Muito bom Thomas! Adoro suas criações não só pelo tom, mas pela construção também! Parabéns, seus trabalhos são sempre excelentes!
Infelizmente, estou com um pequeno problema com meu circuito.
Aparentemente, é comum para válvulas 6J6 serem microfônicas, e eu não sabia (afinal, não foram feitas com uso em áudio em mente).
Não tinha percebido antes porque estava com a caixa do falante no chão ao invés da bancada junto com o circuito, então não havia retorno mecânico pra fazer a válvula do pré vibrar. Com ambos na bancada, veio aquele "belo" apito com volume no máximo. Nas outras posições do circuito, o problema não parece afetar nem o som, nem seu funcionamento.
Tenho pelo menos umas 10 delas aqui, e todas elas apresentaram o problema (algumas mais do que as outras). Acho que a somatória dessa tendência à microfonia e o pré de ganho alto que são os culpados por isso.
Fico pensando se não seria melhor remover o segundo estágio do pré e convertê-lo em um oscilador para adicionar um trêmulo acoplado por catodo (trocando o controle de ganho, que nem sequer uso, num controle de velocidade)?
Assim reduziria o ganho no pré sem deixar um triodo sem usar, e também poderia experimentar colocar valores "normais" para os resistores de grade na saída, já que a amplitude do sinal seria diminuída.
Antes de qualquer coisa, vou gravar um sample do circuito atual, que já estou devendo faz tempo.
-----
Aqui está o sample, desculpem pela demora:
https://a.tumblr.com/tumblr_nla3wi3kUa1r4gqjso1.mp3Também desculpem pelos cliques no fundo. São por causa da nossa cerca elétrica recém instalada.
No final, o apito que foi gravado é da válvula do pré.