Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 12:30:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuste de bias JCM900  (Lida 2588 vezes)
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« : 21 de Maio de 2014, as 14:59:59 »

Boa tarde amigos, resolvi fazer outro tópico pois estava poluindo o outro!

Me perdoem novamente vir com esse assunto, mas as valvulas novas chegaram, são 4 6L6GC JJ casadas que foram compradas na Altana, e assim, estava conversando com o Augusto Pedrone e como sempre bastante prestativo, me falou para obter entre 30 a 40mV no resistor de 1Ohm que estaria bom!

Assisti esse vídeo da tubedepot: https://www.youtube.com/watch?v=19IUadZJf-c#t=266

Nele é ajustado o bias em 60mV, isso seria porque está ajustando o par simultaneamente né?

Minha dúvida, no soldano SLO, tinha um resistor de 1OHM para cada par:


Esse valor que o Pedrone disse, é para cada vávula? No caso, como tem apenas um trimpot no JCM que regula tudo, se eu fizer o ajuste apenas olhando uma valvula, teoricamente as outras estariam ajustadas?

Qual o valor que eu tenho que obter ajustando individualmente e qual ajustando o par em mV?

Agradeço novamente aos amigos e mestres pela a ajuda! Grande abraço!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #1 : 21 de Maio de 2014, as 15:41:57 »

Procura no forum audiolist, lá tem bem explicadinho como faz o procedimento.

Acredito que o valor é por volta de 35mv em cada válvula e o resistor deveria ser de 1ohm, entretanto, da pra regular com resistor de 10ohm refazendo os cálculos.

-----
Ops... vc tinha escrito 1ohm mesmo, ato falho...

-----
http://audiolist.quasar.eng.br/forum/kbaeef.php?mode=article&k=200
« Última modificação: 21 de Maio de 2014, as 19:52:17 por EddieTavares » Registrado
Luis_RP
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 175

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 17



« Responder #2 : 22 de Maio de 2014, as 08:40:44 »

ai esta uma tabela.

http://www.webervst.com/tubes1/calcbias.htm

até
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #3 : 22 de Maio de 2014, as 10:29:15 »

Muito obrigado amigos, então, minha dúvida era basicamente essa, esse valor em mV eu teria que obter em apenas uma valvula então!! Beleza!

Eu estava lendo os comentários do vídeo do tubedepot e achei a explicação do porque ele ter regulado o bias em 60mV, segue com a tradução do google:

"Este vídeo está correto. O tubo de alimentação 6L6GC tem um max. placa de dissipação de 30W (revisão da especificação. folha). Gama viés típica aceitável é entre 50% - 70% do máximo de dissipação de placa. Se enviesar os tubos de calor a 70% max. dissipação de placa, (que é 21W) e você aplicar 480 a placa, você vai chegar a um fluxo de corrente equivalente a 43.75mA por tubo (watts / volts = atual). Portanto, 40mA por tubo é muito razoável. 40mA por tubo equivaleria a uma medida de 80mV no ponto de teste."

Quer dizer então que ele ajustou 60mV porque está sendo 30mV para cada valvula né?

Vou fazer um teste aqui!! Vou ligar o head com a valvula antiga e fazer essa medição, depois vejo com a nova!!

Abraços!!

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 22 de Maio de 2014, as 13:42:04 »

segue com a tradução do google:

"Este vídeo está correto. O tubo de alimentação 6L6GC tem um max. placa de dissipação de 30W (revisão da especificação. folha). Gama viés típica aceitável é entre 50% - 70% do máximo de dissipação de placa. Se enviesar os tubos de calor a 70% max. dissipação de placa, (que é 21W) e você aplicar 480 a placa, você vai chegar a um fluxo de corrente equivalente a 43.75mA por tubo (watts / volts = atual). Portanto, 40mA por tubo é muito razoável. 40mA por tubo equivaleria a uma medida de 80mV no ponto de teste."

A tradução do Google é sofrível demais. Segue o mesmo texto fazendo mais sentido (não vi o original em inglês):
"O vídeo está correto.  A válvula de potência 6L6GC tem uma dissipação máxima na placa de 30W (dado da folha de especificações). A faixa de polarização típica aceitável fica entre 50% a 70% do valor máximo de dissipação da placa. Se polarizar as válvulas para 70% da dissipação máxima (21W) e se aplicar 480V na placa, se chega a uma corrente equivalente a 43,75mA por válvula (watts/volts = corrente). Portanto 40mA por válvula é bem razoável. Os 40mA por válvula equivaleriam a uma medição de 80mV no ponto de teste".

Sim, se o resistor de catodo é comum para as duas válvulas de potência, a tensão no resistor será resultado da soma das duas correntes de catodo das 6L6. Embora não necessariamente cada válvula estará conduzindo a metade disso (uma pode conduzir 32 e a outra 28mA - a soma é que é 60mA). Outro detalhe é que a potência de dissipação da placa é resultado da corrente de placa vezes a tensão de placa. Portanto haverá uma folga nesse ajuste pois no ajuste a corrente de catodo (a medida no resistor) é maior do que a corrente de placa, porque a corrente de catodo é igual a corrente de placa mais a corrente na grade de screen (que é mais ou menos 1/5 a 1/7 da corrente de placa).

 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal