Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
18 de Novembro de 2024, as 11:58:07
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Pedais e efeitos
>
problema boss ds-1
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: problema boss ds-1 (Lida 4937 vezes)
Stark
Visitante
problema boss ds-1
«
:
13 de Junho de 2014, as 16:13:02 »
Ola, estou com um pedal da boss, o ds-1 e ele está apresentando um problema que nunca vi antes. Quando aciono ele, funciona normalmente, porem, quando o desligo, ele desliga o efeito de distorção, mas o sinal de saída diminui a amplitude e fica fraco e falhando durante uns 6 segundos, depois volta o sinal limpo da guitarra em perfeito estado. Alguém sabe o que poderia ser isso? obrigado
Visitante
Re: problema boss ds-1
«
Responder #1 :
13 de Junho de 2014, as 18:20:44 »
Eu trocaria os fets do chaveamento do bypass.
No caso aqui Q8 e Q7
Q8 e Q6 funcionam como portas, que se abrem ou fecham, direcionando a entrada para o efeito ou para o bypass, assim como uma chave DPDT faria em um truebypass.
Já Q7 é um "reforço" do Q6, bloqueando o efeito em sua saída, de forma que nenhuma sujeira vinda do efeito seja inserida na saída bypassada (limpa).
«
Última modificação: 13 de Junho de 2014, as 22:50:31 por felix
»
Handmaker
Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114
Engenheiro Eletricista
«
Responder #2 :
13 de Junho de 2014, as 22:55:08 »
Citação de: Stark em 13 de Junho de 2014, as 16:13:02
Ola, estou com um pedal da boss, o ds-1 e ele está apresentando um problema que nunca vi antes. Quando aciono ele, funciona normalmente, porem, quando o desligo, ele desliga o efeito de distorção, mas o sinal de saída diminui a amplitude e fica fraco e falhando durante uns 6 segundos, depois volta o sinal limpo da guitarra em perfeito estado. Alguém sabe o que poderia ser isso? obrigado
eu atacaria no C20 e C21... essa característica de "demorar" é peculiar para sistemas RC.... se voce dispuser de um multímetro mede a tensão em cima do C20 e C21, ativando o efeito e monitorando quando retorna para o som limpo....
outra questao... o LED vermelho acende certinho ou da uma "oscilada" ?
Visitante
«
Responder #3 :
14 de Junho de 2014, as 09:26:48 »
Muito obrigado pelas respostas, vou fazer os testes no domingo. Outra questão é que se eu utilizar ele bem pouco, quando desligo, ele volta normal, sem estar baixo ou falhando, mas se eu usar por mais de 1 minuto, ai sim acontece isso. O que me faz pensar que é algum componente que carrega e depois não descarrega.
felix
Existe algum metodo para testar esses fets antes de troca-los? Moro no interior e é difícil achar componentes.
betoknigth link=topic=6533.msg145985#msg145985 date=1402710908]
outra questao... o LED vermelho acende certinho ou da uma "oscilada" ?
[/quote]
o led acende como deveria sem oscilar.
Visitante
«
Responder #4 :
14 de Junho de 2014, as 09:39:29 »
Infelizmente não existe um meio fácil de testar eles na placa.
Como eles são componentes que se desgastam dependendo da operação, o ideal é começarmos trocando ele, para descartarmos qualquer influência.
Se for difícil para você conseguir os FETs (qualquer pedal boss tem) você tem 2 opções.
A primeira é a menos arriscada, seguir o que o Beto falou, substituir logo os C20 e o C21.
Se não funcionar, a alternativa mais arriscada é dessoldar Q8 e Q6, ressoldando um no lugar do outro, se era o fet o problema, o acionamento passará a dar problema na hora do efeito.
Digo mais arriscada, porque dependendo da técnica e equipamentos de dessolda os fets podem sair prejudicados.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 132
«
Responder #5 :
14 de Junho de 2014, as 09:45:55 »
inverte o Q7 com o Q8, se o comportamento inverter, é problema no FET (Q8 chaveia o limpo, Q7 chaveia a distorção)
mas eu já tive esse problema com meu Carbon X, e o problema era o flip-flop, os FETS estavam perfeitos, a diferença é que, ao invés de transistores, o flip-flop dele é feito com um 4049, uma queda de energia afetou o C.I.
antes de mexer com os FETS, iria nos caps citados pelo Beto e no flip-flop em geral
Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
bossman
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #6 :
14 de Junho de 2014, as 09:47:14 »
Ele passou a dar esse problema assim do nada?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Adam
Iniciante
Obrigado
-Dado: 212
-Recebido: 47
«
Responder #7 :
14 de Junho de 2014, as 09:50:02 »
a muito tempo atrás eu tive um SD-1 que dava o mesmo problema, mas só as vezes.
https://soundcloud.com/adamviana/sets
Ledod
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #8 :
14 de Junho de 2014, as 11:35:33 »
Citação de: Stark em 13 de Junho de 2014, as 16:13:02
Antes de sair trocando componentes, eu seguiria uma frase de Lord Kelvin:
"O que não pode ser medido, não pode ser melhorado". Ou consertado... rs
Vamos analisar um pouco o circuito.
Se o sinal distorcido está ok antes de chavear, então o FET Q6 deve estar bom. Logo depois de chavear para limpo, o sinal diminui a amplitude e após um tempo volta a ficar normal (pelo que eu entendi).
Isso quer dizer que provavelmente o FET Q8 está bom também!
Eu olharia os componentes do lado "esquerdo" do flip flop, eu aposto em um capacitor com fuga fazendo com que na transição, os transistores não consigam manter a tensão constante no gate do FET Q8 (e uma variação no gate ocasiona variação na amplitude do sinal).
Claro, também pode ser uma solda oxidada em alguns desses componentes que causa mal contato não chaveando adequadamente...
Espero que consiga resolver!
Um abraço,
Eduardo
Visitante
«
Responder #9 :
14 de Junho de 2014, as 14:40:44 »
Ele passou a fazer isso do nada, nunca foi modificado e nem aberto.
Então seguinte amigos, meio dia hoje resolvi abrir ele pra ver como estava. Aparentemente tudo normal. Fui procurando na placa os capacitores e os fets. Todos eles e o resto dos componentes parecem estar com a solda boa, até peguei a chave e dei uma apertada pra ver se elas estavam bem fixas, enfim, estavam. Queria ver como estava a situação dos capacitores, peguei o multímetro, mas não sei como medir, já que eles não são eletrolítico. Dei uma entortadinha neles, já que estavam deitados em cima da marcação na placa, isso pra eu poder saber se estava mexendo nos capacitores certos. Como não consegui medir nada, resolvi ligar ele aberto mesmo no pedalboard e pra minha surpresa, ele funcionou bem dessa vez, sem apresentar o problema quando desligo.
Agora continuar testando pra ver se volta. A principio esta tudo certo na placa, mas estou com receio de algum problema com aterramento. Sera que causa isso? Mesmo apresentando o problema do nada e repentino, tive a impressão que tinha componente esmagado pelo case do pedal. Tem alguma probabilidade desse problema ser algum fator externo? sei lá, incompatibilidade com algum outro pedal, não sei, ou fonte.
obrigado a todos, essa ajuda fui de muita importância pra mim.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #10 :
14 de Junho de 2014, as 15:34:43 »
Citação de: Stark em 14 de Junho de 2014, as 14:40:44
Agora continuar testando pra ver se volta. A principio esta tudo certo na placa, mas estou com receio de algum problema com aterramento. Sera que causa isso? Mesmo apresentando o problema do nada e repentino, tive a impressão que tinha componente esmagado pelo case do pedal. Tem alguma probabilidade desse problema ser algum fator externo? sei lá, incompatibilidade com algum outro pedal, não sei, ou fonte.
obrigado a todos, essa ajuda fui de muita importância pra mim.
Problemas de aterramento? Creio que não seja... Esse é um problema bem pontual, fora o chaveamento neste único pedal, tudo se encontra correto não?
Você diz "esmagado" em relação a uma montagem sem cuidado? Então, numa dessas pode ocorrer uma "micro trinca" na solda, as vezes não se consegue enxergar a olho nú.
A solda eletrônica nas PCB's tem função elétrica (dos contatos) e mecânica (de manter os componentes presos, é claro), e atualmente com a norma RoHS que não permite o uso de chumbo e outros metais pesados no processo, o contato elétrico as vezes com o tempo deixa a desejar...
Eu já tive alguns problemas de vibração mecânica em algumas placas (não de pedais) que de uma hora para outra, deixavam de funcionar devido a trincas nas soldas. Em componentes SMD isso é ainda mais comum!
Se está funcionando ok agora, provavelmente é algum problema desse tipo que no manuseio voltou a fazer contato elétrico. Tente refazer as soldas dos componentes do flip-flop (transistores, capacitores, etc), mas com a "solda do vovô" com chumbo
...
Um abraço!
Eduardo
«
Última modificação: 14 de Junho de 2014, as 15:40:14 por Ledod
»
Visitante
«
Responder #11 :
14 de Junho de 2014, as 18:05:05 »
Pois é, testei novamente agora a noite e mesma coisa, voltou a acontecer. Tristeza isso. Vou verificar os componentes com mais cuidado depois.
-------------------
Pois é, verifiquei todos os componentes novamente e nada. Mais tarde o meu delay analógico da joyo começou a falhar nas repetições. Pois bem, o problema dele e do boss era a fonte. Estava com problema e não mantinha a tensão pra todos os pedais.
«
Última modificação: 21 de Junho de 2014, as 21:49:42 por Stark
»
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...