Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 19:33:45

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Equipamento x Talento  (Lida 6444 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« : 08 de Julho de 2014, as 09:35:06 »

Muitos músicos hoje em dia dão muita importância a qualidade de seus equipamentos acreditando que alguns elementos podem trazer um resultado melhor a suas musicas, temos que ter a guitarra da marca X, com a madeira Y e o fomato Z...
É verdade que um equipamento ou instrumento pode gerar um timbre melhor que outro, julgando-se através da individualidade de cada um entre gostos e preferencias, mas a grande verdade é que isto tudo não vale nada sem o talento.
Para ilustrar, tem este video onde o glorioso Seasick Steave faz um sonzeira com um instrumento feito com tapas de panelas e um cabo de vassoura:
http://www.youtube.com/watch?v=S-vSZFEWHlo
« Última modificação: 08 de Julho de 2014, as 09:38:28 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 08 de Julho de 2014, as 09:54:18 »

O importante sempre será o talento de cada um, do jeito de cada um mostrar esse talento! Ao resto se dá a importância que cada coisa tem em sua vida. Eu, por exemplo, não sou lá muito fã de covers, por exemplo, mas há vezes que a pessoa, mesmo fazendo "igualzinho" ao artista original, deixa transparecer seu talento, não apenas sua habilidade para imitar:

https://www.youtube.com/watch?v=TiDX601VHDg
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
laerteandrade
Colaborador

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52

« Responder #2 : 08 de Julho de 2014, as 10:27:30 »

Isto é muito relativo. Pessoas sem talento (ou sem tanta dedicação), como eu, conseguem ser aceitos em bandas em razão do timbre escolhido a dedo, e dos bons equipamentos. Com eles, consigo enganar os ouvintes, se eu tocasse com equipamentos ruins, ou tivesse pouca noção de timbre, não tocaria com ninguém. Já aconteceu algumas vezes de tocar com guitarristas mais habilidosos que eu, mas,  como eles achavam que deveriam soar como o Steve Vai, e metiam duzentos efeitos na guitarra, o som deles ficava magrinho, e no final minha guitarra se sobressaia.
Visitante
« Responder #3 : 08 de Julho de 2014, as 10:44:18 »

As vezes o guitarrista toca guitarra, e outras vezes é a guitarra que toca o guitarrista.

Saber "timbrar" o instrumento é uma habilidade/técnica tão ou mais importante que saber executar passagens difíceis.

Lógico que é mais fácil "timbrar" uma Fender que uma Tonante, mas não quer dizer que seja impossível para um bom músico timbrar as coisas mais loucas, como caixinhas de fósforo por exemplo.

« Última modificação: 08 de Julho de 2014, as 10:46:17 por felix » Registrado
lferg
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14

« Responder #4 : 08 de Julho de 2014, as 10:48:26 »

A busca de um timbre que agrade os ouvidos do guitarrista, as vezes pode despertar um talento musical adormecido, que se tivesse insistido em uma guitarra ou um amplificador muito ruim, acabaria desmotivando.
For those about to rock (we salute you)
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #5 : 08 de Julho de 2014, as 11:04:37 »

Exatamente. Uma proba viva disso é o pedal Univibe. Use ele com um delay ou com um bom reverb, idéias novas surgirão instantaneamente.
Visitante
« Responder #6 : 08 de Julho de 2014, as 11:21:58 »

O que também acontece, é que existem técnicas que são quase impossíveis de executar bem em equipamentos ruins ou sem regulagem.
Por exemplo tapping com ação alta das cordas.
Harmônicos sem ganho (captador e amp principalmente)
Arpejos com encordoamentos muito pesados
Slides com cordas velhas
Fritação com palheta mole
E por ai vai...

Por isso é bom ter o equipamento certo, para aprimorar as técnicas, ai sim se tornar capaz de tocar bem um equipamento não tão bom.

É como pintura, primeiro você precisa das melhores tintas, dos melhores professores para a melhor técnica, então você deve abandonar quase tudo e buscar seu estilo.
Assim como Picasso.

« Última modificação: 08 de Julho de 2014, as 11:26:13 por felix » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #7 : 08 de Julho de 2014, as 11:29:29 »

Não que eu queira me gabar, mas comigo o talento fala mais alto.  Grin

Tanto faz se eu for tocar no melhor, como no pior equipamento do mundo.  Roll Eyes

O resultado é sempre o mesmo. Uma M.....

Guitarrista

Cry Cry Cry Cry Cry

Sarcasmo
Colaborador

Obrigado

« Responder #8 : 08 de Julho de 2014, as 11:34:31 »

Cara, sempre há uma solução para quem não toca nada. Coloca wah wah em tudo que esconde a sujeira e deixa bacana qualquer coisa.
Visitante
« Responder #9 : 08 de Julho de 2014, as 11:36:20 »

Sinceramente, eu acho que o equipamento faz diferença sim...

Claro que o talento é determinante para a qualidade do som, o timbre está mais nas mãos do guitarrista que no equipamento. Mas de certa forma, um equipamento limitado, limita as possibilidades de timbragens e etc do guitarrista ! Vai dar uma guitarrinha de 300 reais made in china que vem com aqueles trastes desnivelados, captadores ruins e ruidosos, oitavas desafinadas, mais um amplificador meteoro de 15w para o Jimi Hendrix. Será que ele ainda vai ter toda aquela "mojolencia" ao tocar ?  Cheesy
Visitante
« Responder #10 : 08 de Julho de 2014, as 11:43:52 »

Isso é uma briga antiga.

Acho que deveria ser: Equipamento + Talento.

Sem talento não há boas composições, boas harmonias, boas melodias e bons arranjos.

Sem equipamento adequado as coisas se tornam muito difíceis. As vezes se torna impossível reproduzir o que desejamos. Muitas vezes uma guitarra ou amplificador ruim se torna um desestímulo.  Pode até "matar" um músico promissor.

Como não possuo talento, tenho de me virar com o melhor equipamento que possa conseguir !  Cheesy Cheesy
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #11 : 08 de Julho de 2014, as 11:57:28 »

Acho que o povo aqui deveria aumentar uns pontinhos na auto-estima...rs.

Há muito espaço para se ser talentoso, de maneiras diversas!

Uns tem mais suingue, outros mais agressividade e peso, outros mais velocidade e limpeza, outros mais coração, outros mais estruturas cerebrais, outros com poucas notas e timbres interessantes fazem coisas belíssimas, outros com uma criatividade que surpreende a cada passagem, outro que toca o necessário com precisão que assusta, etc.

E tem o Jimi Hendrix...rs Afro Guitarrista
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
laerteandrade
Colaborador

Obrigado

« Responder #12 : 08 de Julho de 2014, as 12:28:06 »

É, tem o Hendrix, por sinal, alguém já viu o documentário E aí Hendrix? no youtube? tem um cara que faz cover dele que é incrível, pegada muito semelhante.

Mas esta história que musico de verdade tira som de qualquer coisa não é de todo verdade. Lendo sobre o Pink Floyd descobri que após o Dark Side, o pessoal teve a idéia de fazer um disco só com instrumentos não convencionais (serrotes, elásticos e outras coisas), resultado: perderam seis meses e nada saiu, nem sequer uma música completa. Depois disso saiu o Whish Were Here, com instrumentos convencionais (parece que tem parte de uma música desta época perdida por aí).

Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« Responder #13 : 08 de Julho de 2014, as 12:55:31 »

É realmente temos aqui opiniões divergentes, mas assim que é legal!
Outro video que já foi discutido aqui em outro tópico, foi o do John Mayer que pegou a Squier de um fã em pleno show e plugou a danada:
https://www.youtube.com/watch?v=kt3hzGla8r4
Paciência comigo, estou tentando aprender.
felix
Visitante
« Responder #14 : 08 de Julho de 2014, as 13:06:37 »

Era uma Squier pelo menos.
Queria ver dar uma Tonante daquelas bem tosconas dos anos 90.
  Imprimir  

Ir para: