Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 05:38:15

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Squier Coreana 95 (CN5)  (Lida 23928 vezes)
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« : 07 de Maio de 2014, as 14:21:52 »

Pessoal, recentemente "comprei" (na verdade troquei-a por 3 cabos de pedal de ótima qualidade que custaram 50 reais) uma Squier 95 Coreana (serial inicia como CN5), braço em maple.

A guitarra estava em péssimo estado, os trastes totalmente comidos, hardware enferrujado ou azinabrado, escudo amarelo de oxidação, sem cordas, faltando o captador do meio e ainda o braço meio manchado em alguma partes... Não sabia que o estado dela era tão crítico assim.  Roll Eyes

O guitarrista, amigo meu, deixava-a pendurada no quarto e não tinha qualquer cuidado com ela, foi uma das primeiras e estava a muito tempo largada ao sabor da oxidação.

De qualquer forma, procurei no google sobre ela e muitos afirmaram que era é uma guitarra legal com um hardware ruim (de fato, desmontei-a e a construção interna era bastante porca), pelo menos muitos afirmam o braço dela é bem feito e boa de tocar...

Bem, acabei retirando os trastes do braço para um "refretting" já que, mandar para um luthier seria uma facada considerando o preço pago por ela.

Queria perguntar a vocês, compensa restaurá-la superficialmente ou investir mesmo nela? Ou é melhor vender as peças?

Do jeito que estava não valia quase nada (bem, talvez um pouco mais que 50 reais...  Cheesy)

O hardware, pensei em comprar no ebay esse kit que já vem tudo (inclusive os caps):

http://www.ebay.com/itm/271467207071?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Ou é melhor comprar as peças em separado?

Um abração!

Eduardo
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 07 de Maio de 2014, as 14:24:24 »

Depende: quer alguma qualidade ou não? Esse hardware aí é o genérico do genérico... Mas é muito barato!!! Metaleiro
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #2 : 07 de Maio de 2014, as 14:42:41 »

Pois é Alex, o problema mesmo é se vale o investimento para se utilizar nessas madeiras (pelo que pesquisei o corpo dessas guitarras é "plywood", compensado).

Não é aquelas coisas, mas se o som for bom depois de bem arrumadinha, por que não?

O duro é investir mesmo e depois perceber que as madeiras não valem tudo isso que teria sido melhor ter comprado apenas um escudo de 100 reais com caps horrendos e vender no estado, já que é "Squier by Fender Korea 95" (para mim uma tremenda enrolação de vendedores espertinhos).
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 07 de Maio de 2014, as 15:28:10 »

Você tem certa razão... Porém o Roberto Alves tem uma Squier antiga, não sei exatamente o ano, que ele diz que o corpo é de "compensado" e ela tem um ótimo som!

Isso eu não entendi nessa sua: os captadores funcionam?

Tem como postar fotos dela?
Pagão e feliz!!
RicardoVasconcelos
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 19

« Responder #4 : 07 de Maio de 2014, as 17:23:55 »

Recentemente fiz um rolo e recebi uma Strato Memphys com captação HSS.

Peguei dela tudo que estava melhor do que as peças de outra Memphys do meu irmão e dei uma melhorada na guitarra dele.
Fiquei praticamente com corpo e braço. Como no ebay temos a possibilidade de comprar o hardware barato para deixar ela funcionando novamente, comprei e vou deixar ela funcionando novamente.

Vai ter qualidade de uma guitarra de entrada como ela é, pois na Memphys realmente não vale a pena investir, mas vai ficar funcionando e dependendo de onde for tocar é melhor levar ela do que ficar preocupado com a Epiphone que custou bem mais.
Handmaker

Obrigado

« Responder #5 : 07 de Maio de 2014, as 21:23:33 »

Você tem certa razão... Porém o Roberto Alves tem uma Squier antiga, não sei exatamente o ano, que ele diz que o corpo é de "compensado" e ela tem um ótimo som!

Isso eu não entendi nessa sua: os captadores funcionam?

Tem como postar fotos dela?

Algumas fotos que tirei hoje:

O corpo não está mal cuidado, não possui muitos amassados e riscos, só é mesmo feito de compensado. Se valer a pena, pode ser interessante arrumá-la.

As ferragens e os captadores que não me animaram, só de olhar parecem ruins!

Quanto a funcionalidade dos mesmos, segundo meu amigo, esses dois funcionam, o do meio ele jogou fora (!) porque "não funcionava" mais. Ainda não os testei de verdade.

A questão é se vale a pena investir e torná-la, não uma guitarra excelente, mas melhor em tocabilidade e timbre que uma Squier original / de fabricação atual, afinal, é uma guitarra de quase 20 anos!

Um abraço!

Eduardo
« Última modificação: 07 de Maio de 2014, as 21:31:46 por Ledod » Registrado
VOX
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116

« Responder #6 : 08 de Maio de 2014, as 15:48:47 »

Eu acho que vale a pena.Principalmente se você gosta da vibe Fender.
As Squier tem todo o desenho de uma Fender, tem seu estilo próprio e uma história.
Você coloca uns captadores de alnico e vem um timbrão.
Eu investiria nela.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #7 : 08 de Maio de 2014, as 16:18:08 »

Uma coisa ser velha de modo nenhum é indicação de que seja boa!  Shocked

Aliás, isso é uma maluquice que está tomando o mundo guitarrístico: vintage não é qualquer coisa velha, mas sim algumas coisas antigas "de safra"!  Cool

De qualquer forma, se você trocar os captadores (há alguns GFS, Tonerider, ARTEC Vintage e etc. bem legais por aí), a ponte (principalmente por uma com saddles e um bloco de aço decentes) e as tarraxas, pode ser que fique com uma guitarrinha legal... Mas só saberá no final das contas.

Se pegar um kit genérico, certamente vai ficar igual a ou pior que um Squier de corpo de poplar ou basswood dessas novas da linha mais fuleira.

Eu tive uma Squier muito boa por anos e anos, modelo Stratocaster também, mas o corpo não era de compensado. mas mesmo com todos os upgrades que fiz nunca chegou perto de uma boa Fender. Ainda tenho guitarras Squier comigo, duas 51, que é um modelo que foi recém-ressucitado, depois da Fender Japan ter tentado vender pela linha Pawn Shop. Elas são guitarras muito baratas e honestas. Já a linha mais decente, tipo a Classic Vibe, essas conseguem até ser melhores que as MIM Standard!

Só você pode saber o que é mais interessante pra você. Se conselho fosse bom, já sabe, né?  Cheesy

-----
Só pra embolar mais um pouco a coisa toda: recentemente fui visitar a loja de um amigo, ele me mostrou a Squier Japan que ele tem: melhor que todas as minhas Fender MIM e MIA, num certo sentido, pois é uma guitarra no estilo Vintage, sem alguns "confortos modernos". O único problema dessa guitarra é só um: ele não vende a bicha de jeito nenhum...rs
 Cry
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, as 16:26:11 por Alex Frias » Registrado

Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #8 : 08 de Maio de 2014, as 16:47:19 »

Lelod... se você tiver tempo sobrando... por que não?
Vá fazendo com calma. Não compra peça nenhuma ainda pra ela. Resolve o problemas dos trastes, monta com o que você tem e ve como ela fica.
Se ela soar legal, vá aos poucos fazendo upgrades...
Se comprar um KIT desses ai do Ebay... vai condenar a guitarra pra sempre....  Evil

Ps. Capricha no braço... Se ele não ficar bom, não vai adiantar melhorar o resto...
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, as 16:52:02 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« Responder #9 : 08 de Maio de 2014, as 16:50:09 »

Acho que este corpo não vale a pena..., se fosse eu até que investiria, mas com um propósito de no futuro trocar o corpo também, assim aos poucos você monta uma guitarra totalmente do zero e ao seu gosto.
Tenho uma Giannini em basswood, que já troquei quase tudo nela, gastei uma grana que daria para comprar uma boa guitarra, porem aprendi muito com ela fazendo estas modificações o que para mim é prazeroso. Hoje tenho uma guitarra legal e de quebra ganhei conhecimento.
Você tem em suas mãos uma boa oportunidade para se divertir, o que para mim é o mais importante. Se for levar a questão para o lado financeiro já pode se despedir dela agora se gosta mesmo de por a mão na massa comece já.
Paciência comigo, estou tentando aprender.
zekkez
Visitante
« Responder #10 : 08 de Maio de 2014, as 17:22:25 »

Se servir de estímulo (ou consolo), informo que tenho uma do mesmo modelo, ano e cor.  Cheesy

Ela não é nenhum Rolls-Royce das guitarras, mas um instrumento bem honesto.
Gastei na minha, com tarraxas, refreting e pintura bem mais do ela me custou, mas ficou muito prazeirosa de tocar.

Não troquei os pickups por uma razão bem específica. Eles apresentam resistência ôhmica próximo a 4K.
Suponho que o corpo em laminado tenha algo a ver com isso. Deve ser médio demais e os pickpus tem de "ganhar" todo o brilho possível.
Uns pots de 500K pode cair bem, também.
A ponte e as outras peças estão no mesmo padrão das Squiers.  As tarraxas devem ser substituidas.   

Não se assuste com o corpo de madeira laminada.  A antiga série Squier JV apresentava o mesmo tipo de corpo e comanda excelente preços no mercado de usados.

Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 08 de Maio de 2014, as 17:45:47 »

Pessoal, obrigado pelos comentários!

Essa idéia de comprar esse kit genérico no ebay acho que vou já descartar! Não vai valer a pena todo o trabalho e investimento para ter algo que não seja melhor que uma dessas Squier's vendidas atualmente...

Eu cheguei a pesquisar a história da Fender e Squier dessa época, eram guitarras para competir com as japonesas da época ultra-baratas!

Esses dois artigos são muito interessantes:

http://planetbotch.blogspot.com.br/2012/08/truth-about-early-korean-squier-strats.html

http://planetbotch.blogspot.com.br/2012/08/the-1996-squier-korea-deluxe-strat.html

E essa foto ilustra bem como a concorrência era agressiva entre as guitarras da época:

De qualquer forma, comprei os trastes já, Van Gent "medium" (tem as medidas dos trastes originais...) 40 reais com frete e já cortados! Não queria gastar 80/100 em trastes dunlop/fender...  Cheesy

Vai ser bastante interessante aprender algumas técnicas de luthieria com esse projeto.

A única coisa que irei fazer é trocar pelo menos o escudo por um tipo "sanduiche", trocar os parafusos por tipos de inox, os potenciômetros, chave de comutação (está bastante enferrujada) e coisas mais básicas. Fora isso ainda precisar comprar mais um captador para o meio.

Acho que com mais uns 100 reais dê para fazer tudo isso.

Depois é encordar e ver qual é a da guitarra!
Visitante
« Responder #12 : 08 de Maio de 2014, as 18:25:49 »

Se eu tivesse lido isso antes.
Antes de botar 1 centavo em upgrade a gente coloca o encordoamento, faz os ajustes básicos, e vê qual é a da guitarra.  Cheesy

Por mais detonada que ela esteja, você já sente "o que" da pegada logo ali.
Como sempre frisamos aqui, gastar dinheiro com guitarra sem tocar nela (comprando nova ou para fazer upgrades), é como casar a distância.

Em relação ao corpo, nem esquenta, o que nós já vimos de boas guitarras com corpo de material fora do padrão...
O material do corpo é menos de 20% do timbre natural e não influência diretamente na pegada, ao contrário do braço, do hardware e medidas.

Antes vale uma guitarra bem feita de material tosco, do que uma guitarra feita de bons materiais de forma tosca.

Offtopic:
Alex! Ali a tal da Yamaha que eu falei, essas pacificas tem o "pescoço" bem fininho igual aquela Giannini do Sidney.

Por sinal descobri que chamam ela de Craviola Elétrica.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-543591090-craviola-giannini-anos-70-com-emg-hz-e-circuito-ativo-baixei-_JM

http://lojapotencial.com.br/guitarra-gcra-202-el-fm-craviola
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #13 : 08 de Maio de 2014, as 18:26:47 »

Vai ser bastante interessante aprender algumas técnicas de luthieria com esse projeto.

A única coisa que irei fazer é trocar pelo menos o escudo por um tipo "sanduiche", trocar os parafusos por tipos de inox, os potenciômetros, chave de comutação (está bastante enferrujada) e coisas mais básicas. Fora isso ainda precisar comprar mais um captador para o meio.

Acho que com mais uns 100 reais dê para fazer tudo isso.

Depois é encordar e ver qual é a da guitarra!
Coloca os trastes, nivela e regula o braço.
Limpe potenciometros, chave e captadores.
Testa com o que tem. Se achar que tem futuro, ai parte pros upgrades. Ta.. os parafusos pode comprar antes...  Cheesy
E não tenha pressa.

Ps. Postei quase junto com o Felix... e as opiniões não poderiam ser mais parecidas...
Ps2. Eu tenho um corpo de Squier Coreana (acho que de 1990), mas não é compensado. É de uma madeira que lembra o marupa... Mas um pouco mais pesada.
« Última modificação: 08 de Maio de 2014, as 18:29:36 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 08 de Maio de 2014, as 18:45:48 »

Eita, devia ter comentado aqui antes de sair desmontando tudo, eee pressa... hahaha Cheesy

Eu comprei essa guitarra as cegas, meu amigo disse que tinha uma Squier que "estava um pouco ruim", guitarra por guitarra, acabei comprando para ele um jogo de cabos de pedais por 48,00.

Quando fui "retirar a mercadoria" dai então vi qual era o estado real dela, pior do que eu imaginava, os trastes me deixaram horrorizado! Ele toca bastante, e tem um suor ácido que acaba com as cordas... Ao invés de trocar regularmente, ele deixa enferrujar até estourar! O resultado é assustador...

Chegando em casa eu acabei desmontando tudo e retirando os trastes sem nem pensar em um misto de indignação e pena da guitarra...  Cry

Deveria ter testado antes... Mas enfim!

Agora é esperar os trastes e ver a vibe dela...

Um abraço e obrigado de novo pessoal!

Eduardo

« Última modificação: 08 de Maio de 2014, as 18:47:36 por Ledod » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: