Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 00:28:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bateria Eletrônica DIY (+ 1 Tópico)  (Lida 16694 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 21 de Junho de 2014, as 19:24:44 »

Bem meus caros do Handmades;

Em tempos de Copa; como o serviço, diminuiu um pouco, sobrou um tempinho, e resolvi tirar um projeto da fila dos engavetados.

Abri mais um tópico sobre bateria eletrônica, pois vi que mesmo já tendo alguns, parece que foram abandonados, e como eu estava procurando coragem para começar na empreitada de construir uma bateria handmades; e como sempre tendo meu filho como motivação e destino do resultado (A bateria Eletrônica) fui atrás de mais informações.

Na busca por informações de bateria eletrônicas diy na net, quase sempre acaba-se chegando a 3 caminhos:

http://www.megadrum.info/

http://www.edrums.info/

http://www.edrum.info/  Eu escolhi este último, por ser um projeto bem documentado e discutido em um fórum brasileiro: http://ebatuque.com.br/  com bastante informações de quem já fez, com bastante dicas de erros e acerto, e por este motivo foi minha escolha.  Principalmente neste tópico, onde li bastante antes de começar: http://ebatuque.com.br/diy-bateria-eletronica/edrum-dicas-quem-fez-t4053-350.html#p30759

Além destes que citei, acima (sei que não são os únicos) que detém os projetos em si; encontrei alguns blogs de construtores handmades, que seguindo os projetos, arregaçaram as mangas e foram a luta!

http://diydrum.blogspot.com.br/2013/02/os-pads.html
http://homemadedrums.blogspot.com.br/

Aqui está o resultado do começo, da empreitada, que espero chegar até o fim, e não parar pelo meio do caminho.





Então estou postando aqui também, pois pode ser que alguém, esteja querendo criar coragem para começar, e aqui está o incentivo que faltava; assim como me colocando a disposição para ajudar no que eu puder, ou pedir ajuda, onde encontrar dificuldades, então fiquem a vontade para sugerir, criticar, pedir.

Sei que não é um fórum dedicado a bateria, mas como somos Handmades  Legal!

Qualquer dúvida, é só perguntar aqui ou lá no http://ebatuque.com.br/diy-bateria-eletronica/edrum-dicas-quem-fez-t4053-350.html#p30759


Abraços,
Alfredo


« Última modificação: 21 de Junho de 2014, as 19:31:11 por Alfredo Padrao » Registrado

marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.698

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 415


« Responder #1 : 22 de Junho de 2014, as 11:07:43 »

Muito legal! Vou ficar de olho no seu projeto, tomara que dê tudo certo.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #2 : 22 de Junho de 2014, as 13:05:11 »

Muito lega, Alfredo!   Legal!
Em que "fase" do projeto você está? Já chegou a fazer algum teste? Sou um zero à esquerda em "digitalidades", por isso pergunto se é necessária alguma linguagem de programação para configurar o processador... Enfim, você acha que meros mortais podem se aventurar nessa empreitada?
Parabéns pela iniciativa. Sigo acompanhando seus relatos. 
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #3 : 22 de Junho de 2014, as 16:19:42 »

Eu sempre achei os PADs a coisa critica de um projeto de bateria DIY...
To curioso pra ver que solução você vai usar...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 22 de Junho de 2014, as 17:01:29 »

Obrigado a todos pelos incentivos.

Sergiodam,  - A parte eletrônica, já está praticamente terminada; faltando apenas interligar a placa principal (Digital) nas analógicas que são as que fazem a interligação com os pads.  E não há necessidade de nenhum conhecimento de programação, pois o "firmware" (software) que é gravado no PIC, está disponível em formato .hex, ou seja pronto para gravar no microcontrolador.

kem  - no segundo link que coloquei, há vários exemplos de pads handmades, assim como no ebatuque, mas mesmo assim, quando chegar nesta parte, vou disponibilizando as atualizações do projeto.

segue uma das placas analógicas, que seriam 2 separadas, mas que juntei numa mesma placa para facilitar para mim.



Abraços,
Alfredo



Registrado

Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17



« Responder #5 : 22 de Junho de 2014, as 17:14:04 »

 Ta ficando bem bonita a montagem, parabéns. Até quantas peças (pratos, tons etc) você consegue utilizar? Pelas fotos parece ser o pic 16F877A, se não me engano são 32 pinos para usar como I/O´s digitais e desses 32 pinos, parece que 8 são I/O´s analógicas. Então as peças que responderiam à força da baquetada ficam limitadas? Você tem gravador de pic?
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #6 : 22 de Junho de 2014, as 19:04:34 »

Muito bom Alfredo!!  Palmas
Vou acompanhar sua montagem, sempre tive vontade de montar uma!! Grande abraço!!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 22 de Junho de 2014, as 20:17:58 »

Valeu nevio, estou encarando como um desafio!  Obrigado pela força.  Vejo nos seus projetos que você os enfrenta com grande afinco! Legal!  

Cidão, no link do projeto: http://www.edrum.info/ tem disponível 3 versões; 8 inputs, 16 inputs e 22 inputs.   Estas 3 versões são free, e são baseadas no PIC16F877.  Existe uma outra versão de 32 canais, mas esta o autor vende as placas, e vende o PIC já gravado, assim como também é outro PIC.  Esta outra versão, não é livre, acho que havia alguém se passando por ele e vendendo o projeto e por isto não é livre.

