Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 15:14:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Soldagem de componentes no lado não cobreado da placa  (Lida 5062 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 17 de Maio de 2014, as 16:10:48 »

Boa tarde handmakers!

Estou com uma dúvida pairando sobre minha mente. É o seguinte:

Estou produzindo layout de placas para mim, pelo Eagle, e quero deixar o lado cobreado com as soldas voltado para o interior do pedal, e os componentes à mostra, justamente para facilitar a troca de peças, ci's, transistores e etc, além de achar que fica mais bonito esteticamente. O problema, é que eu gostaria que os potenciômetros e chaves spdt fossem onboard pra não ficar um emaranhado de fios. Sendo assim, os terminais dos pots e das chaves sairiam no lado não cobreado da placa.

Tem alguma solução pra soldar componentes dessa maneira, pegando nas trilhas de cobre normal, só que apenas posicionados contra o lado cobreado? não tenho a intenção de fazer placas dual layer. Pensei talvez em inserir uns ilhós nos furos pra haver conexão do outro lado do furo, mas ainda tenho dúvidas...

Obrigado desde já!  Wink
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141

« Responder #1 : 17 de Maio de 2014, as 16:17:22 »

Olha eu tenho feito isso em alguns pedais. Os pots da para soldar tranquilo, só ter cuidado na hora de fazer o layout para quando por o pot por baixo da placa não fique com os terminais invertidos. Eu uso pedaços de pernas de resistores para adaptar os pots nas placas.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 258
-Recebido: 45

rock in roll

« Responder #2 : 17 de Maio de 2014, as 16:54:10 »

Pelo o que eu entendi é muito simples
Basta fazer o layout e solda todos os componentes normalmente só que
O pot você solda do lado cobreado é só ficar atento a pinagem do pot e não terá problemas
É como o murbachjean disse use pernas de resistor para soldar o pot na pcb.
abraços
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, as 17:04:26 por otton » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #3 : 17 de Maio de 2014, as 18:17:10 »

Eu já fiz muito isso.  Desenho um pequeno quadrado no lugar da ilha(e maior que a ilha) para soldar fios, potenciômetros ou qualquer outro componente.  O potenciômetro é só soldar direto dobrando a perninha dele, mas se quiser distância use fios ou as pernas de componentes cortados.

Nunca me causou problema nenhum esta prática.

Abraços, Saúde e amor!
Visitante
« Responder #4 : 20 de Maio de 2014, as 21:35:57 »

Obrigado pelas sugestões galera, mas uma dúvida que ainda persiste...

Vou soldar os pots que estarão para o lado cobreado, no mesmo lado cobreado certo? não tem perigo da ilha ou trilha se descolar com o peso do pot?

Tem como "metalizar" o furo para soldar o pot do lado fenolite ou fibra?  Cheesy
Visitante
« Responder #5 : 20 de Maio de 2014, as 22:58:53 »

muito dificil disso acontecer...mas, se quiser mais segurança, solde uns pedaços de fio desses que o pessoal usa para instalar linhas telefonicas no pot e solde ele do lado normal, como esses fios são duros e encapados fica facil colocar do jeito que quiser....

eu só uso eles nos pots e nunca tive problemas...

abraços e boas montagens!
  Imprimir  

Ir para: