Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 08:38:40

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Blues - Pain Created to Heal Pain  (Lida 3208 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 12 de Junho de 2014, as 19:44:03 »

Nos anos 90 eu estava vidrado no Blues (ainda é um dos meus estilos favoritos, assim como o hard rock).

E um belo dia, do qual eu nada me lembro, achei uma jóia numa loja de discos também já esquecida, um CD chamado "Blues (pain created to heal...)".

No encarte dizia ser a trilha sonora de um documentário sobre Blues feito pelo João Moreira Salles (cineasta e publicitário brasileiro fundador da Videofilmes), e que apresentava os quase incógnitos (nem tanto, alguns são bem conhecidos) mestres dos mestres do Blues, aqueles que foram mestres daqueles que se tornaram famosos e são cultuados no mundo do Blues.

Parecia sonho pra quem curtia, e ainda curte, um velhote desdentado com dedos "reumatizados", tocando um ensebado violão de tripas de aço, com um caco de gargalo de garrafa enfiado num dos dedos, cantando num inglês completamente incompreensível.

Já passei por várias vendas de quase todos os meus CDs, muda daqui pros EUA, muda dos EUA pra europa, muda da europa pro Brasil, e lá se vão os meus CDs comprados caro e vendidos barato, mas alguns eu nunca fui capaz de vender, e este esta comigo até hoje.

E foi hoje, escutando ele pela milionésima vez que me lembrei de procurar novamente o documentário no "tutube", e então o achei.

Se você gosta de Blues "de raiz" mesmo, estou certo que vai gostar.

O disco ainda pode ser encontrado no ML:   http://lista.mercadolivre.com.br/blues-pain-created-to...heal-pain-c%2Fencarte-lp-disco-vinil

E pode ser escutado no próprio tutube :   http://www.youtube.com/watch?v=UU_P_6Hg28c

Aqui o documentário :  http://www.youtube.com/watch?v=K8W35YFrVis

Blues, pain created to heal pain.  (Blues, dor criada para curar a dor)

Abraços.  
« Última modificação: 12 de Junho de 2014, as 19:50:15 por Ferro_Velho » Registrado
enilson
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14

« Responder #1 : 12 de Junho de 2014, as 20:23:02 »

Show de bola, me lembra muito o famoso blues do "Delta do Mississípi"!
Gosto de blues raiz e algumas outras variações dele.
Pena que não se houve quase mais isso por aí.
Guilherme
Visitante
« Responder #2 : 12 de Junho de 2014, as 22:28:41 »

Valeu Ferro Velho, isso é ouro. Já garanti o meu !

Uma turma que morreu entre pobre e remediada, mas eram otimos músicos, acharam que com piano também se poderia tocar Blues. E aí inventaram o Boogie-Woogie.

Junte os dois, coloque um pouquinho de jass e temos o............................................bom, acho que todos sabem.

Tristemente, no entanto, essa turma - nem todos brancos - que gerou tantos e tantos milionários, é muito, muito, muitissimo mal conhecida. Eu acho isso lastimável.

Cara, dá uma olhada nesses nomes: Albert Ammons, Pete Johnson e Meade Lewis.

Será mais fácil entender de onde vieram os "medley" que o gênio de Jimmy Page, com muito improviso, metia no meio de seu clássicos executados ao vivo.

grande abraço !

Visitante
« Responder #3 : 13 de Junho de 2014, as 07:33:17 »

Que bom que gostaram.

Guilherme, não conhecia estes que você postou, são mais antigos, dos anos 30, e da era do boogie woogie, gostei.

Os inglêses são os responsáveis pelo "bom uso" do velho Blues, nos anos 60 eles cairam de quatro pelo Blues americano, e graças a este namoro nos temos as grandes bandas de hard rock como o Led, Stones, todas as bandas de um tal de Eric Clapton, etc, etc, etc, até o meu amado Black Sabbath começou nos 12 compassos.

Além das bandas e do hard rock propriamente dito, o maravilhoso som de uma Les Paul e de um JTM45 no talo é fruto do boom bluseiro dos anos 60, quando o Clapton se juntou ao John Mayall no disco "Beano".

Imaginem todos os desdobramentos deste "reaparecimento" do Blues nas mãos dos inglêses.

E já que você gosta de uma "caixa preta cheia de dentes", Guilherme, então deixo você com Otis Spann de-to-nan-do em This is the Blues:

http://www.youtube.com/watch?v=TjwJ-JcRDrw

Abraços.
« Última modificação: 13 de Junho de 2014, as 07:39:31 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: