Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 22:55:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Duovox 50G  (Lida 51722 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #150 : 31 de Maio de 2014, as 17:49:13 »

Jogue fora os Tropical Fish e ganhe inimigos eternos.

Acho que no amplificador dele só tinha dois? Ou foi impressão?  Sad

Com certeza esse amplificador já foi reformado
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #151 : 31 de Maio de 2014, as 23:41:28 »

visioncb
Agora eu vou ter que fazer com calma mesmo, gastar pouco e deixar ele funcionando bem, lá para outubro eu vou pedir para a minha sogra trazer dos Estados Unidos todas as peças nesse site:

http://www.amplifiedparts.com/

não sei se vocês conhecem, mas eu achei no Google ontem e fiz uma estimativa da reforma, achei legal que o kit de válvulas JJ que dá certinho no meu amp custa U$ 72,00.
Agora só tem dois deles, antes tinham três contando com o capacitor assassino.

felix
bossman
Já ganhei alguns então, porque o "capacitor assassino" eu já joguei fora.  Grin
Os dois que sobraram assim como o citado acima são de 47nF ±10% 400v e eu não faço questão nenhuma deles ali, acredito que vou substituí-los por Epcos iguais aos já novos na placa.
Os capacitores mais modernos estão com as soldas mais brilhantes, as outras em geral estão todas ofuscadas, logo esses capacitores foram trocados depois de 2002, acredito que se foi trocado algo antes, não tenha sido muita coisa, até porque ainda tem os capacitores de 1977 e 1978. Os eletrolíticos azuis da placa também parecem ser os originais dele, porque já vi fotos de um 100G com eles e o do visioncb também tem deles.

xformer
Como esses caras são mojentos. Cheesy

kem
Você e o xformer estão só na ostentação. Cheesy

Matec
Aquele dia eu estava só na ansiedade de pegar o amplificador e pensei que já teria passado por alguma reforma do tipo pela idade dele, mas quando ele chegou aqui, eu acabei nem lembrando do que você tinha dito, voltei agora para a primeira página e vi que as informações foram basicamente todas que eu precisava, mas com toda essa enrolação eu aprendi bastante coisa, perdi o medo de tomar um choque, o segredo é estar calmo, concentrado e confiante, embora a ponta de prova tenha escapado várias vezes, não encostei em nada. Cheesy Agora é só trocar esses capacitores por uns de qualidade razoável, para aguentar até outubro, porque eu pretendo reforma-lo inteiro, não vai ser só por gosto de ver ele novinho, mas também vou adquirir experiência em montagem de um valvulado, estou me sentindo preparado porque vou copiar a montagem original, se fosse para me basear apenas de um esquemático, não teria condições, tem que ter todo um conhecimento e planejamento para montar um layout de valvulado ou podendo chamar de "campo minado" no qual eu não me sentiria tão confiante quanto já tendo ele de base, há 2 meses eu não sabia nem o que era uma 6L6 e nem que as 12AX7 eram tão pequenas.

« Última modificação: 31 de Maio de 2014, as 23:46:45 por cesar.carazza » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #152 : 01 de Junho de 2014, as 00:06:55 »

cesar.carazza

O melhor de tudo é aprender e tomar gosto pelo aprendizado. Tudo mais faz parte do processo.

Boa sorte!
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #153 : 09 de Junho de 2014, as 08:13:43 »

É isso aí, na sexta-feira eu troquei todos os capacitores eletrolíticos e os 2 Tropical Fish. Grin

Ensaiei com a minha banda no sábado usando ele pela primeira vez e fiquei apaixonado pelo desempenho, é exatamente o tipo de amplificador que eu almejava, isso porque segundo o Felix os falantes são do carro de pamonha  Cheesy e também essas válvulas devem ser velinhas, mas se agora já está perfeito, eu fico imaginando depois de um upgrade.
Sem brincadeira, o baixista não escutava o baixo dele e o volume do meu amplificador estava na posição 2. O som é tão encorpado que sumiu com o baixo, falei para ele que terá que comprar um valvulado também.  Cheesy

Como nem tudo são flores, vou falar também o que aconteceu que não me agradou no ensaio.

Não tive tempo de colocar o fio com aterramento, os primeiros testes foram encostando as mãos nas cordas e dando uns tapinhas no microfone para ver se não tomaria choque, não tomei nem fraquinho e fiquei contente, mas ao em encostar a boca no microfone e tomar um pequeno choque suficiente para não poder encostar, uma hora esbarrei o nariz e também levei o pequeno choque, fiquei com a pulga atrás da orelha. Alguém saberia dizer quais os principais motivos de um choque desse tipo? É possível eu me livrar dele sem usar um aterramento no amplificador? Porque não é sempre que eu vou ter um aterramento nos locais onde farei show. E eu fiquei com medo porque eu estava de tênis com sola de borracha, se eu estivesse descalço talvez o choque pudesse ser maior, mas sorte que foi fraquinho.  Cry

Agradeço desde já a todos que além de me ajudarem, também estarão ajudando outros futuros ou já donos de valvulados.

Seguem fotos em Spoiler das mudanças provisórias do amplificador (ficará assim até outubro).

Obs.: Depois das fotos eu dei uma boa aspirada na poeira.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 09 de Junho de 2014, as 08:21:37 por cesar.carazza » Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #154 : 09 de Junho de 2014, as 09:35:13 »

Evitar esses pequenos choques pode ser uma tarefa um pouco chata.
Uma ação  a ser tomada seria , o aterramento do amplificador com o fio terra do 3º pino da tomanda, padrão de hoje em dia para todos os equipamentos e também aterrar a mesa e amplificador de voz, só assim para eliminar os pequenos choques.

Mas quando for tocar verefique se essas condições de aterramento estão em ordem, já toquei em lugares que não tinha terra nem no chão...  Cheesy

Espero ter ajdado.

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #155 : 09 de Junho de 2014, as 09:40:16 »

Aterrar seria o básico, eu vou colocar o fio de energia com terra essa semana, mas eu fico pensando se não há algo de errado com o amplificador, o sistema de amplificação para o microfone estava aterrado, e eu já levei um amplificador transistorizado para o estúdio que não tinha aterramento e não tomei choque... Só que eu não posso contar com aterramento sempre, porque terá lugares que irei tocar onde não existirá essa opção na tomada.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #156 : 09 de Junho de 2014, as 21:24:47 »

cesar.carazza

Eu verificaria antes de tudo se o isolamento do transformador está confiável, isso pode ser feito, medindo se há tensão entre o chassis e os condutores da tomada ac. Alguns poucos volts podem aparecer no visor do multímetro (tensões parasitas). Mais de 20v é bem preocupante. Já tive amplificadores que apresentavam esse vazamento, não havia passagem direta (resistiva), mas podia ser medida tensão. A correção foi feita refazendo o transformador.

Porém o que você verificou no ensaio pode ser causado por outros motivos: pedaleiras, estabilizadores sem aterramento adequado, conexões encostando no chão, umidade na sola dos sapatos, etc. Existem 'N' possibilidades de que algo transforme você num condutor. É uma preocupação totalmente justificada.
Mas pode não ser culpa do seu amplificador. Verifique tudo com cuidado.

PS- Você desligou totalmente o capacitor da chave de fase, não?  Angry

 Smiley
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:41:08 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #157 : 09 de Junho de 2014, as 21:39:55 »

Então, eu fiz o seguinte teste que foi colocar o multímetro em AC 200V e uma ponta de prova no GND do Jack de entrada da guitarra e a outra ponta no GND do quadro de luz o que chegou em 1v quando o amplificador estava desligado apenas ligado na tomada, quando liguei em Stand By a tensão caiu para 0.5v e quando tirei de Stand By caiu para 0.2v. Seria esse o teste? Não sei se eu entendi errado, mas você quis dizer para eu colocar uma ponta de prova no GND do amplificador e a outra diretamente na fase da tomada?

Eu ensaio nesse estúdio já faz 1 ano e nunca tinha tomado choque na boca, eu sempre utilizo o amplificador de lá que está aterrado, mas já levei um amplificador sem aterramento uma vez e não tomei choque...

O Capacitor da chave de fase eu retirei por inteiro.
« Última modificação: 09 de Junho de 2014, as 21:42:17 por cesar.carazza » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #158 : 09 de Junho de 2014, as 22:11:50 »

Não é bem assim:

Faça essas medidas entre o chassis e "os dois polos da tomada", um e depois o outro, com o ampli ligado. Utilize uma régua ou benjamim para acessar os polos.

Se continuar dando essas leituras baixas, fique tranquilo.

Abs
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #159 : 09 de Junho de 2014, as 23:06:06 »

Bom, fiz as medições e achei até estranho uns detalhes que irei dizer abaixo.

São três tipos de testes que fiz, o que você falou que seria testar os 2 pinos de energia com o chassis e em um dos pinos deu 0.5v e no outro 0.3v, agora uma coisa que achei estranha foi quando encostei a mão no revestimento de "couro" do amplificador, no polo que estava com 0.5v subiu para 2.0v e no que media 0.3v subiu para 1.0, intrigado com essa reação resolvi encostar a mão no chassis que onde estava 0.5v subiu para 2.6v e onde estava 0.3v subiu para 1.5v.

Seriam esses 2.6v que eu devo ter tomado na boca?

Eu até fiquei pensando, será que é pela posição dos 6 eletrolíticos que prendi com abraçadeira no chassis, eu protegi com um plastico transparente que na foto nem dá para perceber, mas de repente a parte de cima do capacitor esteja transmitindo corrente para o chassis por estar próximo. Isso é possível ou viajei demais? Segue duas fotos em spoiler do que eu disse...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 09 de Junho de 2014, as 23:08:08 por cesar.carazza » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #160 : 09 de Junho de 2014, as 23:24:07 »

Apesar dos tecidos da boca serem bem sensíveis, essas tensões que você falou não causaria grande incômodo. As variações de tensão no multímetro são por conta das tensões parasitas, elas ocorreriam em outras situações, e não só com seu ampli.

Já os capacitores, eu isolaria a "caneca" deles e não deixaria nenhuma encostando no chassis. Isso não daria choque na boca, mas pode acabar dando algum curto indesejado na fonte.

Boa sorte!

PS. Vi agora que você já havia utilizado um isolamento de plástico transparente para isolar os capacitores do chassis, é disso mesmo que eu havia falado. Acho que deve funcionar.
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:41:13 por Matec » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #161 : 09 de Junho de 2014, as 23:24:56 »

Pelo que eu entendi, pelas fotos, parece que ele não usa só o chassi para blindagem.. mas para um caminho de terra para o circuito, não é?

Tem alguma foto que dá pra ver bem o negativo de algum capacitor ligado direto e somente ao chassi?
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #162 : 09 de Junho de 2014, as 23:36:03 »

Matec
O amplificador está funcionando perfeitamente, acredito que aterrando o amplificador, esse pequeno choque na boca vá sumir, vou colocar o fio de energia com aterramento amanhã, mas mesmo assim ainda fiquei sem saber o motivo do choque... Está tudo normal pelas medições feitas até agora né? Esses 2.6v não chegam a dar um choque e é tensão parasita... Nem uma outra desconfiança do que possa ser?

visioncb
Todos os capacitores estão aterrados no chassis, até os que estão naquela placa da fonte sai um fio que leva direto para o chassis.
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, as 20:44:14 por cesar.carazza » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 836



« Responder #163 : 10 de Junho de 2014, as 21:00:44 »

Matec
O amplificador está funcionando perfeitamente, acredito que aterrando o amplificador, esse pequeno choque na boca vá sumir, vou colocar o fio de energia com aterramento amanhã, mas mesmo assim ainda fiquei sem saber o motivo do choque... Está tudo normal pelas medições feitas até agora né? Esses 2.6v não chegam a dar um choque e é tensão parasita... Nem uma outra desconfiança do que possa ser?


Pode ser o próprio microfone, com algum vazamento causado por filtro de linha sem o aterramento apropriado. Você poderia estar usando algum pedal com a fonte mal isolada, os pedais poderiam estar diretamente encostados no chão do estúdio... Enfim. Não sei as condições que você tomou um choque. Mas para isso algum vazamento da fase da tomada passou por você e foi para a terra. Qual o caminho não posso dizer. É mais fácil você responder do que eu.

 Smiley
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:42:19 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #164 : 10 de Junho de 2014, as 21:16:00 »

Eu tomei choque com o meu microfone e troquei de microfone na hora para ver e continuou dando o mesmo choque, domingo que vem estarei verificando a ligação elétrica do equipamento de som do microfone lá do estúdio. Eu uso os mesmos pedais e a mesma fonte já faz mais de 1 ano e nunca havia acontecido, a única coisa de diferente foi o amplificador de guitarra, todos os pedais tem borracha embaixo.
Eu preciso fazer o teste aqui em casa se vou tomar choque com o meu microfone ligado ao meu outro amplificador de guitarra, simulando a mesma ligação que fiz no estúdio e também sem os pedais, com a guitarra ligada diretamente no amplificador para descartar a hipótese de a culpa ser deles... Caso eu tome novamente o choque, só pode ser do Duovox, eu queria poder solucionar isso para poder vende-lo com a consciência limpa, é um choquinho fraquinho, mas pra quem canta incomoda, só deu na boca, na mão não deu e na mão do meu amigo que estava com uma ferida também não (encostando na minha guitarra e no microfone ao mesmo tempo), tem o detalhe de eu ter tomado água e a boca poderia estar um pouco molhada, mas tomei choque no nariz também e eu sempre tomo água e nunca tinha tomado o choque...  Cheesy
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, as 21:21:30 por cesar.carazza » Registrado
Páginas:  1 ... 9 10 [11] 12 13 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal