Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 22:35:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Duovox 50G  (Lida 51716 vezes)
cobalto777
Visitante
« Responder #60 : 25 de Maio de 2014, as 05:21:14 »

Faço um preço bacana se alguém quiser me desencorajar a trocar os capacitores.  Grin

Só comentar que eu descobri o porque do barulho no alto falante, para eu fazer esse teste eu tinha que fazer uma adaptação com resistência de chuveiro para ligar no lugar do alto falante, aí não faz barulho nenhum.  Cry
...eu já teria trocado todos os capacitores... principalmente os eletroliticos...não faz sentindo você precisar do amplificador rápido,e ao mesmo tempo querer vender...examine suas prioridades...
Registrado
felix
Visitante
« Responder #61 : 25 de Maio de 2014, as 18:43:22 »

Eu já teria tocado com ele desse jeito até ele parar.
Se ele já veio funcionando, e isso não é 5 nem 10 anos é mais de 20 anos funcionando, não faz sentido nenhum sair fuçando ele agora.

Como eu disse, coisa velha e funcionando a gente usa até parar, porque existe um equilíbrio mágico entre todo o sistema.

É igual carro, camarada compra o carro velho e está andando de boa, ai ele cisma de trocar as velas, quando vê ele tem que trocar tanta coisa que daria para comprar um outro carro igual.

Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 932

Obrigado
-Dado: 87
-Recebido: 127



« Responder #62 : 25 de Maio de 2014, as 20:23:06 »

Eu já teria tocado com ele desse jeito até ele parar.
Se ele já veio funcionando, e isso não é 5 nem 10 anos é mais de 20 anos funcionando, não faz sentido nenhum sair fuçando ele agora.

Como eu disse, coisa velha e funcionando a gente usa até parar, porque existe um equilíbrio mágico entre todo o sistema.

É igual carro, camarada compra o carro velho e está andando de boa, ai ele cisma de trocar as velas, quando vê ele tem que trocar tanta coisa que daria para comprar um outro carro igual.


depende né cara, é um troço velho funcionando, mas que circula quase 400V dentro, com voce ligado diretamente a ele, nao é uma boa idéia pagar pra ver.
eu não pegaria um carro velho funcionando e cairia direto na estrada, sem antes mandar fazer uma revisão completa nos sistemas de direção e freio, o risco com o Amp é um pouquinho maior.
só o fato de ter aquela chave ligando a rede ao chassi por um capacitor, já seria motivo bastante para encosta-lo.
sem contar que, estar funcionando não quer dizer que está em condições ideais, vai usando assim e pode ser que, por um capacitor de 5 conto, voce precise gastar quase 500 pra repor peças danificadas pela 1ª negligência de usar sem fazer tudo que deveria ser feito.

só de ter constatado que o amplificador veio com uma Valvula montada invertida, apesar de funcionando, já é motivo mais que suficiente para não liga-lo novamente até ter certeza que está tudo certo.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
felix
Visitante
« Responder #63 : 25 de Maio de 2014, as 20:35:54 »

Difícil encontrar um capacitor de R$5 em um valvulado em...

O maior risco de morte é ao tentarmos mexer nele, ou não aterrarmos os chassis, por segurança aterre o cabo.
Aterrou o chassi, aterrou o cabo, e pronto, seja feliz.

Se fosse assim sempre antes de tocar em algum estúdio, com equipamento alugado ou emprestado, teríamos que ir com um multímetro na mão.
Já toquei em muito valvulado sem ter nem ideia de como estavam as coisas por dentro, em muito estúdio pé de chinelo por ai.
E sempre sai vivo.  Cheesy

Pensa bem, é um amp grande, o Cesar não tem experiência com valvulados, ele colocará mais a vida dele em risco mexendo nas entranhas do bicho, do que tocando nele até quando der.

É algo como comprar um carro velho, mexer no freio sem saber nada de mecânica, e ir para a Dutra.
« Última modificação: 25 de Maio de 2014, as 20:45:44 por felix » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #64 : 25 de Maio de 2014, as 21:13:32 »

Então, eu estou para ir na Santa Ifigênia para comprar os capacitores, mas o que me desmotiva é que eu olho para o amplificador e como sou muito detalhista, tenho vontade de reformar o amplificador inteiro, mas aí eu penso que o dinheiro que eu vou gastar para fazer o amplificador inteiro, é mais fácil eu vender e montar o Fender Twin Reverb, gastando até um pouco mais, mas pelo menos é o amplificador dos meus sonhos. Para alguns só a troca dos capacitores já seria suficiente, mas pra mim, eu vejo como tomar banho sem lavar o cabelo, o cabelo vai estar lá, mas vai estar sujo.  Cheesy
Eu adorei o som dele, mas por essa coisa de capacitor, não pude testar com a minha banda ainda e sentir o prazer real de tocar bastante com um valvulado, ele está funcionando perfeitamente, eu já retirei a ligação do capacitor e quanto isso fico mais tranquilo, falta comprar o cabo com aterramento.
A questão da válvula colocada errada não foi coisa do ex dono, foi coisa de uma loja que ele deixou o amplificador para vender, ele cuidava muito bem do amp e sempre funcionou bem com ele.
Aí eu penso que se eu for reformar, pra deixar 100% confiável eu teria que fazer o seguinte...

O transformador de entrada está preparado para receber a tensão 110v e hoje em dia é tudo 127v, o visioncb me deu umas alertadas quanto as tensões e me passou umas páginas para ler, (por isso eu fiz as tabelas de medições que postei anteriormente, ainda vou atualiza-las, falta a resistência de chuveiro), e lá dizia que recebendo uma tensão maior as válvulas vão durar até 3 vezes menos. Aqui em minha cidade é tudo 220v e não terei problema, mas quando for tocar nas cidades vizinhas que tem 127v ai já viu... logo eu estava pensando em comprar um Variac, acho que seria a opção mais barata e que preservaria as características originais do amplificador. Vocês acham que compensa mais um Variac ou reenrolar o primário desse transformador do amp para ajustar para 127v? Eu não faço ideia do custo disso.

Felix, eu estava até mais medroso, mas já fiz vários testes com o amplificador que perdi o medo, o segredo é ter cuidado e muita atenção, o visioncb me deu bastante dicas pra fazer as medições, quanto a trocar os capacitores eu estou bem tranquilo, até porque eles descarregam sozinho, pois tem resistor de sangramento (acho que é esse o nome), mas mesmo assim eu estou fazendo o procedimento de descarga.

O Tiago Barreto me passou o contato de um cara que é autorizado pela Giannini, conversando com ele, eu fiz uma estimativa de quanto ele me cobraria para refazer todo o circuito, ele falou que em torno de 800 reais ele reformaria os transformadores, refaria todo o circuito e ainda cromaria o chassi. De certa forma eu não achei caro, mas ainda teria as válvulas para colocar novas, essa brincadeira sairia nuns 1200 reais (fora os gastos de levar e buscar o amplificador que não é na mesma cidade), eu paguei 1200 reais nele com caixa 2x12. Quanto será que vale só a caixa de MDF com 2x12 Bravox (estão em excelente estado os falantes, parecem novos). Eu queria saber para ter uma noção de quanto eu paguei só no Head mais ou menos, para ver até quanto eu poderia gastar no amplificador sem perder muito dinheiro, porque o amplificador até valorizaria, mas não sei até quanto eu conseguiria vender ele se me desse a louca de vender para finalmente pegar um Fender Twin Reverb, eu considero ter pago barato no amp, só que eu pensei que estava apto para tocar sem me preocupar com alguma coisa, até está, mas é um risco que eu corro de me machucar e ter que gastar um dinheiro mais pra frente de qualquer jeito, mas fazendo essa reforma completa + válvulas novas eu vou gastar em torno de 1200 reais com o cara, mas se eu fosse fazer sozinho incluindo tudo isso que o cara me ofereceu, cromagem do chassi, reforma dos transformadores e todo o resto novinho com capacitores de marca boa (ele disse que usa Epcos, que são bons). Se eu for fazer todo esse procedimento, comprando tudo na Santa Ifigênia. Quanto será que eu gastaria? Eu vou ficar feliz com ele reformado e 100% funcionando nas especificações corretas e vai durar mais 30 anos sem problemas, só que o meu sonho é o Fender Twin Reverb. Vai valer essa reforma? Entenderam o por quê eu estou nesse dilema de trocar ou não os capacitores?

Respondam tudo em  Cheesy, tem umas duzentas perguntas aí nesse monte de texto.  Cheesy

Valeu!
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, as 10:16:12 por cesar.carazza » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #65 : 26 de Maio de 2014, as 08:25:22 »

Cesar, pelo texto que eu li escrito por você neste ultimo post, vi que não está plenamente satisfeito com o ampli!
Reformas são caras, o resultado bonito, mas sempre o ampi será um Gianinni.
Se o seu tão sonhado ampli é um Fender, será que com o valor de venda do ampli, mais o valor que seria gasto na reforma, mais a satisfação pessoal e realização de um sonho a troca dele não seria a melhor opção?
Já vi várias pessoas gastando dinheiro com carro velho, preparando, mexendo, tentando melhorar e que se colocar tudo na ponta da caneta, compensava mais trocar de carro por um mais novo que poderia suprir as expectativas do dono.
Se você acha que montar um seja a melhor opção, monte, se a melhor opção for trocar, troque.......na minha visão arrumar algo só é vantagem quando queremos ficar com ele e se na soma final não chegar a valores altos.
Lembre-se que é só uma opinião, siga oque sua cabeça mandar.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #66 : 26 de Maio de 2014, as 10:07:35 »

Cesar se você vai na Santa Ifigênia, então compre os capacitores eletrolíticos e faça a troca. Na Multcomercial (na rua dos Timbiras, uma travessa da rua Santa Ifigênia) você vai encontrar os 100uF/350V e 22uF/500V.  Veja:
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_6778_4689_Capacitores-Eletroliticos-Axiais-Illinois

http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_6780_4689_Capacitores-Eletroliticos-Radiais-JJ
(na verdade de 32uF no lugar dos de 22uF)
ou de 20uF 600V:
http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_6777_4689_Capacitores-Eletroliticos-Axiais-Sprague

A Mult não é das mais baratas, mas lá tem os capacitores mais confiáveis. Tem marcas mais baratas (aí você vai na Dabi, na mesma rua).

Sobre o transformador, faça uma medição com ele ligado: meça a tensão nos filamentos das válvulas. Se mesmo com o enrolamento de 110V e na tomada de 127Vac a tensão nos filamentos  estiver dentro de 6,3Vac +- 10%  (ou seja entre 5,7Vac e 7Vac), não precisa mexer no transformador de força. Nos transformadores de força e nas chaves de seleção por força do hábito são marcados com o valor de 110V, mas não existe esse valor de tensão nominal na rede elétrica (ou é 115Vac ou 127Vac), ou seja a marcação pode ser de 110Vac, mas o enrolamento pode ser feito para 115Vac ou 127Vac.
Caso a tensão esteja um pouco acima, já que você vai mesmo na Santa Ifigênia, aproveite e compre dois resistores de 0,1 ohms 5W e coloque cada um em série em cada perna do enrolamento secundário que alimenta os filamentos (as 6 válvulas precisam de 3A para os filamentos, com 0,2 ohms em série, vai perder 0,6Vac, deixando a tensão nos filamentos dentro da faixa ideal novamente). É muito mais barato do que arrumar o transformador. E a mesma coisa você fará se a tensão do B+ for muito mais alta do que o desejado (mas as válvulas serão bem mais tolerantes nesse aspecto).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #67 : 26 de Maio de 2014, as 13:56:27 »

GuitarCris

Eu estava pensando aqui e talvez um Giannini tenha mais valor e também mais facilidade para revenda do que um Handmade "qualquer" sem "fama"... Se eu fizer uma reforma nele, bem feitinha e tirar bastante fotos, deixar documentado o processo que foi feito com o amp, talvez ele valorize quase a ponto do que eu gastei, mas como a intenção da reforma é para ficar com o amplificador e não para venda (por um bom tempo), acredito que valha a pena no momento atual, mais pra frente se me der a louca de juntar para comprar um Fender Twin Reverb, acho que vale mais a pena comprar um original e novo. Meu sonho é ter o Fender Twin Reverb, mas acho que um Handmade nem feito por mim e nem por ninguém me satisfaria tanto quanto o original, além do som, eu acho o amplificador muito bonito, ele me atrai em todos os sentidos.  Cry
Acho que se eu fizer a reforma e com a ajuda de vocês eu não vou gastar um absurdo, na resposta ao xformer aí embaixo vou descrever as idéias que eu tive...
Eu estou ficando meio fresco com o tempo.  Cheesy

xformer

Eu estou praticamente decidido a reformar o cabeçote, mas no caso eu acho que não terá necessidade mesmo de mexer nos transformadores, antes de tudo vou relatar um teste que fiz...

Aqui em casa tem um Autotransformador que passa de 220v para 110v (exatos 110v), fiz o teste de tensão em AC na primeira válvula 12AX7 e esse foi o resultado:

Pinos:
1 - 525v
2 - 0v
3 - 4v
4 - 3v
5 - 3v
6 - 525v
7 - 0v
8 - 4v
9 - 3v

Acredito que esteja dando os 6.3v em 110v, já em 127v com certeza vai ser mais alta a tensão, e se eu encontrar em algum lugar uma tomada com tensão acima de 127v a coisa vai complicar mais, com isso ao ler em um fórum o Pedrone dizendo que usa regulador de tensão para as válvulas, eu achei que seria interessante utilizar, não desmerecendo a sua ideia dos resistores, mas caso eu faça com os resistores, se eu mudar de 127v para 220v, a tensão vai ser mais baixa.
Será que seria possível fazer com um regulador de voltagem ajustável onde eu possa chegar em exatos 6.3v independente da tensão ser 10% pra mais ou pra menos vindo do transformador?
A outra dúvida em relação a isso seria... Somente um regulador de tensão para todas as válvulas, ou teria que fazer um para cada uma?

Estou desenhando o circuito no Corel Draw e quando eu terminar vou postar aqui para poderem ter uma noção maior de como é a montagem do amplificador e assim poderemos discutir as melhorias com mais facilidade.

A ideia é boa? O que acham?

« Última modificação: 26 de Maio de 2014, as 13:58:50 por cesar.carazza » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #68 : 26 de Maio de 2014, as 14:07:07 »

Use uma escala menor de Vac pra medir a tensão nos filamentos pra ter pelo menos mais uma casa decimal na medição  e meça do pino 4 com o 9 diretamente pra dar os 6 e alguma coisa volts, não meça o filamento em relação ao terra (chassi). Seus 3Vac medidos podem ser 3,0Vac a 3,9Vac, além disso voltímetros AC costumam ter muito erro ao medir baixas tensões.

Não dá pra regular a tensão nos filamentos porque você teria que mudar o transformador. O enrolamento que fornece 6,3Vac 3Aac não vai fornecer tensão e corrente suficientes para você conseguir 6,3Vdc @3Adc (teria que ser uns 9Vac @5A pelo menos - você teria perdas nos diodos e no regulador).
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, as 17:36:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cobalto777
Visitante
« Responder #69 : 26 de Maio de 2014, as 14:20:51 »

 - 525v
2 - 0v
3 - 4v
4 - 3v
5 - 3v
6 - 525v
7 - 0v
8 - 4v
9 - 3v

525?!?!?!?!? a escala do múltimetro estava em ac essa hora???
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #70 : 26 de Maio de 2014, as 14:59:41 »

Xformer, a ideia do resistor é muito boa, será que seria prático usar diodos também para uma queda de 0.7v?

Creio que tenha um porém.. o transformador parece entregar, em 110, os 6.3v dos filamentos mas, em 220v, na tensão da residência, entrega isso também.. essa técnica não acabaria comprometendo o uso do amp em 220 na casa dele?

Já cheguei até a ler relatos de usarem um secundário de 9v de um transformador em série com o enrolamento de 110v
« Última modificação: 26 de Maio de 2014, as 15:02:30 por visioncb » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #71 : 26 de Maio de 2014, as 15:08:42 »

xformer

Eu não entendi a parte de não meça o filamento em relação ao terra (chassi), como eu terei que fazer sem ser pelo chassi?

Em relação ao regulador de tensão, que pena, pensei que fosse uma boa solução, mas não vai dar certo... Eu acho que a melhor opção então seria um Variac, onde não precisaria mexer no primário e serviria também como uma proteção a mais para o amplificador. Eu poderia sempre ter a certeza de qual tensão está entrando no amplificador e ficar mais tranquilo.
Agora estou meio com sono, não vou arriscar fazer as medições, essas coisas tem que ser feitas com a cabeça no lugar. Eu vou ver se consigo uma resistência de chuveiro porque aí eu consigo fazer uma a medição de todas as válvulas e atualizar a minha tabela.

cobalto777
Foi isso o que meu Multímetro mostrou, estava em AC com sensibilidade de 1000v.
Em AC foi 525v e em DC deu 264v.
Está muito acima do normal?
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #72 : 26 de Maio de 2014, as 15:43:07 »

foi que eu imaginei...tirando a parte dos filamentos,nesse caso,a medição em ac não serve de nada,por isso deu esse resultado,tirando os filamentos,todos os outros pinos das válvulas desse amp,e de todos os outros,normalmente vão ser em dc,essa medição de 525 em ac,é igual a nada,nem serve de nada,vc tem que medir na escala em DC,menos os fílamentos que estão ligados em AC,ai vc troca a escala só para medir os filamentos...
ps: 264 ta bom pra 12ax7...se fosse os 524 era adios válvulinha...ehehehe
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #73 : 26 de Maio de 2014, as 15:49:43 »

César, tem uma válvula, a mais próxima das grandes de potência, qual a tensão DC que você lê nela?

Realmente, usar regulador não é prático..

Medir a tensão AC nos filamentos, é medir diretamente nos pinos 4 e 9, e pinos 5 e 9, devem dar 6.3v em escala AC menor no multimetro

Igual o cobalto disse, toda medição que for feita em AC agora, meça somente nesses pinos nessa forma que o xformer explicou
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #74 : 26 de Maio de 2014, as 17:24:28 »

xformer
Eu não entendi a parte de não meça o filamento em relação ao terra (chassi), como eu terei que fazer sem ser pelo chassi?

Nem todas medições são feitas com relação ao terra. No caso dos filamentos, precisa ter 6,3Vac entre os extremos dos filamentos (no caso das válvulas de potência, entre os pinos 2 e 7, e no caso das válvulas 12AX7 e semelhantes entre os pinos 4 e 9  ou 5 e 9 - para 6,3Vac os pinos 4 e 5 devem estar ligados juntos).  Ou seja põe uma ponta no pino 2 e a outra no pino 7 (tanto faz a polaridade, é AC).

Citar
Em relação ao regulador de tensão, que pena, pensei que fosse uma boa solução, mas não vai dar certo... Eu acho que a melhor opção então seria um Variac, onde não precisaria mexer no primário e serviria também como uma proteção a mais para o amplificador. Eu poderia sempre ter a certeza de qual tensão está entrando no amplificador e ficar mais tranquilo.
Agora estou meio com sono, não vou arriscar fazer as medições, essas coisas tem que ser feitas com a cabeça no lugar. Eu vou ver se consigo uma resistência de chuveiro porque aí eu consigo fazer uma a medição de todas as válvulas e atualizar a minha tabela.

Um Variac é um treco meio trambolho pra ficar carregando pra lá e pra cá, além de ser muito fácil mexer no dial dele e mudar a tensão de saída.  Se for o caso então é melhor comprar um estabilizador de tensão desses de computador, que tenha uma saída fixa na tensão desejada para alimentar o amplificador (por exemplo, alguns comutam com relés o tap do enrolamento do transformador pra conseguir a tensão desejada).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal