Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
23 de Novembro de 2024, as 14:17:40
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Luthieria
>
Squier Coreana 95 (CN5)
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Squier Coreana 95 (CN5) (Lida 23897 vezes)
felix
Visitante
Re: Squier Coreana 95 (CN5)
«
Responder #15 :
08 de Maio de 2014, as 18:58:52 »
Então, por mais tosco que estejam os trastes, quando você for pegar uma usada, tente ir onde o "enferrujador" não tocava.
Se a guitarra puder ficar um tempo com você, bote um encordoamento novo e suba um pouco as cordas, por mais detonado que os trastes estejam, a nova corda terá mais pressão e com a ponte (ou saddles) um pouco mais altos, as cordas devem vibrar bem sem impedimentos.
Agora se tudo for bem, a primeira ideia sempre é tentar nivelar os trastes para reduzir a ação para uma zona confortável, se o nivelamento for impossível ai sim partir para a troca.
Eu diria, que em todo processo de feitura de uma guitarra, o mais complexo e importante(assim como colocação e ajuste do tensor) é a colocação dos trastes.
Creio se existisse uma faculdade de luthieria seriam 8 períodos só para essa arte ingrata.
Só posso desejar boa sorte para você e um ótimo aprendizado.
Freqüente
Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134
«
Responder #16 :
08 de Maio de 2014, as 19:13:51 »
Quanto aos trastes no blog Pauleira Guitars tem um material legal:
http://www.pauleira.com.br/dicas/trastes-troca-e-nivelamento/
Eu troquei os de um Supersonic não ficou profissional mas quebrou o galho, improvisei com o que eu tinha:
Paciência comigo, estou tentando aprender.
felix
Visitante
«
Responder #17 :
08 de Maio de 2014, as 20:12:01 »
Com certeza para regulagens mais tradicionais, com carinho dá para fazer um ótimo trabalho.
O problema é maior com guitarras com o braço quase sem radius, esse "quase" tem que ser muito bem feito para podermos ter uma ação baixa das cordas sem trastejamento.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #18 :
08 de Maio de 2014, as 23:23:34 »
Citação de: Etelvino Costa em 08 de Maio de 2014, as 19:13:51
Quanto aos trastes no blog Pauleira Guitars tem um material legal:
http://www.pauleira.com.br/dicas/trastes-troca-e-nivelamento/
Etelvino, obrigado pelo link! Eu havia já pesquisado bastante a respeito da troca de trastes, mas esse "tutorial" realmente é bem completo!
Felix:
Eu devi ter tirado umas fotos antes... A coisa estava "braba"
o traste só tinha cor de latão, esmagado pelas cordas e nos cantos um pouco de zinabre verde do cobre da liga de alpaca. Creio que nem nivelando adiantaria, alguns trastes estavam com menos de 1 mm de altura!
Realmente, se a guitarra não custasse tão baratinha e a troca por um profissional não fosse tão cara, talvez não me arriscaria (na minha Epiphone Std eu não faço isso de jeito nenhum!).
A troca de trastes deve exigir cuidado redobrado na hora da "martelada". A liga de alpaca é "mole" e por isso que alguns martelos profissionais utilizam o bronze/latão em um dos lados além do plástico, assim quem amassa é o martelo e não o traste (mecânica dos materiais é mesmo uma coisa linda!).
Um martelo de borracha mais rígido com um taco de madeira acho que vai servir.
Engraçado que agora, ao fazer isso, tenho a mesma sensação de quando montei meu primeiro pedal (minifuzz que funcionou de primeira!), um misto de desconhecido, animação e aprendizado.
Um abraço!
Eduardo
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #19 :
08 de Maio de 2014, as 23:27:48 »
Citação de: Ledod em 08 de Maio de 2014, as 23:23:34
A troca de trastes deve exigir cuidado redobrado na hora da "martelada". A liga de alpaca é "mole" e por isso que alguns martelos profissionais utilizam o bronze/latão em um dos lados além do plástico, assim quem amassa é o martelo e não o traste (mecânica dos materiais é mesmo uma coisa linda!).
Já inventaram também trastes inox! Mas deve ser caríssimos.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
Obrigado
«
Responder #20 :
08 de Maio de 2014, as 23:38:42 »
Bossman
Eu vi alguns no mercado livre, um set custava 140 dilmas... Para esse meu amigo descuidado e com dedos ácidos, talvez fosse a melhor solução!
Ps: Acabei de medir um dos trastes com o paquímetro, 0,45 mm não dá nem para começar a brincar de luthier...
Visitante
«
Responder #21 :
09 de Maio de 2014, as 00:15:10 »
Diríamos que são trastes ultra-flat.
Mas não precisa nem de traste, dá para tocar sem eles numa boa.
http://www.youtube.com/watch?v=1PyOZhgQnvU
http://www.youtube.com/watch?v=tkfzWeqvJlA
«
Última modificação: 09 de Maio de 2014, as 00:29:53 por felix
»
Visitante
«
Responder #22 :
09 de Maio de 2014, as 15:26:47 »
Citação de: bossman em 08 de Maio de 2014, as 23:27:48
Já inventaram também trastes inox! Mas deve ser caríssimos.
Acho que o traste não é tão mais caro, mas por ser um material mais duro ele tem seus contras e prós.
- É muito mais duro difícil de curvar (se não tiver uma calhandra, desista).
- Consome as lixas e limas utilizadas para nivelamento, coroamento e acabamento numa velocidade impressionante.
Sendo mais dispendioso para o luthier, será para o cliente
Mas o resultado é muito bom. Em razão da dureza, os bendings ficam facilitados. Parece que puseram óleo nos trastes !
Recentemente tive uma Duo Sonic retrasteada com este material na Music Maker e recomendo.
Com relação às guitarras sem trastes, a Vigier do Govam parece usar um "fretboard" de algum metal dourado. Possivelmente aço com banho galvanoplásico de nitreto de titânio.
É uma boa forma de lidar com o desgaste da escala. A outra saída é uma madeira bem dura, como o ébano. Mas o desgaste vai aparecer bem mais rápido.
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369
Flanelinhas, cuidado!!!
«
Responder #23 :
09 de Maio de 2014, as 16:21:36 »
O desgaste é o mesmo que dos baixos sem trastes, talvez menor... As Vigier parecem ter o mesmo princípio de um instrumento indiano que tenho e ainda engatinho como um retardado devido à complexidade do mesmo, o sarod. E, ao menos a Vigier que vi com essa escala metálica, era de aço inox comum, sem nenhuma galvanização aparente. Muito cara, viu?
Só para comentar ainda o que eu disse sobre velho não ser vintage, necessariamente: Os instrumentos da Fender considerados Vintage são normalmente de 1976 para baixo. Sendo que depois da aquisição da Fender pela CBS, 1964/65, ainda levaram uns dois a três anos para mudarem completamente o método de fabricação. Mesmo assim ainda há um bom mercado para instrumentos dessa fase pós-venda até 1975/76.
Pra piorar, nos anos 90, com as "super-Strats" a coisa só piorou chegando a fabricarem corpos de poplar em várias Strats USA!!! Isso entre 90 e 97/98! E cá pra nós, ainda deve ter carinha com uma dessas tirando o maior som e muitas vezes a maior onda!
Por essas e outras, quem sabe não sai um som bacana dessa guitarra aí com corpo de plywood?
-----
Opinião é realmente como b****, cada um tem a sua...rs.
Eu nunca poria trastes mais ou menos em nenhuma guitarra, pois não investiria nisso numa guitarra que certamente descartaria. Trastes vagabundos normalmente fazem par com cordas velhas e oxidadas. É ter trabalho para logo ter trabalho novamente, e gastos. E a economia vai pro saco!
Felix, realmente já achei algumas Pacíficas assim feitas de material muito bom e de "coisa esquisita". Mas as Pacíficas da Yamaha variam muuuuuuito! Tem de tudo, de ótimas guitarras, com tudo em cima até verdadeiros lixos!
«
Última modificação: 09 de Maio de 2014, as 23:53:07 por Alex Frias
»
Pagão e feliz!!
Ledod
Handmaker
Obrigado
«
Responder #24 :
10 de Maio de 2014, as 11:53:42 »
Citação de: felix em 09 de Maio de 2014, as 00:15:10
Diríamos que são trastes ultra-flat.
Mas não precisa nem de traste, dá para tocar sem eles numa boa.
http://www.youtube.com/watch?v=1PyOZhgQnvU
http://www.youtube.com/watch?v=tkfzWeqvJlA
Poxa Felix, eu não conhecia ele! Muito fantástico como o cérebro acostuma com as casas, o cara nem pensa onde ele está tocando!!
Alex:
Então, pelo que pesquisei essa marca Van Gent tem um custo benefício até que bom, não é um traste magnífico, mas para o meu uso e experiência acho que vão ser satisfatórios!
Sobre a guitarra, o braço, mesmo sem cordas, parece bastante confortável! Estou bastante animado!
Bem, quinta feira eu peguei todas as ferragens, desmontei a ponte e os parafusos dos carrinhos, parafusos, etc, e coloquei dentro de um vidro e tasquei WD-40, deixando até o outro dia.
Já ficou com outra cara, a ferrugem saiu em grande quantidade para o óleo. Apenas com um pano seco lustrei as peças e melhoraram bastante o aspecto.
Para a placa do braço e a entrada do jack usei uma massa de polir bem fina, melhorou bastante a aparência.
Um abraço!
Eduardo
PS: Encontrei um vídeo onde o cara mostra as ferramentas que ele mesmo fez para curvar os trastes e aplicá-los no braço. São bastante interessantes!
https://www.youtube.com/watch?v=lY0kQ_DyOf4
Visitante
«
Responder #25 :
11 de Maio de 2014, as 21:37:29 »
Alex.
Creio que você possa estar correto quanto ao material do fretboard da Vigier. Existe muito marketing e muita cascata neste meio
É bem possível que a Vigier use o Inox e decida chama-lo de Imetal, para valorizar.
Mas me referi aos primeiros modelos da Vigier, que utilizavam um fretboard dourado. Por isso minha suspeita com o nitreto de titânio.
Eles afirmavam, na época, que utilizavam um material secreto, o tal Delta Metal. _
http://en.wikipedia.org/wiki/Vigier_Guitars
...Research and Development...
A fretless fingerboard made from a stainless-steel-based alloy called Imetal (successor of the gold-colored Delta metal).
Delta Metal
http://www.vigierguitars.com/html/Description_US/Guitars/toucheUS_surf.html
Quanto ao desgaste, creio que cordas "flat" sejam menos agressivas que as "roundwire".
«
Última modificação: 11 de Maio de 2014, as 21:41:01 por zekkez
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #26 :
14 de Maio de 2014, as 19:06:46 »
Pois bem pessoal, hoje chegaram (enfim!) os trastes e vou contar a experiência bem sucedida de hoje.
Os trastes (não entendo nada de trastes...), pedi já cortados com 6 cm, me pareceram honestos:
De acordo com os mestres de luthieria, pelo que eu entendi o mais importante na colocação dos trastes é a pressão correta por todo o traste (isso inclui o raio do braço também!), o material que irá ficar em contato com o traste e a velocidade de colocação.
Com isso, achei melhor ao invés do método do martelinho, fazer uma "prensa" caseira, igual ao do vídeo que postei anteriormente.
Primeiramente, é necessário utilizar um material que fosse mole em relação ao traste (para não machucá-lo), mas rígido para aplicar a pressão e entrar na cavidade.
O cara do vídeo usou o latão, eu, como não tinha acesso, usei um taco de uma madeira bastante dura que encontrei em casa (não faço a mínima qual madeira é essa):
O segundo passo é encontrar o raio do braço. Isso é extremamente importante para que a pressão sobre ele seja constante!
Utilizando uma lima, fiz o raio do braço (que é bastante grande) e colocando a peça com o braço contra a luz, até não sobrarem espaços.
Por fim, coloquei uma lixa sobre o braço e lixei a peça por cima do próprio, seguindo a curvatura.
O terceiro passo é colocar uma madeira mais mole que o taco (utilizei um compensado) e borracha de um mousepad para servir como apoio do lado contrário aos dos trastes. É bom tambem essa madeira ter a curvatura do braço (eu acabei não fazendo) e com uma grande área e a seguir colocar tudo na MORSA...
(os luthiers profissionais daqui do site vão ficar de cabelos em pé hahaha)
Com isso, coloquei o traste e prendi as bordas, fui aplicando pressão aos poucos (sempre observando se o traste não iria envergar) até o final. No fim percebe-se que a pressão do mancal da morsa aumenta (sinal que o traste chegou ao final do braço). Dou uma ultima pressão , e acabou.
O resultado me surpreendeu:
Para minha primeira experiência, achei um resultado muito bom! Os trastes não ficaram marcados, não houve espaço entre a madeira e os trastes e ficaram bem firmes, além de que, numa primeira medida com a régua de aço, estão todos nivelados de lado a lado (isso é excelente pois teoricamente não precisaria nivelá-los).
A questão maior da colocação é uma das fórmulas físicas mais simples e importantes:
Pressão = Força/Área
Essa fórmula é importantíssima no processo pois quanto maior o apoio menor a pressão. Quem estraga a madeira e os trastes (materiais) não é a força e sim a pressão.
Quando colocamos o apoio de madeira com o ângulo do braço, aplicamos uma força constante por todo o traste (e não em uma pequena área como no "método do martelinho", em sucessivas pancadas).
Lembremos que, para cortar uma carne com faca, precisamos afiá-la! Ou seja, aumentamos (e muito) a relação P = F/A já que a área de corte é extremamente pequena.
O que desejamos nesse caso, é que seja o oposto, a maior área possível.
De qualquer forma, essa foi a "minha" experiência, não sei se a mais correta e não sei se facilmente aplicável a todas as guitarras (como as de braço colado).
O próximo passo é terminar de colocar os trastes e começar a limá-los!
Um abraço!
Eduardo
«
Última modificação: 14 de Maio de 2014, as 19:44:52 por Ledod
»
Freqüente
Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134
«
Responder #27 :
15 de Maio de 2014, as 09:00:23 »
Rapaz! Esta ficando 10!
Paciência comigo, estou tentando aprender.
felix
Visitante
«
Responder #28 :
15 de Maio de 2014, as 11:09:27 »
Acabou de revolucionar a Luthieria de garagem com sua nova técnica cara!
Em breve teremos vídeos no youtube de pessoas usando morsa para trocar trastes!
Handmaker
Obrigado
«
Responder #29 :
15 de Maio de 2014, as 13:07:49 »
Poxa, eu coloquei os trastes todos ontem, foi bastante eficaz e rápido (em menos de 1 hora tinha colocado todos perfeitamente), se não teria feito um vídeo...
De qualquer forma, esses 2 vídeos me inspiraram bastante a tentar fazer isso (fora os outros vídeos excelentes desse cara):
https://www.youtube.com/watch?v=uyu95465KZY&list=PLD65E8BFC21B63A99
https://www.youtube.com/watch?v=38RYft3RdPA&list=PLD65E8BFC21B63A99
Um fato interessante, ele deixa o traste com um raio menor que o do braço (os meus trastes por sorte vieram assim!), assim ele entra primeiro nas bordas e por fim no centro.
A "prensa" dele se não me engano é adaptada também e ele utiliza o latão com o raio do braço.
A minha madeirinha funcionou bem também hehe
Um abraço!
Eduardo
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...