Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 19:45:38
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Atenuador de Potencia
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Atenuador de Potencia (Lida 5962 vezes)
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48
Atenuador de Potencia
«
:
26 de Junho de 2014, as 17:42:08 »
Alguem usa algum projeto de Atenuador de Potencia?
Iniciante
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 13
Re: Atenuador de Potencia
«
Responder #1 :
26 de Junho de 2014, as 22:10:28 »
Eu uso no meu Giannini Duovox 120B, já que o volume dele é muito alto pra poder tocar em casa acima do volume 4.
Eu fiz um atenuador simples, com dois resistores de 100W, fiz um esquema de LPad. Funciona bem, o único inconveniente é que não é variável.
No meu caso, eu fiz a atenuação pra 10w.
Esse site aqui tem uma calculadora pros resistores:
http://www.sengpielaudio.com/calculator-Lpad.htm
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #2 :
26 de Junho de 2014, as 23:17:04 »
Sua solução pode estar aqui:
http://audiolist.quasar.eng.br/forum/kbcc02.php?mode=article&k=223
Veja o tópico do Edu Silva, de 14/Fev/2007 (lá no finalzinho da página). Trata-se de um atenuador em Bridged T, e tem as formuletas de cálculo para você customizar o circuito da maneira ideal para a sua situação. É uma solução intermediária entre o L-Pad (que mata bastante o timbre) e os circuitos mais trabalhosos.
Precisa pensar um pouco, mas fica muito bom. Eu montei dois atenuadores, um de -9dB e um de -15dB, e usei uma chave para alternar entre os dois níveis de atenuação. Com o de -15dB foi possível até usar fone de ouvido num valvulado de 15W (lógico que sem aumentar muito o volume do amp). E nada impede que você use mais circuitos, com diferentes níveis de atenuação, e faça a seleção com uma chave rotativa.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
«
Responder #3 :
27 de Junho de 2014, as 10:01:06 »
Eu vi um com chave de dB e um potenciometro?
-----
Citação de: Finck em 26 de Junho de 2014, as 23:17:04
Sua solução pode estar aqui:
http://audiolist.quasar.eng.br/forum/kbcc02.php?mode=article&k=223
Veja o tópico do Edu Silva, de 14/Fev/2007 (lá no finalzinho da página). Trata-se de um atenuador em Bridged T, e tem as formuletas de cálculo para você customizar o circuito da maneira ideal para a sua situação. É uma solução intermediária entre o L-Pad (que mata bastante o timbre) e os circuitos mais trabalhosos.
Precisa pensar um pouco, mas fica muito bom. Eu montei dois atenuadores, um de -9dB e um de -15dB, e usei uma chave para alternar entre os dois níveis de atenuação. Com o de -15dB foi possível até usar fone de ouvido num valvulado de 15W (lógico que sem aumentar muito o volume do amp). E nada impede que você use mais circuitos, com diferentes níveis de atenuação, e faça a seleção com uma chave rotativa.
Tipo eu tenho um amp de 50w com falantes de 8ohms, neste esquema eu utilizo conforme abaixo:
____
,----------|____|---- -- ---,
| R2 |
| ____ ____ |
IN o--- o---|____|---o---|____|---o---o OUT
R3 | R4
|
| |
| | R1
| |
|
|
o------------o----------------o
R3 E R4 8 OHMS?
?
R1 - 4,5 OHMS???
R2 - 15 OHMS
Para no final ter -9db
Esta correto?
«
Última modificação: 27 de Junho de 2014, as 11:25:26 por Adriano_Passos
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #4 :
27 de Junho de 2014, as 20:25:24 »
Sim, mas você tem que calcular a dissipação do resistores também, pois se ficarem subdimensionados eles vão torrar, seu atenuador vai abrir, e vai mandar seu amp para o espaço...
No artigo a explicação sobre isso é meio porca, porque a calculeira realmente é meio chata. Como o cara menciona 2 situações extremas, você pode tirar uma intermediária por interpolação, e jogar um pouco de folga em cima. Ou procurar uma calculadora online (eu não achei).
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #5 :
28 de Junho de 2014, as 12:05:22 »
Citação de: Finck em 27 de Junho de 2014, as 20:25:24
Sim, mas você tem que calcular a dissipação do resistores também, pois se ficarem subdimensionados eles vão torrar, seu atenuador vai abrir, e vai mandar seu amp para o espaço...
No artigo a explicação sobre isso é meio porca, porque a calculeira realmente é meio chata. Como o cara menciona 2 situações extremas, você pode tirar uma intermediária por interpolação, e jogar um pouco de folga em cima. Ou procurar uma calculadora online (eu não achei).
Pra calcular as potências tem um jeito mais simples:
Primeiro temos que rearranjar o circuito pra ficar mais amigável:
Inserindo a carga (alto-falante de 8 ohms = Rload) chegamos no circuito acima que agora pode ser analisado como uma ponte de Wheatstone, onde temos dois circuitos divisores de tensão formados por R3-R1 e R2-Rload. Veja que R3 = R4 = Rload = 8 e que calculamos R1 e R2 de forma a ter o divisor de tensão desejado para atenuar a potência (atenuando a tensão na carga por tabela atenuamos a potência na carga). O curioso é que os dois divisores de tensão são calculados para ter a mesma razão de atenuação, logo chegamos a valores de R1 = 4,4ohms e R2 = 14,56 ohms pelas fórmulas dadas e 9dB de atenuação (ou seja, 6,29W no alto-falante).
Logo nos pontos A e B teremos a mesma tensão (de fato a razão R1/(R1+R3) = 0,3547 e Rload/(Rload+R2) = 0,3547) de 7,09V. Como nos pontos A e B tem a mesma tensão (potencial) não haverá corrente circulando no resistor R4, logo em tese ele nem precisaria estar ali.
Se sabemos que em Rload (alto-falante) tem 7,09V, em R2 teremos o que falta para os 20V de saída do amplificador (fonte alternada). Assim em VR2 = 12,91V e PR2 = 12,91^2/14,56 = 11,44W.
Em R1 teremos a mesma tensão de 7,09V, logo PR1 = 7,09^2/4,4= 11,44W
Em R3 teremos 12,91V, e PR3 = 12,91^2/8 = 20,82W
Assim fechamos a conta:
PR1 = 11,44W use resistor de 20W
PR2 = 11,44W use resistor de 20W
PR3 = 20,82W use resistor de 25W pra cima
PR4 = 0 W
Pload= 6,29W alto-falante
=========
Ptot = 50 W ou seja a potência que não é gasta no falante, precisa ser dissipada nos outros resistores.
Para o amplificador (fonte de AC), a impedância vista por ele continua sendo:
(R3+R1)//(R2+Rload) = (8+4,4)//(14,56+8) = 12,4 // 22,56 = (12,4x22,56)/(12,4+22,56)= 279,7 / 34,96 = 8 ohms.
Como a impedância do alto-falante varia conforme a frequência (os 8 ohms são válidos numa faixa das médias frequências), em algumas frequências o valor dele desbalanceará a ponte, fazendo com que haja uma corrente passando por R4, logo usa-se uma valor de dissipação de potência para aguentar alguma coisa, mas uns 5W a 10W devem ser suficientes.
«
Última modificação: 28 de Junho de 2014, as 12:08:59 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
Obrigado
«
Responder #6 :
29 de Junho de 2014, as 22:12:36 »
Gostei da forma como você expôs a coisa, Xformer. Eu só tinha pensado em Kirchoff, e foi aí que desisti de fazer as contas e parti para a ignorância, digo, aproximação...
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #7 :
29 de Junho de 2014, as 22:38:45 »
Citação de: Finck em 29 de Junho de 2014, as 22:12:36
Gostei da forma como você expôs a coisa, Xformer. Eu só tinha pensado em Kirchoff, e foi aí que desisti de fazer as contas e parti para a ignorância, digo, aproximação...
A simplificação só funciona se a ponte estiver balanceada e se a impedância do alto-falante fosse só resistiva (o que na prática não é verdade). Mas se é só pra ter uma ideia das potências pra dimensionar os resistores, é suficiente.
No caso de haver desbalanceamento da ponte, teria que sim usar algumas equações (montar aquele sisteminha de equações) baseadas nas leis de Kirchoff (nós e malhas) e recalcular as correntes e tensões em cada elemento. Ou transformar uma ligação delta (ou triângulo formado por R2, R3 e R4) em ligação Y e facilitar o cálculo das tensões de alguns pontos (e por tabela as correntes). Ainda assim considerando o alto-falante apenas resistivo.
Mas como a impedância do alto-falante é altamente variável e dependente da frequência e conter elementos resistivos, indutivos e capacitivos, fica inviável descobrir as correntes e tensões (além delas serem complexas - o que implica em potências reativas e reais), pois a conta só valeria para uma frequência.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
«
Responder #8 :
30 de Junho de 2014, as 14:05:03 »
Valeu rapazes, comprei os resistores, mas somente achei de 10W, estarei colocando um cooler para ajudar no resfriamento dos resistores.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #9 :
30 de Junho de 2014, as 23:09:52 »
Pera lá!
Primeiro que os valores do atenuador não são "comerciais", então algumas associações são inevitáveis. Da forma que você colocou, deu a impressão de que você comprou o valor comercial mais próximo. Se foi isso mesmo, não espere que o atenuador vá apresentar perfeitamente o resultado esperado (pode funcionar razoavelmente bem, dependendo das aproximações).
Segundo (e aqui mora o perigo), se você realmente pretende atenuar 9dB em um amp com 50W de saída, segundo os cálculos demonstrados pelo XFormer, há um resistor (R3) que irá dissipar mais que o dobro, e dois (R1 e R2) que irão dissipar 15% acima do que suportam os componentes que você comprou. Penso que não há ventoinha que resolva esse impasse. É o mesmo que ligar uma lâmpada de 127V na tomada de 220V, colocar um ventilador soprando em cima dela, e esperar que não queime. Lembre-se do risco de abrir um resistor e destruir seu equipamento.
Somados estes dois aspectos, a chance de dar algo errado é grande, recomendo que você repense o seu projeto. E caso resolva insistir em montar com os componentes subdimensionados, pelo menos tenha o cuidado de não aumentar o volume até o talo (até porque 6W de saída num amp valvulado ainda gera pressão sonora suficiente para trazer a polícia à sua porta...). Talvez você ache que estou sendo chato, mas é para o seu bem...
Cristiano
Iniciante
Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7
«
Responder #10 :
30 de Junho de 2014, as 23:23:37 »
Adicionalmente ao comentário do Finck sobre a associação de resistores para se alcançar os valores desejados de resistência, a associação pode também permitir maior dissipaçäo de calor, reduzindo os riscos apontados.
Citação de: Finck em 30 de Junho de 2014, as 23:09:52
Pera lá!
Primeiro que os valores do atenuador não são "comerciais", então algumas associações são inevitáveis. Da forma que você colocou, deu a impressão de que você comprou o valor comercial mais próximo. Se foi isso mesmo, não espere que o atenuador vá apresentar perfeitamente o resultado esperado (pode funcionar razoavelmente bem, dependendo das aproximações).
Segundo (e aqui mora o perigo), se você realmente pretende atenuar 9dB em um amp com 50W de saída, segundo os cálculos demonstrados pelo XFormer, há um resistor (R3) que irá dissipar mais que o dobro, e dois (R1 e R2) que irão dissipar 15% acima do que suportam os componentes que você comprou. Penso que não há ventoinha que resolva esse impasse. É o mesmo que ligar uma lâmpada de 127V na tomada de 220V, colocar um ventilador soprando em cima dela, e esperar que não queime. Lembre-se do risco de abrir um resistor e destruir seu equipamento.
Somados estes dois aspectos, a chance de dar algo errado é grande, recomendo que você repense o seu projeto. E caso resolva insistir em montar com os componentes subdimensionados, pelo menos tenha o cuidado de não aumentar o volume até o talo (até porque 6W de saída num amp valvulado ainda gera pressão sonora suficiente para trazer a polícia à sua porta...). Talvez você ache que estou sendo chato, mas é para o seu bem...
Colaborador
Obrigado
«
Responder #11 :
30 de Junho de 2014, as 23:37:03 »
Citação de: Cristiano em 30 de Junho de 2014, as 23:23:37
Adicionalmente ao comentário do Finck sobre a associação de resistores para se alcançar os valores desejados de resistência, a associação pode também permitir maior dissipaçäo de calor, reduzindo os riscos apontados.
Citação de: Finck em 30 de Junho de 2014, as 23:09:52
Pera lá!
Eu fiz o atenuador, coloquei todos os resistores de 10w, os fios que usei são fios que se usa em chuveiro, ajuda a dissipar o calor, testei um pouco o atenuador, creio que depois de um tempo ele esquenta, mas de inicio nos testes nao esquentou nada, achei ate estranho, tenho que deixar mais tempo ligado para ver o que acontece ficar monitorando e tal.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #12 :
01 de Julho de 2014, as 08:58:34 »
Adriano, se você está falando dos fios da resistência do chuveiro (aquela mola), eles são de níquel cromo, e por si só constituem resistores, porém, com os comprimentos pequenos, os valores são baixos demais para introduzir qualquer efeito benéfico ou maléfico (incluindo a ajuda na dissipação de calor). E uma vez que esse material não "pega" solda, fico me perguntando como você fez as conexões.
Pergunta: qual é exatamente o modelo do seu amplificador?
Adriano_Passos
Colaborador
Obrigado
«
Responder #13 :
01 de Julho de 2014, as 10:46:05 »
Citação de: Finck em 01 de Julho de 2014, as 08:58:34
Adriano, se você está falando dos fios da resistência do chuveiro (aquela mola), eles são de níquel cromo, e por si só constituem resistores, porém, com os comprimentos pequenos, os valores são baixos demais para introduzir qualquer efeito benéfico ou maléfico (incluindo a ajuda na dissipação de calor). E uma vez que esse material não "pega" solda, fico me perguntando como você fez as conexões.
Pergunta: qual é exatamente o modelo do seu amplificador?
Na verdade não é fios de resistência, é o fio de cobre normal, bem grosso o que sai da rede eletrica e conecta o chuveiro, meu amp é um jcm 2550(clone).
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #14 :
01 de Julho de 2014, as 10:58:14 »
Só uma observação quanto a melhorar a capacidade de dissipação dos resistores com ventilação forçada (cooler): se for usar só o ventilador (fan) soprando ar na superfície dos resistores que é muito pequena, não vai fazer alguma diferença na potência dissipada. Se incluir o dissipador grudado com o resistor e mais o ventilador (como o cooler completo das CPUs de PCs) aí pode fazer diferença. O dissipador cheio de aletas (o que aumenta a superfície) com ar passando entre elas é que faz a transferência de calor melhorar.
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...