Oi Double "O" Seven,
Um bom passo-a-passo quando se termina de construir um amp valvulado seria assim:
1- Antes de ligar na tomada, verificar todo o projeto, comparando-o com o esquemático, fazer isso com calma e prestando muita atenção, aqui se pode descobrir erros antes que eles venham a causar problemas.
2- Fazer testes de continuidade com o multímetro, testando cada conexão para ver se esta tudo certo e se não há solda fria, com mal contato, nem inversões nas ligações externas (transformadores, jacks, etc.)
3- Antes de ligar o amp na tomada verificar se esta conectado a um alto falante, se não pode-se queimar o transformador de áudio, e claro, se esta setado na tensão correta da tomada, 110V, 220V, 240V, etc.
4- O dispositivo da lâmpada em série com a alimentação pode ser visto aqui nesta aula do Titio Newton Braga e serve para proteger o amp no caso de haver um curto circuito que ainda não foi detectado nos testes anteriores, mas se você já ligou o amp, e se ele não fumaçou, não explodiu e nem fedeu, então não havia curto, mas é sempre bom ter um equipamentozinho destes em casa, é fácil de fazer e bastante útil.
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/78-artigos-diversos/794-a-lampada-de-serie-ins012.html5- Se até aqui tudo foi bem, com o amp ligado, sem as válvulas e
COM MUITO CUIDADO, meça as tensões no circuito todo, começando pela saida do transformador de força, passando pela retificação, filamentos, soquetes, etc.
E anote tudo para depois saber se algo esta errado.
Se você tem um esquema do amp com as tensões, compare-as, se não, procure na net por "voltage chart" para o amp que você montou e veja se estão dentro dos valores.
Sem as válvulas as tensões vão aparecer mais altas mesmo, é normal.
5.1 - Se o amplificador possuir regulagem de bias, ajuste a tensão para a mais negativa possível (em relação ao terra). Assim ao inserir as válvulas no próximo passo a corrente de cátodo será a menor possível, protegendo as válvulas antes de se fazer o ajuste definitivo.
Isso é importante porque caso a tensão não esteja tão negativa, as válvulas de saída podem ser danificadas devido ao excesso de corrente e dissipação de energia.
6- Desligue o amp, coloque as válvulas, religue e meça novamente para ver, finalmente, se as tensões estão corretas com as válvulas colocadas.
Anote tudo.
7- Depois é só regular o bias.
Lembre-se que os amps valvulados trabalham com alta voltagem e são perigosos, mesmo depois de desligados eles acumulam tensões altas nos capacitores e podem até matar.
Sempre que tenha que fazer qualquer trabalho de medição, ou outro qualquer, num amp valvulado coloque uma das mãos nas costas, assim se você levar um choque, a descarga vai entrar pela mão que esta no amp e vai sair pelos seus pés.
Se ela entra por uma das mãos e sai pela outra, a eletricidade passa através do seu tronco e pode parar o seu coração.
Abraço.
"The name is Bond, James Bond" Tantannnnnraaaan