Voltando a sua pergunta; eu estou montando a versão de 16 canais, sendo que são 15 analógicas e 1 digital.  Desta forma ficarão disponíveis 9 instrumentos, sendo:

1 HI-HAT (usando 3 canais, sendo 1 estéreo e 1 mono) Neste caso dual zona, sendo cúpula e borda, e pedal controlador do hi-hat aberto e fechado
2 TOM 1 (mono)
3 TOM 2 (mono)
4 SURDO (mono)
5 BUMBO (mono)
6 CAIXA - dual zona => aro e pele (estéreo)
7 CRASH 1 - dual zona (estéreo)
8 CRASH 2 - dual zona (estéreo)
9 RIDE - dual zona (estéreo)
+ choke que é a entrada digital, que ainda não sei exatamente em qual dos 3 pratos usar, se no crash1, 2 ou ride.

Quanto a outra pergunta, sim, eu tenho o gravador de PIC.

Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 22 de Junho de 2014, as 21:04:36 por Alfredo Padrao » Registrado

Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17



« Responder #8 : 22 de Junho de 2014, as 21:04:26 »

Dei uma olhada no site, bem legal o projeto.
Registrado
markb
Visitante
« Responder #9 : 23 de Junho de 2014, as 08:49:18 »

Muito bacana, sou mais um que ficarei acompanhando o topico! Legal!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #10 : 25 de Junho de 2014, as 23:44:10 »

Meus caros; boa noite.

Como eu estava curioso para ver as opções do menu oferecido pelo edrum, aproveitei um pedaço de teclado e montei de forma improvisada, para poder ter acesso as opções:



Ainda não está finalizado, mas deu para ter uma ideia, que mesmo sendo handmades é um módulo bem complexo, com muitas opções de configuração dos instrumentos, permitindo assim uma versatilidade muito grande.

Vou colocar um pequeno vídeo, onde a única coisa que fiz, foi apertar a tecla menu para ir correndo as várias telas de configuração dos instrumentos, e ter uma ideia da funcionalidade do teclado, sem me preocupar em configurar nada, pois ainda não é a intenção:

Cada vez que a tecla menu é teclada, passa para uma configuração adiante, a tecla up e down navega nas opções, e cancel volta para a tela anterior.  Estão disponíveis mais de 80 telas de configurações:

http://youtu.be/-TipCe0FZGc

Abraços
Alfredo
Registrado

Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 29 de Junho de 2014, as 19:57:20 »

Uma prévia de como espero fazer o adesivo do front-plate da bateria eletrônica.



Acho que a maior dificuldade, que vou encontrar, vai ser na hora de fazer os pads.  Já tenho uma ideia na cabeça de como fazer e acho que o meu maior problema vai ser como fazer os aros.

Pretendo usar, aqueles bujões de gás de refrigeração, como cascos e vou usar tubos de cobre também usado em refrigeração para fazer as peles, usando nylon de cadeira de praia.  Até aí já tenho mais ou menos projetado na minha cabeça.  Acho que vou usar barra chata de alumínio para fazer os aros, e penso em usar aquelas borrachas que o pessoal usa em casemode para proteger.

Aceito sugestões, de quem já fez algo do tipo.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #12 : 02 de Julho de 2014, as 21:27:10 »

  Alfredo, bem legal esse projeto aí, hein?! Gostaria de saber se para este módulo, o principío de funcionamento é só via software? Quero dizer que preciso de um computador para usa-lo ou se existe a possibilidade de liga-lo direto em um amplificador. Procurei informações sobre isto e não achei coisas muito claras, pelo que entendi o computador seria a interface para o módulo, porém existe a possibilidade de uma interface "externa" para ser ligado em um amplificador???
  Parabéns pelo trabalho e boa sorte  Grin
Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #13 : 03 de Julho de 2014, as 00:02:08 »

Não sou o Alfredo...mas te respondo:

Tiago Vulgar...esse módulo se liga no amplificador, ele já tem um chip (PIC), que deve ser gravado o software responsavel pelas funções e os pads, que são responsaveis pela transferencia da batucada para o módulo...você não precisa de um computador para usar, pois o próprio módulo já tera sua própria interface e menus....

Abraços!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #14 : 03 de Julho de 2014, as 00:20:01 »

Bizzorro, se entedi bem, o que o Tiago quer saber é se este módulo pode ser ligado diretamente a um amplificador de áudio para  amplificar direto sua saída.  E a resposta é não!

Este módulo é um Trigger MIDI controller, ou seja ele transforma as batidas captadas em sinais MIDI, e as envia para um computador que se encarrega de transforma-las em sinal de áudio e as envia para um amplificador.

Então neste caso, vai precisar de um computador com programas VST´s  (EZDrummer) por exemplo, para interpretar os sinais MIDI fornecido pelo módulo e de uma interface MIDI USB para interliga-los.  Os módulos que já entregam os sinais pronto para o amplificador, costuma ser bem mais complexos e caros, pois os mesmos já tem internamente samples de bateria em circuitos dedicados.  Estes, mais baratos, normalmente são usados para estudos.

OBS: EZdrummer é um programa de computador que fornece uma interface virtual para associar samples de bateria digital a blocos de bateria eletrônicos

Está quase pronto.  Faltando a interface MIDI USB para ligar no PC e começar a fazer os testes antes de encaixotar.



Abraços,
Alfredo
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, as 01:07:48 por Alfredo Padrao » Registrado

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal