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Autor Tópico: Giannini Duovox 50G  (Lida 58037 vezes)
cesar.carazza
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« Responder #30 : 18 de Maio de 2014, as 15:56:21 »

Com tudo isso ainda ficaram dúvidas...

Em relação aos relatos que me passaram que ao tocar com o amplificador valvulado e encostar a boca em um microfone de outro amplificador e tomar um choque na boca muito forte... O que pode ter ocasionado isso? Quais as chances de acontecer comigo também?

Tem aquela história do primário do transformador onde antigamente era uma tensão e hoje em dia a tensão da rede elétrica vem mais alta... Mesmo sabendo disso, eu posso ligar o amplificador direto na tomada ou vou precisar de um regulador de tensão? (Não sei como seria o nome desse aparelho). Ou então caso eu vá repara-lo, seria mais interessante apropriar o primário desse transformador para a tensão exigida?

E caso eu decida não fazer nada, como o felix recomendou, esperar dar algum problema para reparar. Os capacitores estando velhos eles vão parar de funcionar ou podem acabar explodindo?

Só deixar claro que pelos testes que eu fiz, o amplificador está parecendo funcionar perfeito, gostei muito do som dele, as válvulas 6L6 que são as que consigo ver (sem capas) elas estão acendendo bem ainda, não sei se isso pode indicar que elas estão boas ainda... Só tem o HUM que pode ser o que já foi dito, as válvulas não casadas.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, as 16:00:05 por cesar.carazza » Registrado
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« Responder #31 : 18 de Maio de 2014, as 19:06:31 »

César, a maior causa de choques nesses Giannini antigos são por causa da chave de ground line. Ela liga a fase no chassis, dependendo da posição. Então siga a dica do Guilherme e ligue um cabo tripolar, com o terra, e elimine o capacitor dessa chave.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, as 20:30:33 por Gfassuncao » Registrado
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« Responder #32 : 18 de Maio de 2014, as 20:00:31 »

MUITO CUIDADO com esse amplificador !!!!
Eles usavam os famosos " death capacitor " na construção desse amp.
Dá pra ver ali no esquema o capacitor jogando a entrada da rede elétrica pro terra (chassi do amp) .
Se eu fosse você, a primeira coisa que mudaria seria isso. Elimine esse capacitor dai por que isso é UM PERIGO GIGANTESCO !

Aqui um vídeo sobre esse tipo de uso do capacitor em alguns amps antigos > http://youtu.be/MMTN3B-zClo
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, as 20:04:44 por polyvox » Registrado
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« Responder #33 : 18 de Maio de 2014, as 20:29:03 »

Mas esse fio terra só irá ter função se a rede elétrica for aterrada não é?
Ou mesmo que não for aterrada ele já ajuda? Só o fato de o fio estar lá já tem uma pequena função?
Mas se a chave estiver no modo Off, não corro risco não é mesmo?
Vou assistir o vídeo!  Smiley
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« Responder #34 : 18 de Maio de 2014, as 20:33:41 »

César, a chave é do tipo on-on, então estará sempre ligado a rede elétrica. O cabo terra só funciona se tiver a ligação na rede elétrica.
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« Responder #35 : 18 de Maio de 2014, as 20:44:25 »

Não é uma chave on/off. Na verdade até é, mas é meio que um " seletor tiro no escuro " .

A função da chave é ligar o Capacitor Assassino (  Huh? ) que vai ao terra ( chassi do amp ) na linha da fase da rede elétrica. ( ou vice- versa hehehe )

O cabo tem 2  fios. Acredito que você não vá usar o multimetro pra descobrir qual dos lados é a fase em cada tomada que você for ligar o amplificador, né.

É por isso que tem a chave. Pra selecionar no painel do amp o lado da fase, ao invés de ter que inverter o plugue na tomada.

Dizem que esse capacitor ai ajuda a filtrar ruído. No video que eu postei o cara testa em 2 amps, em um deles fez alguma diferença, no outro, nenhuma. Inclusive um dos amps é um fender antigo.

Mas, um guitarrista morto não vai precisar se importar com ruído né? hehehe

Sério, vou junto com o pessoal e, inclusive, te aconselharia a nem mexer ( /revisar / medir / testar ) em nada no amplificador antes de eliminar a chave + capacitor do capeta do circuito.

Esse negocio não ganhou o nome de "Death Capacitor " à toa.   Wink


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só uma correção > um dos amps é um Supro e não um Fender como eu tinha dito.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, as 21:01:46 por polyvox » Registrado
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« Responder #36 : 18 de Maio de 2014, as 21:02:05 »

Pessoal, esse cara aqui já defende o uso da chave.

http://serranoamps.blogspot.com.br/2009/03/chave-ground.html

O segredo é saber onde está a fase da tomada e testar se a fase está indo para o chassis ou não.
« Última modificação: 18 de Maio de 2014, as 22:40:02 por cesar.carazza » Registrado
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« Responder #37 : 19 de Maio de 2014, as 03:21:27 »

Pode ser, mas em um bom projeto de amplificador nem precisaria ter essa chave (como muitos por aí)

Fora que você ainda precisa saber qual a tensão o primário está dimensionado,
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« Responder #38 : 22 de Maio de 2014, as 12:20:06 »

Alguém pode me indicar um lugar legal para comprar os capacitores que vou precisar trocar?
Tem que ser um lugar com um preço legal...
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, as 12:22:11 por cesar.carazza » Registrado
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« Responder #39 : 22 de Maio de 2014, as 23:01:46 »

Creio que na Altana tem tudo o que você precisa, mas eu também costumo comprar na Multcomercial, decidiu tirar a chave de ground?
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« Responder #40 : 23 de Maio de 2014, as 10:18:48 »

Pessoal, esse cara aqui já defende o uso da chave.

http://serranoamps.blogspot.com.br/2009/03/chave-ground.html

O segredo é saber onde está a fase da tomada e testar se a fase está indo para o chassis ou não.
cara, vai pelo pessoal e tira esse negócio, é um risco desnecessário.
mesmo que toda vez que for ligar o amp, voce teste onde está a fase e se está indo para o chassi, o capacitor vai continuar ligado ali, e como todo componente eletronico ou mecânico, ele está sujeito a falhas, voce não gostaria nada de estar tocando e, aleatoriamente esse capacitor entrar em curto, mesmo que voce coloque um novo, o risco continua existindo.
revisando o amp, organizando a fiação, filamentos e trocando os capacitores velhos, você não vai precisar dessa chave.
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Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
cesar.carazza
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« Responder #41 : 23 de Maio de 2014, as 11:24:38 »

visioncb
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Valeu pela dica, eu olhei nas duas lojas e acho que vou comprar na Multcomercial.
Já decidi tirar a chave, até porque eu fiquei pensando ao olhar o esquemático, e cheguei a seguinte conclusão:

Essa chave foi copiada dos amplificadores Fender, nos Estados Unidos a tensão é 110v como padrão até onde eu sei, ou pelo menos era nessa época, pensando assim, quando eu estiver usando 220v essa chave vai ficar jogando uma das fases para o capacitor independente da posição, ou seja, essa chave foi mal pensada para o Brasil. Só vai me restar uma última dúvida em relação a essa chave. Eu desligo a chave, vou usar o amplificador em 110v com a fase invertida. O amplificador vai funcionar normalmente ou vai ter algum problema? Qual a diferença de usar com ou sem a fase invertida retirando essa chave de fase?


Ontem eu medi todos os pinos dos soquetes das válvulas para deixar registrado quando for trocar os capacitores e queria saber se alguém pode me dizer se está tudo ok. A minha tensão da rede é de 220v.

Seguem as tabelas em DC e AC:

« Última modificação: 23 de Maio de 2014, as 11:28:45 por cesar.carazza » Registrado
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« Responder #42 : 23 de Maio de 2014, as 12:44:26 »

Faça um aterramento do chassis trocando o chicote de força para um com três fios e três pinos e ligue o pino de terra ao chassis.

Não entendi o que você quis dizer com usar com a fase invertida.  O transformador de força vai ligado ao fio fase e ao neutro (ou em algumas lugares com fase-fase) e pra ele não importa pois o sinal é alternado mesmo. Os secundários serão (estarão) teoricamente isolados da rede e de qualquer inversão de fase do primário.

As tensões nas placas das 12A?7  me parecem elevadas demais (o limite para operação é de 300Vdc das placas para os catodos), mas não sei se o projeto é assim mesmo. De qualquer forma me pareceu estranho ter 0V em alguns catodos medidos (qual a referência que você usou ? ou onde você pôs a ponta negativa (preta) do multímetro ?) já que eles tem resistores de catodo e deveria ter tensão nos catodos.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
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« Responder #43 : 23 de Maio de 2014, as 13:11:01 »

cesar.carazza

De onde vieram essas medidas AC que você mediu? Se você só mudou a escala do multímetro para AC essas medidas não fazem sentido.(Só valem para os filamentos- 3,15v.)

Como o xformer já comentou está faltando uma tensão de cátodo da 12AT7 (poderia ficar entre 40V e 80v). As tensões das grades ficariam pouco mais baixas. Se for zero mesmo, essa válvula pode estar danificada. Porém se o amplificador funciona e sai som, então houve um erro na medição.
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:47:40 por Matec » Registrado
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« Responder #44 : 23 de Maio de 2014, as 13:35:27 »

xformer

Sobre o aterramento, quando chegarem os capacitores eu vou fazer a troca do fio também, aí desligo o capacitor assassino e coloco um cabo com terra.
Sobre a fase, essa história de chave inversora de fase me deixou meio pirado, comecei achar que tem lado certo pra ligar no 110v, mas já que o transformador não tem lado então eu fico mais tranquilo.

Eu usei 1000v em DC e 750v em AC.
A ponta negativa eu coloquei no chassi do amplificador.

Matec

Essas medidas eu usei no multímetro em Corrente Alternada com a sensibilidade de 750v.
O amplificador está funcionando perfeitamente, eu posso ter me distraído e não anotei essa tensão, vou refazer os testes e atualizar a tabela. Mas antes vou esperar o xformer me dizer se está correto colocar a ponta de prova preta no chassi do amplificador.

Valeu pessoal!  Smiley
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