Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 01:00:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas - efeitos, circuitos e handmakers  (Lida 11288 vezes)
gorbachev
Visitante
« : 13 de Julho de 2014, as 15:46:54 »

Pessoal, não sei se as duvidas são pertinentes ou não, mesmo assim vou deixa-las aqui.

Alguns efeitos foram descobertos acidentalmente ou através de observações, tais como o tremolo (alteração do volume do sinal), Flanger (duas fitas sendo tocadas ao mesmo temo com um pequeno atraso) e etc. Porém
como esses efeitos foram "transcritos" para o esquema eletrônico ? Como saber que determinados componentes eletrônicos causam tais alterações no sinal (alem da experimentação )? Como a disposição dos componentes (layout) altera o timbre e a função dos mesmos? E por fim (ufa!) se todo handmade de "respeito" tem esse tipo de conhecimento.

Sou muito fã de quem constrói pedais e queria entrar nesse mundao, mas não sei se terei um bom desempenho . Peco perdão pelas falhas na acentuação ., pois di
postei do celular.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.936

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844



« Responder #1 : 13 de Julho de 2014, as 19:30:45 »

Suas dúvidas são pertinentes, e a resposta é sim para a maioria de suas questões. Pensando assim, você tem boas chances de ser um bom handmaker.

Abs.
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #2 : 13 de Julho de 2014, as 20:46:15 »

Compartilho as mesmas dúvidas perante os mistérios da eletrônica de pedais!

Na medida que vou fazendo, transcrevendo, modificando projetos, eu até consigo entender um pouco do conceito da coisa, porém, essa questão do comportamento do sinal com os diversos componentes eletrônicos ainda é uma icógnita pra mim !  Shocked
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 13 de Julho de 2014, as 20:48:39 »

Pessoal, não sei se as duvidas são pertinentes ou não, mesmo assim vou deixa-las aqui.

Alguns efeitos foram descobertos acidentalmente ou através de observações, tais como o tremolo (alteração do volume do sinal), Flanger (duas fitas sendo tocadas ao mesmo temo com um pequeno atraso) e etc.

Só sei, que neste mundo, seja ele "handmakers" ou não, nada é absoluto, então para entrar neste mundo há varias portas; você mesmo citou duas delas: "acidentalmente" e "observação".

Porém como esses efeitos foram "transcritos" para o esquema eletrônico ? Como saber que determinados componentes eletrônicos causam tais alterações no sinal (alem da experimentação )? Como a disposição dos componentes (layout) altera o timbre e a função dos mesmos? E por fim (ufa!) se todo handmade de "respeito" tem esse tipo de conhecimento.

Hoje em dia, muitas destas tarefas foram facilitadas com circuitos dedicados; exemplo: o integrado PT2399, que foi projetado para trabalhar com atrasos de sinais (delays ou reverbs) ou ainda o circuito FV1.

Veja que citei apenas o exemplo delay/reverb, mas poderia se aplicar a qualquer efeito.


Sou muito fã de quem constrói pedais e queria entrar nesse mundao, mas não sei se terei um bom desempenho . Peco perdão pelas falhas na acentuação ., pois di
postei do celular.

Se observar bem, vai ver que muitos aqui, começaram, apenas observando, replicando, e depois criando.   A evolução vai depender de cada um; claro que se tiver algum conhecimento de eletrônica, isto ajuda muito, mas não significa que sem este conhecimento, não seja possível.


Abraços,
Alfredo
Registrado

Dexter
Visitante
« Responder #4 : 13 de Julho de 2014, as 21:58:21 »

A eletrônica digital proporcionou recursos suficientes para a reprodução destes efeitos, converta o sinal analógico em digital, armazene os dados por um breve instante que pode variar ou não, converta os dados em sinal analógico, finalmente, use esse sinal direto na saída, misture com o sinal original ou não, jogue um pouquinho dele na entrada novamente, com modificações ou não, para ser reprocessado com o sinal original, varie o tempo que esse sinal fica armazenado... são muitas possibilidades.

O mais importante, nesse mundo de handmaker aprenda a reproduzir o que já foi feito, faça mudanças sugeridas, invente suas alterações, extrapole as possibilidades, nunca tenha medo do fracasso e saiba que a curiosidade é um excelente combustível.
« Última modificação: 13 de Julho de 2014, as 22:02:41 por Dexter » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 14 de Julho de 2014, as 09:33:52 »

Alguns efeitos foram descobertos acidentalmente ou através de observações, tais como o tremolo (alteração do volume do sinal), Flanger (duas fitas sendo tocadas ao mesmo temo com um pequeno atraso) e etc. Porém como esses efeitos foram "transcritos" para o esquema eletrônico?
Certamente foram passados para o mundo da eletrônica por um experimentador, técnico ou engenheiro que trabalhava na área a algum tempo, com boa experiência de bancada.

Como saber que determinados componentes eletrônicos causam tais alterações no sinal (alem da experimentação )?  Como a disposição dos componentes (layout) altera o timbre e a função dos mesmos?
Estudando muito ajuda, mas a experimentação comprova e te traz a verdadeira dimensão da coisa.  Experimentação sem estudo e estudo sem experimentação geram conhecimentos medíocres.


E por fim (ufa!) se todo handmade de "respeito" tem esse tipo de conhecimento.  Sou muito fã de quem constrói pedais e queria entrar nesse mundao, mas não sei se terei um bom desempenho.
Os mais obcecados experimentam e estudam muito. Tem gente que mesmo não conhecendo muito posta seus resultados.  Estes eu respeito.
Muita gente só copia os esquemas e monta igual papagaio.  Tem gente que entra no fórum e não dá uma palavra: nem pra ajudar; nem pra contar o resultado da sua experiência; e nem pergunta.  Quem seria então o "hadmade" de respeito seria uma definição a ser procurada.

Abraços, Saúde e amor.
« Última modificação: 14 de Julho de 2014, as 09:37:10 por Patines » Registrado
gorbachev
Visitante
« Responder #6 : 14 de Julho de 2014, as 13:18:27 »

Muito obrigada a todos pela colaboração nas respostas e opiniões. Trabalho há pouco mais de 2 anos com luthieria e tenho um conhecimento básico de eletrônica. Sempre me interessei muito em relação aos pedais, mas nunca entrei de cabeça no projeto por medo de ser mera seguidora de esquemas, mas também por medo de achar que teria que me aprofundar bastante no conteúdo para poder dominar a teoria/prática de eletrônica voltada a pedais.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #7 : 14 de Julho de 2014, as 18:48:17 »

Ser seguidora de esquemas é o primeiro passo, sem dúvida. Isso partindo do princípio que o dito handmaker não tem formação técnica, e que busca o hobby pelo prazer. Mas, como disse o Dexter, a curiosidade e aquela comichão cerebral  é que vão te impulsionar na direção da pesquisa. Aí você vai querer saber mais sobre os capacitores, transistores, clipagem, etc, etc, etc. Isso já consome um bom tempinho. Daí você se interessa pelos circuitos, os blocos dentro de um esquema, a criação das placas, e por aí vai. Anos depois você olha para trás e diz: "Caramba! não pensei que tinha andado tanto..."

E o www.handmades.com.br é o lugar certo para procurar o apoio e a força para ajudar nisso tudo. A palavra-chave é gostar de fazer isto.

(Tá na cara que essa é a minha história... Cheesy Cheesy Cheesy)
Registrado
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #8 : 06 de Fevereiro de 2016, as 03:42:32 »

Olá, pessoal!
Estou afim de construir uma "pedaleira analógica" (vários pedais em uma só grande caixa de alumínio, não tem mistério).
A dúvida é: é possível, que eu consiga com uma só pisada (um só footswitch), ligar 3 efeitos e desligar 2 ao mesmo tempo? E quando pisar de novo, religar os 2 últimos e tornar a desligar os 3 primeiros? É possível?
Perdões minha ignorância... o meu conhecimento em eletrônica que é (quase) nulo e não me deixa enxergar uma saída pra essa enrascada.  Toma na Cabeça

PS: sou novo aqui, então achei melhor tentar um tópico já aberto antes de pensar em abrir um novo (pelo menos no Fórum do Cifra Club é de mais bom tom).

Abç, senhores.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #9 : 06 de Fevereiro de 2016, as 11:43:29 »

Pra isso você vai precisar de um controle digital, provavelmente feito com um microcontrolador PIC, fica um pouco complexo mas da pra ser feito.

Ai quem pode te ajudar seria o Xformer . ele é o mais entendido nesse assuntos digitais e microcontrolados.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
DimeMegadeth
Visitante
« Responder #10 : 06 de Fevereiro de 2016, as 13:33:41 »

daniel_tubes

Nunca nem passou pela minha cabeça passar para o lado digital da coisa... Mas a gente estuda mesmo é pra deixar a coisas exatamente como queremos, né?? Vou procurar o Xformer! Obrigado, Daniel!
Abç.

PS: e se eu quiser só ligar/desligar dois pedais, ao mesmo tempo, com o mesmo 3pdt? Posso apenas usar o mesmo 3pdt pra a ligação dos dois circuítos??
Valeu!!
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #11 : 08 de Abril de 2016, as 22:45:13 »

DimeMegadeth

Explica um pouco melhor essa idéia que talvez eu possa te ajudar. Seria uma chave pra alterar entre os efeitos e outra pra bypass?
Esboça um fluxograma dessa idéia aí. Me parece que o que você quer é algo como um looper programável, tipo o pathfinder da Nig.

Depois de algum tempo só lendo e mais algum tempo sem nem isso, quero trazer minhas contribuições ao fórum que já me trouxe tanta felicidade  Grin
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #12 : 11 de Abril de 2016, as 09:28:49 »

Olá, pessoal!
Estou afim de construir uma "pedaleira analógica" (vários pedais em uma só grande caixa de alumínio, não tem mistério).
A dúvida é: é possível, que eu consiga com uma só pisada (um só footswitch), ligar 3 efeitos e desligar 2 ao mesmo tempo? E quando pisar de novo, religar os 2 últimos e tornar a desligar os 3 primeiros? É possível?
Perdões minha ignorância... o meu conhecimento em eletrônica que é (quase) nulo e não me deixa enxergar uma saída pra essa enrascada.  Toma na Cabeça

PS: sou novo aqui, então achei melhor tentar um tópico já aberto antes de pensar em abrir um novo (pelo menos no Fórum do Cifra Club é de mais bom tom).

Abç, senhores.


Usando uma chave 4PDT é possível, contudo, você não teria indicação de qual dos efeitos está ligado....obviamente cada efeito teria a sua própria 3PDT também.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #13 : 11 de Abril de 2016, as 11:09:23 »

...
A dúvida é: é possível, que eu consiga com uma só pisada (um só footswitch), ligar 3 efeitos e desligar 2 ao mesmo tempo? E quando pisar de novo, religar os 2 últimos e tornar a desligar os 3 primeiros? É possível?

Com uns relés também dá. E nem precisa programar microprocessador. Abraços.
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #14 : 12 de Abril de 2016, as 17:53:04 »

Citar
Com uns relés também dá. E nem precisa programar microprocessador. Abraços.

Com DIPswitches e relays suficientes dá de se fazer tudo. Hahaha
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal