Estava agora mesmo fazendo alguns testes com filtros passivos. Mais especificamente estou estudando distorção por harmônicas.
Eu estou aplicando um sinal com distorção (o meu gerador de funções da Minipa) em um filtro passivo passa-alta e analisando o resultado por FFT.
O circuito de filtro é o mais simples possível (100nF e 1.5k ohms):
Eu testei outros valores, mas para essa thread considerem esses valores (usando um app de android para fazer o cálculo de valores, para quem quiser ver se chama EletroDroid)
Porém, ele atenua muito pouco a fundamental, caiu de 12dBVrms para 8dBVrms. As harmônicas não foram atenuadas (apenas a terceira foi atenuada de -22dB para -28dB)
A minha ideia é tentar fazer um cálculo de THD (de uma frequência específica) através de FFT e para isso, preciso filtrar a fundamental, correto?
Para tal, no momento estou tentando através de um filtro passa alta passivo, mas não estou conseguindo bons resultados para o fim que eu quero (calcular o THD). Minhas dúvidas são:
O quanto eu preciso atenuar a fundamental para um resultado próximo do real?
Consigo filtrar a fundamental apenas com um filtro passivo ou preciso de um filtro ativo Notch Filter, como aquele que o Beto postou de um Application Report da Texas Instruments:
Filter Design in Thirty SecondsAbração
-----
Achei uma ferramenta para calcular os valores de um circuito Twin-T que são a junção de dois filtros passivos.
Twin-T Notch Filter Design ToolConsegui atenuar a fundamental em 15dB com esse arranjo, porém, as harmônicas também foram atenuadas e a fundamental continua bem mais alta que as harmônicas.