Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 06:33:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: SHAKA HV - ajuda para desenvolver  (Lida 11128 vezes)
Sergiodam
Colaborador

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122

« : 12 de Julho de 2014, as 16:38:58 »

Bom, pessoal. Continuando meu autotreinamento em desenvolver layouts, quero fazer a placa para este pedal:

Mas estou com uma(s) dúvida(s)

O esquemático é feito para operar em 18V (duas baterias). Ele tambem aponta um divisor de tensão (se é que não entendi errado), para preparar os 9V que entram no CI 4558. O que eu preciso de dicas é o seguinte:
a) queria usar um dobrador de tensão (7660S) para obter os 18V. Neste caso posso usar este esquema?

b) se puder usar o esquema do 7660S, no caso de alimentação do Opamp posso retirar os 9V diretamente da alimentação (que vem DC jack)? E os diodos D1 e D2 precisam ser o 1n5817 ou serviria outro (1n400x)? Ou bat41? (são os que tenho aqui...)
c) o CI 4558 no esquemático só aparece com um estágio. Posso usar só a primeira metade dele no desenho do Eagle?
d) Há 2 trimpots (25K e 50k) em série entre a alimentação de 18V e o fet. Poderia ser apenas um de 100K?

Por enquanto é só...  Cheesy Agradeço a ajuda.

« Última modificação: 12 de Julho de 2014, as 16:41:03 por Sergiodam » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #1 : 12 de Julho de 2014, as 21:28:14 »

A) Sim. Mas ele não vai te dar 18V, e sim algo em torno de 16,5V por causa da queda de tensão nos diodos (comprovado na prática).

B) Não. Tudo indica que o OpAmp é alimentado com 18V. Os diodos podem ser de qualquer tipo (eu montei com 1N4007), desde que suportem a tensão e corrente. O datasheet do CI explica direitinho.

C) Pode. Mas é bom  aterrar as entradas do outro setor, para evitar ruídos.

D) Sim, mas tome cuidado na hora de regular o BIAS do FET, se o pot zerar, o FET poderá queimar. Talvez seja bom você colocar um resistor de uns 4K7 em série.

Para achar o timbre que mais te agrada, podes brincar com os valores dos capacitores da cadeia de sinal (mais baixos, menos graves) e principalmente com o de 22uF  ligado em source do FET (quanto mais baixo este for, menos amplificação de graves você terá, o que pode ser bom para evitar embolamento). Segundo a teoria do circuito Fetzer (RunOffGroove), remover este capacitor te dará menos ganho, mas fará com o que o FET se comporte exatamente com uma válvula triodo (ou seja, uma chavinha ali pode ser interessante para você ter "sabores" distintos).

Se eu fosse você, testava antes numa protoboard.

Boa sorte!
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 13 de Julho de 2014, as 09:06:04 »

A) Sim. Mas ele não vai te dar 18V, e sim algo em torno de 16,5V por causa da queda de tensão nos diodos (comprovado na prática).

B) Não. Tudo indica que o OpAmp é alimentado com 18V. Os diodos podem ser de qualquer tipo (eu montei com 1N4007), desde que suportem a tensão e corrente. O datasheet do CI explica direitinho.

Na datasheet sugerem o uso de diodos Schottky (1N5817) que tem duas  vantagens sobre o 1N4007: tem menor queda de tensão (0,2 a 0,3V) e maior velocidade (o 7660 trabalha a mais de 10kHz no chaveamento, os 1N4007 são mais indicados como retificadores a 60Hz). O que permite melhorar o desempenho e eficiência do dobrador de tensão.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #3 : 13 de Julho de 2014, as 12:12:03 »

Esses diodos poderiam ser do tipo BAT 41?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 13 de Julho de 2014, as 14:01:06 »

Esses diodos poderiam ser do tipo BAT 41?

Se eles forem (eu não conheço esses BAT41) do tipo Schottky, devem funcionar.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #5 : 13 de Julho de 2014, as 14:33:59 »

É um Schottky, 100V x 100mA. Considerando que o consumo do circuito é bem menor que isso, pode usar sem medo.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #6 : 13 de Julho de 2014, as 21:07:36 »

Eu usaria "sem medo de ser feliz" um 1N4148, diodo de sinal:

FEATURES
• Hermetically sealed leaded glass SOD27 (DO-35)
package
• High switching speed: max. 4 ns
• General application
• Continuous reverse voltage: max. 100 V
• Repetitive peak reverse voltage: max. 100 V
• Repetitive peak forward current: max. 450 mA.

Um abraço!

Eduardo
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #7 : 13 de Julho de 2014, as 23:27:56 »

O HG-1 usa esse recurso. Da uma olhada no esquema dele e veja como a coisa foi implementada.
I don't want to die young...
I want to diode!
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 14 de Julho de 2014, as 21:11:59 »

Bom, pessoal... Desenhei o esquemático e roteei um layout, usando a ideia do dobrador de tensão. Queria pedir o olhar técnico de vocês para opinarem se tem alguma aberração e se precisa mudar alguma coisa...

Esquemático:

Placa (não sei se o esquema de cores vai ajudar ou complicar... Cheesy):

Valeu pela ajuda Legal!

PS: Pro pessoal que conhece Eagle: tem alguma configuração para que os nomes dos componentes sejam printados junto com os ditos cujos?
« Última modificação: 14 de Julho de 2014, as 21:14:05 por Sergiodam » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 14 de Julho de 2014, as 23:00:39 »

1) Cadê o aterramento das entradas do segundo OpAmp, não usado?

2) Você não ia usar um único trimpot?

3) Tem componentes bem juntinho dos CI's. Isso vai te impedir de usar soquetes.

4) A estória de ligar o pino 8 do 4558 em VR está meio esquisita...

Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #10 : 15 de Julho de 2014, as 00:39:10 »

Se VR é +18 está certo.
Não entendi:
PS: Pro pessoal que conhece Eagle: tem alguma configuração para que os nomes dos componentes sejam printados junto com os ditos cujos?
No canto esquerdo logo em cima da opção "move" tem o "display", lá você consegue mudar a cor dos nomes, componentes e outras coisas, eu gosto de deixar o esquemático todo preto; o fundo GND amarelo claro; as trilhas amarelo claro também; os pads, nomes, valores, máscara dos componentes são pretos. Desse jeito fica bem fácil a visualização na hora de traçar.
Como assim:

Liga o pino 6 com 7 e aterra o pino 5 do 4558.

Colaborador

Obrigado

« Responder #11 : 15 de Julho de 2014, as 01:34:57 »

1) Cadê o aterramento das entradas do segundo OpAmp, não usado?

Ops! Huh? Não sabia que precisava...

2) Você não ia usar um único trimpot?

Pois é... Depois achei melhor manter, pois me pareceu que permitiria um ajuste mais fino...

4) A estória de ligar o pino 8 do 4558 em VR está meio esquisita...

Também fiquei em dúvida. Li as informações no esquemático original do Aron Nelson, mas não consegui chegar a uma conclusão. Mas me pareceu que a alimentação é 18V. Mas tem uma ligação de 9V no resistor R2 que me deixou bolado...

Se VR é +18 está certo.

No meu esquemático, com dobrador de tensão o VR é 18 V. No desenho do Aron o VR é 9V.

Não entendi:
No canto esquerdo logo em cima da opção "move" tem o "display", lá você consegue mudar a cor dos nomes, componentes e outras coisas, eu gosto de deixar o esquemático todo preto; o fundo GND amarelo claro; as trilhas amarelo claro também; os pads, nomes, valores, máscara dos componentes são pretos. Desse jeito fica bem fácil a visualização na hora de traçar.

O que eu quis dizer é sobre a centralização dos nomes ou valores. Repare que no meu layout eles ficam desalinhados ou sobrepostos. Também acho as letras grandes demais. No seu desenho eles ficam bem centralizadinhos dentro das figuras dos componentes e no meu fica bagunçado. Consegui explicar?  Wink

Liga o pino 6 com 7 e aterra o pino 5 do 4558.

Valeu. Farei isso!

Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 15 de Julho de 2014, as 08:47:59 »

Meu comentário sobre a alimentação do 4558 no VR foi justamente porque no primeiro esquemático tem aquele divisor de tensão que indica VR como sendo 9V.

Quanto a aterrar o setor não usado do 4558, é a mesma ligação que o ElectricEffects recomendou, pinos 6 e 7 juntos e pino 5 ao terra. Veja que essa recomendação já havia sido feita na resposta C do meu primeiro post. Isso NÃO É uma bronca, é para dar um toque que neste forum a turma gosta mesmo de escrever, então a gente tem que ler tudo com atenção, ou acaba perdendo informações importantes  Wink )
Sergiodam
Colaborador

Obrigado

« Responder #13 : 15 de Julho de 2014, as 10:07:08 »

Meu comentário sobre a alimentação do 4558 no VR foi justamente porque no primeiro esquemático tem aquele divisor de tensão que indica VR como sendo 9V.

Quanto a aterrar o setor não usado do 4558, é a mesma ligação que o ElectricEffects recomendou, pinos 6 e 7 juntos e pino 5 ao terra. Veja que essa recomendação já havia sido feita na resposta C do meu primeiro post. Isso NÃO É uma bronca, é para dar um toque que neste forum a turma gosta mesmo de escrever, então a gente tem que ler tudo com atenção, ou acaba perdendo informações importantes  Wink )
Cheesy Valeu, Fink. Sei que não tem bronca. Pelo contrário, acho muito legal quando os colegas se dispõem a ajudar, cada um a seu modo.
Por exemplo, eu não imaginava mesmo que tinha que aterrar o setor não utilizado... Aprendi mais uma.  Legal!
Mas ainda estou inseguro com a alimentação do CI... No meu desenho eu estou entrando com 18V no pino 8 (como padrão de ligação do componente) e com 9V no pino 3 (por causa da anotação do Aron Nelson). Acho isso esquisito, mas foi como eu entendi...
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #14 : 15 de Julho de 2014, as 10:11:38 »

Tem uma opção que se chama "Smash" você clica nela e em cada componente que quer alterar a posição do "name" e do "value". Abraços.
  Imprimir  

Ir para: