Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 03:46:58

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SHAKA HV - ajuda para desenvolver  (Lida 11119 vezes)
Sergiodam
Colaborador

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122

« Responder #15 : 15 de Julho de 2014, as 11:26:07 »

Yeahhhh!!! Era isso que eu precisava. Valeu, Electric!!!
Handmaker

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416

« Responder #16 : 15 de Julho de 2014, as 12:31:06 »

Pelo que eu entendi em relação ao Vr, foi o seguinte. O Aron usou 18V de alimentação (V+) e um divisor para obter 9V (Vr). O Sergio preferiu usar 9V de alimentação (V+) e um dobrador para conseguir os 18V (Vr). Como foram usadas ideias opostas (divisor/dobrador), as tensões de Vr acabaram trocadas. Ou seja, o que o Aron chamou de Vr o Sergio chamou de V+, e vice-versa.

O importante é que o resistor de 470K perto da entrada recebe os 9V, enquanto o restante do circuito é alimentado pelos 18V. Não conferi o layout, mas o esquema foi redesenhado corretamente. Apenas duas considerações:

1- aparentemente está fácil para modificar o layout e transformá-lo em um layout com os pots on board. É uma coisa a se pensar, evita ligações externas e é uma maneira de fixar a placa dentro da caixa.
2- (essa se refere ao esquema original, e não ao layout em si) realmente são dois trimpots? Veja lá, o trimpot de baixo está marcado como 50K Trim, enquanto o de cima está marcado como 25K Bias. Não poderia ser um trimpot de 50K para ajustar o valor correto de bias e usar um potenciômetro de 25K para variar o bias para mais ou para menos, e ter mais opções de som, ou realmente são dois trimpots para um ajuste mais fino?
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #17 : 15 de Julho de 2014, as 12:40:31 »

Não consigo ver as imagens aqui no escritório, mas lembro que tinha mesmo uma ligação de 9V ao pinto 3, via um resistor.

Mas agora, lembrando daquele divisor resistivo que consta do primeiro esquema (que tem GND, VR 9V e 18V), fico me perguntando se é aceitável pegar o VR direto da entrada de 9V (antes do CI dobrador de tensão), ou se seria melhor montar o divisor para criar a tensão VR DEPOIS do CI dobrador (por estúpido que isso possa parecer...).

Pegando os 9V da bateria como VR, você terá as seguintes tensões: 0V (GND), 9V (VR) e uma terceira tensão que deverá ficar ligeiramente abaixo de 18V (por causa da perda no dobrador), ou seja, seu VR não estará exatamente no "ponto médio". Isso pode introduzir alguma distorção, que pode ou não ser "musical". Por outro lado, as próprias tolerâncias dos componentes irão afetar esta característica de alguma forma, então talvez seja apenas bobagem minha...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #18 : 15 de Julho de 2014, as 13:25:50 »

2-  realmente são dois trimpots? Veja lá, o trimpot de baixo está marcado como 50K Trim, enquanto o de cima está marcado como 25K Bias. Não poderia ser um trimpot de 50K para ajustar o valor correto de bias e usar um potenciômetro de 25K para variar o bias para mais ou para menos, e ter mais opções de som, ou realmente são dois trimpots para um ajuste mais fino?

Roll Eyes É uma boa pergunta... Embora me pareça estranho: depois de você regular bem direitinha a tensão do fet poder alterá-la externamente... Não vejo muita utilidade num pot externo para isso. Mas acho que pode ter mesmo razão... Além do mais, eu não encontrei por aí trimpot com essa medida.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #19 : 15 de Julho de 2014, as 15:22:53 »

Meu comentário sobre a alimentação do 4558 no VR foi justamente porque no primeiro esquemático tem aquele divisor de tensão que indica VR como sendo 9V.

Quanto a aterrar o setor não usado do 4558, é a mesma ligação que o ElectricEffects recomendou, pinos 6 e 7 juntos e pino 5 ao terra. Veja que essa recomendação já havia sido feita na resposta C do meu primeiro post. Isso NÃO É uma bronca, é para dar um toque que neste forum a turma gosta mesmo de escrever, então a gente tem que ler tudo com atenção, ou acaba perdendo informações importantes  Wink )

Se fosse eu, faria o divisor de tensão com os resistores de 10k com um capacitor de 10uF ao GND e ligaria o terra virtual (meio dos resistores) ao pino 5 do 4558 e também ao resistor de 470K que vai ao pino 3.  Se for usar o 7660, cuidado que os "18V" podem gerar um tom audível de 10kHZ na configuração em que está.  Eu colocaria a partir da maior tensão do dobrador, um filtro PB composto por resistor de 100R e um capacitor de 10uF em paralelo com 100nF, e dali pegaria os "18V" tanto para o terra virtual quanto para alimentação do CI e do JFET.

D) Sim, mas tome cuidado na hora de regular o BIAS do FET, se o pot zerar, o FET poderá queimar. Talvez seja bom você colocar um resistor de uns 4K7 em série.
O J201 não queima se zerar o potenciômetro porque o Idss dele é de 1mA no máximo!  1mA*17V = 17mW e o J201 aguenta 360mW.  outra possibilidade de queimar seria de fazer um curto entre o gate e o dreno, mas então o resistor de 1k iria segurar a corrente em 17V/1k= 17mA.  Se estou comendo mosca por favor me avisem, pois não vi como queimar o J201.

Se eu fosse você, testava antes numa protoboard.
É um conselho bem inteligente.

Abraços, Saúde e amor!
« Última modificação: 15 de Julho de 2014, as 15:42:47 por Patines » Registrado
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #20 : 15 de Julho de 2014, as 21:14:45 »

Vou fazer uma pergunta que pode parecer estapafúrdia Roll Eyes: Será que haveria uma perda muito grande se esse projeto fosse alimentado apenas em 9V? Daí regulando bias em 4,5V...
Outra mais estapafúrdia ainda Roll Eyes Roll Eyes: se eu mantivesse o projeto original do Aron e fizesse, numa caixinha à parte, um dobrador de tensão, onde eu entrasse normalmente com os 9V da minha fonte e recolhesse a saída (de próximo aos 18V) para alimentar o pedal com um outro plug p4?

Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #21 : 15 de Julho de 2014, as 22:28:35 »

Estapafúrdia é a pergunta que não é feita...

Alimentar o pedal com 9V possivelmente te daria menos ganho, acho que só isso. Segue o conselho, monta na protoboard, experimenta a vontade, depois você parte para a montagem definitiva... Qualquer loja de eletrônica tem protoboards pequenas e baratinhas, que valem cada centavo se você realmente quiser aproveitar o hobby... Ou você pode improvisar usando soquetes de CI's.

Sobre montar o dobrador numa caixa separada, não vejo vantagem. Mas você poderia monta-lo numa PLACA separada (o circuito é bem pequeno, uma plaquinha de 2x2 cm acomoda tranquilo).

Sobre o comentário do Patines sobre o ruído audível do oscilador do CI 7660, depende de qual 7660 você usar. Com o modelo ICL7660SCPAZ da Intersil (bem comum) e na configuração que consta do seu esquema (pino 1 ligado aos 9V, ou seja, boost de frequência ativado), o oscilador opera em 35kHz, acima da faixa de áudio, portanto. Os modelos mais antigos, com sufixo A (ou sem nada) podem realmente trazer problema (nestes, o pino 1 não tem função).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #22 : 15 de Julho de 2014, as 23:50:28 »

É o modelo "S" mesmo, ou até o MAX1044 (acho que ainda tenho um aqui...).

-----

Se eu fosse você, testava antes numa protoboard.
É um conselho bem inteligente.

Vou ver se consigo comprar uma protoboard amanhã para fazer os testes. Existe alguma marca em especial que devo procurar ou qualquer uma serve? E aqui vai uma dúvida final.
Vou aproveitar o teste e verificar também como fica o funcionamento dele com 9V, mas para isso preciso trocar o valor de algum resistor ou capacitor para compensar? (se sim, dá para explicar o motivo?...  Tongue )
Obrigado pela ajuda. Legal!
Depois posto o resultado da aventura.
« Última modificação: 17 de Julho de 2014, as 00:57:14 por Sergiodam » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #23 : 18 de Julho de 2014, as 10:59:33 »

Vou fazer uma pergunta que pode parecer estapafúrdia Roll Eyes: Será que haveria uma perda muito grande se esse projeto fosse alimentado apenas em 9V? Daí regulando bias em 4,5V...

Pode tentar aumentar o ganho com técnica de bootstrap da saída para o resistor de dreno, similar a este desenho para resistor de coletor:

Use a imaginação para usar um JFET no estágio de ganho com 9V.  Não estou me referindo à emular triodo, apenas em usar bootstap.
Está em http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=97773.0

Abraços, Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Julho de 2014, as 11:02:34 por Patines » Registrado
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #24 : 18 de Julho de 2014, as 21:34:15 »

Pô, Patines, obrigado pela sugestão... Estou "deglutindo" até agora...  Cheesy O problema é que não sei tanto de eletrônica assim, e confesso que voei. Tentei dar uma pesquisada por aí (inclusive na diystompbox) mas acabei ficando na mesma. Entendi que você propõe uma forma de resolver o ganho com o uso de 9V, sem ter que lançar mão do dobrador. Só que não "visualizei" como fazer isso pelo esquema que você postou como exemplo... Mas de qualquer forma agradeço a gentileza da tentativa...  Legal!
Handmaker

Obrigado

« Responder #25 : 19 de Julho de 2014, as 01:14:01 »

Desenhei um circuito fotografei e está na minha área de trabalho.  Se tu quer que te mande o desenho me manda um e-mail
Saúde e amor!
« Última modificação: 27 de Julho de 2014, as 21:36:14 por Patines » Registrado
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #26 : 19 de Julho de 2014, as 01:34:12 »

Oi, Patines. Te mandei o email. Obrigado pela força!
  Imprimir  

Ir para: