 2014, as 00:20:31 »

Sim, a princípio vou montar esse e testar pra testar modificações,

depois que simulei o circuito percebi que talvez o LTP seja desnecessário e o resultado fique melhor com um cathodyne, com uma distorção de power mais agradável.

No tópico do madbeans o Níquel montou um amplificador parecido, mas usando um triodo como PI, e parece que ficou bom. A preocupação é só com os filamentos, que estou usando em série, uma válvula ia ficar em série com algum resistor.

 Outra opção é um transformador, comparando o trabalho da fonte de 12V que uso daria para usar um transformador de 18v, colocar as válvulas em série, e abandonar a SMPS. Sendo otimista ainda caberia numa 1590bb tranquilamente, vide o baby wonder.

Podíamos simular o jtm1 e comparar níveis de sinal, e comparar com a simulação desse subminiJCM.

Pretendo montar o JTM1 original também, mas vou aguardar pra ver qual é a do JTM145, espero que aquele tópico não fique esquecido até alguém disponibilizar as fotos...

Abraços
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #16 : 22 de Agosto de 2014, as 10:55:51 »

Olá.

Eu não havia prestado a atenção na alimentação dos filamentos. A sua solução parece ser a melhor. Se bem que eu acho interessante a alimentação com o SMPS.

Não creio que você deva esperar muito do JTM145, pelo que vi das fotos, a parte funcional do circuito tem muito poucas diferenças do original, e o que falta ser visto na tone pcb, não deve ter grandes novidades.

Acho que vai ficar muito bom um Marshall 1W em uma caixinha 1590bb.

PS Será que as 6Nxxx  funcionariam bem com soquetes DIL 8 pinos torneados?

 Smiley
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 18:04:37 por Matec » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #17 : 22 de Agosto de 2014, as 12:35:40 »

eu já usei os torneados e os não torneados, com aquele clip,
os torneados encaixam melhor, mas a válvula fica um pouco solta, passei estanho nos terminais da válvula e ela está travando melhor no soquete.
cortei o soquete pra fazer um soquete circular, assim os pinos ficam menos curvados.

Apesar disso, quero testar uma mola pra segurar a válvula no soquete, só por garantia.

Abs
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #18 : 22 de Agosto de 2014, as 17:22:54 »

Que tal pra fonte, usar um transformador de 18+18v e um quadruplicador de tensão de meia onda (mesma topologia do dobrador usado na fonte do HB-1)?
Pelo que calculei, deve cheguar em algo perto de 200v sem problema algum.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #19 : 22 de Agosto de 2014, as 18:08:03 »

blackcorvo

Boa dica!

No final quem vai fazer o ampli é o Thomas_h, mas se você desse as coordenadas dessa fonte seria muito bom.

Eu fiz aqui uma simulação e foi mais ou menos isso que você falou. Com capacitores de 220uF e transformador de 18+18 15W, a tensão HT com carga máxima ficou em ~190v , seria isso?
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 18:03:25 por Matec » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #20 : 24 de Agosto de 2014, as 09:48:36 »

blackcorvo

Boa dica!

No final quem vai fazer o ampli é o Thomas_h, mas se você desse as coordenadas dessa fonte seria muito bom.

Eu fiz aqui uma simulação e foi mais ou menos isso que você falou. Com capacitores de 220uF e transformador de 18+18 15W, a tensão HT com carga máxima ficou em ~190v , seria isso?

Exatamente. Só acho que capacitores de 100uF já seriam suficientes pra esse amp.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #21 : 24 de Agosto de 2014, as 10:32:21 »

Blackcorvo, a proposito onde encontro literatura especifica(em portugues se possivel), sobre o calculo de capacitores pra uso em dobradores de tensao. To pretendendo montar um pre valvulado.O google tem dado algum resultado mas queria algo mais especifico.
Obrigado desde ja!!!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 401

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 355



« Responder #22 : 24 de Agosto de 2014, as 19:41:59 »

Olá,
essa idéia do transformador de 18V me passou pela cabeça, e como falei pro Matec ainda seria pequeno o suficiente para uma 1590BB, como o Baby Wonder.

A princípio vou montar o esquema original, pois já fiz a placa, essa versão com o transformador seria legal para um submini JTM1.

Acabei desviando a atenção para um murder one com tremolo, vide o vibratone, usando um transformador de 220v/5v como transformador de saída.
Tirei as laminas e reagrupei para que ficasse o "gap", o som ficou interessante, talvez grave um vídeo.

Ainda não recebi os transformadores de força, nem as válvulas submini, o que vai atrasar um pouco a montagem, mas aproveito pra ler sobre o assunto.

Conforme o pedido do Hauf, também queria ler sobre esses multiplicadores de tensão, até agora só li na wikipédia....pra aprender a calcular tensões e capacitores.

Abraços!, quando tiver atualizações posto aqui!
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #23 : 24 de Agosto de 2014, as 22:52:59 »

Ate ja li outros topicos aqui a respeito pra ver se encontrava, mas nao achei algo mais elucidativo, tenho visto por ai, um padrao no valor dos capacitores, de 220u a 470u e tensao de trabalho maior que a tensao aplicada, mas as duvidas persistem.Ah! o pre em questao seria o twin e outro fender tambem que nao me recordo qual no momento.
 
Abraco!
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 25 de Agosto de 2014, as 09:47:39 »

O calculo de um retificador qualquer deve levar em conta a ondulação (ripple em inglês) que se deseja na saída.  Existe uma página que tem o atalho para uma planilha calculadora no Excel.  Se tu deseja mesmo saber, pode fazer uma engenharia reversa pra poder saber os detalhes.
http://www.voltagemultipliers.com/html/multdesign.html

A planilha: http://www.voltagemultipliers.com/other/Multiplier%20Design.xls

Num retificador normal, basicamente, a ondulação é de amplitude diretamente proporcional à corrente de saída e inversamente proporcional ao valor do capacitor de saída.  Obviamente, a ondulação da tensão de saída também é inversamente proporcional à frequência da fonte de tensão utilizada.   Quando se supõe que a tensão de saída de um retificador tem pouca ondulação, geralmente se aproxima que a corrente de carga é constante, então no tempo em que o transformador ou capacitor (no dobrador) não está carregando o capacitor de saída, a tensão de ondulação é aproximada por uma rampa de dv/dt constante.
Veja por exemplo este retificador de meia onda:

retificador de onda completa:


Olhe lá,  já que existe a curiosidade:
endereço 1: http://www.zen22142.zen.co.uk/Design/dcpsu.htm
endereço 2: https://learning.uonbi.ac.ke/courses/SPH307/scormPackages/path_2/44__waveform_filtering_smoothing1.html

Se quiser complicar bastante, existem outros fatores como a resistência série do transformador utilizado e a impedância dinâmica dos diodos.  Mas daí é para não chegar numa conclusão final.  O melhor é partir de um pensamento mais simples para depois pensar nos fatores complicantes dos "senhores explicadinhos".

Sobre os diodos:
www.vishay.com/docs/88842/anusingr.pdf

Abraços, Saúde e amor.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, as 10:13:17 por Patines » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #25 : 25 de Agosto de 2014, as 10:20:57 »

Eu faço assim pra chegar mais ou menos no valor do meu B+ (sem carga):

Vac * [valor do multiplicador] * 1.41 - (0.7v * [número de diodos no circuito])

No caso desse projeto, ficaria assim:

36 * 4 * 1.41 - (0.7 * 4) = 144 * 1.41 - 2.8 = 200.24 v

Claro que incluindo-se um filtro RC, essa tensão será reduzida um pouco, mas pela demanda de corrente do circuito, eu chuto que um filtro 100R/100uF já vai dar conta da filtragem.

No caso dos capacitores, eu uso uma "regra" que o Eduardo já falou no fórum que ele usa em suas fontes: cada mA consumido equivale ao valor (mínimo) do capacitor em uF. Por exemplo, um circuito consumindo 10mA precisaria de um capacitor de no mínimo 10uF.

Pra multiplicadores eu uso essa mesma regra, porém o valor total da capacitância num multiplicador é o valor dos capacitores dividido pela quantidade, ou seja, se usarmos 220uF num multiplicador 4x, a capacitância total será equivalente a cerca de 47uF (pela regra do Eduardo, isso seria suficiente pra até 47mA).
Isso quer dizer que, sabendo-se o consumo de corrente do seu circuito e o número de capacitores no multiplicador, dá pra saber o valor mínimo necessário pros capacitores.

Multiplicador 6x, corrente 100mA, nos dá capacitores de 680uF. Multiplicador 2x, corrente 20mA, nos dá capacitores de 47uF.

O que o valor desses capacitores vai alterar no funcionamento são a estabilidade e capacidade da fonte (em outras palavras, o "sag"). Capacitores menores = mais "sag", porém também menor B+ máximo, e vice-versa. Não há problemas em usar valores maiores, mas valores menores que o mínimo podem criar uma fonte instável demais, com pouca capacidade.

Isso é o que sei sobre esse tipo de fonte, mas posso estar enganado. Nunca cheguei a ler muito profundamente sobre o assunto.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #26 : 25 de Agosto de 2014, as 10:34:25 »

No caso dos capacitores, eu uso uma "regra" que o Eduardo já falou no fórum que ele usa em suas fontes: cada mA consumido equivale ao valor (mínimo) do capacitor em uF. Por exemplo, um circuito consumindo 10mA precisaria de um capacitor de no mínimo 10uF.
Bem práticas estas regras, mas problematizando um pouco para  talvez chegar em alguma conclusão.

Para que nível de ondulação na saída o Eduardo estipulou estes valores?

---------------------XXX---------------------

Claro que incluindo-se um filtro RC, essa tensão será reduzida um pouco, mas pela demanda de corrente do circuito, eu chuto que um filtro 100R/100uF já vai dar conta da filtragem.

Este filtro reduziria a ondulação para que valor??

Abraços, Saúde e amor.

« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, as 10:50:37 por Patines » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.225

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 186



WWW
« Responder #27 : 25 de Agosto de 2014, as 12:28:00 »

Bem práticas estas regras, mas problematizando um pouco para  talvez chegar em alguma conclusão.

Para que nível de ondulação na saída o Eduardo estipulou estes valores?

Isso já não sei, ele apresentou isso meio que como uma regra geral. Provavelmente é uma aproximação do valor que se chegaria ao fazer o devido cálculo do capacitor de reservoir.
Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #28 : 25 de Agosto de 2014, as 12:45:57 »

Bem apenas para ilustrar o assunto atual, eu fiz uma simulações para verificar uma condição ideal de funcionamento dessa fonte.

No primeiro exemplo, com dois tipos de capacitores, os números dos instrumentos mostram tensão DC e tensão de ripple (rms), com uma carga resistiva, e uma corrente ~= 5mA

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No segundo exemplo, a carga resistiva vai drenar uma corrente ~= 20mA

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Abs



Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #29 : 25 de Agosto de 2014, as 12:58:59 »

.. Multiplicador 2x, corrente 20mA, nos dá capacitores de 47uF.

seria 4X ??
« Última modificação: 25 de Agosto de 2014, as 13:16:31 por Patines » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal