Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 11:29:06

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fiação dos filamentos  (Lida 6333 vezes)
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« : 17 de Maio de 2014, as 11:54:34 »

... Eu vi uma vez que não adianta só ter os fios trançados, mas a forma como eles chegam nos terminais dos soquetes também importa muito....
Renato, fiquei curioso com isso.
Da pra explicar melhor?
I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 17 de Maio de 2014, as 12:03:39 »

... Eu vi uma vez que não adianta só ter os fios trançados, mas a forma como eles chegam nos terminais dos soquetes também importa muito....
Renato, fiquei curioso com isso.
Da pra explicar melhor?

Eu preciso achar o link/site. Se encontrar depois eu informo. Mas tem que ter cuidado na hora em que os fios trançados se separam na hora que vão para os terminais dos soquetes e tem uns macetes.

Eu achei esse aqui:
http://www.diyaudio.com/forums/tubes-valves/211731-heater-wiring-good-bad-ugly.html

Mas eu tinha visto um outro também.
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, as 12:21:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #2 : 17 de Maio de 2014, as 12:26:43 »

Eu tenho um que fala um pouco sobre isso, mas de quebra o resto do artigo também é bem legal

http://www.valvewizard.co.uk/heater.html
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #3 : 17 de Maio de 2014, as 13:16:12 »

Como é que a eletricidade e seus efeitos são fascinantes, quando comecei a estudar os valvulados nunca imaginei que uma coisa tão simples como torcer um fio fosse fazer tanta diferença, olhava e pensava que era uma questão de estética ou para facilitar a montagem.
Nunca iria imaginar que era para anular campos magnéticos e eliminar ruidos e outras interferências.

Quando dizem: Estudem bastante sobre o assunto, o pessoal não esta para brincadeira...

At Daniel
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, as 13:27:06 por xformer » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
felix
Visitante
« Responder #4 : 17 de Maio de 2014, as 13:34:26 »

Esse assunto é muito pano para manga, tem gente que acredita até que torcer em anti horário é diferente de torcer no horário.
Eu, nesse caso, não notei a diferença ainda.
« Última modificação: 17 de Maio de 2014, as 14:13:32 por felix » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 19 de Maio de 2014, as 19:38:16 »

Quem é de studio conhece os preamplificadores de microfone da família "V", projetados pelo alemão IRT-Institut für Rundfunktechnik (bem traduzido seria "Instituto de Tecnologias para Radiodifusão") que licenciava esses projetos para a Telefunken, Siemens, Tonenbau, Neumann etc. etc.

Esses preamps eram do tipo "cassete", ou plug-ins, com fonte inclusa, em montagens extremamente compactas e de alta densidade de componentes.

O V76, com ganho ajustável entre 3dB e 70dB  Huh? transformador de entrada e saída de linha, alimentava os filamentos das EF804S e E83F com prosaicos 6,3Vac, CT, sendo que a E83F tinha alimentação independente e um pot de 250 ohms, fio, com o cursor ao chassis.

Mas um detalhe: os condutores de filamento eram muito bem trançados e percorriam o circuito dentro de um cabo de PVC revestido com uma malha trançada, como se fosse um cabo coaxial. Desnecessário dizer que esses preamps eram silenciosos feito um tumulo.

Bom, também devemos lembrar que os germânicos desse Instituto não eram do nosso planeta...
Visitante
« Responder #6 : 19 de Maio de 2014, as 19:53:31 »

Quem é de studio conhece os preamplificadores de microfone da família "V", projetados pelo alemão IRT-Institut für Rundfunktechnik (bem traduzido seria "Instituto de Tecnologias para Radiodifusão") que licenciava esses projetos para a Telefunken, Siemens, Tonenbau, Neumann etc. etc.

Esses preamps eram do tipo "cassete", ou plug-ins, com fonte inclusa, em montagens extremamente compactas e de alta densidade de componentes.

O V76, com ganho ajustável entre 3dB e 70dB  Huh? transformador de entrada e saída de linha, alimentava os filamentos das EF804S e E83F com prosaicos 6,3Vac, CT, sendo que a E83F tinha alimentação independente e um pot de 250 ohms, fio, com o cursor ao chassis.

Mas um detalhe: os condutores de filamento eram muito bem trançados e percorriam o circuito dentro de um cabo de PVC revestido com uma malha trançada, como se fosse um cabo coaxial. Desnecessário dizer que esses preamps eram silenciosos feito um tumulo.

Bom, também devemos lembrar que os germânicos desse Instituto não eram do nosso planeta...
no meu hi-fi,com kt 88 e duas ecc 88 eu estou usando um transformador wilkasson com um terra virtual,formado por dois resistores de 100 r e um capacitor 0,1 uf daqueles tipo x2...ta zerado o hum...ps: trancei toda a fiação bem apertado!!!
« Última modificação: 19 de Maio de 2014, as 20:19:03 por cobalto777 » Registrado
Electric Effects
Handmaker

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383

« Responder #7 : 19 de Maio de 2014, as 19:54:52 »

Pessoal, estou prestes a montar meu amplificador, sobre a parte de filtragem dos 127V, tenho aqui um circuito que tirei de uma fonte de computador, ele tem em paralelo com os 127Vac  um resistor de 680k e um capacitor de 0.68uF 300V até grandinho e outro capacitor da Fase ao Terra.

Isso já ajuda um pouco na eliminação de ruídos? Qual os valores adequados, são esses mesmo?

F==0====0
       /         |
       \       ___ 
       /       ___
       \         |
N==0====0

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #8 : 19 de Maio de 2014, as 20:25:54 »

Capacitor da fase ao terra ou fase ao neutro?
I don't want to die young...
I want to diode!
Electric Effects
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 19 de Maio de 2014, as 20:50:50 »

Os 2, só não desenhei do fase ao terra, é um azulzinho parece um de cerâmica mas bem gordinho, não consegui ler o valor dele, mas no caso tiraria do que já tenho, já o de 0.68uF é Box e um pouco parrudinho.
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39

« Responder #10 : 19 de Maio de 2014, as 21:36:18 »

Os 2, só não desenhei do fase ao terra, é um azulzinho parece um de cerâmica mas bem gordinho, não consegui ler o valor dele, mas no caso tiraria do que já tenho, já o de 0.68uF é Box e um pouco parrudinho.

Por acaso ele seria algo mais ou menos assim:

E a ligação deles assim?

Se for o caso, é um varistor.. e sugiro a leitura sobre o assunto:

"Anatomia dos filtros de linha" http://www.clubedohardware.com.br/artigos/455/2

Ops, estamos saindo do assunto de novo!  Lips Sealed
« Última modificação: 19 de Maio de 2014, as 21:39:43 por visioncb » Registrado
Cidão
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17

« Responder #11 : 19 de Maio de 2014, as 21:41:08 »

Por acaso ele seria algo mais ou menos assim:

E a ligação deles assim?

Se for o caso, é um varistor.. e sugiro a leitura sobre o assunto:
"Anatomia dos filtros de linha" http://www.clubedohardware.com.br/artigos/455/2

Os componentes das fotos acima são varistores, eles "fecham curto" quando a tensão aplicada neles excede o valor marcado no corpo. Que eu me lembre só capacitores tem unidade medidas em uF.

Estava olhando as fotos dos fios trançados, da até gosto de ver as montagens, estão muito bonitas. Palmas
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 19 de Maio de 2014, as 22:22:10 »

Aqui uma imagem.
Visitante
« Responder #13 : 20 de Maio de 2014, as 18:38:28 »

Sobre a utilização de capacitores em redes AC de 60Hz, notadamente 127/220Vac, eu teria uma recomendação e uma sugestão.

A recomendação: especificar e selecionar capacitores para AC deve-se levar em conta não só a tensão de trabalho @ 60Hz mas, principalmente, a corrente de ripple admissível e a impedância que se deseja entre os terminais do circuito, considerando que o terminal "terra" é um deles.

A sugestão: quem não souber o que está fazendo e/ou não souber a teoria sobre o assunto, o melhor é comprar um bom filtro de linha. A Farnell e congêneres tem centenas de tipos, de todos os preços, formatos e tamanhos. Esses filtros de linha são do tipo LC, incorporam varistores e, em geral, são encapsulados em corpo metálico.

Por outro lado, muitíssimo mais importante do que filtros de linha, seja lá de que tipo for, é uma instalação elétrica dentro dos padrões estabelecidos no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Lamentavelmente aqui, nem mesmo as concessionarias de energia elétrica cumprem as Normas. Quem sabe se todos nós pressionássemos as coisas não seriam diferentes ?

Filtros de linha não funcionam sem aterramento adequado e sem aterramento adequado estamos nos expondo a riscos sérios.

Dá-lhe Brasilzão: Argentina 2 x 1 Brasil. Final nostalgia '50  Cheesy
Visitante
« Responder #14 : 20 de Maio de 2014, as 18:45:26 »

Dá-lhe Brasilzão: Argentina 2 x 1 Brasil. Final nostalgia '50  Cheesy

Não foi o Uruguai?
  Imprimir  

Ir para: